Início

Questões de Concursos MPOG

Resolva questões de MPOG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q439624 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Analista de Planejamento e Orçamento APO Prova 1 e 2, MPOG, ESAF

Sobre controle de constitucionalidade perante a Constituição Federal, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q632151 | Informática, Apoio à decisão guiado pelos dados, Gestor, MPOG, CESPE CEBRASPE

A respeito de mineração e análise de dados para suporte à inteligência do negócio, julgue os itens a seguir.

Os dados podem provir de diferentes modelos de dados, mas devem ser integrados em um modelo integrado antes de serem armazenados em um datawarehouse.

  1. ✂️
  2. ✂️

1223Q481907 | Geografia, Geografia Matemática, Analista, MPOG, ESAF

Marque com (V) as afirmativas verdadeiras, com (F) as falsas e assinale a opção correspondente.

( ) O geóide é representado por uma superfície matemática.

( ) O geóide se aproxima da superfície do nível do mar considerando-se sua continuidade sobre as porções de terra.

( ) Latitude geográfi ca é o mesmo que latitude geodésica.

( ) Elipsóide utilizado no sistema de referência SAD-69 é o Elipsóide Internacional de 1967 (UGGI67).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1224Q111997 | , Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos a drenagem de rodovias.

Os elementos definidos em um projeto de bueiro incluem os dispositivos de captação e de dispersão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1225Q465028 | Direito Previdenciário, Histórico da Previdência Social, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

Acerca do Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SINPAS), que agrupou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Instituto Nacional de Administração da Previdência Social (IAPAS), pode-se afirmar corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1226Q406670 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista de Negócios, MPOG, CESPE CEBRASPE

A respeito da legislação administrativa, julgue os itens que se seguem.

Por serem consideradas pessoas jurídicas de direito público, se as autarquias constituírem parte em causas relacionadas a acidentes de trabalho, deverão ser julgadas pela Justiça Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1229Q205035 | Português, Flexão verbal de númerosingular, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Assinale o trecho do texto, adaptado de O Estado de S. Paulo, 6/02/2008, que apresenta erro gramatical.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q466167 | Direito Tributário, Aplicação da legislação tributária, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

Assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1231Q631050 | Informática, Analista em Tecnologia da Informação, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca do ITIL, julgue os itens a seguir. O tempo médio entre falhas (TMEF) é uma métrica iniciada no momento em que o item de configuração comece a funcionar, até a sua próxima falha, e tem como objetivo medir e relatar a confiabilidade por meio do tempo médio em que um serviço de TI ou outro item de configuração consiga realizar a sua função acordada sem interrupção.
  1. ✂️
  2. ✂️

1232Q631823 | Informática, Parametros, Analista, MPOG, ESAF

O DCOM (Modelo de Objeto Componente Distribuído) é utilizado para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1233Q743729 | Economia, Demanda, Analista de Planejamento e Orçamento APO, MPOG, ESAF

Considere uma curva de demanda por um determinado bem. Pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1234Q464463 | Direito Previdenciário, Regime Geral de Previdência Social, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

Acerca do impacto da seguridade social e da previdência na redução das desigualdades sociais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1235Q811091 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Analista de Negócios, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue o próximo item.

As comissões de ética podem escusar-se de proferir decisões a respeito de matérias que não sejam de sua competência, alegando omissão do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1236Q114009 | Geologia, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Muro de concreto ciclópico é um tipo construtivo bastante conhecido e utilizado na contenção de encostas ocupadas na região Nordeste brasileira. A respeito desse assunto, julgue o  item  a seguir.


A pedra rachão deve ser limpa na pedreira de origem, para que sejam retiradas as impurezas, de forma a não prejudicar a sua aderência ao concreto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1237Q376153 | Administração Pública, Especialista em Políticas Públicas, MPOG, ESAF

Weber, na década de 20, na Alemanha, publicou estudos

sobre as organizações formais identificando-lhes

características comuns que passaram a constituir o

"tipo ideal de burocracia". Com o passar do tempo,

evidenciou-se que as características desejáveis ao funcionamento

racional das organizações e ao alcance de

sua eficiência se transformavam em disfunções.

Assinale a opção que descreve corretamente uma das

disfunções da burocracia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1238Q530790 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE CEBRASPE

Em relação às características de compressores alternativos, Scroll, parafuso e centrífugos, julgue os itens subsecutivos. A operação de um compressor do tipo centrífugo — que tem grande capacidade de vazão de refrigerante — em condições de carga térmica reduzida pode resultar em sobrepressão e consequentes perda de desempenho e dano ao compressor.
  1. ✂️
  2. ✂️

1239Q482510 | Geografia, Geoprocessamento, Analista, MPOG, ESAF

Das afirmativas a seguir, indique a opção correta.

I. O espectro do visível é o conjunto das radiações que podem ser percebidas pelo sistema visual humano.

II. O campo instantâneo de visada de um sensor (IFOV) define o tamanho do pixel.

III. A resolução espacial é definida pelo número de bandas espectrais de um sistema sensor e pela amplitude do intervalo de comprimento de onda de cada banda.

IV. Radiação Eletromagnética é um feixe de energia eletromagnética que transmite a oscilação do campo eletromagnético através do espaço e da matéria.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1240Q120795 | Legislação Federal, Lei n12527 2011 Lei de Acesso às Informações Públicas, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

A Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação Pública (LAI) estabelece que, no caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, o interessado poderá interpor recurso contra a decisão, no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência, dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada. Negado o acesso à informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.