Início

Questões de Concursos MPOG

Resolva questões de MPOG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1261Q741660 | Economia, Renda e Produtos Nacionais, Analista, MPOG, ESAF

Considere os seguintes dados:

 Exportações de bens e serviços não fatores = 200;

Déficit do balanço de pagamentos em transações correntes = 100;

 Importação de bens e serviços não fatores = 100.

 Com base nessas informações, é correto afi rmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1262Q401711 | Direito Administrativo, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

A respeito da classificação dos serviços públicos, quanto à competência federativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1263Q481074 | Geografia, Geoprocessamento, Analista, MPOG, ESAF

Com relação ao Sistema de Informação Geográfica (SIG), marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas e assinale a opção correspondente.

( ) O SIG simula o ambiente hipotético de tal forma que o usuário vê várias situações que o mundo real não permite. Nesse ambiente hipotético, a visão é sempre condicionada a uma única abordagem, segundo o interesse de apenas um grupo.

( ) O SIG é uma ferramenta que dá suporte ao administrador como auxílio de decisão, especialmente, para: integrar informações disponíveis; juntar atividades inter-relacionadas dentro do processo de tomada de decisão; adicionar fatores subjetivos para refletir a situação real, etc.

( ) O SIG possui a capacidade de geração e manipulação de imagens permitindo o entendimento do ambiente físico, obtenção de resultados em formato de gráficos, fornecimento de variáveis diversas. No entanto não permite o monitoramento das entidades em estudo.

( ) O SIG urbano possui a capacidade de processar, de forma integrada, dados sobre o meio físico, o espaço, as atividades urbanas, as estruturas e os equipamentos, os serviços públicos de infra-estrutura e os sistemas de comunicação e interação urbana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1264Q452176 | Direito do Trabalho, Férias, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

Sobre a previsão de férias na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1265Q111701 | Direito Ambiental, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n.º 237/1997, que dispõe sobre a revisão e complementação dos procedimentos e critérios utilizados para o licenciamento ambiental, julgue os itens subsecutivos.

É atribuição do CONAMA definir, quando necessário, licenças ambientais específicas, observadas a natureza, as características e as peculiaridades da atividade ou empreendimento e, ainda, a compatibilização do processo de licenciamento com as etapas de planejamento, implantação e operação da atividade ou empreendimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1266Q464470 | Direito Previdenciário, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

O orçamento da seguridade social abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público. A respeito deste assunto assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1267Q439641 | Direito Constitucional, Orçamentos, Administrador, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação ao orçamento público no Brasil, julgue os itens a seguir. O orçamento-programa, introduzido na legislação brasileira a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, tem como preocupação básica a identificação dos custos dos programas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1268Q103582 | Contabilidade Geral, Contabilidade Noções Gerais, Analista Administrativo, MPOG, FUNRIO

Sobre a comparação entre as sociedades anônimas e as sociedades em comandita por ações, indique a resposta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1269Q528566 | Engenharia Civil, Engenheiro, MPOG, CESPE CEBRASPE

O engenheiro responsável pela construção de um prédio visitou o canteiro de obras para verificar in loco se os serviços estavam sendo realizados de acordo com as especificações do projeto, das normas técnicas e das boas práticas construtivas. Na sua visita, foram levantadas as seguintes informações: a área de projeção em planta do prédio possui 520 m2; foram realizados dois furos de sondagem de simples reconhecimento do solo na área de projeção em planta do prédio; o terreno onde o novo prédio está sendo construído fica em uma região altamente edificada, e pode ser observado, em um dos prédios vizinhos, que algumas de suas janelas estão com vidros quebrados; as sondagens de percussão de simples reconhecimento executadas em alguns locais onde serão construídas as fundações apresentam um SPT igual a 40; e as fundações do prédio estão sendo feitas com estacas do tipo Frank.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O valor do SPT apresentado é característico de solos classificados como duros ou muito compactos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1270Q428518 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Agente Administrativo, MPOG, FUNRIO

Com relação a pena de morte, nos termos da Constituição da República, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1271Q650732 | Ciências Políticas, Teoria Democrática, Especialista em Políticas Públicas, MPOG, ESAF

A Constituição de 1988 contém uma série de dispositivos que estabelecem mecanismos de participação da sociedade na esfera pública, de forma direta ou por meio de entidades da sociedade civil ou ainda por meio de Conselhos. Indique qual das afirmações abaixo está correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1272Q102920 | Legislação Federal, Decreto n6929, Analista Administrativo, MPOG, FUNRIO

Com relação à Consultoria Jurídica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, nos termos do Decreto n. 6929/2009, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1273Q529273 | Engenharia Civil, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à classificação de terras para a irrigação.

No levantamento para a classificação das terras, a fase de reconhecimento é caracterizada pelo nível de detalhamento que envolve a demarcação generalizada das terras destinadas à irrigação, mediante dados confiáveis para a identificação das terras aptas e inaptas, sendo considerado válido o levantamento que atinja 50% de precisão na separação de terras aptas e inaptas para irrigação, em comparação com a classificação detalhada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1274Q200592 | Direito Constitucional, Administração pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Assinale a opção correta relativa aos princípios e normas constitucionais aos quais deve obediência a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes de todos os entes integrantes da Federação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1275Q746710 | Economia, Demanda, Analista, MPOG, ESAF

Considere o seguinte modelo de demanda e de oferta:

Qtd = a – b.Pt

 Qts = -c + d.Pt-1

 Qtd = Qts Onde:

 Qtd = quantidade demandada;

 Qts = quantidade ofertada;

Pt = preço no período t;

Pt-1 = preço no período t-1;

 a, b, c e d constantes maiores do que zero.

 Com base nesse modelo, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1276Q645858 | Informática, Analista em Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

O princípio da orientação a objetos que indica a capacidade de abstrair várias implementações diferentes de uma única interface é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1277Q120062 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

Texto associado.

As questões 05 a 08 tomarão por base o seguinte parágrafo, extraído da crônica “Percebes?”, de Caetano Veloso:

Imagem 002.jpg

A partir dos dados oferecidos pelo texto, é possível concluir que Caetano admite que filmes portugueses sejam legendados no Brasil, já que na opinião dele os brasileiros

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1278Q634885 | Informática, Analista em Tecnologia da Informação, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao COBIT5, julgue os itens subsecutivos. O processo de gestão designado gerenciar orçamento e custos visa executar a direção estratégica definida para os investimentos em linha com a visão de arquitetura corporativa e as características desejadas do investimento com os relacionados às carteiras de serviços e às restrições de financiamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

1279Q121618 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Analista de Tecnologia da Informação, MPOG, FUNRIO

No tocante à possibilidade de patenteabilidade de inventos, a Constituição Brasileira vigente estabelece regra geral, que define determinados requisitos. Com relação a estes requisitos é correto afirmar que a lei assegurará

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1280Q469805 | Direito Tributário, Extinção do crédito tributário, Analista Técnico de Políticas Sociais, MPOG, ESAF

Assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.