Início

Questões de Concursos MPU

Resolva questões de MPU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q267277 | Biologia, Analista Biologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os levantamentos fitossociológicos são realizados por diversas
metodologias, entre elas, a metodologia do método das parcelas e
o método do ponto-quadrante. Os dados produzidos nessas
metodologias permitem calcular índices fitossociológicos diversos.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

O índice de valor de importância (IVI), utilizado frequentemente em levantamentos de estrutura de vegetação, considera valores de densidade, frequência e dominância das espécies. Assim, o IVI é afetado tanto pelo número de indivíduos amostrados para a espécie quanto pelo tamanho dos indivíduos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1082Q199716 | Antropologia, Teorias de contato interétnico, Analista Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto a teorias de contato interétnico, julgue o item a seguir.

Os estudos de fricções interétnicas interessam-se pelo exame da vida política interna de grupos indígenas quanto às relações de contato com os brancos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1083Q537659 | Engenharia Civil, Técnico de Apoio Especializado, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de estruturas em concreto armado, aço e madeira, julgue os itens a seguir.

Quanto menor a umidade da madeira, maior é a resistência característica adotada no projeto estrutural em madeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

1084Q402562 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Analista, MPU, ESAF

Com referência à discricionariedade, assinale a afirmativa verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q266916 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue o ite a seguir.

O processo de ensino cujos métodos e procedimentos de ensino são propostos com o objetivo de permitir ao aluno desenvolver-se espontaneamente e desenvolver seus próprios meios de aprendizagem fundamenta-se em uma abordagem da pedagogia renovada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1086Q267984 | Engenharia Elétrica, CAD, Analista Engenharia Elétrica, MPU, FCC

Considere as seguintes proposições, referentes a desenho auxiliado por computador - CAD:

I. Arcos são segmentos de círculos e podem ser desenhados com uso de comando específico.

II. O arco é sempre orientado no sentido horário.

III. Um arco pode ser desenhado, entre outras maneiras, por: 3 pontos; partida, centro e fim; e partida, centro e ângulo.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q110046 | Comunicação Social, História da Imprensa, Analista de Documentação Comunicação Social, MPU, FCC

No dia 4 de outubro de 1957, os russos lançaram o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. O fato foi noticiado pela agência Tass às 23 horas de Moscou. Favorecido por uma antecedência de 11 fusos horários em relação à capital russa, o Los Angeles Times foi o único jornal a noticiar o fato no mesmo dia, na capa da edição. Quase 12 anos depois, às 23h56 do dia 20 de julho de 1969, a chegada do homem à Lua seria vista por um bilhão de pessoas em todo o mundo. O fato que permitiu essa mudança na recepção da notícia foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1088Q267514 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Analista Biologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que a arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus), em seu habitat natural, no pantanal, só se alimenta do endosperma de dois
cocos, o acuri (Acrocomia totai) e a bocaiúva (Sheelea phalerata), e, ainda, que o número de indivíduos da população em vida livre dessa
espécie animal esteja em declínio, devido, principalmente, ao tráfico de animais silvestres e à destruição do habitat por desmatamento e
queimadas, julgue os itens que se seguem.

A alimentação exclusiva com acuri e bocaiúva garante o suprimento das necessidades nutricionais da arara-azul em cativeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1089Q100606 | Psicologia, Analista Psicologia, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à psicometria, julgue o  item a seguir.

Nos testes psicométricos, a validade e a fidedignidade de medidas aplicam-se apenas a instrumentos quantitativos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1091Q266809 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    Um paciente do sexo masculino, de trinta e seis anos de idade, queixa-se de escurecimento da urina há vinte e quatro horas. Relata viagem ao exterior há quatro semanas e uso regular de drogas ilícitas. O exame físico mostra icterícia e dor à palpação profunda em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais detectaram níveis séricos elevados de bilirrubinas e transaminases. Os títulos virais para hepatite aguda foram:

• IgM anti-HAV positivo
• IgM anti- HBc negativo
• HBsAg positivo
• HBeAg positivo
• HBcAg positivo

Com base nesse caso clínico, julgue o item seguinte.

A vasculite mucocutânea, a glomerulonefrite e a poliarterite nodosa são doenças que podem acometer pacientes portadores de hepatite B crônica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1092Q524362 | Auditoria, Auditoria Governamental, Analista, MPU, FCC

Nas atividades de auditoria governamental, NÃO se recomenda a utilização de amostragem quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q195189 | Arquivologia, Gestão de Documentos Arquivos Corrente e Intermediário, Analista Arquivologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os
itens que se seguem.

O nível de classificação denominado classe resulta do princípio de classificação que dá origem às unidades de classificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1094Q113576 | Redes de Computadores , Comutação de células, Analista de Informática Suporte Técnico, MPU, FCC

Em relação às técnicas de comutação de pacotes, considere:

I. Os pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós.
II. A comutação de pacotes tem como características marcantes a otimização da largura de banda da rede, a minimização da latência e o aumento da robustez da comunicação.
III. A qualidade de transmissão na comutação de pacotes é assegurada pela alocação de uma fração fixa da capacidade do link para o estabelecimento de uma ligação virtual, exclusiva, entre ambos os nós, o que minimiza e até elimina a ocorrência de ruídos na comunicação.
IV. A natureza contínua que caracteriza a comunicação de dados é um fator determinante para o emprego da técnica de comutação de pacotes, em função de sua ineficácia no tráfego de rajadas.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q1470 | Informática, Técnico Administrativo, MPU, FCC

Texto associado.
Instruções: Para responder às questões, considere as informações abaixo.

OBJETIVO:

O Ministério Público do Governo Federal de um país deseja modernizar
seu ambiente tecnológico de informática. Para tanto, adquirirá equipamentos
de computação eletrônica avançados e redefinirá seus sistemas
de computação a fim de agilizar seus processos internos e também
melhorar seu relacionamento com a sociedade.

REQUISITOS PARA ATENDER AO OBJETIVO:

§1o − O ambiente de rede de computadores, para troca de informações
exclusivamente internas do Ministério, deverá usar a mesma tecnologia
da rede mundial de computadores.

§2o − O acesso a determinadas informações somente poderá ser feito
por pessoas autorizadas.

§3o − Os funcionários poderão se comunicar através de um serviço de
conversação eletrônica em modo instantâneo (tempo real).

§4o − A comunicação eletrônica também poderá ser feita via internet no
modo não instantâneo.

§5o − Para garantir a recuperação em caso de sinistro, as informações
deverão ser copiadas em mídias digitais e guardadas em locais
seguros.

§6o − Os textos elaborados em editores eletrônicos deverão estar corretos
tanto sintática quanto ortograficamente e os parágrafos deverão
estar devidamente justificados, com exceção dos títulos, que deverão
ser centralizados.

§7o − As planilhas de cálculo deverão totalizar todas as colunas de valores.Exemplo:




§8o − Os arquivos anexados às mensagens recebidas por meio de correio
eletrônico, em cópia oculta, deverão ser salvos em uma pasta do
computador local com identificação de Nome, Tamanho, Tipo e Data de
modificação, bem como copiados em mídia removível, que será
entregue ao supervisor do departamento.
Para atender ao requisito do §7o, a célula B6 do exemplo somente estará correta se contiver a fórmula
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q46530 | Odontologia, Cirurgião Dentista, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito dos cimentos de ionômero de vidro (CIVs), que se destacam como materiais cimentantes, forradores e restauradores na clínica odontológica, e de outros materiais odontológicos, julgue os itens que se seguem.

Nos sistemas de resinas fotoativadas, a baixa intensidade de luz pode aumentar o estresse de contração, enquanto a alta intensidade de luz diminui a dureza e a resistência desses sistemas de resinas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1097Q639785 | Informática, Gestão de TI, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, segundo a Instrução Normativa n.º 4/2008, do MPOG, que dispõe acerca do processo de contratação de serviços de tecnologia da informação (TI) pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) é um instrumento de diagnóstico e gestão dos recursos e processos de TI, que visa a atender às necessidades de informação de um órgão ou entidade para determinado período, sem considerar aspectos de planejamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1098Q99128 | Português, Interpretação de Textos, Analista Administrativo, MPU, FCC

Texto associado.

Imagem 001.jpg

No primeiro parágrafo, o autor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1099Q380734 | Biologia, Meio Ambiente, Analista, MPU, FCC

O diagnóstico ambiental é uma das atividades técnicas que deve ser contemplada em um estudo de impacto ambiental. Devem ser objeto de diagnóstico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1100Q747372 | Economia, Demanda, Analista, MPU, FCC

Pode-se dizer que o efeito-substituição entre bens normais corresponde ao fato de o consumidor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.