Início

Questões de Concursos MPU

Resolva questões de MPU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3401Q747680 | Economia, Produção, Analista, MPU, ESAF

Considere

CT = 1 + 2.q + 3.q2

P = 14

 onde

CT = custo total;

q = quantidade produzida do bem;

P = preço do bem.

A quantidade que maximiza o lucro e o montante desse lucro são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3402Q198573 | Arqueologia, Analista Arqueologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que concerne a arqueologia, civilizações clássicas e epigrafia romana, julgue os seguintes itens.

Muitas são as cidades italianas construídas sobre estruturas arqueológicas que, eventualmente, são abertas à visitação pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

3403Q112049 | Redes de Computadores, Protocolo, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Quanto aos protocolos de comunicação utilizados em redes, julgue
os itens subsequentes.

O ICMP, que faz parte do IP, é utilizado para comunicar erros de transmissão de datagramas, para tanto, ele utiliza uma estrutura de identificação das mensagens por meio dos campos Tipo, Código e Checksum.

  1. ✂️
  2. ✂️

3404Q244932 | Teoria e Normas de Segurança, Mêcanica de Automóveis, Técnico de Apoio Especializado, MPU, FCC

A trajetória do veículo é desviada sempre para o mesmo lado durante o acionamento do freio. A causa deste problema pode ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3405Q442565 | Direito Constitucional, Organização Política, Analista Processual, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere à organização político-administrativa do Estado Federal brasileiro e às competências da União, estados e municípios, julgue os itens subsequentes.

Em face da descentralização administrativa e política que caracteriza o Estado brasileiro, a República Federativa do Brasil constitui um estado unitário descentralizado, dispondo os entes políticos estatais de autonomia para a tomada de decisão, no caso concreto, a respeito da execução das medidas adotadas pela esfera central de governo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3406Q714951 | Antropologia, Analista de Antropologia, MPU, CESPE CEBRASPE

Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue os itens a seguir.

As formas de preconceito existentes nos dois países se diferenciam pela intensidade e não pela natureza.

  1. ✂️
  2. ✂️

3407Q242124 | Informática, Sistema Operacional e Software, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do ambiente Windows e das ferramentas a ele associadas, julgue os itens a seguir.

Na área de transferência do Windows XP, ficam armazenados, por padrão, atalhos para alguns aplicativos úteis, como o Gerenciador de Arquivos, Meu Computador, Meus Locais de Rede e Lixeira, podendo o usuário criar outros atalhos que desejar.
  1. ✂️
  2. ✂️

3409Q112601 | Informática, DW Data Warehouse, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de data warehousing, data mining e OLAP (online
analytical processing
), julgue os itens que se seguem.

Dados para a formação de data warehouses podem ser provenientes de e-mails, conversas de telefone, documentos, planilhas. A abordagem linguística utiliza a análise de strings de caracteres para classificar o texto em determinadas categorias, que são definidas previamente de acordo com o objetivo da empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

3410Q269276 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.

A introdução da prática educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estágio de desenvolvimento científico e distancia-se do universo das relações profissionais contemporâneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

3411Q103905 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar Lei 9784 99, Analista Processual, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Tendo em vista as disposições gerais da lei que regula o
processo administrativo no âmbito da administração pública
federal (Lei n.º 9.784/1999), julgue os itens a seguir.

A referida lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da administração pública direta e indireta, e seus preceitos também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, quando no desepenho de função administrativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

3412Q463850 | Direito Penal, Técnico de Apoio Especializado, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos crimes hediondos, julgue os seguintes itens.

Constitui crime hediondo a adulteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

  1. ✂️
  2. ✂️

3413Q481772 | Geografia, Analista, MPU, ESAF

Assinale a opção correta a respeito das assertivas abaixo:

Os gases estufa, principalmente, dióxido de carbono (CO2), os clorofluorcarbonos (CFCs), o metano (CH4) e o dióxido de nitrogênio (N2O), agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada pela Terra.

Em uma conferência realizada de 1 a 11 de dezembro de 1997, em Quito, Equador, os signatários da Convenção Básica das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas [U.N. Framework Convention on Climate Change]  oncordaram em estabelecer um histórico protocolo (Protocolo de Quito) para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa, aproveitando as forças do mercado global para proteger o meio ambiente.

A retirada e queima dos combustíveis fósseis são responsáveis pelo aumento do metano (CH4) atmosférico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3414Q101612 | Oceanografia Geológica, Analista Oceanografia, MPU, CESPE CEBRASPE

As necessidades navais decorrentes da guerra submarina contribuíram para o desenvolvimento de sensores oceanográficos. Com base nessa informação, julgue o  item  seguinte.

O ADCP (acoustic doppler current profiler), que é um perfilador acústico utilizado apenas para medição da velocidade de correntes, atua por meio da transmissão de um sinal sonoro que é refletido de volta para o aparelho pelas partículas em suspensão.

  1. ✂️
  2. ✂️

3415Q113388 | Engenharia de Software , UML, Analista de Informática Desenvolvimento de Sistemas, MPU, FCC

Texto associado.

OBJETIVO E REQUISITOS DE MODERNIZAÇÃO
DE PROCESSOS E DE TI EM ÓRGÃO DA
ESFERA GOVERNAMENTAL


OBJETIVO:

O Ministério Público do Governo Federal de um país deseja modernizar seu ambiente tecnológico de informática. Para tanto, adquirirá equipamentos de computação eletrônica avançados e redefinirá seus sistemas de computação, a fim de agilizar seus processos internos e também melhorar seu relacionamento com a sociedade.

REQUISITOS PARA ATENDER AO OBJETIVO:

Orientação a objeto:

Imagem 003.jpg

Imagem 004.jpg
Imagem 005.jpg

Considere as seguintes partes de diagramas de seqüência:

Imagem 006.jpg

Supondo que ob2:C2 represente uma denúncia que pode estar em uma situação de criação ou em uma situação de exclusão, a frase "Uma denúncia infundada deve ser excluída do cadastro principal devendo, entretanto, ser criada como novo objeto em um cadastro de históricos." é corretamente representada, respectivamente, APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3416Q110831 | Probabilidade e Estatística, Analista de Documentação Estatística, MPU, FCC

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3417Q715250 | Arqueologia, Analista, MPU, ESAF

As técnicas de escavação não são universalmente válidas possuindo características diversas em épocas e ambientes culturais diferentes. As técnicas não são neutras, pois derivam dos pressupostos epistemológicos e, em última análise, político-culturais subjacentes à prática arqueológica e, ainda, as técnicas são diferentes tendo em vista a satisfação de objetivos diversos. Essa constatação levou o arqueólogo M. Wheeler a afirmar que não há técnicas corretas de fazer arqueologia, mas muitas erradas. Não obstante, ele propôs técnicas de escavação que ficaram conhecidas como "método Wheeler", que compreendem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3418Q198131 | Português, Interpretação de Textos, Analista Arquitetura, MPU, ESAF

Leia os itens seguintes, que formam um texto, para responder às questões 01 e 02.

Marque o item que expressa o tema central desse texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3419Q266755 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Controle Interno, MPU, FCC

Segundo a Lei que rege as licitações, o prazo mínimo para a convocação dos licitantes até o recebimento das propostas ou da realização do evento é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3420Q482589 | Geografia, Analista, MPU, ESAF

Quanto ao processo de etchplanação, das afirmativas a seguir, indique a opção correta.

I. A etchplanação é um processo que apresenta de forma contínua e concomitante atividades de intemperismo químico e de denudação superficial.

II. A etchplanação é caracterizada pelo movimento vertical das águas e a presença de um horizonte incipiente de saprolito.

III. Uma das características da etchplanação é a presença de uma superfície basal irregular que pode emergir como proeminência rochosa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.