Questões de Concursos MPU

Resolva questões de MPU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1032200 | Odontologia, Cariologia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Durante a reabilitação com coroa total em um dente tratado endodonticamente, se a restauração é cimentada em uma preparação com efeito férula ideal, a coroa e a raiz funcionam como uma unidade integrada e as forças oclusais são transmitidas de maneira fisiologicamente normal para o periodonto.

A área do dente que corresponde ao efeito férula localiza-se na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1032199 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Laminados cerâmicos delgados são restaurações estéticas aditivas e minimamente invasivas que objetivam proporcionar pequenas mudanças de forma e alinhamento do sorriso, sendo indicadas, porém, somente para dentes que não apresentem significativas alterações de cor. As cerâmicas indicadas para esse tipo de restauração devem ser translúcidas, apresentando reflexão de luz próxima à estrutura dental, e passíveis de condicionamento com ácido fluorídrico em sua superfície interna antes da cimentação.

A cerâmica resistente ao condicionamento com ácido fluorídrico é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1032198 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um paciente de 8 anos de idade é levado ao consultório pelo seu responsável para um exame odontológico de rotina, sem queixas principais específicas. Ao exame clínico, notou-se uma dentição mista hígida, com incisivos superiores e inferiores irrompidos, e primeiros molares permanentes em relação de topo a topo. No entanto, percebeu-se a esfoliação precoce do elemento 73, provavelmente em decorrência de discrepâncias de tamanho dentário e erupção ectópica do elemento 32.

Algumas consequências da perda precoce de um canino decíduo no desenvolvimento da oclusão durante a dentição mista são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1032197 | Odontologia, Disfunção Temporomandibular Dtm, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Embora a administração sistêmica de antibióticos em um paciente saudável venha se tornando cada vez mais restrita, é esperado que o ligamento periodontal de um dente avulsionado esteja contaminado por bactérias da cavidade oral, do meio de armazenamento ou do ambiente em que a avulsão ocorreu. Portanto, o uso de antibióticos sistêmicos, após avulsão e reimplante dentário, tem sido recomendado para prevenir reações relacionadas à infecção e diminuir a ocorrência de reabsorção radicular inflamatória.

Para o caso de um paciente de 15 anos de idade, sem histórico de alergias, que sofreu avulsão e reimplante imediato do elemento 21, o antibiótico mais indicado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1032196 | Odontologia, Endodontia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A histopatologia clássica da lesão de cárie em esmalte na superfície proximal baseia-se na mancha branca localizada abaixo do ponto de contato. A lesão apresenta-se triangular em cortes histológicos realizados no longo eixo do dente e passando pela parte central da lesão, com sua base voltada para a superfície do esmalte e ápice em direção à polpa dentária.

Esse aspecto é explicado pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1032195 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

A estomatite urêmica é caracterizada inicialmente por queimação e vermelhidão da mucosa, coberta com exsudato cinza para, posteriormente, evoluir para franca ulceração. Placas brancas chamadas de geadas urêmicas, causadas por deposição de cristais de ureia, podem ser observadas na mucosa oral. Tendências hemorrágicas estão evidentes, com petéquias e equimoses na mucosa labial e jugal, palato mole e margens da língua, assim como sangramento gengival.

Essa condição pode ser encontrada em casos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1032194 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um adolescente de 14 anos comparece ao consultório para consulta de revisão. O cirurgião-dentista percebe, após o exame clínico, que os segundos molares permanentes já se encontram completamente irrompidos, com exceção do elemento 37. A análise da radiografia panorâmica evidenciou uma lesão localizada acima da coroa do segundo molar permanente não irrompido. A lesão apresentava bordas bem definidas e conteúdo radiopaco contendo uma massa irregular de tecido calcificado.

A imagem radiográfica da lesão sugere um provável caso de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1032193 | Odontologia, Periodontia, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um paciente de 40 anos comparece ao consultório com queixa de dor moderada e difusa e inchaço, relacionados ao elemento 36. Ao exame clínico, notaram-se boas condições de saúde bucal; porém, esse elemento apresentava extensa restauração metálica fundida com presença de tumefação na gengiva ao seu redor. Ao ser sondada, a região apresentou bolsa profunda e supuração na região distovestibular. A radiografia do elemento evidenciou tratamento endodôntico satisfatório, presença de pino metálico e restauração indireta com bom contorno cervical. No entanto, havia uma significativa área de perda óssea vertical na raiz distal, em associação com o segmento apical do pino, sugerindo fratura da raiz.

A condição clínica aguda apresentada pelo paciente refere-se a um abscesso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1032192 | Odontologia, Materiais Odontológicos, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Os adesivos dentinários revolucionaram a odontologia, pois permitiram restaurações estéticas mais duradouras e funcionais com margens em dentina. Por atuarem em um tecido mineralizado com conteúdo relativamente alto de matéria orgânica, os sistemas adesivos precisaram de algumas gerações de materiais para alcançar a adesividade mais próxima do ideal nesse substrato.

Sobre a composição dos adesivos dentinários autocondicionantes, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1032191 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Odontologia, MPU, FGV, 2025

Um defeito congênito de esmalte muito comum atualmente é a hipomineralização molar-incisivo (HMI). A forma clássica dos defeitos envolve os primeiros molares permanentes, podendo ou não estar associada aos incisivos permanentes. A HMI é causa frequente de queixas estéticas pelos pacientes e sintomatologia dolorosa nos elementos afetados.

Define-se a HMI como um defeito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1032190 | Programação, Conceitos Básicos de Programação, Perito em Tecnologia da Informação e Comunicação, MPU, FGV, 2025

O analista Pedro foi incumbido de analisar o mau funcionamento do compilador de software CMP+, utilizado no MPU. O CMP+ está apresentando erros na fase da compilação na qual é gerada a árvore de derivação, que guarda uma representação hierárquica do código-fonte.
Sabendo disso, Pedro deve concentrar sua análise do CMP+ na fase de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1032189 | Sistemas Operacionais, Sistemas de Arquivos, Perito em Tecnologia da Informação e Comunicação, MPU, FGV, 2025

A analista Carla preparou o disco FDisk para operar com um sistema Linux. Ela escolheu formatar o FDisk com um sistema de arquivos disponível nativamente no kernel do Linux, sem descartar soluções mais antigas. O sistema de arquivos escolhido por Carla apresenta certos benefícios ao ser usado em memórias flash, pois emprega a técnica copy-on-write, tanto para dados quanto para metadados.
Sendo assim, Carla formatou o FDisk com o sistema de arquivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1032188 | Noções de Informática, Hardware, Perito em Tecnologia da Informação e Comunicação, MPU, FGV, 2025

O analista José está definindo um array redundante de discos independentes (RAID), utilizando 4 discos. Para escolher o nível de RAID a ser aplicado ao array, José estabeleceu as seguintes condições: espaço utilizável de no mínimo 50% com 4 discos e espaço utilizável maior que 60% ao acrescentar mais um disco. Diante dessas condições, José deve escolher o nível de RAID:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1032187 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Ginecologia, MPU, FGV, 2025

Um aluno de medicina realiza exame ginecológico em uma paciente de 46 anos com histórico de duas gestações prévias sem intercorrências. O seu professor pergunta se ele deveria realizar o toque retal nessa paciente.

Sobre esse tipo de exame, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1032186 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

A uveíte é definida como a inflamação da úvea, camada vascular média dos olhos que pode ser dividida em anterior (íris), intermediária (corpo ciliar e vítreo) e posterior (vítreo, retina, coroide e esclera). As uveítes são responsáveis por cerca de 10% dos casos de deficiência visual no mundo ocidental, e aproximadamente 35% dos pacientes relatam baixa visão ou cegueira. Seu aspecto é bastante variável, podendo abranger desde inflamação ocular primária até uveíte associada a doença inflamatória sistêmica.
A patologia sistêmica que mais frequentemente cursa com quadro de uveíte é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1032185 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) estabelece as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras (NR) relativas à segurança e à saúde no trabalho, bem como as diretrizes e os requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
Conforme os ditames da NR-1, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1032184 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

Um paciente de 25 anos trabalha com tratamento de madeira, apresentando quadro de fragilidade da pele, com formação de bolhas e erupções provocadas por pequenos traumas superficiais, principalmente no dorso das mãos, com formação de vesículas e bolhas nas áreas expostas ao sol, além de hipertricose facial com pelos grossos e escuros, como se a barba se distribuísse fora do lugar na saliência malar e na região periorbital. Há ainda a formação de milia nas áreas onde ocorrem as bolhas, especialmente no dorso das mãos. Com base nos dados clínicos e no histórico ocupacional, ele foi diagnosticado com porfiria cutânea tardia.
O agente químico relacionado a essa patologia ocupacional acima descrita é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1032183 | Direito do Trabalho, Direito do Trabalho, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou, durante a 108ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada de 10 a 21 de junho de 2019, a Convenção 190, que tem como objetivo eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho.
Essa convenção é extremamente importante, pois aborda questões como o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação que muitas vezes são enfrentadas por trabalhadores em diversos setores.
Conforme a Convenção 190 da OIT, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1032182 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

Conforme o Art. 6º da Constituição Federal, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.
De acordo com o Art. 196, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Conforme o Título VII, Capítulo II – Seção II – Da Saúde (Arts. 196 a 200) da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1032181 | Direito Processual Civil, Arguição de Impedimento e Suspeição, Perito em Medicina do Trabalho, MPU, FGV, 2025

Segundo o texto do Art. 467, do Código de Processo Civil, Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, o perito pode:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.