Início

Questões de Concursos MTE

Resolva questões de MTE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q168968 | Direito do Trabalho, Direito internacional, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q164646 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 24, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Com relação às instalações sanitárias nos ambientes de trabalho é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q6268 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Acerca do regime jurídico dos servidores públicos, cada um dos itens subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Joana, que ocupa determinado cargo em comissão, é a substituta legal de Adriana, que ocupa cargo em comissão superior ao de Joana, e que vai gozar férias durante 1 mês. Nesse caso, durante as férias de Adriana, Joana assumirá o exercício dos dois cargos, podendo ainda optar pela remuneração de um deles.
  1. ✂️
  2. ✂️

224Q165542 | Português, Crase, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Os trechos abaixo compõem, sequencialmente, um texto adaptado do Editorial do jornal Zero Hora (RS) de 18/01/2010.

Assinale a opção que está gramaticalmente correta quanto à ausência ou à presença do acento grave indicativo de crase.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q168929 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Acerca do Programa Nacional de Direitos Humanos III (PNDH-3), julgue os itens que se seguem.

É prevista como objetivo estratégico do PNDH-3 a garantia do trabalho decente, adequadamente remunerado, exercido em condições de equidade e segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q166942 | Segurança e Saúde no Trabalho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Julgue as proposições seguintes e assinale a opção correta.

I. A antecipação dos riscos ambientais deverá conter, entre outros, os seguintes itens: a sua identifi cação; a determinação e localização das possíveis fontes geradoras; a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho e a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos.

II. A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária à caracterização das atividades e do tipo da exposição; à obtenção de dados existentes na empresa, indicativos de possível comprometimento da saúde decorrente do trabalho; aos possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identifi cados, disponíveis na literatura técnica.

III. O monitoramento destina-se à comprovação do controle da exposição ou à inexistência de riscos identificados na etapa de reconhecimento; ao dimensionamento da exposição dos trabalhadores e como subsídio ao equacionamento das medidas de controle.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q167971 | Auditoria, Sistema de Controle Interno SCI, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à auditoria no setor público federal, julgue os itens que se seguem.

O relatório de auditoria de recursos externos deve ser elaborado pelo organismo internacional contratante e encaminhado à Controladoria-Geral da União e às unidades setoriais e regionais do Sistema de Controle Interno.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q331989 | Matemática, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

O departamento de vendas de uma empresa possui 10 funcionários, sendo 4 homens e 6 mulheres. Quantas opções possíveis existem para se formar uma equipe de vendas de 3 funcionários, havendo na equipe pelo menos um homem e pelo menos uma mulher?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q336315 | Matemática, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Um poliedro convexo é regular se e somente se for: um tetraedro ou um cubo ou um octaedro ou um dodecaedro ou um icosaedro. Logo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q6264 | Direito do Trabalho, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca do abono salarial e do segurodesemprego.

De acordo com a Lei n.º 7.998/1990, a comprovação de falsidade na prestação das informações necessárias à habilitação do trabalhador no benefício do segurodesemprego causa a suspensão do pagamento do benefício.
  1. ✂️
  2. ✂️

231Q166553 | Direito do Trabalho, Processo de Multas Administrativas, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Quanto ao processo de aplicação de multa administrativa, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q417222 | Direito Civil, Fatos Jurídicos, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

"A" constitui uma renda em favor de "B", enquanto este estiver estudando. Trata-se de negócio que contém:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q167386 | Contabilidade Geral, Análise Custo Volume Lucro, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da destinação do resultado e do ponto de equilíbrio econômico.

Atinge-se o ponto de equilíbrio econômico quando a soma das margens de contribuição totaliza o montante indicativo de que não haverá lucro nem prejuízo.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q165876 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Um título sofre um desconto simples por dentro de R$ 10.000,00 cinco meses antes do seu vencimento a uma taxa de desconto de 4% ao mês. Qual o valor mais próximo do valor nominal do título?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q164617 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Em relação às técnicas e instrumentos da gestão por competências e da gestão de desempenho, julgue os próximos itens.

A gestão de pessoas voltada para resultados requer estratégias de gestão das competências. Nesse sentido, uma ferramenta muito utilizada pelas empresas é a avaliação 360o , cujos resultados acarretam maior comprometimento das pessoas com o desenvolvimento das competências que se encontrem abaixo do perfil desejado e possibilitam que a empresa redirecione suas ações na busca da excelência.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q165951 | Direito do Trabalho, Medicina e segurança no trabalho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base nas normas regulamentadoras aprovadas pelo MTE, julgue os itens seguintes.

O auditor-fiscal do trabalho, no uso de suas atribuições, estando diante de uma lavoura de grande extensão onde as atividades sejam realizadas a céu aberto, deverá observar se existem abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries; em caso negativo, ele deverá tomar as medidas cabíveis, tendo em vista a obrigatoriedade dos aludidos abrigos.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q809400 | Legislação Federal, Lei 7998 2000, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Assinale a opção correta, em relação ao seguro-desemprego.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q184337 | Direito Constitucional, Previdência Social, Economista, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos direitos sociais e da ordem social, julgue os itens a
seguir.

A promoção da integração ao mercado de trabalho é um objetivo da assistência social.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q164912 | Direito do Trabalho, Terceirização no Direito do Trabalho, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, ESAF

Acerca da intermediação de mão-de-obra (terceirização), é correto afi rmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.