Questões de Concurso MULTIVIX

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q679281 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Kosovo celebra 20 anos do fim da guerra


Lágrimas de alegria, ou de humilhação: albaneses e sérvios do Kosovo mantêm uma lembrança viva deste 12 de junho de 1999, quando as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começaram a se mobilizar, pondo fim à guerra. Consequência da resolução 1244 da ONU votada dois dias antes e que colocava Kosovo sob proteção internacional, esse envio militar marcou o fim da última guerra intercomunitária na antiga Iugoslávia.
Fonte: Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2019/06/11/interna_internacional,1060916/kosovo-celebra-20-anos-do-fim-da-guerra.shtml>. Acesso em 25 ago. 2019.

Sobre a Guerra de Kosovo, afirma-se:

12 Q679273 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Três elementos químicos, chamados aleatoriamente de A, B e C são isóbaros e possuem os seguintes números de nêutrons: 22, 21 e 20, respectivamente. Considerando que o número atômico de A é 18, quais são os números atômicos de B e C, respectivamente?

13 Q679270 | Química, Soluções características, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Diversos procedimentos são necessários para entrar e sair de uma unidade de terapia intensiva (UTI), dentre eles, a lavagem e desinfecção das mãos com álcool 70% evita carregar vírus e bactérias de fora para dentro e vice e versa. Comumente se é questionado porque usar álcool 70% (70% de etanol e 30% de água destilada) e não o álcool 96% (96% de etanol e 4% de água destilada) uma vez que este último é mais concentrado, sendo assim: Não teria o álcool 96% um “poder” desinfetante maior? Na verdade, a proporção de 70%, age exclusivamente como desinfetante e não como desidratante. E, a solução de álcool 96% é desidratante. Sendo desidratante, a umidade removida das células epiteliais deixa-a mais susceptível a absorção de microrganismos caso tenha contato com algum veículo contaminado, sujeito assim o indivíduo a diversos tipos de infecções. Deseja-se então a partir do álcool etílico 96% preparar 500 mL de álcool etílico 70%. Qual será o volume aproximado necessário de álcool etílico 96% para o preparo dessa solução de álcool etílico 70%?

14 Q679253 | Atualidades, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Agência adia prazos para extinção de barragens como a de Brumadinho no País


Em vez de 2021, ANM permite que últimas barragens a montante sejam desativadas até 2027
A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou nesta segunda-feira, 12, o adiamento do prazo final para extinção definitiva de barragens a montante, o mesmo tipo que colapsou causando as tragédias de Brumadinho e Mariana. Em vez de serem desativadas em 2021,como havia sido definido em fevereiro, logo após o rompimento da segunda barragem da Vale em pouco mais de três anos, a agência ampliou o prazo para os anos de 2022, 2025 e 2027, a depender da capacidade dos empreendimentos.



Fonte: RIBEIRO, Luci; GIRARDI, Giovana. O Estado de S. Paulo. 13 de agosto de 2019. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,agencia-adia-prazos-para-extincao-de-barragens-como-a-de-brumadinho-no-pais,70002964381>. Acesso em: 22 ago. 2019.

As barragens a montante:

15 Q679278 | Biologia, Vírus e bactérias, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

OMS DECLARA SURTO DE EBOLA UMA EMERGÊNCIA INTERNACIONAL


A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esforços para impedir a disseminação do Vírus na República Democrática do Congo (RDC) como uma emergência de saúde pública de interesse internacional, mas enfatizou que não deve haver restrições de viagem nem de comércio à região.


Fonte (adaptada): https://veja.abril.com.br/saude/oms-declara-surto-de-ebola-uma-emergencia-internacional-2/. Acesso em 05 de set. 2019.



Desta maneira, escolha a alternativa que indica o modo de combate mais efetivo às viroses:

16 Q679277 | Biologia, Ciclos biogeoquímicos, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

A pequena quantidade de vapor-d´ água encontrada na atmosfera, presente em 0,9% da água doce distribuída no mundo, passa por um determinado processo, que depende de fatores como temperatura, pressão, umidade e ventilação, dentre outros para completar o ciclo da água. Com esse processo também é possível estabelecer a classificação do clima na região.

Qual o processo presente no ciclo da água está descrito no texto acima?

17 Q679283 | Português, Termos essenciais da oração Sujeito e Predicado, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Texto associado.
Como o uso de redes sociais impacta nossa saúde mental? Pesquisas indicam que tempo demais na internet tem relação com aumento da ansiedade e da depressão, mas que redes sociais também têm efeitos positivos.

22/04/2019 (Adaptado)

(1) “Eu sei que não deveria, mas não posso evitar” ou “ter este objeto perto de mim enquanto estou dormindo é um conforto” são frases típicas de quem sofre de algum tipo de dependência. Neste caso, o vício é em redes sociais. As duas declarações foram ouvidas pela professora de psicologia da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, Jean Twenge, autora do livro “The Narcissism Epidemic”, ou “A Epidemia do Narcisismo”, em tradução livre (Free Press, 2010).

(6) Em um artigo de opinião publicado na revista ‘The Atlantic’, Twenge afirmou que o uso exagerado de internet e redes sociais pode ter relação direta com o aumento exponencial de ansiedade e depressão – de acordo com a ONU, elas incidem em 3,6% e 4,4% da população mundial, respectivamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada à ONU, a depressão é vista como “mal do século”.

(11) A conclusão de Twenge encontra eco na mais recente pesquisa sobre o tema publicada pela ‘Royal Society for Public Health’, uma organização sem fins lucrativos inglesa que se dedica ao estudo de melhorias na saúde pública há mais de 140 anos. O estudo ouviu 1.500 jovens britânicos com idades entre 14 anos e 24 anos e reportou dados importantes sobre impacto das redes sociais em suas vidas. De forma geral, a maioria desses jovens acredita que o uso de Facebook, Instagram e outras redes faz mal a seu bem-estar, embora também contribua positivamente em suas vidas.

(18) De acordo com o documento, o vício em mídias sociais afeta 5% dos jovens britânicos, e o poder de dependência desse canal de comunicação é superior ao do cigarro e do álcool. Um outro estudo conduzido por neurocientistas da University of Southern California e da Beijing Normal University, entre outras, e publicado em edição de 2014 da ‘Psychological Reports’, concluiu que o Facebook aciona a mesma parte do cérebro que o jogo e o abuso de substâncias.

(23) Largar o prazer efêmero dos “likes” e das interações é difícil mesmo nos casos em que os jovens se sentem mal. Uma enquete online conduzida pelo ‘Moment’, um aplicativo de monitoramento consentido para smartphones, perguntou a 1 milhão de usuários do Instagram se eles estavam felizes com o tempo gasto nas plataformas online: 63% daqueles que passam mais de uma hora por dia no aplicativo relataram infelicidade. Já o FaceTime, da Apple, aplicativo que, como o Skype, da Microsoft e o Hangouts, do Google, tem a função de realizar chamadas e promover uma interação mais longa e pessoal, teve o melhor desempenho: 91% de felicidade entre seus usuários.

(31) Para a pesquisa, o Instagram é o maior vilão da saúde mental dos jovens: ele está relacionado a problemas de sono, FoMO (“Fear of Missing Out”, expressão equivalente a “medo de estar por fora”), bullying, ansiedade, depressão, solidão e imagem corporal. “Aquilo que vejo no outro, é o que eu queroser. No Instagram, muitas imagens são produzidas e tratadas, mas quando as observamos, não notamos isso instintivamente e o que fica é uma imagem de perfeição, impossível de atingir”, explica Luciana Ruffo, do Núcleo em Pesquisa em Psicologia e Informática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (NPPI-PUC/SP), e especialista em tecnologia. “Mas aquilo não é real”, afirma.


Disponível em: https://bluevisionbraskem.com/desenvolvimento-humano/como-o-uso-de-redessociais-impacta-nossa-saude-mental/. Acesso em 24 ago. 2019.

Nas alternativas abaixo, temos um verbo sublinhado e o sujeito correspondente entre parênteses. Marque a alternativa em que essa associação está correta:

18 Q679261 | Português, Coesão e coerência, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Texto associado.

‘O Apanhador no Campo de Centeio’ ganha nova roupagem nos 100 anos do autor J.D. Salinger completaria 100 anos em 2019. Outras três obras serão lançadas pela editora Todaviacom novas capa e tradução


18/06/2019


No ano em que o escritor J.D. Salinger completaria 100 anos, sua obra mais célebre, ‘O Apanhador no Campo de Centeio’, ganhou uma nova roupagem. Com novas tradução e capa, a história do adolescente Holden Caulfield, ícone da juventude rebelde do século XX, ganhou uma nova versão na última segunda-feira, 17.

Relançado pela editora Todavia, o livro foi publicado em 1951, sendo trazido para o Brasil, em português, apenas nos anos 1960. Na época, o livro era vinculado à Editora do Autor e fora traduzido por diplomatas brasileiros. Agora, na Todavia, a tradução coube a Caetano W. Galindo.

De acordo com uma reportagem do Globo, a nova tradução renova a linguagem do livro. Voltado para o público juvenil, o livro deixará de contar com expressões como “Coisa que o valha” e “no duro”, que caíram em desuso, e passa a ter expressões como “pacas” e “sem brincadeira”.

“Se você quer mesmo ouvir a história toda, a primeira coisa que você deve querer saber é onde eu nasci, e como que foi a porcaria da minha infância, e o que os meus pais faziam antes de eu nascer e tal, e essa merda toda meio David Copperfield, mas eu não estou a fim de entrar nessa, se você quer saber a verdade”, narra a nova abertura do livro. O trecho anterior, que pode ser conferido no fim desta matéria do ‘Opinião e Notícia’, ganhou o mundo e se tornou uma das mais famosas sentenças da literatura mundial.

De acordo com a editora Todavia, pelo menos outros três livros de J.D. Salinger também ganharão nova roupagem: ‘Nove Histórias’, ‘Franny & Zooey’, e ‘Pra Cima com a Viga, Carpinteiros & Seymour – Uma Introdução’ (título provisório). As obras, porém, ainda não tiveram as datas em que serão relançadas/divulgadas.

Matt Salinger, filho do autor J.D. Salinger, direcionou uma carta aos leitores brasileiros falando da felicidade do relançamento das obras no Brasil. Tendo voltado recentemente de uma viagem à China, Matt Salinger afirmou que centenas de chineses o revelaram o quanto os livros de J.D. Salinger ainda “soam relevantes e repletos de frescor”.

“É um imenso prazer convidar os leitores brasileiros a descobrir (ou redescobrir!) os quatro livros de meu pai, J. D. Salinger. Pela primeira vez em décadas, eles serão publicados no Brasil por uma mesma editora, e em novas traduções. […] São obras que não apenas os fizeram rir ou pensar: os livros desempenharam um papel único e determinante na vida de cada um. Espero que você também se sinta assim”, escreveu Matt Salinger.

Matt revelou ainda que textos inéditos de J.D. Salinger serão publicados, mas não deu detalhes sobre quantidades de manuscritos e do que eles tratam. No entanto, admitiu que membros da família Glass, que integram o livro ‘Franny & Zooey’, aparecem em alguns escritos inéditos. “Ele queria que os leitores chegassem aos livros sem ideias pré-concebidas. Essa relação era muito importante para ele. Não tenho o direito de me meter”, contou ao Globo.

O livro ‘O Apanhador no Campo de Centeio’ foi lançado em 1951, tendo mais de 70 milhões de cópias vendidas desde a data de sua estreia. A obra conquistou milhões de fãs de diferentes idades, principalmente adolescentes e jovens adultos. Como ponto forte, o livro retrata a visão crua da adolescência, com prosa ágil e humor juvenil.

J.D. Salinger nasceu em 1919 em Nova York, nos Estados Unidos, e morreu em 2010, em Cornish, New Hampshire, também nos EUA. Autor de dezenas de histórias, teve em ‘O Apanhador no Campo de Centeio’ o seu maior sucesso. Sua última história foi publicada em 1965, na revista New Yorker.

Abertura de 1965, traduzida por Álvaro Alencar, Antônio Rocha e Jorio Dauster

“Se querem mesmo ouvir o que aconteceu, a primeira coisa que vão querer saber é onde eu nasci, como passei a porcaria da minha infância, o que meus pais faziam (…), e toda essa lengalenga tipo David Copperfield, mas, para dizer a verdade, não estou com vontade de falar sobre isso. Em primeiro lugar, esse negócio me chateia e, além disso, meus pais teriam um troço se eu contasse qualquer coisa íntima sobre eles. (…) E, afinal de contas, não vou contar toda a droga da minha autobiografia nem nada. Só vou contar esse negócio de doido que me aconteceu”.


“‘O Apanhador no Campo de Centeio’ ganha nova roupagem nos 100 anos do autor”, Portal Opinião & Notícia.


Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/o-apanhador-no-campo-de-centeio-ganha-novaroupagem-nos-100-anos-do-autor/. Acesso em 25 ago. 2019.

Ainda considerando as informações apresentadas pelo texto, marque a alternativa incorreta:

19 Q679248 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Texto associado.

“Era um objetivo absurdo, que trazia em si a derrota e que arruinou vencedores e vencidos; que empurrou os derrotados para a revolução e os vencedores para a bancarrota e a exaustão física. Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8. A Grã-Bretanha jamais voltou a ser a mesma após 1918, porque o país arruinara sua economia travando uma guerra que ia muito além de seus recursos. Além disso, a vitória total, ratificada por uma paz punitiva, imposta, arruinou as escassas possibilidades existentes de restaurar alguma coisa que guardasse mesmo fraca semelhança com uma Europa estável, liberal, burguesa, como reconheceu de imediato o economista John Maynard Keynes. Se a Alemanha não fosse reintegrada na economia europeia, isto é, se não se reconhecesse e aceitasse o peso econômico do país dentro dessa economia, não poderia haver estabilidade. Mas essa era a última consideração na mente dos que tinham lutado para eliminar a Alemanha”.



Fonte: HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve do século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 38.

No trecho a seguir, destacado do texto lido anteriormente, evidencia-se uma das consequências na sociedade alemã associadas ao acordo de paz firmado após a I Guerra. Marque a alternativa que apresenta esse efeito.
“Em 1940 a França foi atropelada com ridícula facilidade e rapidez por forças alemãs inferiores e aceitou sem hesitação a subordinação a Hitler porque o país havia sangrado até quase a morte em 1914-8”. (grifo nosso)

20 Q679256 | Biologia, Ciclo Celular, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

Interrompendo-se a divisão celular em determinada fase da mitose, fase em que os cromossomos apresentam o máximo de condensação, é possível contá-los e classificá-los. Esses dados nos permitem estabelecer o cariótipo de um indivíduo. A interrupção da mitose é feita em células mantidas em meio de cultura, usando uma substância, geralmente a colchicina. Uma lâmina então é montada e os cromossomos são fotografados ao microscópio de luz e as imagens são recortadas de modo a se organizar os cromossomos aos pares e em ordem decrescente de tamanho.
Dentre as estruturas celulares, marque a alternativa que é alvo da atuação da colchicina durante a realização da técnica descrita acima?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.