Início

Questões de Concursos Marinha do Brasil

Resolva questões de Marinha do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q389935 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha

O dia 11 de junho é considerado a Data Magna da Marinha, pois marcou, em 1865, uma vitória decisiva da Força Naval brasileira n Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai. "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" e "Sustentar o fogo que a vitória é nossa" foram os dois sinais de Barroso, Chefe da Divisão, no comando das duas divisões navais brasileiras no conflito.

Essas informações se referem a que Batalha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q8025 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Segundo BARROS (2002) , NÃO é uma prática recomendada para uma amamentação bem sucedida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q705455 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, Marinha, 2019

Um espião roubou um documento altamente confidencial do governo e escondeu-o num prédio de apartamentos de 16 andares, em que cada andar tem 4 apartamentos, numerados como 10 j + k, em que j è o andar do apartamento e k ? {1,2,3,4). Um agente secreto foi designado para recuperar o documento e descobriu que a probabilidade de o espião ter escondido o documento num apartamento do 10° andar é 2/3 e que, com probabilidade 3/8 , o número desse apartamento é múltiplo de 3. Além disso também descobriu que a probabilidade do número do apartamento procurado ser par é 4/5. Sabendo que essas informações são independentes entre si, assinale a opção que  apresenta o número do apartamento em que há maior probabilidade de o documento estar escondido e essa probabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q17966 | Administração Geral, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Segundo Chiavenato (2014), a centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q703469 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, CEM, 2019

O plano 0xy tem eixos perpendiculares e o eixo dos y é vertical e aponta para cima. Nesse plano há uma rampa de comprimento 2 com uma extremidade na origem, a outra no interior do primeiro quadrante e o ângulo entre o semieixo x ≥ 0 e essa rampa é π/3 radianos.

Um ponto material P de massa m vai movimentar-se nesse plano e no instante t0=0 está na origem com velocidade V0 = λ(1, √3) com λ >0.

Então o ponto começa a percorrer a rampa em um movimento uniformemente acelerado com aceleração α=(1,√3) até atingir a extremidade da rampa localizada no interior do primeiro quadrante e, a partir desse instante, move-se sob a ação exclusiva da força peso.

Considerando que a aceleração da gravidade local é g=10m/seg² que, 2√3/5 segundos após abandonar a rampa, P está em um ponto de coordenadas (p,√3), em que p>1, é correto afirmar que K é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q8002 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Segundo WOODS (2005), certos marcadores séricos se elevam no paciente após um infarto agudo do miocárdio. O marcador que se eleva de 6 a 8 horas após o início da isquemia denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q17807 | Matemática Financeira, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Um cliente fez um empréstimo a juros compostos de 4% ao mês e pagou sua dívida em 4 meses depois. Sabendo que o cliente pagou R$300,00 de juros e assumindo que (1,04)4 = 1,17, a quantia do empréstimo feito pelo cliente foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q18340 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Tanto em residências quanto em indústrias e imóveis comerciais existem instrumentos conectados à rede elétrica responsáveis por efetuar uma medida cujo valor é expresso em quilowatt-hora (Kw.h). A unidade de medida quilowatt-hora (Kw.h), apesar de não ser o padrão definido pelo Sistema Internacional de unidades, pode ser utilizada para medir a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q15803 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Algumas teorias procuram harmonizar a narrativa da criação com as descobertas da ciência. Dentre elas, a Teoria da Harmonização presume que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q8001 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

A cetoacidose diabética, conforme descrito por BRUNNER (2005), é causada por uma ausência ou quantidade acentuadamente inadequada de insulina. Quais os três principais aspectos clínicos da cetoacidose diabética?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q681379 | Português, Interpretação de Textos, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, Marinha do Brasil, 2019

Texto associado.
Texto para responder á questão.

 A “sociedade do espetáculo” mostrou seu caráter de sensacionalidade. [...] Hoje, não somos mais apenas regidos por imagens, mas verdadeiramente dominados em nosso corpo, por meio de sensações que nos atingem de fora para dentro. [...] 
O capitalismo descobriu o mundo da sensação e passou a reger a vida em sociedade, por meio da administração dos sentidos, de táticas de excitação. Vivemos, como ratos de laboratório, frangos criados sob lâmpadas, excitados peio cinema e pela televisão que nos capturam e acomodam ao seu sistema. Em termos bem simples, vivemos ansiosos, nervosos, [...] e, sobretudo, loucos por emoções. Nas telas de celular, cultuamos a comunicação vazia, vivemos a emissão de expressão deturpada. Viciados em telinhas à mão, coisa que aprendemos com as grandes telas de cinema e televisão, sem consciência de que a excitação cura a excitação. A substância que nos tira a paz é a mesma que nos traz a paz, como nos ensina qualquer vício. Estresse digital será a doença do futuro. 
A “sociedade fissurada", em sentido filosófico, se define pela relação com o absoluto que se dá tanto por meio das drogas como substâncias físicas, quanto com Deus e outras idéias que se apresentam como substâncias metafísicas. Nesse contexto, estamos todos “chapados” porque, se estamos fissurados, isso quer dizer que, se havia algo, ele escapa pela fissura. Não temos como “reter" alguma coisa; por exemplo, nosso eu. Chapados, somos uma superfície plana quando antes éramos um organismo com alguma coisa dentro, quem sabe a alma. 
O preconceito tem a estrutura de nossa relação com a substância, dependemos dele, ficamos como que viciados em idéias e discursos prontos que não passam pelo crivo da reflexão. Repetimos compulsivamente idéias prontas como quem busca o incomparável prazer da primeira vez. O prazer da linguagem que, desacompanhado de pensamento, não existe. Caímos no uso abusivo da linguagem como se ela não gerasse comprometimentos e responsabilidades. [...] 
Como um grande platô por onde tudo escorrega, a sociedade atual tem um caráter chapado reproduzido em seus indivíduos. As “platitudes” fazem sucesso como mercadoria e serviços: da autoajuda às músicas e filmes da indústria cultural que nada dizem, todos estão apaixonados, emocionados com clichês. O procedimento de copy-paste é o que comanda o mundo da linguagem sem idéias que sustenta as redes sociais e a televisão. 
O sujeito da sociedade chapada é sem fundo e sem relevo, sem dobras nem reentrâncias. Um sujeito do "irrelevante" transformado em capital. A intimidade, a interioridade, a alma, que dependiam da ideia de profundidade, tornaram-se assuntos caducos. Só o estilo, o fashion, o cool definem seu sentido. Desatentos a esses acontecimentos, nos tornamos escorregadios. Deixamos para trás o caráter que, na era anterior, foi forjado a duras penas. O consumismo torna-se o padrão de toda ação, até dos atos de fala. A reprodutibilidade sem fim de pensamentos vazios, de emoções e ações cuja função é apenas perpetuar o sistema, tudo o que possa evitar o questionamento - ele mesmo um perfurador de superfícies - é o que nos resta. 

TIBURI, Mareia. Chapados: sobre o uso abusivo da linguagem. Disponível em . Acesso em 05 nov, 2018. Com adaptações.
Ao afirmar que "[...] ficamos como que viciados em idéias e discursos prontos que não passam pelo crivo da reflexão[...]." (4°§), a autora desenvolve a ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q18378 | Física, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção que apresenta o princípio da Ciência que explica o funcionamento do sifão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q15806 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Analise o texto a seguir.

"Depois, tendo [Judas Macabeus] organizado uma coleta individual, enviou a Jerusalém cerca de duas mil dracmas de prata, fim de que se oferecesse um sacrifício pelo pecado: agiu assim absolutamente bem e nobremente, com o pensamento na ressurreição. De fato, se ele não esperasse que os que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se considerava que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormecem na piedade, então era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos do seu pecado." (2 Macabeus, cap. 12, ver. 43-45)

O texto acima constitui-se num dos fundamentos escriturísti- os para uma das doutrinas a respeito do estado intermediário das almas, após a experiência da morte. Esta doutrina, NÃO postulada pelas igrejas evangélicas no Brasil, é chamada de doutrina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q17963 | Recursos Humanos, Administrador, Marinha do Brasil, MB

Na Administração por Objetivos (APO), segundo Chiavenato{2014}, cada organização tem a sua Hierarquia de Objetivos. Sendo assim, pode-se afirmar que os objetivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q18313 | Matemática, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, MB

Uma TV em cores de LCD custa, a prazo, R$ 2.300,00. Para pagamento à vista, o seu valor é 20% mais barato em relação ao seu preço a prazo. Qual o preço, à vista, desta TV?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q15819 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Segundo o cânon 518 do Código de Direito Canônico como poderão ser as paróquias em relação à jurisdição sobre os fiéis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q706461 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, Marinha, 2019

Um trem move-se com velocidade constante e não nula em uma estrada de ferro retilinea e horizontal. Um observador sentado em um vagão do trem vê uma bola mover-se dentro do trem em um movimento retilíne vertical. Nessas condições é correto afirmar que um observador em repouso numa plataforma do lado de fora do trem vê essa bola mover-se em movimento;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q7991 | Enfermagem, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

As úlceras por pressão são lesões decorrentes de hipóxia celular, que levam à necrose tecidual. No estágio II, essas úlceras caracterizam-se por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q7598 | Teologia, Primeiro Tenente Capelão, Marinha do Brasil, MB

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, tendo Jesus entrado uma vez por todas no Santuário do céu, é correto afirmar que a relação atual que Ele mantém com a sua Igreja é a de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q15792 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

Assinale a opção que apresenta uma afirmação enquadrada corretamente no pensamento da "Teologia Liberal".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.