Questões de Concursos Marinha do Brasil

Resolva questões de Marinha do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q683999 | Português, Interpretação de Textos, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, Marinha do Brasil, 2019

Texto associado.
O grande patrimônio que temos é a memória. A memória guarda o que vivemos e o que sonhamos. E a literatura é esse espaço onde o que sonhamos encontra o diálogo. Com a literatura, esse mundo sonhado consegue falar. O texto literário é um texto que também dá voz ao leitor. Quando escrevo, por exemplo: “A casa é bonita”, coloco um ponto final. Quando você lê para uma criança “A casa é bonita”, para ela pode significar a que tem pai e mãe. Para outra criança, "casa bonita" é a que tem comida. Para outra, a que tem colchão. Eu não sei o que é casa bonita, quem sabe é o leitor. A importância para mim da literatura é também acreditar que o cidadão possui a palavra. O texto literário dá a palavra ao leitor. O texto literário convida o leitor a se dizer diante dele. Isso é o que há de mais importante para mim na literatura. 
QUEIRÓS. Bartolomeu Campos de. Entrevista. Disponível em . Acesso em 07 nov. 2018
Segundo o autor, o texto literário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q693215 | Probabilidade e Estatística, Estatística Descritiva, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, Marinha, 2019

Para a construção de séries de números índices, deve-se ter atenção quanto à seleção do período base, a partir do qual os números índices serão escolhidos, bem como a possibilidade de sua mudança sem erro ou independência do índice em relação à base. Assim, assinale a opção que apresenta a consideração INCORRETA sobre os métodos de base fixa e/ou base móvel.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q683488 | Português, Interpretação de Textos, Aprendiz Marinheiro, Marinha do Brasil, Marinha do Brasil, 2019

Texto associado.
Texto para responder á questão.

 A “sociedade do espetáculo” mostrou seu caráter de sensacionalidade. [...] Hoje, não somos mais apenas regidos por imagens, mas verdadeiramente dominados em nosso corpo, por meio de sensações que nos atingem de fora para dentro. [...] 
O capitalismo descobriu o mundo da sensação e passou a reger a vida em sociedade, por meio da administração dos sentidos, de táticas de excitação. Vivemos, como ratos de laboratório, frangos criados sob lâmpadas, excitados peio cinema e pela televisão que nos capturam e acomodam ao seu sistema. Em termos bem simples, vivemos ansiosos, nervosos, [...] e, sobretudo, loucos por emoções. Nas telas de celular, cultuamos a comunicação vazia, vivemos a emissão de expressão deturpada. Viciados em telinhas à mão, coisa que aprendemos com as grandes telas de cinema e televisão, sem consciência de que a excitação cura a excitação. A substância que nos tira a paz é a mesma que nos traz a paz, como nos ensina qualquer vício. Estresse digital será a doença do futuro. 
A “sociedade fissurada", em sentido filosófico, se define pela relação com o absoluto que se dá tanto por meio das drogas como substâncias físicas, quanto com Deus e outras idéias que se apresentam como substâncias metafísicas. Nesse contexto, estamos todos “chapados” porque, se estamos fissurados, isso quer dizer que, se havia algo, ele escapa pela fissura. Não temos como “reter" alguma coisa; por exemplo, nosso eu. Chapados, somos uma superfície plana quando antes éramos um organismo com alguma coisa dentro, quem sabe a alma. 
O preconceito tem a estrutura de nossa relação com a substância, dependemos dele, ficamos como que viciados em idéias e discursos prontos que não passam pelo crivo da reflexão. Repetimos compulsivamente idéias prontas como quem busca o incomparável prazer da primeira vez. O prazer da linguagem que, desacompanhado de pensamento, não existe. Caímos no uso abusivo da linguagem como se ela não gerasse comprometimentos e responsabilidades. [...] 
Como um grande platô por onde tudo escorrega, a sociedade atual tem um caráter chapado reproduzido em seus indivíduos. As “platitudes” fazem sucesso como mercadoria e serviços: da autoajuda às músicas e filmes da indústria cultural que nada dizem, todos estão apaixonados, emocionados com clichês. O procedimento de copy-paste é o que comanda o mundo da linguagem sem idéias que sustenta as redes sociais e a televisão. 
O sujeito da sociedade chapada é sem fundo e sem relevo, sem dobras nem reentrâncias. Um sujeito do "irrelevante" transformado em capital. A intimidade, a interioridade, a alma, que dependiam da ideia de profundidade, tornaram-se assuntos caducos. Só o estilo, o fashion, o cool definem seu sentido. Desatentos a esses acontecimentos, nos tornamos escorregadios. Deixamos para trás o caráter que, na era anterior, foi forjado a duras penas. O consumismo torna-se o padrão de toda ação, até dos atos de fala. A reprodutibilidade sem fim de pensamentos vazios, de emoções e ações cuja função é apenas perpetuar o sistema, tudo o que possa evitar o questionamento - ele mesmo um perfurador de superfícies - é o que nos resta. 

TIBURI, Mareia. Chapados: sobre o uso abusivo da linguagem. Disponível em . Acesso em 05 nov, 2018. Com adaptações.
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q688107 | Probabilidade e Estatística, Estatística Descritiva, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, Marinha, 2019

Assinale a opção que contém a correta descrição do tipo de gráfico estatístico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q703469 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, CEM, 2019

O plano 0xy tem eixos perpendiculares e o eixo dos y é vertical e aponta para cima. Nesse plano há uma rampa de comprimento 2 com uma extremidade na origem, a outra no interior do primeiro quadrante e o ângulo entre o semieixo x ≥ 0 e essa rampa é π/3 radianos.

Um ponto material P de massa m vai movimentar-se nesse plano e no instante t0=0 está na origem com velocidade V0 = λ(1, √3) com λ >0.

Então o ponto começa a percorrer a rampa em um movimento uniformemente acelerado com aceleração α=(1,√3) até atingir a extremidade da rampa localizada no interior do primeiro quadrante e, a partir desse instante, move-se sob a ação exclusiva da força peso.

Considerando que a aceleração da gravidade local é g=10m/seg² que, 2√3/5 segundos após abandonar a rampa, P está em um ponto de coordenadas (p,√3), em que p>1, é correto afirmar que K é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q704751 | Matemática, Geometria Plana, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, CEM, 2019

Uma esfera de madeira com densidade 0,2 g/cm3 e raio 3 cm flutua na água, cuja densidade é de 1,0 g/cm3. Sendo assim, a opção que expressa, em cm3, o volume da parte da esfera que fica imersa na água é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q389892 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

Após chegada da Família Real ao Brasil, a 7 de março de 1808, D. João iniciou movimentos de política externa, o que permitiu elevar significativamente o papel da Marinha. Quais foram as duas ações iniciais de política externa empreendidas por D. João?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q389935 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

O dia 11 de junho é considerado a Data Magna da Marinha, pois marcou, em 1865, uma vitória decisiva da Força Naval brasileira n Guerra da Tríplice Aliança contra o Governo do Paraguai. "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever" e "Sustentar o fogo que a vitória é nossa" foram os dois sinais de Barroso, Chefe da Divisão, no comando das duas divisões navais brasileiras no conflito.

Essas informações se referem a que Batalha?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q389965 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

O Programa de Reaparelhamento da Marinha de 1904, que veio a ser remodelado e reformado em 1906, incluía alguns melhoramentos fundamentais para um Poder Naval que se desejava no Brasil. Assinale a opção que NÃO representa uma das propostas ou melhoramentos desse Programa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q374106 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

De acordo com a norma padrão, marque a opção em que a forma verbal destacada está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q374377 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

Em que a opção a forma verbal destacada foi empregada de acordo com a norma padrão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q389998 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

Durante a Guerra Cisplatina, a Marinha Imperial brasileira lutou com a Força Naval argentina e com corsários que atacavam os navios mercantes brasileiros por toda nossa costa. Assinale a opção que apresenta a primeira ação de guerra da Força Naval brasileira na Guerra Cisplatina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q374451 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

Em que opção a frase está escrita de acordo com a norma padrão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q374259 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Oficial Segunda Classe, Marinha do Brasil, Diretoria de Esino da Marinha, 2017

Assinale a opção que, de acordo com a norma padrão, a expressão sublinhada NÃO admite a variante de regência indicada entre parênteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q42542 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Determine o Máximo Divisor Comum (M.D.C) dos números ( 12 ; 15 ; 18 ), e marque a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q42543 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

As alturas de dois postes estão entre si ,assim como 3 está para 5. Sabendo que o menor deles mede 6 m, então o maior mede?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q42544 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Um aquário com a forma de um paralelepípedo de faces retangulares (blocos retangulares)tem 40 cm de comprimento, 30 cm de largura e 20 cm de altura e contém água, que ocupa 2/3 de sua capacidade. Um objeto é mergulhado na água de maneira que o conteúdo do aquário passa ao ocupar 19.600 cm3 .O volume desse objeto em centímetros cúbicos é?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q42545 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

Qual deve ser o valor numérico de cada incógnita (termo desconhecido) para que as frações sejam equivalentes? 

A) x/3 = 12/18
B) 3/11 = Y/99
C) 4/5 = 32/z
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q42546 | Matemática, Soldado Fuzileiro Naval, Marinha do Brasil, MB

No açougue próximo ao centro da cidade, uma senhora pediu ao açougueiro 3/4 de quilo de carne moída. Sabendo que quilo significa quilograma ou 1000 gramas, quantos gramas de carne moída ela levou?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.