Questões de Concursos Metrô SP

Resolva questões de Metrô SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

641Q538247 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Oficial Manutenção Instalações I, Metrô SP, FCC

Considere:

I. Verificar o nível de água final.

II. Retirar, com o auxílio de um copo transparente e incolor, uma amostra-padrão.

III. Fechar a torneira.

IV. Aguardar duas horas.

V. Não utilizar pontos de consumo.

VI. Desligar a bomba de recalque.

VII. Adicionar uma porção de água com um balde.

VIII. Fechar o registro da ligação de limpeza.

IX. Marcar o nível de água inicial.

Na execução do teste do reservatório superior em uma unidade da organização, para identificação de vazamento nos pontos de consumo, a ordem correta das fases acima listadas deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q746193 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Quando o emprego aumenta, aumenta, também, a renda real agregada. A psicologia da comunidade é tal que, quando a renda real agregada aumenta, o consumo agregado também aumenta, porém não tanto quanto a renda.

O texto acima refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q192245 | Direito Administrativo, Licitação, Advogado, METRÔ SP, FCC

A Legislação de Regência das Licitações (8.666/93), estabelece, dentre outras hipóteses, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q534401 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Oficial Manutenção Instalações I, Metrô SP, FCC

No acompanhamento de serviços de instalações hidráulicas executadas por empresas contratadas, o oficial de manutenção deve verificar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q668301 | Legislação Municipal, Oficial de Logística e Almoxarifado, METRÔ SP, Quadrix, 2020

Texto associado.

Quanto às rotinas na confere?ncia dos processamentos diários de movimentação de materiais, previstas no Instrumento Normativo PO-29-098 do Metrô-SP, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

646Q618651 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Em relação à arquitetura dos computadores modernos, é muito comum a existência de máquinas de seis níveis, onde o nível 0 representa a essência do hardware com seus elementos primários de circuitos lógicos mais complexos. O nível 1 é que inicia o conceito de programa como uma seqüência de instruções a serem executadas diretamente pelos circuitos eletrônicos. Assim, analise:

 I. No nível 1, a microprogramação é utilizada especialmente nas máquinas classificadas de CISC – Complex Instruction Set Computer, que implementam instruções complexas correspondentes ao nível 2.

II. O nível 2 corresponde à linguagem de máquina ou o código binário executado pelo hardware. As máquinas RISC – Reduced Instruction Set Computer o utilizam para interpretar os códigos para o nível de microprogramação e, em seguida, para o nível 0.

III. O nível 3, onde, geralmente as instruções são desenvolvidas de forma híbrida, é o nível dos sistemas operacionais e destina-se a fornecer serviços básicos para os níveis superiores, tais como, interface com o usuário, gerenciamento de memória, escalonamento de processos e acionamento de dispositivos de entrada e saída de dados.

IV. Uma das diferenças existentes entre os níveis 1, 2 e 3, de um lado e os níveis superiores, de outro, é a natureza da linguagem provida. Enquanto as linguagens de máquina dos primeiros são freqüentemente numéricas (código binário, hexadecimal ou octal), as linguagens do nível 4 e superiores utilizam mnemônicos, que são ótimos para o entendimento lógico das pessoas.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q709077 | Psicologia, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior Psicologia, METRÔ SP, FCC, 2019

Os testes psicomotores investigam a forma como o sujeito instrumenta suas funções motoras, do ponto de vista de sua normalidade ou alteração. Entre eles, estão a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q669948 | Legislação Municipal, Oficial de Logística e Almoxarifado, METRÔ SP, Quadrix, 2020

Texto associado.

O documento emitido para materiais que são movimentados pelo setor de transporte, segundo o Instrumento Normativo PO-29-098 do Metrô-SP, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

649Q786224 | Engenharia Elétrica, Circuitos, Engenheiro Júnior, Metrô SP, FCC

Um transformador tem as seguintes especificações: 220 V × 24 V - 0,25kVA. Ele alimenta, em seu secundário, uma carga resistiva de 100 ?. A corrente no primário vale, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q395588 | Direito Administrativo, Serviço Público, Advogado Trainee, Metrô SP, FCC

Quando forem constatados vícios de qualidade por inadequação ou insegurança do produto ou serviço, poderá ser aplicada ao fornecedor pela autoridade administrativa, mediante procedimento administrativo, assegurada ampla defesa, não sendo caso de reincidência na prática das infrações de maior gravidade previstas na Lei no 8.078/90, a sanção de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q788466 | Engenharia Elétrica, Conceitos Básicos, Engenheiro Júnior, Metrô SP, FCC

No multímetro digital, o seletor na posição com a indicação ))) permite ao instrumento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q191326 | Direito Processual Civil, Processo Cautelar, Advogado, METRÔ SP, FCC

Com relação ao processo cautelar, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q645739 | Informática, Engenharia de Software, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

A engenharia de software baseada em reuso é uma estratégia da engenharia em que o processo de desenvolvimento é orientado para o reuso de softwares existentes. Dentre os benefícios do reuso de software, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q689816 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Segurança Metroviária, METRÔ SP, FCC, 2019

Atenção: Para responder a questão, considere o texto abaixo. 
Nisto entrou o moleque trazendo o relógio com o vidro novo. Era tempo; já me custava estar ali; dei uma moedinha de prata ao moleque; disse a Marcela que voltaria noutra ocasião, e saí a passo largo. Para dizer tudo, devo confessar que o coração me batia um pouco; mas era uma espécie de dobre de finados. O espírito ia travado de impressões opostas. Notem que aquele dia amanhecera alegre para mim. Meu pai, ao almoço, repetiu-me, por antecipação, o primeiro discurso que eu tinha de proferir na Câmara dos Deputados; rimo-nos muito, e o sol também, que estava brilhante, como nos mais belos dias do mundo; do mesmo modo que Virgília devia rir, quando eu lhe contasse as nossas fantasias do almoço. Vai senão quando, cai-me o vidro do relógio; entro na primeira loja que me fica à mão; e eis me surge o passado, ei-lo que me lacera e beija; ei-lo que me interroga, com um rosto cortado de saudades e bexigas... 
Lá o deixei; meti-me às pressas na sege, que me esperava no Largo de S. Francisco de Paula, e ordenei ao boleeiro que rodasse pelas ruas fora. O boleeiro atiçou as bestas, a sege entrou a sacolejar-me, as molas gemiam, as rodas sulcavam rapidamente a lama que deixara a chuva recente, e tudo isso me parecia estar parado. Não há, às vezes, um certo vento morno, não forte nem áspero, mas abafadiço, que nos não leva o chapéu da cabeça, nem rodomoinha nas saias das mulheres, e todavia é ou parece ser pior do que se fizesse uma e outra coisa, porque abate, afrouxa, e como que dissolve os espíritos? Pois eu tinha esse vento comigo; e, certo de que ele me soprava por achar-me naquela espécie de garganta entre o passado e o presente, almejava por sair à planície do futuro. O pior é que a sege não andava.
- João, bradei eu ao boleeiro. Esta sege anda ou não anda?
- Uê! nhonhô! Já estamos parados na porta de sinhô conselheiro. 
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001, p. 135-136) 
O Dicionário Porto Editora da Língua Portuguesa define “personificação” como “recurso expressivo que consiste em atribuir propriedades humanas a uma coisa, a um ser inanimado ou abstrato”. Verifica-se a ocorrência desse recurso expressivo no seguinte trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q186523 | Direito Civil, Direito das Coisas, Advogado, METRÔ SP, FCC

Com relação ao penhor, à anticrese e à hipoteca, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q712351 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, METRÔ SP, FCC, 2019

Durante o atendimento de emergência a um paciente de 30 anos com transtorno por uso de substância, é administrado Cloridrato de Naloxona por via endovenosa. Esse medicamento é antagonista
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q646314 | Informática, Linguagens, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Sobre as linguagens de computador, seus aspectos e os paradigmas de programação, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q724661 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Agente de Estação, Metrô SP, CONESUL

"Em novembro de 2004, a discussão sobre aquecimento global tornou-se ainda mais acalorada. Com a adesão da Rússia, o acordo que pretende controlar o efeito estufa atingiu o número mínimo de participantes para entrar em vigor."

O acordo referido no parágrafo anterior e o nome de dois países que não aderiram a este acordo, até o presente momento, estão referidos, correta e respectivamente, na alternativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q650428 | Ciências Políticas, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

O conceito "estado de natureza" é uma hipótese teórica cuja função é explicar a existência dos indivíduos em uma situação pré-social. Duas foram as principais concepções desse conceito: na primeira, os indivíduos viveriam isolados, em luta permanente e com medo constante; a fim de se protegerem, inventaram as armas. Na segunda, os indivíduos viveriam isolados em florestas, sobrevivendo ao sabor da natureza, desconhecendo lutas e comunicando- se com benevolência. Essas concepções podem ser atribuídas, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q533698 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Técnico Sistemas Metroviários, Metrô SP, FCC

Em uma estrutura de concreto armado formada por vigas, lajes e pilares, a força que é aplicada em uma viga, perpendicularmente ao plano de sua seção transversal, no centro de gravidade, com a mesma direção do eixo longitudinal da viga e que pode tracionar ou comprimir o elemento, é a força

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.