Questões de Concursos Metrô SP

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81Q691229 | Não definido, Agente de Segurança Metroviária, METRÔ SP, FCC, 2019

A prova dos 100 metros rasos é a modalidade olímpica de atletismo considerada a mais importante das corridas de velocidade. O recorde mundial dessa prova pertence a Usain Bolt, atleta jamaicano que desenvolveu o percurso em 9,58 segundos no ano de 2009. Considere que uma lesma consegue se deslocar a uma velocidade de 0,01 metros por segundo. Para que essa lesma pudesse percorrer os 100 metros de uma pista de corrida, seriam necessárias x horas. Nesse tempo, se não parasse de correr e mantivesse a mesma velocidade média de seu recorde, Usain Bolt percorreria y quilômetros. Os valores aproximados de x e y são, respectivamente:
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82Q682533 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Agente de Segurança Metroviária, METRÔ SP, FCC, 2019

Uma livraria fez a seguinte promoção: “Compre quantos livros quiser no dia 7 de setembro, pagando R$ 30,00 cada um, e resgate todo o valor gasto, nesse dia, em créditos (vale-compras) a serem usados integralmente no dia 9 de setembro, para a aquisição de livros ao preço unitário de R$ 50,00”. Guilherme participou da promoção, adquirindo 24 novos livros no total dos dois dias. Se não tivesse ocorrido a promoção, mas Guilherme tivesse desembolsado a mesma quantia e fossem mantidas as mesmas quantidades de livros que adquiriu em cada um dos dias, e se, além disso, todos os livros adquiridos por Guilherme tivessem o mesmo preço, ele teria gasto, no dia 9 de setembro, em reais, a quantia de:
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83Q339401 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente de Estação, Metrô SP, FCC

Um pequeno restaurante oferece a seus clientes três opções de escolha do prato principal - carne assada, salada de batatas ou frango frito - e três opções de escolha da sobremesa - fruta da época, pudim de leite ou goiabada com queijo. Três amigos - Aluísio, Júnior e Rogério - foram a esse restaurante e constatou-se que:

- cada um deles se serviu de um único prato principal e uma única sobremesa;

- Rogério comeu carne assada;

- um deles, que é vegetariano, comeu uma fruta da época como sobremesa;

- Aluísio escolheu goiabada com queijo como sobremesa.

Nessas condições, é correto afirmar que

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84Q607241 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

A criação do conhecimento ocorre em três níveis: indivíduo, grupo e organização. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), tem dois componentes principais:
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85Q185544 | Português, Morfologia, Engenheiro Eletrônico, METRÔ SP, FCC

Texto associado.

Estradas e viajantes

A linguagem nossa de cada dia pode ser altamente
expressiva. Não sei até quando sobreviverão expressões, ditados,
fórmulas proverbiais, modos de dizer que atravessaram o
tempo falando as coisas de um jeito muito especial, gostoso,
sugestivo. Acabarão por cair todas em desuso numa época como
a nossa, cheia de pressa e sem nenhuma paciência, ou
apenas se renovarão?

Algumas expressões são tão fortes que resistem aos
séculos. Haverá alguma língua que não estabeleça formas de
comparação entre vida e viagem, vida e caminho, vida e estrada?
O grande Dante já começava a Divina Comédia com "No
meio do caminho de nossa vida...". Se a vida é uma viagem, a
grande viagem só pode ser... a morte, fim do nosso caminho.
"Ela partiu", "Ele se foi", dizemos. E assim vamos seguindo...

Quando menino, ouvia com estranheza a frase "Cuidado,
tem boi na linha". Como não havia linha de trem nem boi
por perto, e as pessoas olhavamdisfarçadamente para mim, comecei
a desconfiar, mas sem compreender, que o boi era eu;
mas como assim? Mais tarde vim a entender a tradução completa
e prosaica: "suspendamos a conversa, porque há alguém
que não deve ouvi-la". Uma outra expressão pitoresca, que eu
já entendia, era "calça de pular brejo" ou "calça de atravessar
rio", no caso de pernas crescidas ou calças encolhidas, tudo
constatado antes de pegar algum caminho.

Já adulto, vim a dar com o termo "passagem", no
sentido fúnebre. "Passou desta para melhor". Situação difícil:
"estar numa encruzilhada". Fim de vida penoso? "Também, já
está subindo a ladeira dos oitenta..." São incontáveis os exemplos,
é uma retórica inteira dedicada a imagens como essas.
Obviamente, os poetas, especialistas em imagens, se encarregam
de multiplicá-las. "Tinha uma pedra no meio do caminho",
queixou-se uma vez, e para sempre, o poeta Carlos Drummond
de Andrade, fornecendo-nos um símbolo essencial para todo e
qualquerobstáculo que um caminhante fatalmente enfrenta na
estrada da vida, neste mundo velho sem porteira...

(Peregrino Solerte, inédito)

Transpondo-se para a voz passiva a construção Mais tarde vim a entender a tradução completa, a forma verbal resultante será:

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86Q3138 | Matemática, Agente de Segurança, Metrô SP, FCC

Num momento em que no caixa de uma bilheteria de certa Estação do Metrô havia apenas três tipos de moedas − de 5, 10 e 25 centavos −, um usuário usou uma cédula de 10 reais para comprar três bilhetes. Se o preço unitário do bilhete é R$ 2,65 e sabendo que esse usuário recebeu o troco apenas em moedas, o número de possibilidades de que ele tenha recebido exatamente 5 moedas de 25 centavos e as demais de pelo menos um dos outros dois tipos, é
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87Q689096 | Português, Morfologia, Agente de Segurança Metroviária, METRÔ SP, FCC, 2019

Atenção: Para responder a questão, considere o texto abaixo. 
Nisto entrou o moleque trazendo o relógio com o vidro novo. Era tempo; já me custava estar ali; dei uma moedinha de prata ao moleque; disse a Marcela que voltaria noutra ocasião, e saí a passo largo. Para dizer tudo, devo confessar que o coração me batia um pouco; mas era uma espécie de dobre de finados. O espírito ia travado de impressões opostas. Notem que aquele dia amanhecera alegre para mim. Meu pai, ao almoço, repetiu-me, por antecipação, o primeiro discurso que eu tinha de proferir na Câmara dos Deputados; rimo-nos muito, e o sol também, que estava brilhante, como nos mais belos dias do mundo; do mesmo modo que Virgília devia rir, quando eu lhe contasse as nossas fantasias do almoço. Vai senão quando, cai-me o vidro do relógio; entro na primeira loja que me fica à mão; e eis me surge o passado, ei-lo que me lacera e beija; ei-lo que me interroga, com um rosto cortado de saudades e bexigas... 
Lá o deixei; meti-me às pressas na sege, que me esperava no Largo de S. Francisco de Paula, e ordenei ao boleeiro que rodasse pelas ruas fora. O boleeiro atiçou as bestas, a sege entrou a sacolejar-me, as molas gemiam, as rodas sulcavam rapidamente a lama que deixara a chuva recente, e tudo isso me parecia estar parado. Não há, às vezes, um certo vento morno, não forte nem áspero, mas abafadiço, que nos não leva o chapéu da cabeça, nem rodomoinha nas saias das mulheres, e todavia é ou parece ser pior do que se fizesse uma e outra coisa, porque abate, afrouxa, e como que dissolve os espíritos? Pois eu tinha esse vento comigo; e, certo de que ele me soprava por achar-me naquela espécie de garganta entre o passado e o presente, almejava por sair à planície do futuro. O pior é que a sege não andava.
- João, bradei eu ao boleeiro. Esta sege anda ou não anda?
- Uê! nhonhô! Já estamos parados na porta de sinhô conselheiro. 
(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001, p. 135-136) 
O boleeiro atiçou as bestas (2º parágrafo).
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:
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88Q7268 | Português, Agente de Segurança, Metrô SP, FCC

Texto associado.
   A população mundial, que superou a marca de 7 bilhões
de pessoas, ganhará 2 bilhões de habitantes até 2050. A necessidade
de nutrir 9 bilhões de bocas significa que a produção de
comida terá de dobrar nos próximos quarenta anos, segundo
projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura
e Alimentação (FAO). Como há relativamente poucas fronteiras
aráveis novas para serem exploradas pela agricultura, os
fazendeiros mundiais terão de, praticamente, dobrar a produção
de áreas usadas atualmente. A resposta a esse desafio exigirá
uma nova revolução verde, similar à da década de 60, quando
houve um salto na produtividade graças à utilização de
defensivos, fertilizantes e técnicas modernas de plantio. Para
muitos especialistas, a segunda revolução já está em curso.

    O consumo de proteína tem crescido rapidamente nos
grandes países em desenvolvimento, principalmente na Índia e
na China, mas, segundo o zoólogo escocês Hugh Grant, será
possível suprir essa demanda. Ele diz que isso dependerá da
redução do desperdício e também da modernização da agricultura
nos países mais atrasados. Dependerá também dos avanços
na biotecnologia, em duas frentes. A primeira é o melhoramento
genético convencional por meio de cruzamentos das
espécies existentes e da seleção de sementes mais produtivas.
A segunda é o desenvolvimento de sementes transgênicas, com
variedades com mais nutrientes ou mais resistentes às secas,
de modo a manter afastados das lavouras os predadores e as
ervas daninhas.

(Adaptado de: Giuliano Guandalini. Veja, 21 de dezembro de
2011, p. 170-171)
De acordo com o texto, entende-se como desafio:
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89Q539048 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas, Oficial Manutenção Instalações I, Metrô SP, FCC

Na realização de manutenção em circuitos elétricos, deve-se cuidar para que

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90Q542016 | Probabilidade e Estatística, Medidas de Ordenamento e Forma, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Com relação às medidas de assimetria e curtose é correto afirmar que:

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91Q7259 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Segurança, Metrô SP, FCC

Considere a sinopse de um filme brasileiro lançado em 2012: Três irmãos decidem viver uma grande aventura. Orlando, Cláudio, e Leonardo Villas-Bôas partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. A saga começa com a travessia do Rio das Mortes e logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura, registrando tudo num diário batizado de “Marcha para o Oeste”. Numa viagem sem paralelo na história, com batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, 1.000 quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades desbravadas e 14 tribos contatadas, além das mais de 200 crises de malária, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica.

(Adaptado: http://www.interfilmes.com/filme_25799.html)

O texto é a sinopse do filme
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92Q722194 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Assistente Administrativo Júnior, Metrô SP, FCC

Este programa foi criado por uma ação conjunta dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover o intercâmbio de ciência, tecnologia e inovação em âmbito mundial. O programa é destinado a alunos brasileiros de graduação e de pós que ganham bolsas para o exterior e alunos do exterior que queiram estudar no Brasil. Trata-se do Programa
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93Q3140 | Matemática, Agente de Segurança, Metrô SP, FCC

Considere as proposições simples:

p: Maly é usuária do Metrô e q: Maly gosta de dirigir
automóvel

A negação da proposição composta p q ~ ∧ é:
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94Q335783 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Assistente Administrativo Júnior, Metrô SP, FCC

Seja o número inteiro 5X7Y, em que X e Y representam os algarismos das centenas e das unidades, respectivamente. O total de pares de valores (X, Y), que tornam tal número divisível por 18, é

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95Q3128 | Português, Agente de Segurança, Metrô SP, FCC

Texto associado.
   Atenção: As questões de números 16 a 20 baseiam-se no
texto abaixo.

   A narrativa bíblica da Torre de Babel conta que Deus se
enfureceu ao notar que os homens sonhavam com o reino dos
céus e construíam uma torre para alcançá-lo. Resolveu, então,
puni-los por sua arrogância. Logo, cada um dos homens
começou a falar uma língua diferente e, com a comunicação
comprometida, a construção foi cancelada. Se na Bíblia a
pluralidade linguística era uma condenação, para a história é
uma bênção, pois mostra a riqueza da humanidade. Os idiomas
guardam a alma de um povo, sua história, seus costumes e
conhecimentos, passados de geração em geração.
   O Atlas das línguas do mundo em perigo de
desaparecer 2009
, divulgado pela Unesco, contempla a
situação de 155 países e divide os idiomas na categoria extinta
e em outras quatro de risco. Ele apresenta a situação de 190
línguas brasileiras, todas indígenas. Dessas, 12 desapareceram
e as demais estão em risco. Segundo o americano Denny
Moore, antropólogo, linguista colaborador do Iphan (Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e coordenador da área
de linguística do Museu Emílio Goeldi, em Belém, o documento
deixou de fora os dialetos de descendentes de imigrantes e de
grupos afrobrasileiros por falta de dados sistematizados sobre
eles − estima-se que sejam 20 línguas. Para ele, as
informações sobre o Brasil devem ser vistas com cautela −
muitas das línguas citadas são extremamente parecidas e
inteligíveis entre si e poderiam ser consideradas pelos linguistas
como o mesmo idioma.
   Com o objetivo de entender melhor nosso universo
linguístico, o Iphan montou o Grupo de Trabalho da Diversidade
Linguística do Brasil (GTDL), que se dedica à criação de um
inventário de línguas brasileiras. Hoje, o governo reconhece a
importância de preservar esse patrimônio imaterial, mas nem
sempre foi assim. Segundo historiadores, em 1500 eram faladas
1.078 línguas indígenas. Para colonizar o país e catequizar os
povos indígenas, os descobridores forçaram o aprendizado do
português. Durante o governo Getúlio Vargas defendeu-se a
nacionalização do ensino, e os idiomas falados por descendentes
de estrangeiros simbolizavam falta de patriotismo. Por
isso, caíram em desuso.
   Mas por que as línguas desaparecem? Por diversos
motivos, como a morte de seu último falante. Em tempos de
globalização, é comum também que um idioma mais forte, com
mais pessoas que o utilizam em grandes centros, sufoque um
mais fraco.

(Cláudia Jordão. Istoé, 11/3/2009, pp.60-62, com adaptações)
... estima-se que sejam 20 línguas. (2o parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está na frase:
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96Q340421 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Agente de Estação, Metrô SP, FCC

Cada uma das duas primeiras linhas seguintes apresenta um par de palavras que foram formadas obedecendo a determinado critério. Esse mesmo critério deve ser usado para completar a terceira linha, na qual falta uma palavra.

GROSSO ? SOGRO

TESTEMUNHAR ? ARTES

AMEDRONTAR ? ?

A palavra que deve estar no lugar do ponto de interrogação é

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97Q711153 | Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, METRÔ SP, FCC, 2019

O acompanhamento de indicadores para fins de avaliação da situação de saúde, articulação de ações de promoção da saúde e de prevenção de riscos nos ambientes e processos relacionados ao trabalho, é uma das ações que envolvem a
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98Q321965 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Analista Trainee, Metrô SP, FCC

Em relação à Educação Pública no Brasil, é correto afirmar que

I. o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, teve grande importância na defesa pela educação obrigatória, pública, gratuita e laica como um dever do Estado.

 II. a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 4.024/61) atendeu também as escolas privadas, apesar das pressões para que o Estado destinasse recursos apenas para a educação pública.

 III. o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1970) é considerado o movimento mais competente em termos de qualidade para a alfabetização de jovens e adultos.

IV. historicamente a prática de pôr a Administração Pública a serviço de grupos particulares, sejam econômicos, religiosos ou político-partidários, garantiu um maior investimento financeiro na educação pública de qualidade.

É correto o que consta APENAS em

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99Q102404 | Programação , HTML, Analista Tecnologia da Informação, METRÔ SP, FCC

Tag que deve ser utilizada entre as tags HEAD e servem para definir os atributos identificadores do seu site como "author", "copyright" e "keywords". Em HTML, essa é a tag

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100Q342146 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Supervisor de Linha Operacional, Metrô SP, FCC

Considere a relação existente entre o primeiro e o segundo grupos de letras, a contar da esquerda no esquema abaixo. A mesma relação deve existir entre o terceiro grupo e o quarto, que está faltando.

A B C A : E F G E :: M N 0 M : ? Se o alfabeto oficial exclui as letras K, W e Y, então o grupo de letras que substitui corretamente o ponto de interrogação é
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