Questões de Concursos Ministério da Ciência e Tecnologia

Resolva questões de Ministério da Ciência e Tecnologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

62Q809637 | Legislação Federal, Lei 9537 1997, Técnico 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Segundo normas vigentes editadas pela autoridade marítima, sinalização náutica é um conjunto de sinais náuticos e sistema de auxílio à navegação, com indicativos fixos ou flutuantes, visuais, sonoros ou radioelétricos destinados a contribuir para uma navegação segura. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O balizamento que indica águas seguras, sem problema para a navegação, apresenta-se pintado com coloração verde e branca.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q542426 | Probabilidade e Estatística, Definição e Conceito Sobre Estatística, Analista em CampT Pleno, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A probabilidade de um sistema funcionar sem falhas durante um período de tempo (t) é dada pela soma contínua (integral) da probabilidade de falha p(t) ao longo de todo o tempo possível até o tempo t. O índice de falhas pode ser definido como o coeficiente da probabilidade de o evento ocorrer durante um período de tempo particular dividido pela confiabilidade do sistema nesse tempo.

Evidências descendentes envolvem avaliar evidências que fundamentam transações e sua acumulação nas demonstrações contábeis, enquanto evidências ascendentes avaliam evidências sobre demonstrações contábeis esperadas, baseadas no conhecimento da entidade e de seu negócio e indústria.

  1. ✂️
  2. ✂️

64Q809458 | Legislação Federal, Código de Ética do Profissional de Jornalismo, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Tomando como referência o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ), julgue os itens subseqüentes. O sigilo da fonte é uma obrigação do jornalista, independentemente da natureza do veículo (impresso ou audiovisual) onde o profissional de imprensa trabalha.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q614795 | Informática, Sistemas de Informação, Tecnologista Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Algumas características de dados são importantes para a arquitetura e a programação de um SIG. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

A malha de triângulos irregulares ou TIN (triangular irregular network) é uma estrutura do tipo vetorial com topologia do tipo arco-nó e representa uma superfície com triângulos interligados.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q614744 | Informática, Sistemas de Informação, Tecnologista Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Algumas características de dados são importantes para a arquitetura e a programação de um SIG. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.

A TIN permite melhor visualização da superfície que o formato matricial de uma grade regular, pois utiliza triângulos menores, quando a declividade do terreno é maior, e triângulos maiores para regiões mais planas.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q813615 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Analista em CampT Pleno, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

O instrumento de subvenção econômica foi criado a partir da aprovação da Lei n. o 10.973/2004 (Lei da Inovação) e da Lei n.º 11.196/2005 (Lei do Bem). Com relação aos incentivos decorrentes dessas leis, julgue os itens seguintes.

O LABOCEANO — o mais profundo tanque oceânico do mundo e o maior da América Latina — foi financiado, na sua quase totalidade, com recursos do fundo setorial CT-PETRO.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q549908 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Quanto à instalação de periféricos em computadores Pentium II ou superior, com sistema operacional Windows, julgue os itens seguintes.

Uma impressora do tipo USB precisa estar configurada para transmitir os dados de acordo com a seqüência lógica de uma porta paralela, por questões de compatibilidade de padrões.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q816167 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A chamada Lei de Inovação, Lei n.º 10.973/2004, estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do Brasil. Acerca das definições e medidas estabelecidas nessa lei, julgue os itens a seguir. Define-se um núcleo de inovação tecnológica como um grupo de pesquisa registrado junto ao CNPq e que tenha pelo menos um pesquisador detentor de patente.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q816058 | Legislação Federal, Lei 9537 1997, Técnico 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Segundo normas vigentes editadas pela autoridade marítima, sinalização náutica é um conjunto de sinais náuticos e sistema de auxílio à navegação, com indicativos fixos ou flutuantes, visuais, sonoros ou radioelétricos destinados a contribuir para uma navegação segura. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Nos rios não associados a uma baía, enseada ou estuário marítimo, a direção convencional do balizamento será sempre da foz para a nascente.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q815679 | Legislação Federal, Código Brasileiro de Telecomunicações Lei 4117 1962, Analista em Ciência Pleno 2, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Acerca do Código Brasileiro de Telecomunicações e da regulamentação profissional do jornalista, julgue os itens a seguir. Segundo o Código Brasileiro de Telecomunicações, na programação das estações de radiodifusão o tempo destinado à publicidade comercial não poderá exceder a 25% do total.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q396913 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Analista em Ciência Júnior I, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Acerca dos poderes administrativos, julgue os itens de 79 a 82.

Diferentemente da polícia judiciária, cuja atuação, de natureza predominantemente repressiva, visa a apuração das infrações penais, o poder de polícia administrativa é executado por órgãos administrativos que possuem um caráter essencialmente fiscalizador e preventivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q813950 | Legislação Federal, Lei 10973 2004, Analista em Ciência Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

O instrumento de subvenção econômica foi criado a partir da aprovação da Lei n.o 10.973/2004 (Lei da Inovação) e da Lei n.º 11.196/2005 (Lei do Bem). Com relação aos incentivos decorrentes dessas leis, julgue os itens seguintes.

O programa Juro Zero, que oferece financiamentos iguais ou superiores a R$ 1 milhão, sem juros, mas corrigidos pelo IPCA, é dirigido às pequenas empresas inovadoras (com faturamento anual de até R$ 10,5 milhões).

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q549544 | Informática, Protocolos de Comunicação, Analista em Ciência Júnior, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Em relação aos protocolos utilizados na Internet e em uma intranet, julgue os itens seguintes.

O protocolo FTP (file transfer protocol) usa recursos do protocolo de transporte UDP (user datagram protocol) para sinalizar a ocorrência de erro durante a transmissão de dados em uma intranet.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q749812 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Analista em CampT Pleno, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Em um campo de produção de sementes de soja transgênica cujos descritores são bem definidos, a semeadura foi realizada em época diferente da recomendada, utilizando-se, para irrigação, um equipamento do tipo pivô-central com linha de aspersão de 400 metros de comprimento. Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

O manejo da irrigação no referido campo pode ser realizado a partir do tensiômetro. Esse equipamento é constituído de um tubo contendo água com uma extremidade composta de cápsula de cerâmica porosa, que permite o fluxo da água, e a outra extremidade arrolhada e com um indicador de vácuo produzido pelo potencial matricial. A utilização do tensiômetro é simples, pois sua leitura indica diretamente o teor de água no solo, ou seja, quanto menor a leitura maior é a quantidade de água no solo.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q617805 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista em Ciência Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

No relacionamentos entre classes, podem existir ligações entre objetos de uma mesma classe; em uma associação ternária existem três papéis; qualquer associação ternária pode ser convertida em associações binárias; se o relacionamento entre as classes A e B é uma composição, na qual A é o todo e B é a parte, as instâncias de A devem ser criadas por código em B.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q749756 | Engenharia Agronômica, Controle de Qualidade, Analista em CampT Pleno, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

O agronegócio brasileiro vem crescendo nos últimos anos e conquistando mais mercados internacionais em decorrência da maior competitividade dos produtos. Essa situação é o resultado da adoção de novas tecnologias, de manejos produtivos adequados a realidade do país e da qualidade dos produtos.

Acerca das medidas que os os gestores das várias etapas da cadeia produtiva devem adotar para garantir esse bom desempenho, julgue os próximos itens.

Selecionar, dentro de um rebanho de bovinos, os reprodutores e matrizes para garantir um aumento da heterose desse rebanho, tendo como conseqüência o nascimento de filhos mais produtivos e com maior vigor híbrido em função do aumento de pares de genes heterozigotos e redução de pares de genes homozigotos.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q356830 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Analista em Ciência Júnior I, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

A propósito do SIAFI, do SIASG e do SICAF, julgue os itens a seguir.

O SIASG, gerido pelo Ministério da Fazenda, possibilita o cadastramento dos fornecedores de todas as esferas da administração e é de uso exclusivo das pessoas físicas e jurídicas que transacionam com o poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q532860 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Analista em Ciência Pleno 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

As dimensões antropométricas correspondem às informações relativas ao corpo humano e são dados importantes para o desenvolvimento do projeto de arquitetura. A adequação dessas informações ao projeto pode garantir melhores condições ao conforto humano nas edificações. Acerca desse assunto julgue os itens que seguem.

O projeto de espaços destinados a projeções audiovisuais deve considerar as medidas antropométricas dos espectadores sentados e em pé, altos e baixos e as implicações visuais envolvidas. A distância mínima entre a primeira fileira e o equipamento (tela) pode ser determinada desenhando-se uma linha de visão desde o topo da imagem projetada até o olho do espectador sentado na primeira fileira, em um ângulo não menor que 30º e não maior que 33º.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.