Questões de Concursos Ministério da Cultura

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q356124 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Analista Econômico Financeiro, Ministério da Cultura, FGV

No exercício financeiro de 2005, uma determinada Unidade Gestora efetuou o empenhamento de um crédito orçamentário. Em 31 de dezembro, ainda não havia sido realizada sua liquidação e, conseqüentemente, foi feita a devida inscrição em Restos a Pagar Não Processados. Com base nos procedimentos de registros utilizados no SIAFI, o lançamento correspondente no sistema orçamentário, no âmbito de célula da despesa foi:
(D = débito na conta e C = crédito na conta)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12 Q349873 | Arquivologia, Preservação, Restaurador, Ministério da Cultura, FGV

Os sistemas de acondicionamento, como mobiliário e embalagens de materiais duráveis e estáveis, são fundamentais para a preservação dos documentos.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13 Q605376 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Bibliotecário, Ministério da Cultura, FGV

De acordo com o estabelecido na norma que dispõe sobre a numeração progressiva das seções de um documento (NBR 6024/2003, da ABNT), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q356424 | Contabilidade Geral, SIAFI Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo, Analista Econômico Financeiro, Ministério da Cultura, FGV

De acordo com a estrutura do Plano de Contas da Administração Federal, utilizado no SIAFI, o grupo Resultado Orçamentário – aumentativo (6.1.0.0.0.00.00) compreenderá as contas representativas de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15 Q724945 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura, Técnico, Ministério da Cultura, FGV

O Ministério da Cultura (MinC), por intermédio do diretor do Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), José do Nascimento Júnior, anunciou, no início do ano, que os 40 museus administrados pelo MinC receberão um novo sistema de segurança. A medida foi tomada após o roubo de obras de arte no:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q356106 | Contabilidade Geral, Contabilidade Aplicada à Administração Pública, Analista Econômico Financeiro, Ministério da Cultura, FGV

Durante um exercício financeiro, a realização do pagamento de um determinado empréstimo contraído em uma instituição financeira será classificada como despesa orçamentária do exercício e, em decorrência, implicará uma variação patrimonial resultante de uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q617490 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista de Sistemas, Ministério da Cultura, FGV

Durante o funcionamento de um microcomputador, o tempo necessário para que uma posição de memória seja localizada e uma informação seja transferida de/para esse endereço é conhecido como tempo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q349912 | Arquivologia, Preservação, Restaurador, Ministério da Cultura, FGV

Analise as afirmativas a seguir:

I. Antes de qualquer intervenção, são necessários testes de solubilidade e de resistência das tintas e de resistência do suporte, medição do pH e limpeza mecânica.
II. A utilização de processos aquosos na conservação de papéis tem por finalidade a limpeza, neutralização ou tamponamento, como também a planificação e a eliminação de manchas.
III. A umectabilidade dos papéis pode ser aumentada utilizando água com temperatura elevada e com produtos que diminuem a tensão superficial do papel em relação à água, como, por exemplo, o álcool, facilitando a absorção da água.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q351131 | Arquivologia, Preservação, Restaurador, Ministério da Cultura, FGV

Analise as afirmativas a seguir:

I. A higienização é um tratamento para eliminar sujidades extrínsecas às obras; dessa maneira, ajuda na identificação de qualquer tipo de ataque de microrganismos ao acervo. O alto teor de umidade relativa em acervos umedece a poeira sobre os documentos fazendo com que ela penetre entre as fibras de papel causando manchas nos pontos onde há maior concentração de poeira.
II. Para a limpeza de livros em mesas de higienização, deve- -se primeiro limpar a lombada e pastas anterior e posterior com trincha, pincel macio ou flanela macia, dependendo do estado de conservação; depois, segurando o livro pela lombada e apertando o miolo, limpar os cortes com uma trincha ou pincel macios iniciando da cabeça do livro. O miolo deve ser limpo com pincel folha a folha, numa primeira higienização, e as folhas devem ser oxigenadas várias vezes.
III. Os papéis de arquitetura (em geral vegetal) podem ser limpos com pó de borracha, após testes. Muito sensíveis à água, esses papéis podem ter distorções causadas pela umidade que são reversíveis e de fácil remoção.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20 Q605904 | Biblioteconomia, Indexação conceito, Bibliotecário, Ministério da Cultura, FGV

Na linguagem de indexação, ponderação, elos e indicadores de função são considerados dispositivos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.