Início

Questões de Concursos Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica

Resolva questões de Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q374146 | Português, Numerais, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Há significantes que não possuem marcas de número, quer no singular quer no plural, pois se mostram alheios à classe gramatical de número. Qual das palavras citadas exemplifica esse enunciado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q374798 | Português, Estrutura das Palavras, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Assinale a alternativa incorreta quanto à formação da palavra em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q554530 | Informática, Virus, Técnico, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, CESGRANRIO

Após instalar um antivírus em seu computador, uma medida adequada de segurança é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q544622 | Física, Termologia, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Dentre os recentes desenvolvimentos tecnológicos encontram-se os aparelhos eletrodomésticos que, pela praticidade e economia de tempo, facilitam a realização das tarefas diárias, como o forno de microondas utilizado para o preparo ou o aquecimento dos alimentos quase que de modo instantâneo. Dentro do forno de microondas, o magnétron é o dispositivo que transforma ou converte a energia elétrica em microondas, ondas eletromagnéticas de alta frequência, as quais não aquecem o forno porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q374592 | Português, Termos Acessórios da Oração, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Leia:

Às vezes, uma dor me desespera...

Nestas ânsias e dúvidas em que ando,

Cismo e padeço, neste outono, quando

Calculo o que perdi na primavera. (Olavo Bilac)

Na estrofe acima, as vírgulas estão separando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q545344 | Física, Grandezas e Unidades, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Um montanhista, após escalar uma montanha e atingir certa altitude em relação ao nível do mar, resolveu utilizar um recipiente e um fogareiro para preparar seu chocolate quente. Percebeu que no topo da montanha sua bebida parecia não tão quente quanto aquela que preparava na praia. Sabendo que a temperatura de ebulição é diretamente proporcional à pressão externa ao líquido e considerando a constatação da temperatura feita pelo montanhista, pode-se afirmar que a pressão no topo da montanha em relação ao nível do mar, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q795650 | Finanças Públicas, Técnico em Programação Operacional de Defesa Aérea, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, CESGRANRIO

A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade da gestão fiscal. A Seção II, Subseção I, Art. 19 define que a despesa total com pessoal não poderá exceder, em cada período de apuração, percentuais da receita corrente líquida. No caso da União, esse percentual é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q374714 | Português, Termos Integrantes da Oração, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Assinale a frase em que o termo destacado não é objeto indireto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q546768 | Física, Eletromagnetismo, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Duas esferas A e B que estavam em um balão, caem simultaneamente em direção ao solo. Com relação ao seu estado de repouso ou movimento, desconsiderando o atrito e os deslocamentos de massa de ar atmosféricos, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q374303 | Português, Interpretação de Texto, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Transpondo-se corretamente para a voz ativa a frase grifada ?Para serem orientadas por um especialista sobre a febre amarela, fizeram inúmeras perguntas?, obtém-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q545159 | Física, Estática, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Um balão de borracha preto foi preenchido com ar e exposto ao sol. Após certo tempo tende a se mover para cima se não estiver preso a algo. Uma possível explicação física para tal acontecimento seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q790311 | Engenharia Metalúrgica, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Considerando a curva tensão versus deformação obtida pelo ensaio de tração convencional de um material dúctil, com escoamento nítido, observa-se o seguinte:

I. A região de comportamento elástico, regime elástico, é delimitada a partir da origem até a tensão limite de elasticidade do material.

II. No regime plástico, pode-se obter a tensão limite de proporcionalidade do material, o módulo de elasticidade, a tensão limite de elasticidade e a resistência.

III. No regime plástico, pode-se determinar a tensão limite de resistência do material, a tensão limite de ruptura, o alongamento, a estricção e a tenacidade.

IV. A tenacidade entendida como a capacidade do material absorver energia até o seu escoamento é numericamente igual à área delimitada na tensão de escoamento.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q546578 | Física, Mecânica, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Considere as seguintes afirmações sobre o movimento circular uniforme (MCU):

I. Possui velocidade angular constante.

II. Possui velocidade tangencial constante em módulo, mas com direção e sentido variáveis.

III. A velocidade angular é inversamente proporcional à frequência do movimento.

IV. Possui uma aceleração radial, com sentido orientado para o centro da trajetória.

Das afirmações anteriores, são corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q374065 | Português, Pronome, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Complete, corretamente, as lacunas da assertiva quanto ao emprego dos pronomes relativos e identifique a seguir a alternativa com a sequência correta.

Pedro lia um livro muito interessante __________ autor o havia autografado para seu avô _________ era muito amigo do escritor, pois cresceram juntos e lá ___________viviam tudo era magia e encantamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q485668 | Inglês, Gramática, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Complete the sentences below using make or do:

1 – She forgot to __________ her homework.

2 – During the text, try not to __________ a noise.

3 – She needs to __________ an appointment to see the destist.

4 – Every morning I _________ my bed.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q374587 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Aeronavegantes, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, EEAR, 2018

Assinale a frase que contém metonímia do tipo parte pelo todo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q628597 | Informática, Sistemas Operacionais, Técnico de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, CESGRANRIO

No âmbito de sistemas operacionais, uma seção ou região crítica é a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.