Questões de Concursos Ministério da Saúde

Resolva questões de Ministério da Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

601Q360470 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Em relação a instituições hospitalares, julgue os seguintes itens.

Tendo em vista a necessidade de ocupação total do hospital para otimizar seus lucros, os autores são unânimes em afirmar que é inadmissível adotar, como nos hotéis, a estratégia de reserva técnica.

  1. ✂️
  2. ✂️

602Q808741 | Legislação Federal, Lei 10216 2001, Assistente Social, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Cerca de 1.800 usuários de saúde mental de todo o Brasil participaram, no dia 30/9/2009, em Brasília, da marcha dos usuários pela reforma psiquiátrica antimanicomial, com o objetivo de reivindicar a efetiva aplicação da Lei n.º 10.216/2001 e também o aumento de investimentos no Programa de Volta para Casa. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O Programa de Volta para Casa vem produzindo efeitos imediatos no cotidiano das pessoas egressas de hospitais psiquiátricos, podendo, portanto, ser identificado como intervenção, no poder de contratualidade social dos beneficiários, potencializando sua emancipação e autonomia.

  1. ✂️
  2. ✂️

603Q738856 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 contribuiu para o desequilíbrio da previdência ao aumentar gastos sem receitas correspondentes. Nesse cenário, destacam-se a equiparação do menor benefício rural (meio salário mínimo) ao menor benefício urbano (um salário mínimo), o que aumentou em 100% o valor do piso rural, e a redução do tempo de aposentadoria do trabalhador rural em cinco anos, em relação ao trabalhador urbano.

O período compreendido entre 1974 e 1984 marcou o apogeu e o esgotamento do modelo de crescimento vigente desde os anos 50 do mesmo século, modelo esse que foi extinto pelo Estado com base principalmente no endividamento externo.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q465762 | Direito Tributário, Contribuições de melhoria, Administrador, Ministério da Saúde, IDECAN, 2017

Com referência ao produto de arrecadação da Cide - Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível, analise as afirmativas a seguir.

I. Pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, de gás natural e seus derivados e de derivados de petróleo.

II. Destinado para o financiamento de projetos de saúde, de educação e programas sociais, como, por exemplo, o Fome Zero e o Bolsa Família.

III. Financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás.

IV. Financiamento de programas de infraestrutura de transportes.

V. Destinado integralmente ao Fundo Nacional de Saúde, para financiamento das ações e serviços de saúde.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q475751 | Farmácia, Formulações farmacêuticas, Farmacêutico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca de fórmulas e formas farmacêuticas, julgue os itens a seguir.

As emulsões são preparações farmacêuticas obtidas pela dispersão de uma fase sólida insolúvel, ou praticamente insolúvel, em uma fase líquida.

  1. ✂️
  2. ✂️

606Q476543 | Farmácia, Toxicologia, Farmacêutico, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Os anticoagulantes têm sido indicados também para pacientes que receberam próteses mecânicas de válvulas cardíacas, com o objetivo de impedir a formação de coágulos após o contato do sangue com esses materiais não biológicos. Um anticoagulante importante é a heparina, administrada por via endovenosa em hospitais, utilizada para diferentes tipos de patologias. A respeito dos anticoagulantes, julgue os itens a seguir.

Para se verificar a toxicidade de um medicamento, deve-se considerar os ensaios de toxicidade aguda, subaguda, crônica, teratogênica e de embriotoxicidade, e estudos especiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

607Q803202 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que se refere à avaliação auditiva comportamental e lúdica e suas faixas etárias de aplicação, julgue os próximos itens.

A audiometria com reforço visual é um procedimento de teste válido e confiável que deve ser utilizado na avaliação audiométrica de crianças desde os três meses de vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

608Q366985 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A inovação não se restringe a equipamentos de última geração ou novas técnicas de intervenção em pacientes. Pelo contrário, ela também ocorre na ciência da administração. Com relação aos novos processos em gestão hospitalar, julgue os seguintes itens.

As condições de vida precárias ou o apoio débil não podem servir de justificativa para um maior período de hospitalização do paciente, uma vez que os riscos da permanência em instituição hospitalar sempre superam os riscos da recuperação no domicílio.

  1. ✂️
  2. ✂️

609Q789648 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Engenheiro Eletricista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios de comunicações, julgue os itens a seguir.

Multiplexação por divisão em frequência é uma técnica normalmente utilizada na comutação analógica, enquanto multiplexação por divisão no tempo é uma técnica comumente empregada na comutação digital.

  1. ✂️
  2. ✂️

610Q785051 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Engenheiro, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos ensaios normalmente realizados em transformadores de potência, em CA, para determinação dos seus parâmetros à frequência industrial.

A relação entre o número de espiras do enrolamento primário e do secundário pode ser obtida a partir de tensões medidas no ensaio em curto-circuito.

  1. ✂️
  2. ✂️

613Q551726 | Informática, Internet, Técnico em Contabilidade, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito da Internet e da intranet.

A Internet funciona a partir de um modelo cliente/servidor, em que servidores são os usuários que produzem informações (documentos, imagens, programas) e os clientes são os provedores de acesso que contratam as empresas de telecomunicação para oferecerem serviços de conexão à rede.

  1. ✂️
  2. ✂️

616Q442976 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Engenheiro Civil, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Considerando as disposições constitucionais a respeito dos princípios fundamentais, julgue os itens a seguir.

Promover o bem de todos, erradicar a pobreza e garantir o desenvolvimento nacional são objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil expressos no texto da Constituição Federal de 1988.

  1. ✂️
  2. ✂️

617Q427364 | Direito Constitucional, Organização Política, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito constitucional, julgue os itens a seguir.

Os princípios constitucionais estabelecidos consistem em determinadas normas que se encontram espalhadas pelo texto da CF, e, além de organizarem a própria Federação, estabelecem preceitos centrais de observância obrigatória aos estados-membros, em sua auto-organização.
  1. ✂️
  2. ✂️

618Q426854 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Técnico Administrativo PGPE 1, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que se refere à supremacia da Constituição, aplicabilidade, interpretação, vigência e eficácia das normas constitucionais, julgue os itens seguintes.

A distinção hierárquica entre normas constitucionais é inadmissível perante a Constituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

619Q618606 | Informática, Segurança da Informação, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A respeito da segurança da informação associada a redes de comunicação de dados, julgue os próximos itens.

O protocolo HTTPS utiliza implementações derivadas do TLS (transport layer security) e visa garantir ao usuário confidencialidade e integridade dos dados em redes TCP/IP, além de outras características de segurança.

  1. ✂️
  2. ✂️

620Q641144 | Informática, Segurança de banco de dados, Analista Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à segurança de banco de dados, julgue os itens que se seguem.

A assinatura digital, um método de autenticação de informação digital análogo à assinatura física em papel, tem como propriedades a integridade, a irretratabilidade e a autenticidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.