Início

Questões de Concursos Ministério das Cidades

Resolva questões de Ministério das Cidades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q483485 | Geografia, Cartografia, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

Os mapas temáticos têm o objetivo básico de fornecer uma boa representação dos fenômenos existentes sobre a superfície terrestre, por meio de uma simbologia específica. São elementos constituintes indispensáveis de um mapa temático, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q542758 | Probabilidade e Estatística, Estatístico, Ministério das Cidades, CETRO

Em relação às cadeias de Markov, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q551866 | Informática, HTTP HTTPS, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação às redes de computadores, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q49243 | Direito Constitucional, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

A respeito dos Estados Federados, segundo a Constituição Federal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q609787 | Biblioteconomia, Normas técnicas tipologia, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Assinale a alternativa que, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), apresenta o tipo de normalização documental a que se refere a norma 10719.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q49205 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Em termos de responsabilidade civil do Estado, analise as assertivas abaixo. 

I. A regra é de que prescreve em dez anos a ação de reparação de danos referentes à responsabilidade civil do poder público e das pessoas de direito privado prestadoras de serviços públicos. 
II. Força maior e caso fortuito não consistem excludentes da responsabilidade civil do Estado, em razão da aplicação da Teoria do Risco Integral. 
III. Na Teoria do Risco, ante as inúmeras e variadas atividades da Administração, existe a probabilidade de danos serem causados a particulares. Desse modo, se, em princípio, todos se beneficiam das atividades administrativas, todos devem compartilhar do ressarcimento dos danos causados a alguns, razão pela qual se atribui ao Estado o encargo de ressarcir os danos que seus agentes, nessa qualidade, por ação ou omissão, causarem a terceiros. 
IV. Aplica-se, hoje, na maioria dos ordenamentos, a responsabilidade objetiva do Estado, por meio da qual se deixa de lado o questionamento do dolo ou da culpa do agente, sendo necessário apenas demonstrar existir relação de causa e efeito entre a ação ou a omissão administrativa e o dano sofrido pela vítima. 

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q49213 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q607828 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Ao considerar as bibliotecas como organizações, é possível identificar o binômio que expressa a base estrutural suficiente, potente e adequada para permitir o esforço cooperativo de pessoas realizando sequências racionais de trabalho para obter melhor rendimento, reduzindo custos, atendendo melhor aos objetivos das instituições e aos anseios das pessoas envolvidas no trabalho. Assinale a alternativa que apresenta esse binômio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q49237 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Ana tem um par de sandálias, um par de botas e um par de tênis. Um dos pares é azul, o outro é marrom e o outro é verde, não necessariamente nessa ordem. Apenas uma das declarações abaixo é verdadeira. 

1. O par de sandálias é azul. 
2. O par de botas não é azul. 
3. O par de tênis não é verde. 

Nessas condições, é correto afirmar que o par de sandálias, o par de botas e o par de tênis são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q323709 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

?Diversos estudos têm tematizado a problemática da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas escolas brasileiras.(...) Contudo, encontramos alguns pontos de convergência em torno de alguns ?passos? que são apontados como importantes na elaboração do projeto: 1. a definição de um marco referencial ou conceitual, que expresse as concepções políticofilosóficas da escola com relação à Educação, à escola e suas finalidades; 2. a elaboração de um diagnóstico da realidade escolar, ou análise da realidade escolar; 3. a definição de um plano ou programação de atividades - objetivos, estratégias etc.; 4. a divulgação do PPP (tornálo um documento a ser conhecido por toda a comunidade escolar) e, por fim, 5. a aprovação do PPP em instâncias colegiadas ou em fóruns de representação direta, como assembleia da escola.? (Projeto vivencial, Escola de Gestores). O diagnóstico constitui-se em um dos momentos mais importantes na construção do PPP. É correto afirmar que o diagnóstico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q325800 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Leia o texto abaixo para responder à questão 62.

?A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor em uma tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados.? (José Manuel Moran. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas).

O mundo também do trabalho modificou-se nas últimas décadas. As exigências atuais são por constante aperfeiçoamento técnico e político, em que o indivíduo precisa garantir sua empregabilidade na busca incessante por atualização de habilidades, atitudes e novos conhecimentos, os quais têm prazo de validade (Meister, 1999) cada vez menor.

A Educação a Distância, na perspectiva de Paulo Freire ?educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano?, trabalha com aprendizagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q627747 | Informática, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre a API Wi-fi Direct do Android 4.0, analise as assertivas abaixo.

I. Permite que dispositivos com o hardware adequado se conectem diretamente entre si por meio Wi-fi sem a necessidade de um ponto de acesso (AP).

II. Permite descobrir e conectar dispositivos que suportam Wi-fi Direct, e comunicar por uma conexão rápida por distâncias maiores do que uma conexão bluetooth.

III. Métodos que permitem a descoberta e conexão com outros dispositivos são definidos na classe WifiP2pManager.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q49211 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre as peculiaridades dos contratos administrativos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

(   ) As cláusulas exorbitantes podem consignar as mais diversas prerrogativas, no interesse do serviço público, como, por exemplo, a ocupação do domínio público.
(   ) A rescisão unilateral do contrato ocorrida por inadimplência do contratado não exige justa causa. 
(   ) A exceção de contrato não cumprido se aplica, em princípio, aos contratos administrativos quando a falta é da Administração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q814248 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação à Lei de Improbidade Administrativa, nº 8.429/1992, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q49203 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

A nomeação de alguém para cargo de direção ou chefia consiste em ato administrativo representativo do Poder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q483066 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

Para que se possam extrair informações a partir de dados de sensoriamento remoto, é fundamental o conhecimento do comportamento espectral dos objetos da superfície terrestre e dos fatores que interferem neste comportamento. Sobre esse comportamento, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q746948 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação ao modelo keynesiano simples, analise as assertivas abaixo.

I. Um aumento da propensão a consumir provoca uma elevação da renda de equilíbrio, mantidos os demais fatores constantes.

II. Um aumento no déficit público não alterará o nível de renda, mantidos os demais fatores constantes.

III. Um aumento do superávit na balança comercial, mantidos os demais fatores constantes, tem um efeito similar ao do aumento do investimento do ponto de vista de determinação da renda de equilíbrio.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q646357 | Informática, Linguagens, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Quanto às noções de linguagens de programação orientadas a objetos e à linguagem PHP, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q49220 | Português, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Texto associado.
                                     Autoritarismo benigno 

      SÃO PAULO – O título não esconde as intenções da autora: “Contra a Autonomia – Justificando o Paternalismo Coercitivo”. A obra da filósofa Sarah Conly, disponível só em inglês, bate de frente com o virtual consenso de que as escolhas das pessoas devem ser respeitadas. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, não é um texto irremediavelmente autoritário. Embora Conly defenda a proibição do fumo, ela é simpática à legalização da maconha. 
      O ponto central da autora, que pretende refutar os argumentos libertários de John Stuart Mill, é o de que a psicologia reuniu uma catarata de evidências que provam que o ser humano é “intratavelmente irracional” e que isso não pode ser consertado por campanhas educativas. 
      Não é tanto que não saibamos o que queremos. A maioria de nós não tem dúvida de que deseja manter a saúde, guardar dinheiro para a aposentadoria etc.. A questão é que, devido a uma série de vieses cognitivos, fracassamos miseravelmente em seguir uma estratégia para chegar a esses fins. É só sob essas circunstâncias, diz Conly, que o paternalismo deve entrar para dar uma mãozinha. 
      Até aqui eu acompanho os raciocínios da autora. Ela não me convenceu, entretanto, de que o paternalismo coercitivo, isto é, imposto por meio de normas restritivas, é superior ao paternalismo libertário proposto por Richard Thaler e Cass Sunstein, em que o poder público tenta induzir o cidadão a fazer as melhores escolhas, sem, contudo, obrigá-lo a elas. 
      Minha impressão é que Conly não considerou como deveria o problema da informação incompleta que, em alguma medida, afeta todas as éticas consequencialistas. Nós simplesmente não temos como calcular o valor subjetivo que o fumante atribui a suas baforadas para proclamar que elas valem menos que a sua saúde. 
      O livro de Conly é bom e nos faz pensar, mas continuo com Mill: “Sobre si mesmo, o seu corpo e sua mente, o indivíduo é soberano”. 
  
 
SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. A2, 17 mar. 2013.
Considerando o 2º e o 3º parágrafos do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.