Início

Questões de Concursos Ministério das Cidades

Resolva questões de Ministério das Cidades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q349531 | Arquivologia, Preservação, Arquivista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre as tecnologias dos suportes documentais, em especial da microfilmagem, analise as assertivas abaixo.

I. A tecnologia da microfilmagem tem sido utilizada como forma de construção de coleções retrospectivas.

II. As informações armazenadas em microfilme ocupam cerca de 10% do espaço utilizado para a cópia em papel correspondente.

III. Uma das utilidades da microfilmagem é o armazenamento de documentos impressos em materiais de baixa qualidade ou em deterioração.

IV. Uma das dificuldades do uso da microfilmagem inclui a impossibilidade de acesso remoto aos documentos por ela armazenados.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q743148 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Entre as reações da política fiscal para minimizar os efeitos da crise econômica iniciada em 2008, pode(m) ser citada(s)

I. a desoneração no IPI do automóvel, de material de construção e móveis.

II. a mudança na base de cálculo da contribuição previdenciária de alguns setores com o objetivo de reduzir os custos da mão de obra.

III. a mudança na tabela de Imposto de Renda de Pessoas Físicas.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q543540 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Estatístico, Ministério das Cidades, CETRO

Uma fábrica de pneus desconfiou que uma de suas máquinas estivesse com problema, pois a possibilidade de produzir um pneu defeituoso havia subido para 20%. A fim de inspecionar a linha de produção ao longo de um dia, a empresa contratou um consultor, que escolheu, ao acaso, 5 pneus para vistoriar. Assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de o consultor ter escolhido um pneu sem defeito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q483233 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

A estrutura de dados raster é o primeiro e mais antigo formato de dados, cuja estrutura se consegue mediante o uso de uma malha quadriculada regular sobre a qual se constrói célula a célula o elemento que está sendo representado. Os métodos de estruturação de dados raster apresentam vantagens e desvantagens quanto à sua utilização em comparação com a estrutura vetorial. Sobre a estrutura em questão, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q744224 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre a Necessidade de Financiamento do Setor Público, que é uma medida do superávit ou déficit do setor público, analise as assertivas abaixo.

I. Pode ser calculada a partir da variação do estoque da dívida pública líquida em determinado período, através da metodologia conhecida como ?abaixo da linha?.

II. Na metodologia ?acima da linha? não são consideradas as despesas com os gastos de custeio.

III. Pode ser calculada pela diferença entre receitas e despesas do setor público, a partir da metodologia conhecida como ?acima da linha?.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q608126 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

As referências cruzadas desenvolveram-se a ponto de substituir as listas tradicionais de cabeçalhos de assunto. Nessa nova composição, um termo de referência cruzada pode ser parte da mesma hierarquia classificatória que o termo a que ele se refere. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse desenvolvimento das referências cruzadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q740481 | Economia, Interligação Entre Lado Real e Monetário, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação a um modelo macroeconômico keynesiano, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Quanto mais inclinada a curva LM, maior a eficácia da política fiscal.

( ) Quanto menor a inclinação da curva LM, menor a eficácia da política monetária.

( ) Quanto maior a inclinação da curva IS, maior a eficácia da política fiscal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q747934 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Entre os fatores responsáveis pela elevação da renda real da população ocupada a partir de 2002, pode-se citar o(a)

I. aumento do emprego formal.

II. aumento real do salário mínimo.

III. redução do desemprego.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q623181 | Informática, Arquitetura de Computadores, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Quanto à organização e arquitetura de computadores, analise as assertivas abaixo.

I. No PCI, o sinal LOCK do barramento trava o barramento para permitir múltiplas transações.

II. No PCI, o CLK é opcional para auxiliar a sincronização do barramento.

III. No PCI, o sinal PAR é opcional para o bit de paridade de endereços.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q821383 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Contador, Ministério das Cidades, CETRO

A Lei nº 4.320/1964 estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e Controle dos Orçamentos e Balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Os demonstrativos nos quais os resultados gerais do exercício serão demonstrados são, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q624845 | Informática, Windows, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Quanto ao sistema operacional Windows 7, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As teclas de alternância são ativadas mantendo a tecla NUM LOCK pressionada por 5 segundos.

( ) Para ativar as configurações das teclas de aderência, deve-se pressionar 5 vezes seguidas a tecla SHIFT da esquerda.

( ) Ao pressionar a tecla SHIFT direita por 8 segundos, são ativadas as configurações de teclas de filtragem do emergência nível 1.

( ) As teclas de repercussão permitem que o Windows ignore o pressionamento não pretendido de teclas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q644059 | Informática, Engenharia de Software, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Considerando o desenvolvimento web com ASP, analise as assertivas abaixo.

I. Incluir na string de conexão do banco de dados em uma página ASP dados de entrada digitados pelo usuário da página pode facilitar a um atacante injetar código malicioso e obter acesso ao seu banco de dados.

II. Usar Procedimentos Armazenados é uma forma segura de criar string de conexão a bancos de dados SQL.

III. Sempre criptografar os nomes de usuários e senhas de administrador nos códigos ASP.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q331001 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Três irmãos pretendem comprar um computador. Da quantia necessária, Sílvia possui 1/4 , Juliana possui 1/5 e Renato possui R$324,00, porém ainda faltam 28% do valor. Logo, é correto afirmar que o computador custa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q554217 | Informática, Segurança da Informação, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Considerando processos e threads dos sistemas operacionais, correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Vulnerabilidade.

2. Phishing.

3. Spam.

4. Malware.

Coluna B

( ) Podem ser criadas por configurações incorretas do computador ou de segurança.

( ) Consiste no envio de mensagens indesejadas, o que pode trazer sérios problemas de segurança, pois pode ser usado para transmitir cavalos de troia e outras pragas virtuais.

( ) Golpe on-line de falsificação que pode usar, por exemplo, o e-mail para fazer com que uma pessoa revele informações sigilosas, como o número do cartão de crédito do usuário.

( ) Categoria de código malicioso que inclui vírus, worms e cavalos de troia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q608752 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

As bibliotecas compõem, dentro das instituições, tudo o que está relacionado ao encaminhamento de mensagens por estruturas formais e informais (redes de conhecimento). Desse modo, a biblioteca colabora com o padrão de conhecimento pessoal dos indivíduos e suas experiências nas organizações, ou seja, como elas identificam, buscam e recuperam suas fontes de formação e ao mesmo tempo constroem suas redes de interação e de conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse conceito de gestão do conhecimento e informação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q746680 | Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Considerando o aumento da participação de produtos primários na pauta exportadora brasileira entre 2003 e 2012, analise as assertivas abaixo.

I. Houve aumento das exportações de manufaturados.

II. O aumento das exportações deveu-se apenas ao comércio com a China, sem que tenham aumentado também as exportações para os mercados tradicionais do Brasil - Estados Unidos e Europa.

III. O crescimento do valor da exportação de produtos primários deveu-se, principalmente, ao aumento da quantidade exportada.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q410493 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

No direito brasileiro, firmou-se o entendimento de que são dois os principais meios de desfazer um ato administrativo: a anulação e a revogação. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A anulação ocorre por razões de ilegalidade, enquanto a revogação se baseia em motivos de mérito e, portanto, à conveniência e oportunidade.

II. A anulação é o desfazimento do ato administrativo efetuado pela própria Administração, enquanto a revogação consiste na supressão do ato administrativo ou pela própria Administração ou determinada pelo Poder Judiciário.

III. A anulação, em regra, elimina o ato administrativo com efeitos ex tunc, ou seja, com efeitos pretéritos, e a revogação produz efeitos ex nunc, ou seja, efeitos futuros.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q428533 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre os direitos e garantias fundamentais, conforme artigo 5º da Constituição Federal, analise as assertivas abaixo.

I. A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

II. A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e o homicídio doloso ou culposo, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, omitirem-se.

III. Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

IV. Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, eis que é personalíssima, não podendo a obrigação de reparar o dano estender-se aos sucessores.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q409210 | Direito Administrativo, Sanções Administrativas, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação aos atos da Administração decorrentes da Lei nº 8.666/1993, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.