Início

Questões de Concursos Ministério das Cidades

Resolva questões de Ministério das Cidades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


222Q406768 | Direito Administrativo, Inexigibilidade, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

A respeito da dispensa de licitação, é correto afirmar, segundo a Lei nº 8.666/1993, que

I. é dispensável a licitação quando houver inviabilidade de competição.

II. é dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

III. dispensa-se a licitação para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integre a Administração Pública e que tenha sido criado para esse fim específico em data anterior à vigência da referida lei, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

IV. é dispensável a licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da Administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q742787 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação à política econômica dos dois primeiros anos do Governo Lula (2003-2004), analise as assertivas abaixo.

I. A taxa de juros foi reduzida.

II. O superávit fiscal primário foi reduzido.

III. Foram mantidos os compromissos firmados no acordo estabelecido com o FMI pelo Governo anterior.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q821417 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Contador, Ministério das Cidades, CETRO

Suponha que uma empresa pública vinculada ao Ministério das Cidades decida, em 2013, aumentar sua participação no capital de outra empresa, cujo objeto social seja comercializar apólices de seguro. De acordo com a Lei nº 4.320/1964, é correto afirmar que esse desembolso será contabilizado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q812140 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Contador, Ministério das Cidades, CETRO

Em relação à Lei nº 6.404/1976, que dispõe sobre as sociedades por ações, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A empresa Boqueirão S/A foi constituída em 31/05/2013 e, excepcionalmente no exercício de 2013, seu exercício social poderá ter duração diferente de 1 ano.

( ) Quando do encerramento do exercício da empresa Boqueirão S/A, os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais, (especialmente estoques), dos cálculos de depreciação, amortização e exaustão, de constituição de provisões para encargos ou riscos, e dos ajustes para atender a perdas prováveis na realização de elementos do ativo serão indicados em Notas Explicativas, que complementarão as Demonstrações Financeiras.

( ) A Hauer S/A é uma empresa de capital fechado que atua no ramo de cosméticos. Em 2012, apresentou em seu balanço um patrimônio líquido de R$1.990.000,00. Diante desse fato, a empresa ficou obrigada a elaborar e publicar a Demonstração dos Fluxos de Caixa - afinal, os acionistas precisavam saber a composição de tanto dinheiro.

( ) No final de 2012, a mesma Hauer S/A, por ter capital fechado, observou ainda as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários e foi obrigatoriamente submetida a uma auditoria independente, por profissionais registrados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

( ) Durante o exercício social de 2012, a empresa Botânico S/A, sociedade por ações, observando a Lei nº 6.404/1976 (atualizada pelas Leis nº 11.638/2007 e nº 11.941/2009), contabilizou, no Ativo Diferido, os desembolsos com despesas préoperacionais e gastos na reestruturação, que contribuíram efetivamente para o aumento do resultado de mais de um exercício social e que não configuraram tão somente uma redução de custos ou acréscimo na eficiência operacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q808609 | Legislação Federal, Lei n 12527 2011 Lei de Acesso à informação, Arquivista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre a política de acesso à informação no Brasil, analise as assertivas abaixo.

I. No que diz respeito aos paradigmas sobre a transmissão de informação, a tendência é que haja um deslocamento do modelo com maior ênfase no emissor da mensagem para uma abordagem voltada à relação receptor-usuário.

II. O prazo máximo de restrição de acesso aos documentos ultrassecretos é de 30 anos.

III. Cabem à Administração Pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q743081 | Economia, Inflação, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação à primeira fase do Plano Real (1994-1998), analise as assertivas abaixo.

I. Houve valorização cambial em termos reais nos primeiros meses.

II. Houve elevação do superávit comercial.

III. Houve uma clara política de redução da taxa de juros que não sofreu descontinuidades no período.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q812464 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

O Estatuto da Cidade foi criado para, entre outras finalidades, estabelecer instrumentos para a política urbana. Um importante instrumento é o da instituição de zonas especiais de interesse social. Sobre essas zonas especiais, analise as assertivas abaixo.

I. São zonas urbanas destinadas ao uso habitacional e/ou institucional, ou seja, integram o perímetro urbano do município e devem possuir infraestrutura e serviços urbanos ou garantir a viabilidade da sua implantação.

II. Devem se submeter à fiscalização e controle do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação, de modo a garantir que o poder local estabeleça regras que foram debatidas em encontros de âmbito nacional.

III. Devem ser criadas por lei (Plano Diretor ou outra lei municipal). Como interferem com as possibilidades de aproveitamento do solo urbano e atingem de forma diferenciada as diversas áreas da cidade, com regras que se aplicam tanto aos terrenos públicos quanto particulares, as ZEIS devem ser criadas por lei de igual hierarquia das leis que instituem o zoneamento ou disciplina de uso do solo do município.

IV. São áreas sujeitas a regras específicas de parcelamento, uso e ocupação do solo. Por um lado, tais regras devem viabilizar a regularização fundiária dos assentamentos precários existentes e consolidáveis. Por outro lado, devem facilitar a produção de moradias de interesse social, mediante padrões urbanísticos e edilícios mais populares, sempre com o cuidado de garantir condições de moradia digna.

V. Trata-se do direito à concessão de uso de terrenos públicos ou particulares, remunerada ou gratuita, por tempo certo ou indeterminado, como direito real resolúvel, para fins específicos de regularização fundiária de interesse social, urbanização, industrialização, edificação, cultivo da terra, aproveitamento sustentável das várzeas, preservação das comunidades tradicionais e seus meios de subsistência ou outras modalidades de interesse social em áreas urbanas.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q808930 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

De acordo com o Decreto nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q350285 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre o acesso à informação arquivística e seu histórico, analise as assertivas abaixo.

I. No século XX, o modelo do Estado de Bem-Estar trouxe novas dimensões à relação entre o poder público, os cidadãos e o seu acesso à informação.

II. O direito à informação implica não só um direito civil, mas também um direito social e um direito político.

III. Os documentos reservados recebem essa definição por no mínimo 15 anos.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q746447 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

A quebra do banco de investimentos Lehman Brothers significou um agravamento na crise financeira internacional e mudou drasticamente o cenário da economia brasileira no último trimestre de 2008. Uma das consequências da piora das condições da crise internacional foi a redução da oferta de dólares para empresas e instituições financeiras brasileiras. O Banco Central do Brasil (BCB) tomou, ainda em 2008 e nos primeiros meses de 2009, uma série de medidas, entre as quais estava(m)

I. a oferta de swap cambial para instituições financeiras.

II. os empréstimos em moeda estrangeira concedidos pelo BCB, com utilização das reservas internacionais através de leilões para as instituições financeiras.

III. a redução do prazo para que as instituições financeiras vendessem seus ativos em dólares e internalizassem os recursos no Brasil.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q748097 | Economia, Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre o modelo de crescimento de longo prazo de Solow, analise as assertivas abaixo.

I. A taxa de poupança determina o estoque de capital e, por conseguinte, seu produto.

II. O crescimento econômico sustentado não é determinado, por si só, por uma taxa elevada de poupança.

III. O crescimento populacional é relevante para a determinação do padrão de vida no longo prazo.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q542931 | Probabilidade e Estatística, Média, Estatístico, Ministério das Cidades, CETRO

Considerando a sequência 2; 4; 3; 2; 7; 6, uma média móvel de ordem 2 pode ser dada pela sequência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q560166 | Informática, Word, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Falhas acontecem, como quedas no fornecimento de energia e fechamento de arquivo por engano sem o salvar, de forma que se perde todo o trabalho na edição de textos no ambiente Microsoft Office Word 2013. Assinale a alternativa correta quanto às opções disponíveis para tentar resolver esse tipo de problema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q748112 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre a transição da política econômica entre o primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1998) e o segundo mandato (1999-2002), analise as assertivas abaixo.

I. Houve descontinuidade no programa de privatização.

II. O regime cambial transitou de um regime de flutuação em bandas prefixadas para um regime de flutuação ?suja?.

III. Estabeleceu metas fiscais em acordo com o FMI que resultaram num empréstimo da instituição o qual foi fundamental para estabilizar o câmbio e promover a transição de regime.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q431478 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Assinale a alternativa que melhor apresenta a divisão atual da arrecadação tributária brasileira entre os três níveis de governo (entendida como a arrecadação própria de impostos e contribuições, não incluídas as transferências entre os níveis de governo).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q444006 | Direito Constitucional, Competência Exclusiva da União, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação à Organização do Estado e de acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q606865 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

A essência da documentação é uma questão de linguagem. Em relação a isso, assinale a alternativa que apresenta a função principal da documentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q609243 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

As estruturas em redes ou análise de redes são um meio sistemático de examinar como as relações se configuram numa organização. Em geral, o termo rede é adotado para designar um conjunto de unidades. Assinale a alternativa que apresenta conceitualmente essas unidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q433943 | Direito Constitucional, Orçamentos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre os princípios orçamentários, analise as assertivas abaixo.

I. Segundo o princípio da Unidade, todas as receitas devem ir para conta única do Tesouro Nacional, operacionalizada pelo Banco do Brasil.

II. O princípio da Universalidade estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser elaborada por cada estado, município, pelo Distrito Federal e pela União.

III. O princípio do Equilíbrio Orçamentário estabelece que as despesas autorizadas não serão superiores à previsão das receitas.

IV. Segundo o princípio da não afetação das receitas, é vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os artigos 158 e 159 da CF/1988, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.