Início

Questões de Concursos Ministério das Cidades

Resolva questões de Ministério das Cidades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q432487 | Direito Constitucional, Orçamentos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação ao orçamento público, analise as assertivas abaixo.

I. É vedada a abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes.

II. É vedada a concessão ou utilização de créditos ilimitados.

III. É permitida a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais e suas instituições financeiras, para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q609130 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Na CDU as tabelas auxiliares são compostas de inúmeros sinais auxiliares, entre comuns e especiais, conforme a Edição-Padrão. Os auxiliares comuns indicam características geralmente aplicáveis a todas as tabelas principais. Assinale a alternativa que apresenta os três grupos aos quais pertencem os auxiliares comuns.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q606601 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Com o desenvolvimento tecnológico e dos meios de comunicação, o modelo tradicional de periódico científico vem enfrentando problemas de toda natureza. Três fatores são indicados como causa desses problemas. Aponte a alternativa que apresenta esses fatores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q429459 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta os principais impostos por nível de governo, considerando os últimos dados de arrecadação pela Receita Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q606876 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Muitas bibliotecas digitais participam de grandes redes de informação. Assinale a alternativa que não apresenta uma rede de informação digital.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q406237 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre as responsabilidades do servidor público, segundo a Lei nº 8.112/1990, assinale a alternativa correta.

I. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

II. A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

III. As sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, sob risco de duplicidade de penalidade ao servidor.

IV. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria, bem como quando se der por insuficiência de provas.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q741986 | Economia, Inflação, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre as divergências entre keynesianos e monetaristas a respeito da curva de Phillips, analise as assertivas abaixo.

I. Há divergência entre keynesianos e monetaristas sobre o formato da curva tanto na sua interpretação do curto quanto na do longo prazo.

II. No modelo keynesiano, no curto prazo, a curva de Phillips tem inclinação negativa.

III. A tese de que há um trade off entre inflação e desemprego não é aceita pelos keynesianos.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q747449 | Economia, Interligação Entre Lado Real e Monetário, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre a curva LM no modelo IS/ LM, analise as assertivas abaixo.

I. A inclinação da curva é negativa.

II. Quanto maior a elasticidade de demanda da moeda em relação aos juros (em valores absolutos), menor a inclinação da curva LM.

III. Um aumento no estoque de moeda determinado exogenamente provoca um deslocamento da curva para a direita.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q440453 | Direito Constitucional, Orçamentos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

A Constituição Federal de 1988 trata, a partir do artigo 165, dos Orçamentos. Sobre o assunto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q349950 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação ao acesso à informação no Brasil, os agentes envolvidos e as suas funções, analise as assertivas abaixo.

I. O Conselho Nacional de Arquivos e o Ministério da Ciência e Tecnologia são igualmente responsáveis pela ampliação da disponibilidade de instrumentos de pesquisa documental na Internet.

II. O Conselho Nacional de Arquivos é o principal responsável pela elaboração e divulgação de manuais sobre estudos de usuários em arquivos.

III. A ampliação da capacidade tecnológica dos arquivos públicos e privados brasileiros cabe ao Arquivo Nacional, ao Banco Mundial e a eventuais contribuidores do setor privado.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q747355 | Economia, Contabilidade Social, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre as contas externas brasileiras, analise as assertivas abaixo.

I. A conta ?financeira e capital? em 2012 foi positiva, mas foi menor do que o déficit de transações correntes.

II. O resultado da conta de transações correntes foi negativo em 2012, principalmente graças ao resultado da conta de serviços.

III. O investimento direto estrangeiro deixou de ser a principal fonte de financiamento do balanço de pagamento, sendo substituído pelo investimento estrangeiro em títulos de renda fixa.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q406234 | Direito Administrativo, Parte Geral, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Após a observância de um processo licitatório, a despesa orçamentária será efetivada por meio do cumprimento dos seguintes estágios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q443721 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Assinale a alternativa que melhor apresenta a apuração mais recente da divisão de receitas tributárias disponíveis entre os diversos níveis de governo (incluídas as transferências obrigatórias).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q439935 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre os direitos e garantias fundamentais apontados na Constituição Federal, especialmente no tocante ao direito de reunião e associação, é correto afirmar que

I. todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, exigindo-se prévio aviso e autorização da autoridade competente.

II. a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo lícita a interferência estatal em seu funcionamento.

III. as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

IV. ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado, salvo na hipótese das categorias profissionais.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q745507 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação à demanda de moeda, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A demanda de moeda, para os clássicos, não contemplava o motivo precaução.

( ) A principal diferença entre a teoria clássica e a teoria keynesiana é o motivo especulação.

( ) A teoria clássica não admite a retenção de moeda como um comportamento racional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q442934 | Direito Constitucional, Orçamentos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

O Ciclo Orçamentário constitui-se de etapas que devem ser seguidas. Assinale a alternativa que apresenta todas as suas etapas na ordem correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q409573 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil da Administração Pública, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Em termos de responsabilidade civil do Estado, analise as assertivas abaixo.

I. A regra é de que prescreve em dez anos a ação de reparação de danos referentes à responsabilidade civil do poder público e das pessoas de direito privado prestadoras de serviços públicos.

II. Força maior e caso fortuito não consistem excludentes da responsabilidade civil do Estado, em razão da aplicação da Teoria do Risco Integral.

III. Na Teoria do Risco, ante as inúmeras e variadas atividades da Administração, existe a probabilidade de danos serem causados a particulares. Desse modo, se, em princípio, todos se beneficiam das atividades administrativas, todos devem compartilhar do ressarcimento dos danos causados a alguns, razão pela qual se atribui ao Estado o encargo de ressarcir os danos que seus agentes, nessa qualidade, por ação ou omissão, causarem a terceiros.

IV. Aplica-se, hoje, na maioria dos ordenamentos, a responsabilidade objetiva do Estado, por meio da qual se deixa de lado o questionamento do dolo ou da culpa do agente, sendo necessário apenas demonstrar existir relação de causa e efeito entre a ação ou a omissão administrativa e o dano sofrido pela vítima.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.