Início

Questões de Concursos Ministério das Cidades

Resolva questões de Ministério das Cidades comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q542917 | Probabilidade e Estatística, Variáveis e Atributos, Estatístico, Ministério das Cidades, CETRO

Testes não paramétricos são comumente utilizados quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q609875 | Biblioteconomia, Classificação decimal universal estrutura, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Na CDU os sinais auxiliares especiais são também sinais dependentes, porque são acrescentados aos números principais. Assinale a alternativa que apresenta os três sinais desse grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q639494 | Informática, Necessidade de Segurança, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Quanto à segurança de redes sem fio, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q342205 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Cada uma das colegas – Rose, Marta e Patrícia – tem um único irmão: Jonas, Daniel e Vítor, não necessariamente nessa ordem. Questionadas sobre os nomes de seus irmãos, as três fizeram as seguintes afirmações:

1. Patrícia: “Marta é irmã de Jonas”.

2. Rose: “Patrícia não está falando a verdade, pois o irmão de Marta é Vítor”.

3. Marta: “Patrícia e Rose mentiram, pois meu irmão é o Daniel”.

Sabe-se que a irmã de Vítor mentiu e que a irmã de Jonas falou a verdade. Portanto os irmãos de Rose, Marta e Patrícia são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q322888 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Paulo Freire afirma: ?Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo?. A Andragogia significa ?ensino para adultos?. Busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação. Quanto aos princípios da Educação da Andragogia, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q325725 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

O planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas ?como? ou ?com quê? fazer, mas também ?o quê? fazer e o ?para quê? fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q620872 | Informática, Gateways, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta o elemento de interconexão de rede de computadores que pode converter mensagens da Internet em mensagens SMS para telefones móveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q49225 | Português, Interpretação de Textos, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Texto associado.
                                                  Sem ódio 

      Ao término de laboriosas pesquisas, mesas-redondas, simpósios, inquéritos e análises em laboratórios de psicologia,descobriu-se que os motoristas guiavam com ódio. Agora que isto ficou esclarecido, a solução, fácil e independente do Código Nacional de Trânsito, que por ser código não costuma ser cumprido, está na frase: GUIE SEM ÓDIO. 
      — Como é que eu vou fazer daqui por diante — bramia aquele agraciado com a grã-cruz da Ordem do Mérito dos Atropeladores da Guanabara e do Grande Rio —, se não sei guiar com outro aditivo? 
      Diversos motoristas, aspiran+tes ao mesmo galardão,cogitam de substituir o ódio, que está proibido, por sucedâneos mais ou menos eficazes, e verificam as propriedades estimulantes do rancor (esse ódio de segunda categoria), da aversão, da raiva, da antipatia generalizada. Mas a impressão comum é esta: 
      — Se ao menos recomendassem “Guie com pouco ódio”,a gente procurava maneirar. Assim não dá. 
      Todo resultado científico pode ser contestado. Por isso, começam a aparecer os que negam validade aos estudos feitos.Garantem não nutrir ódio algum ao pedestre. Se acabam com este, não é por detestarem a espécie, que lhes é indiferente.Como também não odeiam os muros, paredes, árvores e postes que derrubam. É porque eles atravessam o caminho. Portanto,se alguma recomendação deve ser feita, a melhor seria esta,inclusive aos postes: FOGE QUE ELE VEM LÁ. 
      Ouvi dizer que a Companhia Telefônica pensa em lançar uma variante, dirigida aos usuários que tiveram suas contas aumentadas com impulsos fantasmas: PAGUE SEM ÓDIO. 
      O filme não presta? Assista sem ódio. Bife de pedra no restaurante? Coma sem ódio. O livro é chatíssimo? Leia sem ódio. O conferencista dá sono? Durma sem ódio. Se tiver de brigar, brigue sem ódio. Se possível. Se de todo for impossível,odeie sem ódio, tá? 

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Sem ódio”. 
In: Os dias lindos. Rio de Janeiro: Record, 2008 (Adaptado).
Levando em consideração o 4º e o 5º parágrafos e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta sobre o texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q634622 | Informática, Algoritmos, Analista Técnico Administrativo C2, Ministério das Cidades, CETRO

Com relação aos paradigmas de projetos de algoritmos, leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ___________________ são tipicamente usados(as) para resolver problemas de otimização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q815872 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Contador, Ministério das Cidades, CETRO

Para cumprir a Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, o contador da Portão Ltda., empresa do ramo varejista com capital social de R$5.000.000,00, procedeu à avaliação de seus ativos. Essa empresa possuía direitos classificados no ativo intangível, que foram avaliados pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q49246 | Administração Financeira e Orçamentária, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

O Ciclo Orçamentário constitui-se de etapas que devem ser seguidas. Assinale a alternativa que apresentatodas as suas etapas na ordem correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q49240 | Direito Constitucional, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Segundo a Constituição Federal, são alguns dos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q608540 | Biblioteconomia, Avaliação de coleções, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

Ao avaliar um acervo, procura-se determinar o que a biblioteca deveria possuir e não possui, e o que possui, mas não deveria possuir, tendo em vista a adequação da literatura publicada, políticas de formação de coleção, determinações institucionais e espaço para acondicionamento. Assinale a alternativa que apresenta os principais métodos de avaliação de acervos, historicamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q808790 | Legislação Federal, Lei 10257 2001, Analista Técnico Administrativo C4, Ministério das Cidades, CETRO

Uma das diretrizes do Estatuto da Cidade é a da usucapião espacial de imóvel urbano, que visa a regulamentar o direito dos cidadãos à posse de imóveis urbanos em decorrência de seu uso durante um determinado tempo. É correto afirmar que o cidadão terá este direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q49239 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Cada uma das colegas – Rose, Marta e Patrícia – tem um único irmão: Jonas, Daniel e Vítor, não necessariamente nessa ordem. Questionadas sobre os nomes de seus irmãos, as três fizeram as seguintes afirmações: 

1. Patrícia: “Marta é irmã de Jonas”. 
2. Rose: “Patrícia não está falando a verdade, pois o irmão de Marta é Vítor”. 
3. Marta: “Patrícia e Rose mentiram, pois meu irmão é o Daniel”. 

Sabe-se que a irmã de Vítor mentiu e que a irmã de Jonas falou a verdade. Portanto os irmãos de Rose, Marta e Patrícia são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q49218 | Português, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Texto associado.
                                     Autoritarismo benigno 

      SÃO PAULO – O título não esconde as intenções da autora: “Contra a Autonomia – Justificando o Paternalismo Coercitivo”. A obra da filósofa Sarah Conly, disponível só em inglês, bate de frente com o virtual consenso de que as escolhas das pessoas devem ser respeitadas. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, não é um texto irremediavelmente autoritário. Embora Conly defenda a proibição do fumo, ela é simpática à legalização da maconha. 
      O ponto central da autora, que pretende refutar os argumentos libertários de John Stuart Mill, é o de que a psicologia reuniu uma catarata de evidências que provam que o ser humano é “intratavelmente irracional” e que isso não pode ser consertado por campanhas educativas. 
      Não é tanto que não saibamos o que queremos. A maioria de nós não tem dúvida de que deseja manter a saúde, guardar dinheiro para a aposentadoria etc.. A questão é que, devido a uma série de vieses cognitivos, fracassamos miseravelmente em seguir uma estratégia para chegar a esses fins. É só sob essas circunstâncias, diz Conly, que o paternalismo deve entrar para dar uma mãozinha. 
      Até aqui eu acompanho os raciocínios da autora. Ela não me convenceu, entretanto, de que o paternalismo coercitivo, isto é, imposto por meio de normas restritivas, é superior ao paternalismo libertário proposto por Richard Thaler e Cass Sunstein, em que o poder público tenta induzir o cidadão a fazer as melhores escolhas, sem, contudo, obrigá-lo a elas. 
      Minha impressão é que Conly não considerou como deveria o problema da informação incompleta que, em alguma medida, afeta todas as éticas consequencialistas. Nós simplesmente não temos como calcular o valor subjetivo que o fumante atribui a suas baforadas para proclamar que elas valem menos que a sua saúde. 
      O livro de Conly é bom e nos faz pensar, mas continuo com Mill: “Sobre si mesmo, o seu corpo e sua mente, o indivíduo é soberano”. 
  
 
SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. A2, 17 mar. 2013.
Considerando o texto como um todo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q406395 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre as vantagens dos servidores públicos, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q333063 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista Técnico Administrativo C1, Ministério das Cidades, CETRO

Herculano, Raimundo e Eduardo são irmãos e compraram uma propriedade no valor de R$800.000,00. Herculano entrou com R$400.000,00, Raimundo com R$300.000,00 e Eduardo com R$100.000,00. Algum tempo depois, venderam a propriedade por R$1.200.000,00. Portanto é correto afirmar que cabe a Raimundo a quantia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q49231 | Informática, Agente Administrativo, Ministério das Cidades, CETRO

Considerando processos e threads dos sistemas operacionais, correlacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 

Coluna A 
1. Vulnerabilidade. 
2. Phishing. 
3. Spam. 
4. Malware. 

Coluna B 
(   ) Podem ser criadas por configurações incorretas do computador ou de segurança. 
(   ) Consiste no envio de mensagens indesejadas, o que pode trazer sérios problemas de segurança, pois pode ser usado para transmitir cavalos de troia e outras pragas virtuais. 
(   ) Golpe on-line de falsificação que pode usar, por exemplo, o e-mail para fazer com que uma pessoa revele informações sigilosas, como o número do cartão de crédito do usuário. 
(   ) Categoria de código malicioso que inclui vírus, worms e cavalos de troia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q609583 | Biblioteconomia, Tecnologias da informação, Analista Técnico Administrativo C3, Ministério das Cidades, CETRO

A questão da acumulação versus a seleção, orientada para a qualidade da composição dos acervos na biblioteca, esteve, durante muito tempo, relacionada às restrições materiais, à explosão informacional e à falta de espaço físico. Hoje renasce, do ponto de vista teórico e prático, um novo olhar sobre os processos de desenvolvimento de coleções, pautados em dois aspectos principais para explicar esse serviço. Assinale a alternativa que apresenta esses dois aspectos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.