Questões de Concursos Ministério das Comunicações

Resolva questões de Ministério das Comunicações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11Q641800 | Informática, Entidades de padronização, Atividades de Complexidade Gerencial, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao padrão IEEE 802.11.

O mecanismo de adaptação de taxa de transmissão do padrão IEEE 802.11 seleciona, de forma adaptativa, a técnica de modulação que será utilizada na camada física, com base nas características recentes do canal.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q818345 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Prova Comum a Todos os Cargos de Nível Superior, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue os itens a seguir.

De acordo com a lei em apreço, concluída a instrução de processo administrativo, a administração pública federal tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

  1. ✂️
  2. ✂️

14Q428326 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Atividades Técnicas de Suporte, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Durante a realização da Copa das Confederações, o Brasil conviveu com ondas de manifestações ligadas aos reajustes no transporte público, e que, aos poucos, canalizou insatisfações das mais diversas, da qualidade do ensino à corrupção.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao direito à liberdade de expressão e de reunião e à proteção constitucional a esse direito.

O STF considera que a defesa, em espaços públicos, da legalização das drogas ou da abolição de qualquer outro tipo penal é amparada pelo exercício legítimo do direito à livre manifestação do pensamento, propiciada pelo exercício do direito de reunião.

  1. ✂️
  2. ✂️

16Q813070 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Prova Comum a Todos os Cargos de Nível Superior, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Acerca da Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue os itens a seguir.

Antes do advento da lei em questão, a administração pública podia rever, a qualquer tempo, seus próprios atos, quando eivados de nulidade. O prazo decadencial para anulação dos atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários e que não tenham sido realizados de má-fé, conforme previsto na referida lei, somente pode ser contado a partir da vigência dessa lei, sob pena de se conceder a ela efeito retroativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q743525 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Atividades Técnicas de Suporte, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 90 do século XX, alguns países da Europa, além dos Estados Unidos da América e do Brasil, passaram a sofrer com as mazelas decorrentes do aumento da relação entre dívida e PIB. Acerca de dívida pública e dos efeitos econômicos advindos desse endividamento, segundo concepções das escolas do pensamento econômico, julgue os seguintes itens. De acordo com a teoria econômica convencional, o impacto do aumento da dívida pública sobre a taxa de juros limita, a curto prazo, a expansão da renda.
  1. ✂️
  2. ✂️

18Q790059 | Engenharia Elétrica, Sistemas de Comunicação, Engenheiro, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Com relação aos componentes de sistemas comerciais de comunicação, julgue os próximos itens.

Qualquer sistema de comunicação apresenta redundância em seus componentes, ou seja, no caso de falha em qualquer componente sempre existe um substituto já instalado e pronto para entrar em operação

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q820822 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Atividades de Complexidade Intelectual, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo administrativo, julgue os itens a seguir.

Uma das condições de validade de ato praticado em processo administrativo é o reconhecimento obrigatório de firma de seu(s) subscritor(es).

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q410044 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Atividades de Complexidade Intelectual, Ministério das Comunicações, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que concerne aos atos administrativos e ao processo administrativo na administração pública federal.

Como todo ato jurídico, o ato administrativo está sujeito a três planos lógicos distintos: o da existência, o da validade e o da eficácia, sendo que o da existência é de formação de ato; o da validade é de alcance prático; e o da eficácia é dos efeitos jurídicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.