Início

Questões de Concursos Ministério do Esporte

Resolva questões de Ministério do Esporte comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q739426 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O estudo da economia do setor público inclui tópicos como análise econômica das funções do governo e conceitos básicos da economia do setor público, assim como o financiamento das atividades do Estado. Com referência a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O financiamento de programas sociais mediante emissão de moeda não somente elevará a dívida pública como também aumentará o resultado primário em razão do aumento das despesas com juros.

  1. ✂️
  2. ✂️

402Q413811 | Direito Ambiental, Administrador, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca de contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.

O contrato entre a administração e empresa para execução de serviços de jardinagem é eficaz a partir da assinatura da avença pelo particular.

  1. ✂️
  2. ✂️

403Q398242 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Administrador, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Com relação ao controle da administração pública, julgue os itens subseqüentes.

O condenado à perda de direitos políticos por improbidade administrativa não pode, enquanto perdurarem os efeitos da decisão judicial, propor ação popular.

  1. ✂️
  2. ✂️

404Q806566 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes de acordo com os instrumentos legais que normatizam o ensino médio e a educação profissional e tecnológica no Brasil.

Os cursos de qualificação profissional não são considerados como educação profissional e tecnológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

405Q743108 | Economia, MACROECONOMIA, Economista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos e aborda tópicos tais como a expansão do produto e do emprego e as taxas de inflação. A respeito desse assunto, julgue os itens de 68 a 80.

No Brasil, recentemente, os superavits da conta-corrente devem-se, sobretudo, ao desempenho da balança comercial, já que, tradicionalmente, a economia brasileira apresenta deficits no balanço de serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

407Q604013 | Biblioteconomia, Planejamento e Orçamento Governamental, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca dos fluxos de trabalho e gestão de unidades de informação.

É responsabilidade do gerente da unidade de informação o estabelecimento de políticas sobre as condições ambientais que visem à preservação de documentos do acervo, considerando-se seu suporte. Para os documentos digitais, as políticas são relativas apenas à adequação de software e hardware, devido à rápida obsolescência destes.

  1. ✂️
  2. ✂️

408Q397283 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Administrador, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca de contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.

O contrato administrativo pode ser rescindido unilateralmente pela administração em caso de interesse público ou conveniência, o que implicará o dever de indenizar o particular.

  1. ✂️
  2. ✂️

409Q472344 | Educação Física, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca das diretrizes políticas voltadas para a construção de um sistema nacional de esporte e lazer, julgue os itens que se seguem.

A proposição de programas sociais de promoção do esporte no Brasil deve compreender manifestações esportivas educacionais, de participação e de alto rendimento, ainda que tais modalidades sejam consideradas mutuamente excludentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

410Q401244 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Técnico em Assuntos Educacionais, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O ME celebrou convênio com uma entidade privada sem fins lucrativos. O dirigente dessa entidade era esposo de uma promotora de justiça e o valor total do convênio era de R$ 90.000,00. Nas cláusulas do convênio, ficou estabelecido que as transferências financeiras decorrentes da celebração do convênio seriam feitas por intermédio de instituição financeira privada, na qual a entidade conveniada mantinha conta bancária. Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A celebração do convênio em questão é vedada em razão do valor.

  1. ✂️
  2. ✂️

411Q432520 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Agente Administrativo, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes de acordo com os direitos individuais, coletivos e sociais.

O brasileiro naturalizado que praticou crime político em seu país, antes da naturalização, poderá ser extraditado para lá responder pelo ilícito.

  1. ✂️
  2. ✂️

412Q744400 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Com referência à história da economia brasileira, cujo estudo é importante para a compreensão da situação econômica atual do país, julgue os itens de 99 a 110.

No período 2002-2004, ocorreu uma redução substancial do resultado primário do governo decorrente da política fiscal expansionista em vigência nesse período.

  1. ✂️
  2. ✂️

413Q603753 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca dos fluxos de trabalho e gestão de unidades de informação.

Em um programa de ampliação do espaço físico de unidades de informação, a escolha de mobiliário para armazenamento do acervo deve pautar-se pelo tipo e pela quantidade de materiais existentes no acervo, prevendo-se o seu crescimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

414Q603792 | Biblioteconomia, Recursos e serviços de informação, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

O serviço de referência compreende todas as atividades voltadas, direta ou indiretamente, para a prestação de serviços ao usuário. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

No serviço de referência tradicional, bibliotecário e usuário trabalham em conjunto na busca da informação desejada, o que promove a educação do usuário na medida em que o bibliotecário o ensina a utilizar as bases de dados e a pesquisar nessas bases.

  1. ✂️
  2. ✂️

415Q809135 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Administrador, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Em setembro de 2008, Marcelo, motorista de entidade da administração pública, estava dirigindo carro oficial quando colidiu com um veículo particular. O chefe imediato de Marcelo foi logo informado do fato e solicitou a realização de perícia, que foi ao local e, ao examinar os veículos e ouvir testemunhas, verificou que a culpa pelo abalroamento fora de Marcelo. A administração então condicionou a indenização do particular ao término do processo administrativo disciplinar de Marcelo. Em face da situação acima apresentada, julgue os itens a seguir.

O prazo prescricional para a administração aplicar sanção a Marcelo começou a correr a partir do momento em que seu chefe imediato teve conhecimento da sua conduta.

  1. ✂️
  2. ✂️

416Q400307 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Agente Administrativo, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Em relação à improbidade administrativa, julgue os itens a seguir.

A fluência do prazo prescricional de cinco anos para condenação por ato de improbidade administrativa praticado por servidor ocupante, exclusivamente, de cargo comissionado não tem início com o ato administrativo em si; somente começará a ser contada após o término da saída do servidor do cargo ocupado.

  1. ✂️
  2. ✂️

417Q602050 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Os sistemas de gerenciamento de bibliotecas são ferramentas fundamentais para a gestão do acervo e dos serviços de informação. Julgue os itens subseqüentes acerca desses sistemas.

Devido às peculiaridades das publicações seriadas, o controle de empréstimos dessas publicações deve ser efetuado por um módulo específico, distinto daquele utilizado para o controle de circulação de livros.

  1. ✂️
  2. ✂️

418Q744143 | Economia, O Plano de Metas e a Industrialização Brasileira, Economista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Com referência à história da economia brasileira, cujo estudo é importante para a compreensão da situação econômica atual do país, julgue os itens de 99 a 110.

O objetivo do Plano de Metas era promover a industrialização integrada da economia brasileira particularmente no que diz respeito à produção de bens de consumo duráveis, como foi o caso da indústria automobilística.

  1. ✂️
  2. ✂️

419Q808947 | Legislação Federal, Lei 9615 1998, Técnico, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Em 24 de março de 1998, entrou em vigor a Lei n.º 9.615, que instituiu normas gerais sobre desporto. Com base nessa lei e legislação pertinente, julgue os próximos itens.

O direito de arena diz respeito a negociação, autorização e proibição de fixação, de transmissão ou retransmissão de imagem de espetáculo ou eventos desportivos de que participem entidades de prática desportiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

420Q603961 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Bibliotecário, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir que versam acerca da avaliação de coleções, que é uma das etapas do processo de desenvolvimento de coleções.

A aplicação, em bibliotecas especializadas e de pesquisa, do método qualitativo de avaliação com base em checagem de listas, catálogos e bibliografias apresenta limitações, pois, de maneira geral, essas fontes de consulta não guardam relação com uma biblioteca ou comunidade usuária específica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.