Questões de Concursos Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA

Resolva questões de Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q746301 | Economia, Interligação Entre Lado Real e Monetário, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

No que se refere à política fiscal, a opção INCORRETAé:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q809381 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Administrador, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Podem ser sujeitos ativos de atos de improbidade administrativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q744216 | Economia, O Setor Externo, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Dos organismos internacionais abaixo, aquele que tem como objetivo fornecer e captar créditos para investimentos produtivosempaísesemdesenvolvimento a ele filiados é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q782690 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

A capacidade de visão estereoscópica está limitada a aproximadamente 670m. Em distâncias maiores não se terá sensação de relevo ou profundidade: é o que acontece quando se observam paisagens de avião: somente se percebe o relevo devido à experiência pessoal através de indícios monoculares. A posição de tomada de fotos dos aviões está a uma distância de 1 aero base. Essas posições (estações) funcionam como dois olhos, assim um objeto ou área será vista segundo dois ângulos diferentes. Pode-se obter imagem estereocópica a partir de 2 aerofotos, sem auxílio de instrumentos, se forem reproduzidas as condições em que as fotos foram tiradas.Otermo “aero base” refere-se à distância do avião:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q752230 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Este tipo de plantio utiliza o terraceamento, ou acompanhamento das curvas de nível, para direcionar o escoamento (reduzindo a declividade) e evitar a erosão e o dano nas culturas. Este tipo de plantio tende a criar melhores condições para a infiltração, nas chuvas de baixa ou média intensidade; mas quando ocorre o rompimento do terraço nas cheias maiores a água pode provocar ravinamento na direção da maior declividade do escoamento. Essa prática tem sido acompanhada pelo planejamento de microbacia, que retira as divisas das propriedades, organizando o uso do solo de acordo com microbacias e planeja as estradas vicinais. Este tipo de plantio é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q782901 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O raio do menor círculo no interior do qual se pode marcar um ponto com os recursos do desenho técnico é denominado erro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q751138 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Ainundação ribeirinha é umprocesso natural em que o rio inunda o seu leito maior de acordo com a intensidade e duração das precipitações e condições iniciais de umidade. Quando ocorrem modificações no rio, como a construção de uma barragem, os níveis de inundação podem se alterar em função das condições operacionais da barragem. Os principais impactos sobre a população ocorrem devido à falta de conhecimento sobre a ocorrência dos níveis de inundações e do planejamento da ocupação do espaço de acordo com os riscos de ocorrência das inundações. O cenário comum de impacto é decorrência do seguinte: a população ocupa a várzea de inundação quando ocorre uma seqüência de anos de níveis anuais máximos pequenos, já que áreas planas são propícias ao assentamento. Quando retornam os anos com maiores inundações, os prejuízos são significativos, e a população exige dos governos uma ação no sentido de construir obras de controle, como barragens, entre outras. Observa-se em alguns trechos de rios o alerta de inundação pela simples informação dos níveis ou a previsão de curto prazo, como no trecho inferior do rio Paraná, no trecho do Pantanal do rio Paraguai e no rio Iguaçu. Na cidade de São Paulo existe um sistema de previsão de alerta com base em radar meteorológico. E Brasil afora, observam-se apenas ações isoladas de construção de obras de proteção, enquanto que medidas não-estruturais praticamente são reduzidas. Desta forma o ideal seria investir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q743764 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Com relação às políticas monetárias e fiscal, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q749625 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Solos com alta capacidade de infiltração facilitam o uso de irrigação por aspersão e gotejamento, por permitirem irrigação com maior intensidade de aplicação, diminuindo assim o tempo de irrigação por posição, e dificultando o uso de irrigação por superfície, por causa das grandes perdas por percolação, a menos que os sulcos ou faixas sejam muito curtos. No entanto, quanto mais curtos forem os sulcos, mais caros serão os sistemas de irrigação, em virtude do aumento de mão-de-obra necessária para aplicá-la, do maior número de canais exigidos pelo projeto, da maior perda de terreno com canais e maior dificuldade de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q806264 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Administrador, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

De acordo com a Lei nº 8.429, de 2 de Junho de 1992, Art 1º, serão punidos os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q742067 | Economia, Demanda, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Pode-se afirmar que o custo marginal de produção da 30ª unidade da empresa agrícola X que está em concorrência perfeita e possui sua estrutura de custos definida pela função CT= 2q² + 120q + 1152 (sendo CT= custo total de produção e q = quantidade produzida) é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q751542 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, nos Princípios da Política Nacional de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), tem como um dos princípios o de promover uma relação de participação e gestão compartilhada, pautada na co-responsabilidade entre todos os agentes do processo de desenvolvimento, estabelecendo interações efetivas e permanentes, especificamente, com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q783291 | Agrimensura, Engenheiro Agrimensor, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O método fotogramétrico utilizado para determinação de pontos fotogramétricos, visando estabelecer controle horizontal e vertical através das relações geométricas entre fotografias adjacentes a partir de uma quantidade reduzida de pontos determinados pelo apoio suplementar, com a finalidade de densificar o apoio necessário aos trabalhos de restituição, após ajustamento é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q749724 | Engenharia Agronômica, Engenheiro Agronômo, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Em condições em que haja dúvidas quanto à melhor profundidade da semente e do adubo, recorre-se à regra prática de que a profundidade máxima para a semente e a distância do adubo às sementes (exemplo: trigo), são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q740438 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Analise as frases a seguir sobre o II Plano Nacional de Reforma Agrária PNRA que foi apresentado em novembro de 2003, durante a Conferência daTerra,emBrasília:

I. OII PNRA prevê exclusivamente a garantia do acesso à terra. Com essa garantia, estes homens e mulheres podem produzir e gerar renda.

II. A implantação dos novos assentamentos contarão com assistência técnica e acesso ao conhecimento e as tecnologias apropriadas orientadas por projetos produtivos adequados às potencialidades regionais e comprometidos com a sustentabilidade ambiental.

III. O II PNRA representa uma inovação em relação ao modelo implementado nos últimos anos ao se orientar para fazer dos assentamentos espaços de produção e qualidade de vida integrados ao desenvolvimento territorial.

Dos itens acima mencionados apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q375481 | Administração Pública, Administrador, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Os recursos administrativos são os meios hábeis a propiciar o reexame de decisão interna pela própria Administração. Um desses meios é a denúncia formal de irregularidades, ou de abuso de poder na prática de atos da Administração, feita por quem quer que seja, à autoridade competente para conhecer e coibir a ilegalidade apontada. Este recurso é chamado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q745496 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Economista, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

Considere as frases a seguir, tendo em vista o Programa Nacional de Fortalecimento daAgricultura Familiar (Pronaf):

I. Destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família.

II. Os créditos do Pronaf podem ser concedidos de forma individual, coletiva (quando formalizado com grupo de produtores, para finalidades coletivas) ou grupal (quando formalizado com grupo de produtores, para finalidades individuais).

III. A concessão de créditos do Pronaf é permitida para a aquisição de animais destinados à pecuária bovina de corte.

Dos itens acima mencionados, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q435286 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Administrador, Ministerio do Desenvolvimento Agrário MDA, COSEAC

O contraditório e a ampla defesa hão de estar sempre presentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.