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Questões de Concursos NUCLEP

Resolva questões de NUCLEP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q623021 | Informática, Analista de Sistemas, NUCLEP, BIO RIO

Analise as afirmativas abaixo, que definem os esquemas de um banco de dados. I - considera a descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD e registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados em nível de SGBD. II - considera as limitações impostas pelo SGBD escolhido e tem como base os outros modelos de dados produzidos, estando fortemente associado ao armazenamento dos dados. III - considera algumas limitações e implementa recursos como adequação de padrão e nomenclatura, definindo as chaves primárias e estrangeiras. As afirmativas em I, II e III definem, respectivamente, os seguintes esquemas de bancos de dados:
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342Q640639 | Informática, Analista de Sistemas, NUCLEP, BIO RIO

No gerenciamento de projetos de software, estão envolvidas as fases de inicialização, planejamento, execução e controle. Nesse contexto, dois processos desenvolvidos no planejamento são:
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343Q785822 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

Observe as afirmações abaixo sobre o RESULTADO DE UMA MEDIÇÃO. 1 - é o valor atribuído a um mensurando obtido por medição. 2 - é o valor da grandeza fornecido por um instrumento de medição. 3 - é o valor lido no dispositivo mostrador multiplicado pela constante do instrumento. As afirmações VERDADEIRAS são:
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344Q321791 | Pedagogia, Pedagogo, NUCLEP, BIO RIO

A educação nacional vivencia um momento decisivo na organização da educação, enquanto sistema educacional, no que diz respeito à definição de políticas que a orientarão por um período de dez anos. Assim, torna-se de fundamental importância refletir em que medida e de que forma o Plano Nacional de Educação vem incorporando as questões propostas pelo multi/interculturalismo. Nesse sentido apontamos para a necessidade de uma formação de pedagogos reflexivos, que assumam uma prática para atuar em sociedade construída pelos seguintes aspectos, exceto:
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345Q631186 | Informática, Analista de Sistemas, NUCLEP, BIO RIO

Um modelo completo de um sistema é composto por submodelos que expressam visões diferentes da mesma realidade. Há três tipos de visões, das quais duas são descritas a seguir. I - descreve os aspectos do sistema que se modificam com o passar do tempo, especificando o controle do sistema. Os diagramas de estado são usados como ferramenta de descrição. II - descreve as transformações dos valores dos dados de um sistema. Os diagramas de fluxo de dados são usados como ferramenta de trabalho Essas visões são denominadas respectivamente:
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346Q376036 | Administração Pública, Assistente Social, NUCLEP, BIO RIO

Os programas pautados na Gestão da Qualidade Total desenvolvidos nas empresas possuem um forte componente ideológico de adesão do trabalhador às metas das empresas. Caracterizam-se, neste sentido, por articular:
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347Q786194 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

"Sequência de elementos de um instrumento ou sistema de medição, que constitui o trajeto do sinal de medição desde o estímulo até a resposta". A frase entre aspas corresponde a definição de:
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348Q780829 | Engenharia de Produção, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

Sobre a metodologia Value-at-Risk de análise de risco analise as afirmativas a seguir: I – Modelos Value-at-Risk assumem que títulos tem distribuição de Bernoulli, pois a mesma não assume valores negativos. II – O Value-at-Risk marginal é a variação no VaR da carteira que resulta do aumento de uma unidade monetária na exposição a um determinado componente, representado pela derivada parcial em relação ao peso do componente analisado. III – No acordo da Basileia III os multiplicadores do VaR para fixação de capital regulatório utilizarão, entre outros métodos, o VaR “estressado”; baseado em testes de estresse de carteira mais rigorosos. Está correto o que se afirma em:
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349Q786266 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

No rosqueamento cônico o eixo da ferramenta precisa ser posicionada de forma:
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350Q594331 | Química, Técnico em Química, NUCLEP, BIO RIO

Sobre equilíbrio químico, NÃO é correto afirmar que:
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351Q789434 | Engenharia Elétrica, Engenheiro, NUCLEP, BIO RIO

Entre as alternativas abaixo aquela que define METROLOGIA é:
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352Q322437 | Pedagogia, Pedagogo, NUCLEP, BIO RIO

Os cursos de educação profissional e tecnológica podem ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. Avalie se a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional. II. educação profissional técnica de nível médio. III. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. IV. educação do campo tratando-se da base nacional comum. V. educação rural tratando-se de nível fundamental. Estão corretos apenas:
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353Q637478 | Informática, Analista de Sistemas, NUCLEP, BIO RIO

Entre os dispositivos de entrada e saída de dados empregados na configuração dos computadores atuais, uma impressora multifuncional integra diversas funções. Além de funcionar como uma impressora propriamente dita, pode também executar as funções de dois equipamentos, que são:
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354Q409760 | Direito Administrativo, Modalidades, Analista, NUCLEP, BIO RIO

Consiste na modalidade de licitação entre interessados cadastrados ou que atendam a todas as condições exigidas para o cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação:
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355Q407020 | Direito Administrativo, Modalidades, Analista, NUCLEP, BIO RIO

Não é considerada uma modalidade de licitação relacionada a compras de bens ou a contratação de serviços:
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356Q622728 | Informática, Analista de Sistemas, NUCLEP, BIO RIO

Os protocolos de correio eletrônico da camada de aplicação da arquitetura TCP/IP se comunicam por meio de portas conhecidas e padronizadas pelo IANA, com os protocolos da camada de transporte TCP e UDP. Nesse sentido, as portas utilizadas por POP3 e HTTPS são respectivamente:
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357Q327336 | Pedagogia, Pedagogo, NUCLEP, BIO RIO

A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:

I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.

II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.

III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.

V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.

Estão corretas:

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358Q635829 | Informática, Analista de Sistemas, NUCLEP, BIO RIO

Na árvore de diretórios Linux, um contém tudo o que é necessário para carregar o sistema, exceto os arquivos de configuração e o gerenciador de boot, utilizado antes de o kernel executar /sbin/init. Isto inclui setores máster de inicialização e arquivos de mapa de setor. Esse diretório é conhecido por:
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359Q352950 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, NUCLEP, BIO RIO

São grupos de contas do balanço patrimonial os seguintes:
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360Q820174 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Assistente Social, NUCLEP, BIO RIO

São considerados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente “direitos do adolescente privado de liberdade”, EXCETO:
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