Início

Questões de Concursos PGE MT

Resolva questões de PGE MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q222735 | Direito Administrativo, Licitação, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Determinada sociedade de economia mista pretende contratar serviços técnicos especializados para estruturação de operação de abertura de seu capital social e emissão de debêntures no mercado internacional, para tanto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q621974 | Informática, Protocolo, Analista PGE, PGE MT, FCC

Na pilha do FCP - Fibre Channel Protocol, o fornecimento do endereçamento, estrutura e organização de dados (quadros, sequências e trocas), além da definição de serviços de fabric, classes de serviço, controle de fluxo e roteamento, ocorrem na camada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q783013 | Agrimensura, Analista PGE, PGE MT, FCC

Na escala 1:100.000 a equidistância entre as curvas de nível mestras é, em metros, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q446189 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

A Lei nº 6.841/1996, do Estado de Mato Grosso, de iniciativa parlamentar, aprovada pela maioria simples da Assembleia Legislativa daquele Estado e sancionada pelo Governador, apresenta o seguinte teor: “Art. 1º O servidor militar da ativa que vier a falecer em serviço ou que venha a sofrer incapacidade definitiva e for considerado inválido, impossibilitado total ou permanente para qualquer trabalho, em razão do serviço policial, fará jus a uma indenização mediante seguro de danos pessoais a ser contratado pelo Estado de Mato Grosso. Parágrafo único. A indenização referida neste artigo será o equivalente a 200 vezes o salário mínimo vigente no País. Art. 2º A indenização no caso de morte será paga, na constância do casamento, ao cônjuge sobrevivente; na sua falta, aos herdeiros legais; no caso de invalidez permanente, o pagamento será feito diretamente ao servidor público militar. Parágrafo único Para fins deste artigo a companheira ou companheiro será equiparado à esposa ou esposo, na forma definida pela Lei Complementar no 26, de 13 de janeiro de 1993. Art. 3o Para o cumprimento do disposto nesta lei, fica o Poder Executivo autorizado a abrir crédito orçamentário para a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Art. 4º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário”.

Referida lei é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q783355 | Agrimensura, Analista PGE, PGE MT, FCC

A representação cartográfica que associa a forma ao evento representado denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q226415 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

De acordo com a Constituição Federal, a atuação do Estado no domínio econômico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q466824 | Direito Tributário, Competência tributária, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Sobre competência tributária e capacidade tributária ativa, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q222601 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Procurador, PGE MT, FCC

No que concerne às limitações do poder de tributar, à luz da Constituição Federal e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, considere: 

I. O imóvel pertencente a uma determinada instituição de assistência social sem fins lucrativos que atenda aos requisitos da lei está imune ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ? IPTU, ainda que alugado a terceiros, desde que o valor dos aluguéis seja aplicado nas atividades para as quais a instituição foi constituída.

II. Não estão imunes à incidência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores ? IPVA veículos de propriedade da Empresa de Correios e Telégrafos, independentemente de serem utilizados no exercício de atividades em regime de exclusividade ou em concorrência com a iniciativa privada.

III. Aplica-se a imunidade tributária para fins de incidência de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ? IPTU aos imóveis temporariamente ociosos e sem qualquer utilização pertencentes a um determinado partido político.

IV. A imunidade tributária não abrange os serviços prestados por empresas que fazem a distribuição, o transporte ou a entrega de livros, jornais, periódicos e do papel destinado à sua impressão.

Está correto o que se afirma APENAS em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q226479 | Direito Processual Civil, Recursos, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Nos tribunais, os autos serão conclusos ao revisor e, na sessão de julgamento, será admitida sustentação oral, quando se tratar de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q783063 | Agrimensura, Analista PGE, PGE MT, FCC

Considere um mapeamento dirigido para as áreas das regiões metropolitanas e outras que se definem pelo atendimento a projetos específicos. A escala mais adequada para ser aplicada na representação gráfica de áreas com fortes densidades demográficas, que fornece elementos para o planejamento socioeconômico e bases para anteprojetos de engenharia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q224556 | Direito Civil, Ato Jurídico, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

É nulo o negócio jurídico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q223901 | Direito Processual Civil, Ação rescisória, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

A ação rescisória
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q221557 | Legislação Estadual, Procurador, PGE MT, FCC

Sobre a disciplina das áreas de proteção permanente e das reservas legais no Estado do Mato Grosso, é correto afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q221941 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

De acordo com a Lei no 8.666/93, podem ser exigidas dos licitantes garantias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q227681 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Os textos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em março de 2007, tramitaram perante as Casas do Congresso Nacional nos anos de 2007 e 2008, com vistas à sua aprovação, por meio de Decreto Legislativo. O então projeto de Decreto Legislativo foi aprovado, inicialmente, na Câmara dos Deputados, pelo voto de 418 e 353 de seus membros, em primeiro e segundo turnos, respectivamente; na sequência, encaminhado ao Senado Federal, foi aprovado pelo voto de 59 e 56 de seus membros, em primeiro e segundo turnos, respectivamente. Promulgado e publicado o Decreto Legislativo no 186, de 2008, o Governo brasileiro depositou o instrumento de ratificação dos atos junto ao Secretário-Geral das Nações Unidas em agosto de 2008, ocorrendo, ao final, a edição do Decreto no 6.949, de 2009, pelo Presidente da República, promulgando a referida Convenção e seu Protocolo Facultativo.

Diante disso, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q427695 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Sobre a arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), à luz da Constituição Federal e da legislação pertinente, considere: I

. A ADPF submete-se ao princípio da subsidiariedade, pois não será admitida quando houver outro meio eficaz de sanar a lesividade.

II. A ADPF poderá ser ajuizada com o escopo de obter interpretação, revisão ou cancelamento de súmula vinculante.

III. Por meio da ADPF atos estatais antes insuscetíveis de apreciação direta pelo Supremo Tribunal Federal, tais como normas pré-constitucionais ou mesmo decisões judiciais atentatórias a cláusulas fundamentais da ordem constitucional, podem ser objeto de controle em sede de processo objetivo.

IV. Possuem legitimidade para propor ADPF os legitimados para a ação direta de inconstitucionalidade, bem como qualquer pessoa lesada ou ameaçada por ato do Poder Público.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q224977 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Constitui atributo do ato administrativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q224279 | Legislação Estadual, Procurador, PGE MT, FCC

No tocante às regras para aplicação das penalidades previstas na Lei Complementar estadual no 207, de 29 de dezembro de 2004, considere:

I. O comportamento e os antecedentes funcionais do servidor devem ser considerados para a dosagem da sanção administrativa.

II. Haver o transgressor confessado espontaneamente a falta perante a autoridade sindicante ou processante, de modo a facilitar a apuração daquela é circunstância que atenua a pena.

III. Haver o transgressor procurado diminuir as consequências da falta, ou haver reparado o dano, ainda que após a aplicação da pena, são circunstâncias que atenuam a pena.

IV. A relevância dos serviços prestados e a reincidência são circunstâncias que agravam a pena.

Está correto o que consta APENAS em 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q451616 | Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q411523 | Direito Administrativo, Serviço Público, Analista PGE, PGE MT, FCC

Incumbe ao Poder Público a prestação de serviços públicos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.