Início

Questões de Concursos PGE RS

Resolva questões de PGE RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q226168 | Direito Tributário, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Das assedivas abaixo, assinale a incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q225388 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Disciplinar Lei 9784 99, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

De acordo com a Lei do Processo Administrativo Federal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q224904 | Direito Processual do Trabalho, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

A cominação legal de nulidade das alterações lesivas do contrato individual de trabalho traduz, no plano deontológico do Direito do Trabalho, a atuação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q222090 | Direito Constitucional, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal são garantidos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q227504 | Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Analise as seguintes assertivas acerca da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul:

I. A nomeação dos seus dirigentes tem como etapas prévias a indicação do Governador do Estado e a aprovação pela Assembleia Legislativa.
II. Embora nomeados para o cumprimento de um mandato previsto em lei, tal circunstância, segundo o STF, não impede a livre exoneração dos dirigentes da Agência antes do termo final, por decisão da Assembleia Legislativa.
III. Segundo o STF, a exonerabilidade ad nutum dos dirigentes da Agência pelo Governador é incompatível com a sua nomeação a termo.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q222686 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Constitui-se instrumento de controle interno da atividade administrativa do Poder Executivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q223681 | Direito Processual do Trabalho, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Empregado beneficiado com o subsídio, por parte de seu empregador, de 50% do custo das mensalidades de curso superior, goza, à luz da lei vigente, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q225708 | Direito Penal, Tipicidade, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q225632 | Direito Processual Civil, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

De acordo com o art. 87, do Código de Processo Civil, “determina-se a competência no momento em que a ação é proposta. São irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente ...”. Tal regra, conhecida como perpetuatio jurisdictionis, contém algumas exceções. A respeito dessas exceções, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q225271 | Direito Civil, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q226409 | Direito Previdenciário, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

À luz da Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q225213 | Direito Civil, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Assinale a alternativa incorreta,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q224234 | Direito Tributário, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

O Poder Executivo edita medida provisória por meio da qual institui um tributo, denominandoo de taxa, cujo fato gerador é o exercício, pelo particular, de atividades potencialmente poluidoras, conforme definição de regulamento a ser expedido pela autoridade administrativa. O seu valor é fixo, mas há desconto de 70% para microempresas; de 50% para empresas de pequeno porte; e de 90% para pessoas físicas. Analisando esse caso, pode-se afirmar que o tributo deve ser declarado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q221705 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q227417 | Direito Processual do Trabalho, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

À luz da lei vigente, no processo trabalhista, o Estado tem, entre outros privilégios,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q221547 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Segundo as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada (Lei n° 11.079, de 30 de dezembro de 2004) no âmbito da Administração Pública, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q222408 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q220721 | Direito Processual do Trabalho, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Considere as seguintes afirmações, segundo a jurisprudência atual do Tribunal Superior do Trabalho. I. Há responsabilidade subsidiária do Estado, em caso de inadimplência dos encargos trabalhistas dos prestadores de serviços terceirizados. II. Servidor do Estado admitido sem ter-se submetido a concurso público tem garantidos todos os direitos trabalhistas, ainda que nulo o contrato de trabalho. III. A aposentadoria por tempo de serviço, ainda que de servidor público, não extingue o contrato de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q222825 | Legislação Estadual, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Analise as seguintes assertivas, à luz da legislação estadual previdenciária:

I. O Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul tem como gestor único o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul, ao qual incumbe o efetivo controle, dentre outros, da concessão, do pagamento e da manutenção dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão, mesmo quando objeto de descentralização previamente autorizada.
II. O Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul é organizado e financiado mediante dois sistemas, sendo um de repartição simples e outro de capitalização, aplicando-se este último aos servidores ocupantes de cargos em comissão e de emprego público.
III. Os benefícios de auxílio-doença e salário- maternidade devidos aos servidores militares ativos abrangidos pelo regime financeiro da capitalização serão processados diretamente pelo Estado e custeados mediante ressarcimento, pelo FUNDOPREV/MILITAR.

Quais estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q226016 | Direito Tributário, Procurador do Estado, PGE RS, PGE RS

Contribuinte é enquadrado no programa especial para pagamento unificado de tributos federais. Para que possa permanecer no programa, está proibido de efetuar operações de importação de mercadorias. Mediante fiscalização, a administração tributária constata que o contribuinte importou componentes para montagem de um produto, razão por que aplica a penalidade de exclusão do programa. O contribuinte apresenta impugnação administrativa e, antes de seu caso ser definitivamente julgado, a legislação é alterada, excluindo a vedação de importação de mercadorias. Diante dessa situação, pode-se afirmar que a lei nova

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.