Início

Questões de Concursos PGE TO

Resolva questões de PGE TO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q52227 | Direito Processual Penal, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Na hipótese de um servidor público patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administração, dando causa à instauração de licitação ou à celebração de contrato, cuja invalidação vier a ser decretada pelo Poder Judiciário,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q52228 | Direito Processual Penal, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

A Constituição Federal estabelece, em seu art. 5o , inciso XXXV, que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. No Direito Processual Penal, o dispositivo constitucional refere-se ao princípio da  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q52225 | Direito Penal, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Está em conformidade com a Lei no 11.343/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas − SISNAD, e com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça acerca do assunto: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q52173 | Direito Civil, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Em transporte gratuito de pessoa, a responsabilidade civil do transportador é regulada pela seguinte regra, extraída da lei e da jurisprudência: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q52178 | Direito Constitucional, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Determinado Estado da Federação editou lei instituindo gratificação financeira mensal, a ser acrescida ao subsídio pago ao Governador e ao Vice-Governador, sendo devida em razão do exercício de segundo mandato eletivo no mesmo cargo. Essa norma inspirou a previsão em Lei Orgânica Municipal de igual vantagem econômica para beneficiar Prefeito e Vice-Prefeito. Considerando a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal − STF, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q52232 | Direito Processual Penal, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Crimes funcionais são aqueles previstos nos artigos 312 a 326 do Código Penal, ou seja, são os crimes praticados por funcionário público contra a Administração em Geral. Considerando a legislação e o entendimento sumulado pelos tribunais superiores, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q52209 | Direito Processual Civil, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Sobre o incidente de desconsideração de personalidade jurídica, é coreto afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q52175 | Direito Civil, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

O proprietário de um imóvel onde foi edificado um galpão comercial de grandes dimensões precisa otimizar as receitas decorrentes da exploração desse bem. Uma das alternativas que lhe foram apresentadas foi a construção de um espaço para a realização de feiras e eventos, atraindo, assim, mais interessados em utilizar também o galpão comercial. Considerando que não há área livre de terreno suficiente para a edificação do espaço pretendido, o proprietário  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q52214 | Direito Processual Civil, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Concernente às nulidades processuais, considere:

I. A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, ainda que essa nulidade tenha sido decretada de ofício pelo juiz.
II. Anulado o ato, consideram-se de nenhum efeito todos os subsequentes que dele dependam, todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras que dela sejam independentes.
III. Quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta pode ser requerida até mesmo pela parte que lhe deu causa, por se tratar de ato que não se convalida ou ratifica.
IV. O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo ser praticados os que forem necessários a fim de se observarem as prescrições legais e aproveitando-se os atos praticados, desde que não resulte prejuízo à defesa de qualquer parte.

Está correto o que se afirma APENAS em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q52198 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Custódio Bocaiúva é Chefe de Gabinete de uma Secretaria de determinado Estado. Certo dia, em vista da ausência do Secretário Estadual, que saíra para uma reunião com o Governador, Custódio assinou o ato de nomeação de um candidato aprovado em primeiro lugar para cargo efetivo, em concurso promovido pela Secretaria Estadual. No dia seguinte, tal ato saiu publicado no Diário Oficial do Estado. Sabendo-se que a legislação estadual havia atribuído ao Secretário a competência de promover tal nomeação, permitindo que este a delegasse a outras autoridades hierarquicamente subordinadas, é correto concluir que o ato praticado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q52200 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Ao instituir e regulamentar a modalidade licitatória do pregão, a Lei Federal no 10.520/2002 dispõe que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q52221 | Direito Processual Civil, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Em relação à ação rescisória, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q52177 | Direito Constitucional, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Proposta ação direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q52230 | Direito Processual Penal, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

À luz do que dispõe a legislação acerca da suspensão condicional do processo, conhecida também como sursis processual, é correto afirmar: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q52176 | Direito Constitucional, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

À luz da ordem jurídica vigente e considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, pode propor ação declaratória de constitucionalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q52203 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

O Governo do Estado decidiu construir um conjunto habitacional popular em área urbana, situada na região metropolitana de Palmas. Para tanto, verificou-se a existência de um terreno de dimensão adequada, situado em área incluída no plano diretor e declarada passível de edificação compulsória por lei municipal. Embora notificado há dez anos para promover a edificação no terreno, o proprietário quedou-se inerte, sendo que há mais de cinco anos vem sendo aplicado o IPTU progressivo no tempo. Nesse caso, o Governo do Estado 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q52167 | Direito Civil, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Em 20/03/2017 a Fazenda Pública do Estado de Tocantins ajuizou ação indenizatória em face do causador de um acidente de trânsito, ocorrido em 20/02/2014, do qual resultou a destruição de uma viatura oficial. Na sentença, de ofício, reconheceu-se que o prazo prescricional para a pretensão de reparação civil era de 3 anos, razão por que se julgou improcedente o pedido. Em recurso de apelação, poderá o Procurador do Estado alegar a não ocorrência de prescrição, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q52169 | Direito Civil, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Nos contratos de empreitada de edifício, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q52166 | Direito Civil, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Discorrendo sobre a inexecução contratual positiva, escreveu Orlando Gomes:

O conceito de inadimplemento ampliou-se com a importante contribuição trazida por Staub em sua famosa obra Die positiv Vertragsverletzungen, publicada em 1904, em que trata dos obstáculos ao cumprimento da obrigação. Aos três modos conhecidos de inadimplemento, acrescentou um, positivo, denominado, estreitamente para Wieacker, inexecução contratual positiva, ou, como prefere Hedemann, violação positiva do crédito. Configura-se o inadimplemento, nessa hipótese, pelo comportamento do devedor, que faz o que não deveria fazer, agindo quando deveria omitir-se. Pratica ele, em suma, uma ação injusta ao criar obstáculo ao cumprimento da obrigação, devendo-se, por conseguinte, interpretar-se tal comportamento como inadimplemento.

(Adaptado de: GOMES, Orlando. Transformações Gerais do Direito das Obrigações. Editora Revista dos Tribunais: São Paulo, 1980, p. 157).

A partir desse excerto e das regras legais vigentes, é correto afirmar que há violação positiva do contrato quando  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q52186 | Direito Constitucional, Procurador do Estado, PGE TO, FCC, 2018

Certo Estado, ao editar lei dispondo sobre a estrutura dos órgãos do Poder Executivo, determinou, entre outras medidas:

Art. 1º O Chefe do Poder Executivo poderá, mediante decreto, promover as reformas necessárias à adequação dos órgãos, entes e unidades integrantes das suas estruturas básica e operacional, compreendendo:

I. criação e extinção, fixando-lhes as respectivas competências, denominações e atribuições;
II. vinculação, denominação e estrutura operacional;
III. a criação e as atribuições de cargos públicos.

À luz da Constituição Federal, trata-se de lei que se mostra 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.