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21Q1059264 | Matemática, Aritmética e Problemas, Cadete, PM MG, PM MG, 2024

Para cumprir a meta de atendimentos de Disque Denúncia Unificado (DDU) de maus tratos de animais estipulada pelo Comandante de Companhia Ambiental em 100 atendimentos por mês, 03 (três) viaturas trabalharão 10 (dez) turnos de 12 (doze) horas cada especificamente para o atendimento destes DDU. Caso o número de viaturas disponibilizadas para atendimento dos DDU aumente para 5 (cinco) e a quantidade de horas por turno diminua para 8 (oito), quantos turnos serão necessários para manter a meta de 100 atendimentos?
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22Q1059265 | Matemática, Funções, Cadete, PM MG, PM MG, 2024

As Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) atuam na missão de desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar e familiar para proteção da mulher vítima de violência. A quantidade de crimes relacionados à violência doméstica contra mulheres num determinado batalhão obedece a seguinte relação:

c(t) = 2 + log3(t + 1)

Em que:
c(t) é a quantidade de crimes relacionados à violência doméstica em função da quantidade de dias em que o batalhão não possui uma viatura PPVD em atuação. “t” é o tempo em dias com ausência de policiamento da viatura PPVD.

Com base nestas informações, MARQUE a alternativa que contém, respectivamente:

1. A quantidade de crimes relacionados à violência doméstica após 80 dias com ausência de patrulhamento PPVD;

2. A quantidade de crimes relacionados à violência doméstica rotineiros (que ocorrem mesmo com a presença ininterrupta da PPVD);

3. A quantidade de dias com ausência de policiamento da viatura PPVD quando a quantidade de crimes relacionados à violência doméstica for 4.
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23Q1059266 | Matemática, Progressões, Cadete, PM MG, PM MG, 2024

A sequência (a, b, c) é uma Progressão Geométrica (PG) crescente e a sequência (a – ½, b, c) é uma Progressão Aritmética. Sabendo que a + b + c = 9,5.

Determine os valores da razão (r) da PA e razão (q) da PG.
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24Q1058033 | Português, Interpretação de Textos, Cadete, PM MG, PM MG, 2024

Texto associado.
“Por que o treinamento é trabalho do chefe


Um dia desses, minha esposa e eu decidimos sair para jantar. Liguei para fazer uma reserva no restaurante e a atendente me pareceu confusa. Ela contou que tinha acabado de ser contratada e desconhecia todas as regras. Mas tudo bem, conseguimos fazer a reserva. Quando chegamos ao local, fomos informados de que o estabelecimento não podia vender bebidas alcoólicas e que os clientes deviam levar o próprio vinho, se quisessem. Nervoso, o maître me perguntou: ‘Não disseram isso ao senhor quando fez a reserva?’. Durante o jantar, sem vinho, o vimos percorrer todas as mesas dizendo a mesma coisa. Não sei ao certo, mas acredito ser justo supor que ninguém havia instruído a atendente a explicar a situação aos clientes potenciais. Em vez disso, o maître teve de repetir seu pedido de desculpas sem jeito em todas as mesas, e os clientes foram forçados a jantar sem vinho... tudo porque uma funcionária não foi adequadamente treinada.

As consequências de um funcionário insuficientemente treinado podem ser muito graves. Por exemplo, na Intel, aconteceu de um de nossos sofisticados equipamentos de produção em uma fábrica de wafers de silício – uma máquina chamada implantadora de íons – ter perdido um pouco o ajuste. A operadora, como a atendente do restaurante, era relativamente nova na empresa. Apesar de ela ter sido treinada nas habilidades básicas necessárias para operar a máquina, ninguém a ensinou a identificar os sinais de uma máquina mal ajustada. Assim, ela continuou a operar o equipamento, sujeitando praticamente um dia de wafers de silício aos efeitos daquele problema. Quando a situação foi identificada, mais de 1milhão de dólares de material tinha passado pela máquina... e teve de ser descartado. A fábrica levou duas semanas para compensar essa perda e compor um novo material; com isso, atrasamos as entregas para nossos clientes, agravando ainda mais o problema.

Situações como essa são muito frequentes no ambiente de trabalho. Funcionários mal treinados, mesmo com as melhores intenções, produzem ineficiências, custos desnecessários, clientes insatisfeitos e, por vezes, situações de perigo. O gestor forçado a enfrentar esse tipo de problema não demora muito a entender a importância do treinamento.

Para o gestor já sobrecarregado, a questão mais complicada pode ser decidir quem deve se encarregar do treinamento. Muitos chefes parecem achar que treinar funcionários é um trabalho que deve ser deixado aos outros, talvez especialistas em treinamento. Eu, por minha vez, acredito sem sombra de dúvida que o próprio gestor deve se encarregar disso.

Deixe-me explicar minhas razões, começando com o que eu acredito ser a definição mais básica do que os gestores devem produzir. Na minha opinião, o output de um gestor é o output de sua organização, nem mais nem menos. Desse modo, a produtividade de um gestor depende de sua capacidade de levar sua equipe a aumentar o output.

Em geral, um gestor tem duas maneiras de elevar o nível de desempenho individual de seus subordinados: aumentando a motivação, ou seja, o desejo das pessoas de fazer um bom trabalho, e aumentando a capacidade das pessoas, onde entra o treinamento. Em geral, todos aceitam que motivar os subordinados é uma tarefa básica dos gestores, que não pode ser delegada a outra pessoa. Por que o mesmo princípio não pode ser aplicado à outra maneira que um gestor tem de aumentar o output de seus subordinados?

O treinamento é uma das atividades de maior alavancagem que um gestor pode realizar. Pense por um momento na possibilidade de dar quatro aulas aos integrantes de seu departamento. Vamos contar três horas de preparação para cada hora de curso, totalizando 12 horas de trabalho. Digamos que você tenha dez alunos na sua classe. No próximo ano, eles trabalharão um total de mais ou menos 20 mil horas para sua organização. Se seu treinamento resultar em uma melhoria de 1% no desempenho de seus subordinados, sua empresa ganhará o equivalente a 200 horas de trabalho com as 12 horas que você gastou no treinamento.

Isso pressupõe, é claro, que o treinamento abordará exatamente o que os alunos precisam saber para fazer um trabalho melhor. Nem sempre é o caso, sobretudo no que diz respeito a ‘cursos enlatados’ministrados por alguém de fora. Para que o treinamento seja eficaz, ele deve estar intimamente relacionado à maneira como as coisas realmente são feitas na sua organização.

[...]

Um treinamento eficaz também precisa manter uma presença confiável e consistente. Os funcionários devem poder contar com um treinamento sistemático e programado, não um mutirão de resgate convocado para apagar o incêndio do momento. Em outras palavras, o treinamento deve ser um processo, não um evento.

Se você entende que o treinamento, juntamente com a motivação, é a melhor maneira de melhorar o desempenho de seus subordinados, que aquilo que você ensina no treinamento deve estar bem alinhado com o que vocês praticam e que esse treinamento precisa ser um processo contínuo em vez de um evento isolado, fica claro que o responsável pelo treinamento é você, o gestor. Você mesmo deve instruir seus subordinados diretos e talvez alguns níveis abaixo deles. Seus subordinados devem fazer o mesmo, bem como os supervisores de todos os níveis abaixo deles.

Outra razão pela qual você, e somente você, pode desempenhar o papel de professor de seus subordinados é que o treinamento deve ser realizado por uma pessoa que seja exemplo a ser seguido. Nenhum representante, mesmo se dominar o assunto, pode assumir esse papel. A pessoa diante da turma deve ser vista como uma autoridade confiável, que pratica o que está ensinando.”


GROVE, Andrew Stephen. Gestão de alta performance: tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados. São Paulo: Benvirá, 2020, 272 p. (adaptado).
Qual das afirmativas abaixo NÃO constitui uma inferência do texto “Por que o treinamento é trabalho do chefe”, do autor Andrew S. Grove?
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25Q1058034 | Português, Interpretação de Textos, Cadete, PM MG, PM MG, 2024

Texto associado.
“Por que o treinamento é trabalho do chefe


Um dia desses, minha esposa e eu decidimos sair para jantar. Liguei para fazer uma reserva no restaurante e a atendente me pareceu confusa. Ela contou que tinha acabado de ser contratada e desconhecia todas as regras. Mas tudo bem, conseguimos fazer a reserva. Quando chegamos ao local, fomos informados de que o estabelecimento não podia vender bebidas alcoólicas e que os clientes deviam levar o próprio vinho, se quisessem. Nervoso, o maître me perguntou: ‘Não disseram isso ao senhor quando fez a reserva?’. Durante o jantar, sem vinho, o vimos percorrer todas as mesas dizendo a mesma coisa. Não sei ao certo, mas acredito ser justo supor que ninguém havia instruído a atendente a explicar a situação aos clientes potenciais. Em vez disso, o maître teve de repetir seu pedido de desculpas sem jeito em todas as mesas, e os clientes foram forçados a jantar sem vinho... tudo porque uma funcionária não foi adequadamente treinada.

As consequências de um funcionário insuficientemente treinado podem ser muito graves. Por exemplo, na Intel, aconteceu de um de nossos sofisticados equipamentos de produção em uma fábrica de wafers de silício – uma máquina chamada implantadora de íons – ter perdido um pouco o ajuste. A operadora, como a atendente do restaurante, era relativamente nova na empresa. Apesar de ela ter sido treinada nas habilidades básicas necessárias para operar a máquina, ninguém a ensinou a identificar os sinais de uma máquina mal ajustada. Assim, ela continuou a operar o equipamento, sujeitando praticamente um dia de wafers de silício aos efeitos daquele problema. Quando a situação foi identificada, mais de 1milhão de dólares de material tinha passado pela máquina... e teve de ser descartado. A fábrica levou duas semanas para compensar essa perda e compor um novo material; com isso, atrasamos as entregas para nossos clientes, agravando ainda mais o problema.

Situações como essa são muito frequentes no ambiente de trabalho. Funcionários mal treinados, mesmo com as melhores intenções, produzem ineficiências, custos desnecessários, clientes insatisfeitos e, por vezes, situações de perigo. O gestor forçado a enfrentar esse tipo de problema não demora muito a entender a importância do treinamento.

Para o gestor já sobrecarregado, a questão mais complicada pode ser decidir quem deve se encarregar do treinamento. Muitos chefes parecem achar que treinar funcionários é um trabalho que deve ser deixado aos outros, talvez especialistas em treinamento. Eu, por minha vez, acredito sem sombra de dúvida que o próprio gestor deve se encarregar disso.

Deixe-me explicar minhas razões, começando com o que eu acredito ser a definição mais básica do que os gestores devem produzir. Na minha opinião, o output de um gestor é o output de sua organização, nem mais nem menos. Desse modo, a produtividade de um gestor depende de sua capacidade de levar sua equipe a aumentar o output.

Em geral, um gestor tem duas maneiras de elevar o nível de desempenho individual de seus subordinados: aumentando a motivação, ou seja, o desejo das pessoas de fazer um bom trabalho, e aumentando a capacidade das pessoas, onde entra o treinamento. Em geral, todos aceitam que motivar os subordinados é uma tarefa básica dos gestores, que não pode ser delegada a outra pessoa. Por que o mesmo princípio não pode ser aplicado à outra maneira que um gestor tem de aumentar o output de seus subordinados?

O treinamento é uma das atividades de maior alavancagem que um gestor pode realizar. Pense por um momento na possibilidade de dar quatro aulas aos integrantes de seu departamento. Vamos contar três horas de preparação para cada hora de curso, totalizando 12 horas de trabalho. Digamos que você tenha dez alunos na sua classe. No próximo ano, eles trabalharão um total de mais ou menos 20 mil horas para sua organização. Se seu treinamento resultar em uma melhoria de 1% no desempenho de seus subordinados, sua empresa ganhará o equivalente a 200 horas de trabalho com as 12 horas que você gastou no treinamento.

Isso pressupõe, é claro, que o treinamento abordará exatamente o que os alunos precisam saber para fazer um trabalho melhor. Nem sempre é o caso, sobretudo no que diz respeito a ‘cursos enlatados’ministrados por alguém de fora. Para que o treinamento seja eficaz, ele deve estar intimamente relacionado à maneira como as coisas realmente são feitas na sua organização.

[...]

Um treinamento eficaz também precisa manter uma presença confiável e consistente. Os funcionários devem poder contar com um treinamento sistemático e programado, não um mutirão de resgate convocado para apagar o incêndio do momento. Em outras palavras, o treinamento deve ser um processo, não um evento.

Se você entende que o treinamento, juntamente com a motivação, é a melhor maneira de melhorar o desempenho de seus subordinados, que aquilo que você ensina no treinamento deve estar bem alinhado com o que vocês praticam e que esse treinamento precisa ser um processo contínuo em vez de um evento isolado, fica claro que o responsável pelo treinamento é você, o gestor. Você mesmo deve instruir seus subordinados diretos e talvez alguns níveis abaixo deles. Seus subordinados devem fazer o mesmo, bem como os supervisores de todos os níveis abaixo deles.

Outra razão pela qual você, e somente você, pode desempenhar o papel de professor de seus subordinados é que o treinamento deve ser realizado por uma pessoa que seja exemplo a ser seguido. Nenhum representante, mesmo se dominar o assunto, pode assumir esse papel. A pessoa diante da turma deve ser vista como uma autoridade confiável, que pratica o que está ensinando.”


GROVE, Andrew Stephen. Gestão de alta performance: tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados. São Paulo: Benvirá, 2020, 272 p. (adaptado).
De acordo com o texto “Por que o treinamento é trabalho do chefe”, do autor Andrew S. Grove, analise as assertivas abaixo.

I. O fato de um funcionário não treinado traz consequências muito graves e isso ocorre reiteradamente no ambiente de trabalho.

II. O treinamento é a atividade de maior aprimoramento dos gestores porque pode aumentar em pelo menos 1% o desempenho de seus funcionários e, consequentemente, o output da empresa.

III. A presença leal e consistente do gestor propicia um treinamento infalível, além da melhoria nos processos da empresa.

IV. O treinamento é trabalho do gestor porque é uma maneira de elevar o nível de desempenho individual de seus subordinados, desde que bem alinhado à prática deles e contínuo.


Está CORRETO o que se afirma em:
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26Q1058035 | Texto associado, Fonologia, Cadete, PM MG, PM MG, 2024

Texto associado.
“Por que o treinamento é trabalho do chefe


Um dia desses, minha esposa e eu decidimos sair para jantar. Liguei para fazer uma reserva no restaurante e a atendente me pareceu confusa. Ela contou que tinha acabado de ser contratada e desconhecia todas as regras. Mas tudo bem, conseguimos fazer a reserva. Quando chegamos ao local, fomos informados de que o estabelecimento não podia vender bebidas alcoólicas e que os clientes deviam levar o próprio vinho, se quisessem. Nervoso, o maître me perguntou: ‘Não disseram isso ao senhor quando fez a reserva?’. Durante o jantar, sem vinho, o vimos percorrer todas as mesas dizendo a mesma coisa. Não sei ao certo, mas acredito ser justo supor que ninguém havia instruído a atendente a explicar a situação aos clientes potenciais. Em vez disso, o maître teve de repetir seu pedido de desculpas sem jeito em todas as mesas, e os clientes foram forçados a jantar sem vinho... tudo porque uma funcionária não foi adequadamente treinada.

As consequências de um funcionário insuficientemente treinado podem ser muito graves. Por exemplo, na Intel, aconteceu de um de nossos sofisticados equipamentos de produção em uma fábrica de wafers de silício – uma máquina chamada implantadora de íons – ter perdido um pouco o ajuste. A operadora, como a atendente do restaurante, era relativamente nova na empresa. Apesar de ela ter sido treinada nas habilidades básicas necessárias para operar a máquina, ninguém a ensinou a identificar os sinais de uma máquina mal ajustada. Assim, ela continuou a operar o equipamento, sujeitando praticamente um dia de wafers de silício aos efeitos daquele problema. Quando a situação foi identificada, mais de 1milhão de dólares de material tinha passado pela máquina... e teve de ser descartado. A fábrica levou duas semanas para compensar essa perda e compor um novo material; com isso, atrasamos as entregas para nossos clientes, agravando ainda mais o problema.

Situações como essa são muito frequentes no ambiente de trabalho. Funcionários mal treinados, mesmo com as melhores intenções, produzem ineficiências, custos desnecessários, clientes insatisfeitos e, por vezes, situações de perigo. O gestor forçado a enfrentar esse tipo de problema não demora muito a entender a importância do treinamento.

Para o gestor já sobrecarregado, a questão mais complicada pode ser decidir quem deve se encarregar do treinamento. Muitos chefes parecem achar que treinar funcionários é um trabalho que deve ser deixado aos outros, talvez especialistas em treinamento. Eu, por minha vez, acredito sem sombra de dúvida que o próprio gestor deve se encarregar disso.

Deixe-me explicar minhas razões, começando com o que eu acredito ser a definição mais básica do que os gestores devem produzir. Na minha opinião, o output de um gestor é o output de sua organização, nem mais nem menos. Desse modo, a produtividade de um gestor depende de sua capacidade de levar sua equipe a aumentar o output.

Em geral, um gestor tem duas maneiras de elevar o nível de desempenho individual de seus subordinados: aumentando a motivação, ou seja, o desejo das pessoas de fazer um bom trabalho, e aumentando a capacidade das pessoas, onde entra o treinamento. Em geral, todos aceitam que motivar os subordinados é uma tarefa básica dos gestores, que não pode ser delegada a outra pessoa. Por que o mesmo princípio não pode ser aplicado à outra maneira que um gestor tem de aumentar o output de seus subordinados?

O treinamento é uma das atividades de maior alavancagem que um gestor pode realizar. Pense por um momento na possibilidade de dar quatro aulas aos integrantes de seu departamento. Vamos contar três horas de preparação para cada hora de curso, totalizando 12 horas de trabalho. Digamos que você tenha dez alunos na sua classe. No próximo ano, eles trabalharão um total de mais ou menos 20 mil horas para sua organização. Se seu treinamento resultar em uma melhoria de 1% no desempenho de seus subordinados, sua empresa ganhará o equivalente a 200 horas de trabalho com as 12 horas que você gastou no treinamento.

Isso pressupõe, é claro, que o treinamento abordará exatamente o que os alunos precisam saber para fazer um trabalho melhor. Nem sempre é o caso, sobretudo no que diz respeito a ‘cursos enlatados’ministrados por alguém de fora. Para que o treinamento seja eficaz, ele deve estar intimamente relacionado à maneira como as coisas realmente são feitas na sua organização.

[...]

Um treinamento eficaz também precisa manter uma presença confiável e consistente. Os funcionários devem poder contar com um treinamento sistemático e programado, não um mutirão de resgate convocado para apagar o incêndio do momento. Em outras palavras, o treinamento deve ser um processo, não um evento.

Se você entende que o treinamento, juntamente com a motivação, é a melhor maneira de melhorar o desempenho de seus subordinados, que aquilo que você ensina no treinamento deve estar bem alinhado com o que vocês praticam e que esse treinamento precisa ser um processo contínuo em vez de um evento isolado, fica claro que o responsável pelo treinamento é você, o gestor. Você mesmo deve instruir seus subordinados diretos e talvez alguns níveis abaixo deles. Seus subordinados devem fazer o mesmo, bem como os supervisores de todos os níveis abaixo deles.

Outra razão pela qual você, e somente você, pode desempenhar o papel de professor de seus subordinados é que o treinamento deve ser realizado por uma pessoa que seja exemplo a ser seguido. Nenhum representante, mesmo se dominar o assunto, pode assumir esse papel. A pessoa diante da turma deve ser vista como uma autoridade confiável, que pratica o que está ensinando.”


GROVE, Andrew Stephen. Gestão de alta performance: tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados. São Paulo: Benvirá, 2020, 272 p. (adaptado).
Analise os pares de assertivas abaixo, considerando a gramática normativa da Língua Portuguesa.

I - a) De acordo com a morfologia, as palavras “não”, “mais” e “desses” são classificadas, respectivamente, como: advérbio, conjunção e pronome. b) A palavra “treinamento” apresenta um sufixo nominal designativo de ação.

II - a) A translineação da palavra “atendente” pode ser “a-tendente” ou “aten-dente”. b) A cedilha é uma notação léxica colocada sobre a letra “c”, a fim de obter o fonema /s/ antes das vogais “a”, “o” e “u" como na palavra “organização”.

III - a) As palavras “sem” e “tem” apresentam encontros vocálicos. b) As palavras “você” e “abacaxí” são acentuadas porque são vocábulos oxítonos terminados em “e” fechado e em “i”.


Há, pelo menos, uma assertiva CORRETA em:
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27Q1058036 | Texto associado, Ortografia, Cadete, PM MG, PM MG, 2024

Texto associado.
“Por que o treinamento é trabalho do chefe


Um dia desses, minha esposa e eu decidimos sair para jantar. Liguei para fazer uma reserva no restaurante e a atendente me pareceu confusa. Ela contou que tinha acabado de ser contratada e desconhecia todas as regras. Mas tudo bem, conseguimos fazer a reserva. Quando chegamos ao local, fomos informados de que o estabelecimento não podia vender bebidas alcoólicas e que os clientes deviam levar o próprio vinho, se quisessem. Nervoso, o maître me perguntou: ‘Não disseram isso ao senhor quando fez a reserva?’. Durante o jantar, sem vinho, o vimos percorrer todas as mesas dizendo a mesma coisa. Não sei ao certo, mas acredito ser justo supor que ninguém havia instruído a atendente a explicar a situação aos clientes potenciais. Em vez disso, o maître teve de repetir seu pedido de desculpas sem jeito em todas as mesas, e os clientes foram forçados a jantar sem vinho... tudo porque uma funcionária não foi adequadamente treinada.

As consequências de um funcionário insuficientemente treinado podem ser muito graves. Por exemplo, na Intel, aconteceu de um de nossos sofisticados equipamentos de produção em uma fábrica de wafers de silício – uma máquina chamada implantadora de íons – ter perdido um pouco o ajuste. A operadora, como a atendente do restaurante, era relativamente nova na empresa. Apesar de ela ter sido treinada nas habilidades básicas necessárias para operar a máquina, ninguém a ensinou a identificar os sinais de uma máquina mal ajustada. Assim, ela continuou a operar o equipamento, sujeitando praticamente um dia de wafers de silício aos efeitos daquele problema. Quando a situação foi identificada, mais de 1milhão de dólares de material tinha passado pela máquina... e teve de ser descartado. A fábrica levou duas semanas para compensar essa perda e compor um novo material; com isso, atrasamos as entregas para nossos clientes, agravando ainda mais o problema.

Situações como essa são muito frequentes no ambiente de trabalho. Funcionários mal treinados, mesmo com as melhores intenções, produzem ineficiências, custos desnecessários, clientes insatisfeitos e, por vezes, situações de perigo. O gestor forçado a enfrentar esse tipo de problema não demora muito a entender a importância do treinamento.

Para o gestor já sobrecarregado, a questão mais complicada pode ser decidir quem deve se encarregar do treinamento. Muitos chefes parecem achar que treinar funcionários é um trabalho que deve ser deixado aos outros, talvez especialistas em treinamento. Eu, por minha vez, acredito sem sombra de dúvida que o próprio gestor deve se encarregar disso.

Deixe-me explicar minhas razões, começando com o que eu acredito ser a definição mais básica do que os gestores devem produzir. Na minha opinião, o output de um gestor é o output de sua organização, nem mais nem menos. Desse modo, a produtividade de um gestor depende de sua capacidade de levar sua equipe a aumentar o output.

Em geral, um gestor tem duas maneiras de elevar o nível de desempenho individual de seus subordinados: aumentando a motivação, ou seja, o desejo das pessoas de fazer um bom trabalho, e aumentando a capacidade das pessoas, onde entra o treinamento. Em geral, todos aceitam que motivar os subordinados é uma tarefa básica dos gestores, que não pode ser delegada a outra pessoa. Por que o mesmo princípio não pode ser aplicado à outra maneira que um gestor tem de aumentar o output de seus subordinados?

O treinamento é uma das atividades de maior alavancagem que um gestor pode realizar. Pense por um momento na possibilidade de dar quatro aulas aos integrantes de seu departamento. Vamos contar três horas de preparação para cada hora de curso, totalizando 12 horas de trabalho. Digamos que você tenha dez alunos na sua classe. No próximo ano, eles trabalharão um total de mais ou menos 20 mil horas para sua organização. Se seu treinamento resultar em uma melhoria de 1% no desempenho de seus subordinados, sua empresa ganhará o equivalente a 200 horas de trabalho com as 12 horas que você gastou no treinamento.

Isso pressupõe, é claro, que o treinamento abordará exatamente o que os alunos precisam saber para fazer um trabalho melhor. Nem sempre é o caso, sobretudo no que diz respeito a ‘cursos enlatados’ministrados por alguém de fora. Para que o treinamento seja eficaz, ele deve estar intimamente relacionado à maneira como as coisas realmente são feitas na sua organização.

[...]

Um treinamento eficaz também precisa manter uma presença confiável e consistente. Os funcionários devem poder contar com um treinamento sistemático e programado, não um mutirão de resgate convocado para apagar o incêndio do momento. Em outras palavras, o treinamento deve ser um processo, não um evento.

Se você entende que o treinamento, juntamente com a motivação, é a melhor maneira de melhorar o desempenho de seus subordinados, que aquilo que você ensina no treinamento deve estar bem alinhado com o que vocês praticam e que esse treinamento precisa ser um processo contínuo em vez de um evento isolado, fica claro que o responsável pelo treinamento é você, o gestor. Você mesmo deve instruir seus subordinados diretos e talvez alguns níveis abaixo deles. Seus subordinados devem fazer o mesmo, bem como os supervisores de todos os níveis abaixo deles.

Outra razão pela qual você, e somente você, pode desempenhar o papel de professor de seus subordinados é que o treinamento deve ser realizado por uma pessoa que seja exemplo a ser seguido. Nenhum representante, mesmo se dominar o assunto, pode assumir esse papel. A pessoa diante da turma deve ser vista como uma autoridade confiável, que pratica o que está ensinando.”


GROVE, Andrew Stephen. Gestão de alta performance: tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados. São Paulo: Benvirá, 2020, 272 p. (adaptado).
Para responder essa questão, considere o padrão culto da Língua Portuguesa e o contexto do texto “Por que o treinamento é trabalho do chefe”, do autor Andrew S. Grove. Analise as assertivas abaixo e os respectivos trechos em destaque, e em seguida marque “V”, para a(s) Verdadeira(s), ou “F”, para a(s) Falsa(s), na ordem de cima para baixo.

( ) No fragmento do texto “Apesar de ela ter sido treinada nas habilidades básicas necessárias para operar a máquina [...].”, é correto, também, juntar a preposição “de” ao pronome “ela”, ou seja, “dela”.

( ) No fragmento do texto “Situações como essa são muito frequentes no ambiente de trabalho.”, o pronome em destaque estabelece uma relação semântica textual denominada anáfora.

( ) A palavra “equipamento” apresenta uma relação de hiperonímia com a palavra em destaque no seguinte fragmento do texto: “[...] ninguém a ensinou a identificar os sinais de uma máquina mal ajustada.”

( ) No fragmento do texto “Para que o treinamento seja eficaz, ele deve estar intimamente relacionado à maneira como as coisas realmente são feitas na sua organização.”, ocorre o fenômeno da crase porque se trata de uma locução conjuntiva.

( ) No fragmento do texto “[...] com isso, atrasamos as entregas para nossos clientes [...].”, o verbo em destaque nessa oração quanto à predicação é transitivo direto.

( ) No fragmento do texto “Em vez disso, o maître teve de repetir seu pedido de desculpas sem jeito em todas as mesas [...].”, a expressão em destaque pode ser substituída por “Ao invés disso”.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
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28Q1058037 | Português, Interpretação de Textos, Soldado, PM MG, PM MG, 2024

Texto associado.
TEXTO I


Rafael Mateus Machado



- Ô, de casa!



Lá de dentro, um homem de cabelos cinzas e botas bem engraxadas apareceu na janela, acenou com as mãos mandando que ele entrasse. Dentro do destacamento, o amistoso policial disse ao rapaz para que tomasse assento. Pedro se sentou em um tamborete junto a uma espécie de balcão e ficou a observar por uma porta aberta o homem terminar de passar um café em um coador de pano. Derramou um pouco, atrapalhou-se com a garrafa, quase se queimou com o vapor e, por fim, o cheiro da bebida se espalhou pelos cômodos. Depois, já com dois copos nas mãos, voltou-se para o rapaz, entregou-lhe um e perguntou:


- E então? Em que posso te ajudar?


Pedro estranhou o tratamento daquele homem, com aquelas três divisas no braço. Como podia um policial ter aquela cara de homem feliz saindo do cabaré?! Pedro ignorava o fato de que, junto com o prefeito, o sargento mandava na cidade. Tinha um salário digno e conhecia todo o povo daquelas paragens. Pedro não sabia que normalmente quem procurava a polícia por aquelas bandas era um conhecido para dar um bom dia, trocar um dedo de prosa, beber um café ou deixar uma dúzia de ovos de presente. E era esse mar calmo que fazia do sargento um calmo capitão. Raramente tirava seu revólver do cinturão e, quando acionado, quando alguém brigava no bar, batia na mulher ou brigava com o vizinho por causa de divisa de terras, normalmente ele decidia as demandas com uma boa conversa.


Bastava o sargento chegar que os arrelientos amenizavam os ânimos para a contenda. Assim, como ninguém era bruto com o sargento, o sargento não era, a priori, bruto com ninguém. Pedro desconhecia o fato de que era bom ser da polícia. Como todo o mundo, havia construído um entendimento de que a Força Pública era formada por homens rudes, avessos aos bons modos e pouco afeitos aos sorrisos e às conversas. Como as demais pessoas, Pedro rotulava os homens da lei com base nos momentos em que eles estavam a lidar com homens rudes, desaparelhados de bons modos e por vezes violentos. O olhar incompleto e míope de toda a gente fazia com que pensassem que os policiais seriam uma coisa que não eram.


O sargento não era um sujeito religioso, mas entendia o caráter divino da autoridade. Sabia que deveria fazer o seu melhor com a sua farda. Entendeu isso ouvindo umas palavras do padre Juca na saída de uma missa de domingo: "Tudo que lhe é dado lhe será cobrado!".


E foi assim que Pedro conheceu o sargento Robson Aloísio: bebendo um café e sentado em um tamborete. Reconhecendo no policial um amigo, foi que Pedro contou algumas passagens de sua vida e disse a ele que estava cansado de correr riscos. Que não tinha vocação para desordeiro. E que, enfim, queria entrar para a polícia. O sargento riu. Era a primeira vez que ouvia alguém dizer que queria ser policial para não correr riscos.


(...)


Escutou do novo amigo as instruções para ser aceito na Polícia Militar. Tinha de voltar para o banco da sala de aula. Mas que não se preocupasse demais, pois a escola especial para adultos é mais ligeira do que a para as crianças. E ali mesmo naquela cidadezinha, havia uma escola assim. Ia ter que pegar diariamente a lotação da roça para a cidade. Era demorado e caro o transporte, mas temporário. Precisaria de algum dinheiro para se manter, já que havia acabado de abandonar o caminhão, o carvão e a estrada. Pensou naspossibilidades, traçou sua estratégia e concluiu que era possível. Antes de esvaziar a caneca de café já tinha feito todo seu plano. Restava a parte principal: executá-lo.


Machado, Rafael Mateus. O homem que enganava a morte. Maringá: Viseu, 2018. Páginas 183 e 184. (Adaptado).
O texto I é um excerto do romance “O homem que enganava a morte”, obra ficcional que conta a trajetória do personagem Pedro em vários momentos de sua vida. Com base nas afirmações abaixo e conhecendo as principais características deste gênero textual, responda:

I. Forma literária narrativa escrita em prosa. II. Exposição de tema com um ponto de vista prescritivo e injuntivo. III. Pontos de vista com perspectiva em primeira e em terceira pessoa. IV. História que pode variar entre diferentes períodos temporais. V. Texto predominantemente argumentativo e dissertativo.

Está CORRETA a seguinte assertiva:
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29Q1058038 | Português, Interpretação de Textos, Soldado, PM MG, PM MG, 2024

Texto associado.
TEXTO I


Rafael Mateus Machado



- Ô, de casa!



Lá de dentro, um homem de cabelos cinzas e botas bem engraxadas apareceu na janela, acenou com as mãos mandando que ele entrasse. Dentro do destacamento, o amistoso policial disse ao rapaz para que tomasse assento. Pedro se sentou em um tamborete junto a uma espécie de balcão e ficou a observar por uma porta aberta o homem terminar de passar um café em um coador de pano. Derramou um pouco, atrapalhou-se com a garrafa, quase se queimou com o vapor e, por fim, o cheiro da bebida se espalhou pelos cômodos. Depois, já com dois copos nas mãos, voltou-se para o rapaz, entregou-lhe um e perguntou:


- E então? Em que posso te ajudar?


Pedro estranhou o tratamento daquele homem, com aquelas três divisas no braço. Como podia um policial ter aquela cara de homem feliz saindo do cabaré?! Pedro ignorava o fato de que, junto com o prefeito, o sargento mandava na cidade. Tinha um salário digno e conhecia todo o povo daquelas paragens. Pedro não sabia que normalmente quem procurava a polícia por aquelas bandas era um conhecido para dar um bom dia, trocar um dedo de prosa, beber um café ou deixar uma dúzia de ovos de presente. E era esse mar calmo que fazia do sargento um calmo capitão. Raramente tirava seu revólver do cinturão e, quando acionado, quando alguém brigava no bar, batia na mulher ou brigava com o vizinho por causa de divisa de terras, normalmente ele decidia as demandas com uma boa conversa.


Bastava o sargento chegar que os arrelientos amenizavam os ânimos para a contenda. Assim, como ninguém era bruto com o sargento, o sargento não era, a priori, bruto com ninguém. Pedro desconhecia o fato de que era bom ser da polícia. Como todo o mundo, havia construído um entendimento de que a Força Pública era formada por homens rudes, avessos aos bons modos e pouco afeitos aos sorrisos e às conversas. Como as demais pessoas, Pedro rotulava os homens da lei com base nos momentos em que eles estavam a lidar com homens rudes, desaparelhados de bons modos e por vezes violentos. O olhar incompleto e míope de toda a gente fazia com que pensassem que os policiais seriam uma coisa que não eram.


O sargento não era um sujeito religioso, mas entendia o caráter divino da autoridade. Sabia que deveria fazer o seu melhor com a sua farda. Entendeu isso ouvindo umas palavras do padre Juca na saída de uma missa de domingo: "Tudo que lhe é dado lhe será cobrado!".


E foi assim que Pedro conheceu o sargento Robson Aloísio: bebendo um café e sentado em um tamborete. Reconhecendo no policial um amigo, foi que Pedro contou algumas passagens de sua vida e disse a ele que estava cansado de correr riscos. Que não tinha vocação para desordeiro. E que, enfim, queria entrar para a polícia. O sargento riu. Era a primeira vez que ouvia alguém dizer que queria ser policial para não correr riscos.


(...)


Escutou do novo amigo as instruções para ser aceito na Polícia Militar. Tinha de voltar para o banco da sala de aula. Mas que não se preocupasse demais, pois a escola especial para adultos é mais ligeira do que a para as crianças. E ali mesmo naquela cidadezinha, havia uma escola assim. Ia ter que pegar diariamente a lotação da roça para a cidade. Era demorado e caro o transporte, mas temporário. Precisaria de algum dinheiro para se manter, já que havia acabado de abandonar o caminhão, o carvão e a estrada. Pensou naspossibilidades, traçou sua estratégia e concluiu que era possível. Antes de esvaziar a caneca de café já tinha feito todo seu plano. Restava a parte principal: executá-lo.


Machado, Rafael Mateus. O homem que enganava a morte. Maringá: Viseu, 2018. Páginas 183 e 184. (Adaptado).
Como a percepção do protagonista em relação ao sargento Robson Aloísio evolui durante o texto? Marque a alternativa CORRETA:
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30Q1058039 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Soldado, PM MG, PM MG, 2024

Texto associado.

LITERATURA



Livro 1: “Campo geral” (Autor João Guimarães Rosa);

Livro 2: “Vidas secas” (Autor Graciliano Ramos).

Considerando o contexto do romance “Vidas secas”, do autor Graciliano Ramos, leia as assertivas abaixo e ao final marque a opção CORRETA em relação ao que se pede:


I- Fabiano se autocaracteriza como um “homem” porque depois da caminhada impiedosa pela aridez da caatinga, junto à família, conseguiu se tornar vaqueiro e cuidar de casa alheia.

II- Sinha Vitória passava a sonhar com a cama de lastro de couro quando Fabiano roncava com segurança.

III- É no quadro intitulado “BALEIA”, do romance “Vidas secas”, que a personagem Baleia (cachorra) ganha características humanas: “Olhou-se de novo, aflita. Que lhe estaria acontecendo?”

IV- O menino mais velho tinha muita admiração pelo pai e o menino mais novo interessava-se pelas palavras.
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31Q1058040 | Português, Interpretação de Textos, Soldado, PM MG, PM MG, 2024

Texto associado.

LITERATURA



Livro 1: “Campo geral” (Autor João Guimarães Rosa);

Livro 2: “Vidas secas” (Autor Graciliano Ramos).

“Com maestria, o escritor mineiro recupera vocábulos antigos, combina palavras de maneira inusitada ou mesmo cria novos termos, um de seus maiores dons.”

ROSA, João Guimarães. Campo geral. 2 ed. São Paulo: Global Editora, 2022.


Considerando o contexto da novela “Campo geral”, do autor João Guimarães Rosa, observe os trechos a seguir:

“Tio Terêz contava quetinham esbarradoo eito na roça, porque uma chuva toda vinha, ia ser temporal:[...]”

“E no mais ralhava sempre, porque Miguilim não enxergava onde pisasse, vivia escorregando e tropeçando, esbarrando, quase caindo nos buracos: — ‘Pitosga…’ ”

“— Mãe! Acode ligeiro, o Miguilim está dandoexcesso!…”

“O gato Sossõe que rastreava sorrateiro, capaz de caçar alguma lagartixa: com umzapetrapeele desquebrava a lagartixa, homem de fazer assim até com calango [...].”

“Mas todos, de Tomèzinho e Chica a Luisaltino e Vovó Izidra, mesmo estando tristes, como estavam, só respondiam comlisicede assuntos, bobagens que o coração não consabe.”


Em relação ao contexto do romance “Vidas secas”, do autor Graciliano Ramos, analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale a única opção INCORRETA:
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32Q1057801 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Polícia Militar, PM MG, PM MG, 2023

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, responda às questões propostas.

Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA)
Criado pela OpenAI, tecnologia tem alcançado o público e gerado receio e curiosidade entre os internautas.

Em menos de dois meses de funcionamento, o programa de Inteligência Artificial "Chat GPT" conquistou usuários em todo o mundo por seus textos realistas. A tecnologia provou que também pode servir para diversas modalidades, como afirma o especialista Christian Perrone, jurista e pesquisador em Fulbright, na Universidade Georgetown, nos Estados Unidos.

Lançado pela empresa chamada OpenAI, — tendo o bilionário Elon Musk como um dos fundadores — o Chat GPT é um programa de inteligência artificial cujo nome é uma sigla para “Chat Generative Pre-Trained Transformer” ou, em tradução livre: "transformador pré-treinado generativo de bate-papo”. Em conversa com o site da TV Cultura, Christian Perrone explica que a tecnologia cria textos a partir de padrões que são "instruídos pelo próprio usuário". Ao receber perguntas, a tecnologia lhe dará respostas com base em pesquisa de fontes variadas, montando um texto através dos dados fornecidos.

Sobre a IA, o especialista afirma que: "por um lado tem pessoas que acham que isso é a grande revolução do futuro, mas por outro, temos que entender que ela é um pequeno degrau numa escada muito grande. O Chat GPT é, na verdade, um grande modelo linguístico", conclui Perrone.

Para o programador de sistemas, Giovane Ferreira, há também um contexto de preocupações éticas nessa novidade, voltadas principalmente para a proteção de dados que são arquivados pela tecnologia. "Tem muita gente que fala sobre a política de privacidade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que depois de um tempo essas informações são apagadas, mas nesse caso não. Por ser uma inteligência artificial, ela vai aprendendo mais, através desses dados que são armazenados", diz.

Ferreira menciona a popularidade do assunto, e diz que "gera tanto burburinho, porque as pessoas ficam com medo de, por ser uma Inteligência Artificial, substituir o trabalho humano", relata o programador. As possibilidades de uso no mercado de trabalho, comentadas pelos especialistas, variam de ajuda nas produções textuais, correções, confirmação de dados e datas até probabilidade de ideias para construção narrativa.

"As oportunidades são múltiplas, mais que tudo, para auxiliar essa interlocução humana ou então dar um start em um texto que se quer escrever (...) O jornalismo será um grande beneficiado desta inteligência, pela capacidade que o Chat tem de descrever jogos de futebol, por exemplo", comenta o pesquisador Christian Perrone.

"A gente viu muito sobre a capacidade criativa dessas novas inteligências artificiais. O Chat GPT consegue, entre aspas, criar uma redação, como o DALLE-e — ferramenta criada com inspiração no nome de Salvador Dalí, que serve para gerar imagens. Mas a capacidade de criação em si, ainda é estritamente humana", diz Perrone.

O especialista ainda pontua o fato de o Chat GPT não ter informações sobre acontecimentos recentes, "assim como uma criança ou um estudante, a IA vai aprendendo e se aprimorando", afirma.

Apesar das preocupações éticas em torno dos dados e a possível relação do Chat GPT com futuros plágios, a novidade continua bombando nas redes e se popularizando entre os jovens. Os especialistas afirmam que essa tecnologia se mostra cada vez mais comum, e será uma grande revolução de auxílio na produção textual para a sociedade.

MARINHO, Malu. cultura.uol.com.br.2023. Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA).

Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/55521_chat-gpt-especialistas-comentam-a-novidade-dainteligencia-artificial-ia.html. Acesso em: 14 de fev. de 2023.
Analise as assertivas abaixo sobre o texto e depois responda o que se pede:
I. Trata-se de um artigo, cujo objetivo da autora é demonstrar, por meio de argumentos consistentes e persuasivos, o predomínio do ponto de vista dela sobre o tema, colocando a opinião dos especialistas em segundo plano.
II. O texto apresenta um título e um subtítulo, os quais reportam, respectivamente: ao tema que norteará o texto, baseado em um compilado de pareceres de especialistas, e à impressão da autora sobre o assunto.
III. Ao longo do texto, torna-se explícito que os pontos de vista dos especialistas entrevistados não são divergentes, mas são abordagens diferentes dentro de um mesmo tema.
IV. No editorial em questão, existe a nítida preocupação em ampliar as discussões sobre o assunto, contrariando as manifestações de especialistas retrógados, que veem o Chat GPT como uma ameaça ao trabalho realizado por humanos.
Estão CORRETAS as informações contidas em:
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33Q1057802 | Português, Pontuação, Oficial da Polícia Militar, PM MG, PM MG, 2023

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, responda às questões propostas.

Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA)
Criado pela OpenAI, tecnologia tem alcançado o público e gerado receio e curiosidade entre os internautas.

Em menos de dois meses de funcionamento, o programa de Inteligência Artificial "Chat GPT" conquistou usuários em todo o mundo por seus textos realistas. A tecnologia provou que também pode servir para diversas modalidades, como afirma o especialista Christian Perrone, jurista e pesquisador em Fulbright, na Universidade Georgetown, nos Estados Unidos.

Lançado pela empresa chamada OpenAI, — tendo o bilionário Elon Musk como um dos fundadores — o Chat GPT é um programa de inteligência artificial cujo nome é uma sigla para “Chat Generative Pre-Trained Transformer” ou, em tradução livre: "transformador pré-treinado generativo de bate-papo”. Em conversa com o site da TV Cultura, Christian Perrone explica que a tecnologia cria textos a partir de padrões que são "instruídos pelo próprio usuário". Ao receber perguntas, a tecnologia lhe dará respostas com base em pesquisa de fontes variadas, montando um texto através dos dados fornecidos.

Sobre a IA, o especialista afirma que: "por um lado tem pessoas que acham que isso é a grande revolução do futuro, mas por outro, temos que entender que ela é um pequeno degrau numa escada muito grande. O Chat GPT é, na verdade, um grande modelo linguístico", conclui Perrone.

Para o programador de sistemas, Giovane Ferreira, há também um contexto de preocupações éticas nessa novidade, voltadas principalmente para a proteção de dados que são arquivados pela tecnologia. "Tem muita gente que fala sobre a política de privacidade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que depois de um tempo essas informações são apagadas, mas nesse caso não. Por ser uma inteligência artificial, ela vai aprendendo mais, através desses dados que são armazenados", diz.

Ferreira menciona a popularidade do assunto, e diz que "gera tanto burburinho, porque as pessoas ficam com medo de, por ser uma Inteligência Artificial, substituir o trabalho humano", relata o programador. As possibilidades de uso no mercado de trabalho, comentadas pelos especialistas, variam de ajuda nas produções textuais, correções, confirmação de dados e datas até probabilidade de ideias para construção narrativa.

"As oportunidades são múltiplas, mais que tudo, para auxiliar essa interlocução humana ou então dar um start em um texto que se quer escrever (...) O jornalismo será um grande beneficiado desta inteligência, pela capacidade que o Chat tem de descrever jogos de futebol, por exemplo", comenta o pesquisador Christian Perrone.

"A gente viu muito sobre a capacidade criativa dessas novas inteligências artificiais. O Chat GPT consegue, entre aspas, criar uma redação, como o DALLE-e — ferramenta criada com inspiração no nome de Salvador Dalí, que serve para gerar imagens. Mas a capacidade de criação em si, ainda é estritamente humana", diz Perrone.

O especialista ainda pontua o fato de o Chat GPT não ter informações sobre acontecimentos recentes, "assim como uma criança ou um estudante, a IA vai aprendendo e se aprimorando", afirma.

Apesar das preocupações éticas em torno dos dados e a possível relação do Chat GPT com futuros plágios, a novidade continua bombando nas redes e se popularizando entre os jovens. Os especialistas afirmam que essa tecnologia se mostra cada vez mais comum, e será uma grande revolução de auxílio na produção textual para a sociedade.

MARINHO, Malu. cultura.uol.com.br.2023. Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA).

Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/55521_chat-gpt-especialistas-comentam-a-novidade-dainteligencia-artificial-ia.html. Acesso em: 14 de fev. de 2023.
Ao longo do texto, a autora utiliza as aspas, um sinal de pontuação empregado em diversas situações. Considerando tais usos e ainda os efeitos semânticos e estilísticos que esse recurso pode promover, avalie os enunciados abaixo e marque a alternativa CORRETA:
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34Q1057803 | Português, Ortografia, Oficial da Polícia Militar, PM MG, PM MG, 2023

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, responda às questões propostas.

Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA)
Criado pela OpenAI, tecnologia tem alcançado o público e gerado receio e curiosidade entre os internautas.

Em menos de dois meses de funcionamento, o programa de Inteligência Artificial "Chat GPT" conquistou usuários em todo o mundo por seus textos realistas. A tecnologia provou que também pode servir para diversas modalidades, como afirma o especialista Christian Perrone, jurista e pesquisador em Fulbright, na Universidade Georgetown, nos Estados Unidos.

Lançado pela empresa chamada OpenAI, — tendo o bilionário Elon Musk como um dos fundadores — o Chat GPT é um programa de inteligência artificial cujo nome é uma sigla para “Chat Generative Pre-Trained Transformer” ou, em tradução livre: "transformador pré-treinado generativo de bate-papo”. Em conversa com o site da TV Cultura, Christian Perrone explica que a tecnologia cria textos a partir de padrões que são "instruídos pelo próprio usuário". Ao receber perguntas, a tecnologia lhe dará respostas com base em pesquisa de fontes variadas, montando um texto através dos dados fornecidos.

Sobre a IA, o especialista afirma que: "por um lado tem pessoas que acham que isso é a grande revolução do futuro, mas por outro, temos que entender que ela é um pequeno degrau numa escada muito grande. O Chat GPT é, na verdade, um grande modelo linguístico", conclui Perrone.

Para o programador de sistemas, Giovane Ferreira, há também um contexto de preocupações éticas nessa novidade, voltadas principalmente para a proteção de dados que são arquivados pela tecnologia. "Tem muita gente que fala sobre a política de privacidade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que depois de um tempo essas informações são apagadas, mas nesse caso não. Por ser uma inteligência artificial, ela vai aprendendo mais, através desses dados que são armazenados", diz.

Ferreira menciona a popularidade do assunto, e diz que "gera tanto burburinho, porque as pessoas ficam com medo de, por ser uma Inteligência Artificial, substituir o trabalho humano", relata o programador. As possibilidades de uso no mercado de trabalho, comentadas pelos especialistas, variam de ajuda nas produções textuais, correções, confirmação de dados e datas até probabilidade de ideias para construção narrativa.

"As oportunidades são múltiplas, mais que tudo, para auxiliar essa interlocução humana ou então dar um start em um texto que se quer escrever (...) O jornalismo será um grande beneficiado desta inteligência, pela capacidade que o Chat tem de descrever jogos de futebol, por exemplo", comenta o pesquisador Christian Perrone.

"A gente viu muito sobre a capacidade criativa dessas novas inteligências artificiais. O Chat GPT consegue, entre aspas, criar uma redação, como o DALLE-e — ferramenta criada com inspiração no nome de Salvador Dalí, que serve para gerar imagens. Mas a capacidade de criação em si, ainda é estritamente humana", diz Perrone.

O especialista ainda pontua o fato de o Chat GPT não ter informações sobre acontecimentos recentes, "assim como uma criança ou um estudante, a IA vai aprendendo e se aprimorando", afirma.

Apesar das preocupações éticas em torno dos dados e a possível relação do Chat GPT com futuros plágios, a novidade continua bombando nas redes e se popularizando entre os jovens. Os especialistas afirmam que essa tecnologia se mostra cada vez mais comum, e será uma grande revolução de auxílio na produção textual para a sociedade.

MARINHO, Malu. cultura.uol.com.br.2023. Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA).

Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/55521_chat-gpt-especialistas-comentam-a-novidade-dainteligencia-artificial-ia.html. Acesso em: 14 de fev. de 2023.
Considerando as regras de acentuação, analise as assertivas a seguir, assinalando “V”, para as verdadeiras, ou “F”, para as falsas, e, ao final, responda o que se pede:
( )Instruídos e usuáriosfazem parte de um grupo de palavras assistidas pela mesma regra de acentuação.
( )Dará e atravéssão exemplos de vocábulos oxítonos que, obrigatoriamente, sempre serão acentuados.
( )Múltiplos e linguísticorecebem o acento com base em uma mesma regra, para a qual não há exceções.
( )Éticos e plágiossão acentuados por serem palavras paroxítonas terminadas em “o”, seguido de “s".

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
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35Q1057804 | Português, Interpretação de Textos, Oficial da Polícia Militar, PM MG, PM MG, 2023

Texto associado.
Leia atentamente o texto abaixo e, em seguida, responda às questões propostas.

Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA)
Criado pela OpenAI, tecnologia tem alcançado o público e gerado receio e curiosidade entre os internautas.

Em menos de dois meses de funcionamento, o programa de Inteligência Artificial "Chat GPT" conquistou usuários em todo o mundo por seus textos realistas. A tecnologia provou que também pode servir para diversas modalidades, como afirma o especialista Christian Perrone, jurista e pesquisador em Fulbright, na Universidade Georgetown, nos Estados Unidos.

Lançado pela empresa chamada OpenAI, — tendo o bilionário Elon Musk como um dos fundadores — o Chat GPT é um programa de inteligência artificial cujo nome é uma sigla para “Chat Generative Pre-Trained Transformer” ou, em tradução livre: "transformador pré-treinado generativo de bate-papo”. Em conversa com o site da TV Cultura, Christian Perrone explica que a tecnologia cria textos a partir de padrões que são "instruídos pelo próprio usuário". Ao receber perguntas, a tecnologia lhe dará respostas com base em pesquisa de fontes variadas, montando um texto através dos dados fornecidos.

Sobre a IA, o especialista afirma que: "por um lado tem pessoas que acham que isso é a grande revolução do futuro, mas por outro, temos que entender que ela é um pequeno degrau numa escada muito grande. O Chat GPT é, na verdade, um grande modelo linguístico", conclui Perrone.

Para o programador de sistemas, Giovane Ferreira, há também um contexto de preocupações éticas nessa novidade, voltadas principalmente para a proteção de dados que são arquivados pela tecnologia. "Tem muita gente que fala sobre a política de privacidade da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que depois de um tempo essas informações são apagadas, mas nesse caso não. Por ser uma inteligência artificial, ela vai aprendendo mais, através desses dados que são armazenados", diz.

Ferreira menciona a popularidade do assunto, e diz que "gera tanto burburinho, porque as pessoas ficam com medo de, por ser uma Inteligência Artificial, substituir o trabalho humano", relata o programador. As possibilidades de uso no mercado de trabalho, comentadas pelos especialistas, variam de ajuda nas produções textuais, correções, confirmação de dados e datas até probabilidade de ideias para construção narrativa.

"As oportunidades são múltiplas, mais que tudo, para auxiliar essa interlocução humana ou então dar um start em um texto que se quer escrever (...) O jornalismo será um grande beneficiado desta inteligência, pela capacidade que o Chat tem de descrever jogos de futebol, por exemplo", comenta o pesquisador Christian Perrone.

"A gente viu muito sobre a capacidade criativa dessas novas inteligências artificiais. O Chat GPT consegue, entre aspas, criar uma redação, como o DALLE-e — ferramenta criada com inspiração no nome de Salvador Dalí, que serve para gerar imagens. Mas a capacidade de criação em si, ainda é estritamente humana", diz Perrone.

O especialista ainda pontua o fato de o Chat GPT não ter informações sobre acontecimentos recentes, "assim como uma criança ou um estudante, a IA vai aprendendo e se aprimorando", afirma.

Apesar das preocupações éticas em torno dos dados e a possível relação do Chat GPT com futuros plágios, a novidade continua bombando nas redes e se popularizando entre os jovens. Os especialistas afirmam que essa tecnologia se mostra cada vez mais comum, e será uma grande revolução de auxílio na produção textual para a sociedade.

MARINHO, Malu. cultura.uol.com.br.2023. Chat GPT: Especialistas comentam a novidade da Inteligência Artificial (IA).

Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/55521_chat-gpt-especialistas-comentam-a-novidade-dainteligencia-artificial-ia.html. Acesso em: 14 de fev. de 2023.
No texto, estão presentes algumas manifestações da linguagem coloquial, bem como o emprego de termos e palavras em sentido figurado. Julgue os fragmentos abaixo e assinale aquele cujo termo destacado foi empregado em sentido denotativo.
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36Q1059151 | Matemática, Raciocínio Lógico, Auxiliar De Armamento Armeiro, PM MG, PM MG, 2023

Em uma turma de soldados da Polícia Militar de Minas Gerais, há 25 recrutas que praticam tiro, mas não praticam jiu-jítsu, e há 12 recrutas que praticam jiu-jítsu, mas não praticam tiro. O total dos que praticam jiu-jítsu é 21. Ao todo, existem 20 recrutas que não praticam tiro. Qual o número de recrutas da classe? Marque a alternativa CORRETA:
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39Q1059154 | Matemática, Álgebra, Auxiliar De Armamento Armeiro, PM MG, PM MG, 2023

Resolva a equação 9 x − 10 x 3 x +9 = 0 e marque a alternativa CORRETA em relação a sua solução:
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40Q1059162 | Matemática, Aritmética e Problemas, Oficial da Polícia Militar, PM MG, PM MG, 2023

Considere a seguinte situação hipotética e, ao final, responda o que se pede:

Se com 120 policiais militares o 88° Batalhão da Polícia Militar consegue atender a 40 ocorrências policiais por dia e patrulhar 420 quilômetros de vias urbanas por dia operando em sua capacidade máxima, quantos policiais são necessários para que o 89º Batalhão da Polícia Militar, também operando em sua capacidade máxima, consiga atender a 70 ocorrências policiais por dia e patrulhar 350 Km de vias urbanas por dia? (Considere o tempo médio de atendimento de ocorrências e o tempo médio de patrulhamento por quilômetro igual nos dois batalhões.)

Marque a alternativa CORRETA.

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