Questões de Concursos PM SP

Resolva questões de PM SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1079451 | Matemática, Aritmética e Problemas, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

A localização de cada uma das 4 equipes que fazem o patrulhamento em certa região é fornecida ao comando central via satélite. O posicionamento é dado, em uma tela, por luzes que acendem em intervalos regulares. A luz que indica a posição da equipe A acende a cada 15 segundos; a da equipe B, a cada 20 segundos; a da equipe C, a cada 30 segundos, e a da equipe D, a cada 35 segundos. As luzes que indicam a posição das quatro equipes acendem simultaneamente na tela a cada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1079463 | Atualidades, Atualidades do Ano de 1994 ao Ano de 2013, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

O documento final, intitulado O Futuro que Nós Queremos, foi publicado na página da conferência, nos idiomas oficiais das Nações Unidas – inglês, francês, espanhol, chinês e árabe. O resultado, em última análise, resume-­se a uma longa lista de promessas para avançar para uma “economia verde”, que freie a degradação do meio ambiente, combata a pobreza e reduza desigualdades. Entidades da sociedade civil denunciam o “fracasso” e a falta de ambição da conferência.

(www.veja.com.br, 22.06.2012. Adaptado)

A notícia refere­-se aos resultados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1079719 | Português, Interpretação de Textos, Estágio, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Lições do Titanic

O naufrágio do Titanic traz tristes memórias., heroísmo., coragem. arrogância, fé. lendas e mitos. Por isso e pela perda de cerca de 1500 vidas, é tragédia marcante da aventura humana. Diante de tal lembrança, conforta-nos a sabedoria de aprender com os erros, que pode e deve ser praticada por todos.

Cem anos após a triste noite de 14 de abril de 1912. quando um iceberg interrompeu a travessia do Atlântico entre Southampton (Reino Unido) e Nova York (EUA)., a frustrada viagem inaugural do navio ainda é um legado de preciosas lições. E todas se aplicam a distintas situações, inclusive na gestão empresarial.

A primeira refere-se à previsão relativa aos recursos de contingência. Nunca devem ser menores que a efetiva demanda em casos de incidentes e acidentes. Isso vale para reservas financeiras, alarmes, áreas de escoamento, estruturas e brigadas de incêndio.

O Titanic tinha só 16 botes salva-vidas, muito aquém do ideal.

A segunda lição é sobre a necessidade de testar qualquer equipamento, máquina, veículo, processo e sistema antes de ser colocado em operação comercial. O Titanic teve apenas seis horas de testes, e muito abaixo de sua velocidade máxima. Talvez por isso, os timoneiros não tenham conseguido manobrá-lo com eficiência ante a iminência do choque.

A comunicação, sempre decisiva e estratégica, é o objeto da terceira lição. O Titanic possuía o modemíssimo telégrafo do Sistema Marconi. Porém, muitos não sabiam operar aquela “maravilha sem fio"’ e alguns navios que poderiam tê-lo socorrido nem sequer contavam com ela.

Os meios de comunicação — incluindo os mais recentes, como redes sociais, tráfego de dados, G3, G4 e outros recursos cibernéticos — precisam ser bem utilizados e todos os interlocutores devem compartilhá-los de maneira eficaz no domínio da tecnologia.

Outra análise importante é que a arrogância nunca deve subjugar o bom senso. A humildade é sempre boa conselheira, mesmo quando a autossegurança resulta de grande experiência ou baseia-se no uso de avançada tecnologia. O excesso de confiança pode explicar o motivo de o capitão Smith ter ignorado os alertas de gelo no mar e ter determinado velocidade máxima.

Que a triste e centenária lembrança, registrada no Reino Unido e em todo o mundo, não seja em vão. Aprender com os equívocos do passado nos capacita a um futuro sempre melhor.


(Josué Gomes da Silva, Folha de S.Paulo, 15.04.2012. Adaptado)

Na frase do quarto parágrafo — Talvez por isso, os timoneiros não tenham conseguido manobrá-lo com eficiência ante a iminência do choque. — a palavra iminência tem o sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1079465 | Atualidades, Política, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

A companhia britânica Lonmin, proprietária da mina de platina de Marikana, onde 44 pessoas morreram durante uma sangrenta greve de quatro semanas, anunciou um acordo de paz com os mineiros. A greve dos trabalhadores da mina de Lonmin em Marikana foi iniciada em 10 de agosto. O conflito mais sangrento da greve ocorreu em 16 de agosto, quando um grupo de 34 mineiros foi morto pela polícia durante um enfrentamento em Marikana.

(noticias.terra.com.br, 06.09.2012. Adaptado)

A notícia trata da greve ocorrida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1079469 | Atualidades, Economia Na Atualidade, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

As manifestações forçaram o fechamento de empresas japonesas que atuam na China e levantaram receios no mercado sobre o impacto econômico de um possível rompimento entre Pequim e Tóquio. Muitas outras marcas japonesas que deslocaram suas operações para o território chinês tiveram de suspender as atividades, receosas de possíveis ataques. Elas também estão sendo alvo de campanhas de boicote que podem minar as férteis relações econômicas entre os dois países.

(Revista Istoé, n.º 2237, 26.09.2012. Adaptado)

Esse recente conflito foi motivado pelo fato de o Japão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1079725 | Português, Interpretação de Textos, Estágio, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Soa improvável, sei. mas de acordo com alguns autores a maior ameaça à humanidade não são as bombas nucleares nem as mudanças climáticas. São os computadores. Dizem que eles ficarão mais inteligentes do que a gente, se isso já não aconteceu, e assumirão o controle. Sempre achei essa ideia duvidosa. Consigo entender o perigo dos explosivos atômicos, e as mudanças climáticas me aterrorizam, mas os computadores? Basta puxai- o fio da tomada.

Ou não. Foi o que pensei, dia desses, durante um evento sobre energia renovável. Falava um doutor inglês dos mais competentes. Logo mais, dizia ele, vamos economizar eletricidade através de informática caseira. Ela vai nos cobrar tarifas diferenciadas de acordo com a função de cada eletrodoméstico e o horário. Ligar o secador de cabelo na hora do pico, entre 18 e 22 horas, por exemplo, vai custar uma nota. Já quem quiser ver televisão durante a manhã vai pagar pouco.

Os preços serão organizados por um telão feito pela Nintendo, ou, talvez, outro fabricante de videogames ou celulares, explicou. Todos nós poderemos competir para ver quem economiza mais energia. Não estou inventando nada. Ouvi tudo isso do inglês. Ganharemos pontos — e dinheiro — se, por exemplo, deixarmos de utilizar a escova de dentes elétrica, optando pelo modelo manual.

Tive uma revelação paranoica nesse momento. É assim que as máquinas tomam o poder, pensei. Mas logo afastei a ideia. Sou fã da informática. Gosto dos computadores, até mais do que eles gostam de mim, desconfio.

(Matthew Shirts. O jacaré e o computador. http://vejasp. abril, com.br. Adaptado)

No texto, o autor relata
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1079472 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

A Constituição Federal prevê que as penas serão cumpridas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1079477 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Na Fase de Controle e Análise Crítica de uma Operação de Reintegração de Posse,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1079735 | Matemática, Aritmética e Problemas, Estágio, PM SP, VUNESP

Dois amigos, João e Pedro, foram beber cerveja em um bar. João pediu uma garrafa de 750 mL. e Pedro pediu uma latinha de 290 mL. João bebeu 3/5 da cerveja de sua garrafa. e Pedro depois de beber toda a cerveja da latinha, bebeu mais 3/4 do que havia restado na garrafa do amigo. Então, é possível concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1079480 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Com relação ao serviço de guarda do quartel,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1079736 | Matemática, Aritmética e Problemas, Estágio, PM SP, VUNESP

Uma gráfica está imprimindo dois tipos de livros: A e B. O tempo necessário para que um livro A seja impresso é 50 minutos, e para que um livro B seja impresso é 90 minutos. Sabendo-se que as máquinas que imprimem os livros trabalham continuamente, sem parar, e que. certo dia, às 7 horas da manhã, um livro A e um B ficaram prontos ao mesmo tempo, pode-se afirmar que isso irá ocorrer novamente às
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1079483 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

No caso de disparo acidental de arma de fogo, em que haja indícios de o incidente ter ocorrido de maneira involuntária por ação exclusiva do armamento, deve-­se, entre outras pro­vidências,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1079743 | Matemática, Funções, Sargento da Polícia Militar, PM SP, CETRO

No colégio da Polícia Militar de certo município, no período da tarde, estudam 840 alunos em x salas com x + 2 alunos por sala. Portanto, é correto afirmar que o número de salas desse colégio é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q1079488 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

O Programa Vizinhança Solidária (PVS)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1079491 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

A competência para movimentar o Cap PM, Chefe da Assesso­ria Policial ­Militar do Tribunal de Justiça Militar (APMTJM), é do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1079503 | História, História Geral, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Na segunda metade do século XIX, os Estados Unidos reali­zaram o Destino Manifesto, isto é, a expansão para o oeste até o Oceano Pacífico. Sobre este movimento, também conheci­do como “Marcha para o Oeste”, pode­-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1079761 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da PM, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Classe média já chega a 65% m s favelas, diz pesquisa
Morar em favelas, pelo menos no Rio de Janeiro, pode não ser tão ruim quanto parece para quem está de fora. Amparados por melhorias nos indicadores socioeconòmicos, 85% dos jovens das comunidades cariocas disseram ao Data Popular que gostam do lugar onde moram. E 70% disseram que continuariam a morar na comunidade mesmo se a renda dobrasse.
Os resultados fazem parte de um levantamento, realizado em 2012, pelo Data Favela, união entre o Data Popular e Celso Athayde, ex-dirigente da Central Única de Favelas (Cufa). E mostram urn retrato não só do Rio de Janeiro, mas de todas as comunidades do Brasil. É um contingente formado por 12 milhões de pessoas, cuja renda soma 56.1 bilhões de reais por ano. com uma maioria de membros da classe média.
Embora o conceito de classe média gere polêmica, segundo o Data Favela. hoje 65% dos moradores estão nessa faixa de renda, contra 37% em 2002. Há 10 anos. apenas 4 em cada 10 moradores tinham celular. Hoje são nove. Computadores estavam em apenas 3% dos lares, agora estão em 40%. A média de anos de estudo subiu no mesmo período: foi de quatro para seis anos.
Segundo a pesquisa, os jovens desempenham papel preponderante na atividade econômica e na organização social das favelas. São eles. por exemplo, que orientam os pais na aquisição de serviços, como TV por assinatura, e decidem as marcas de alimentos e o consumo de eletrônicos.
A pesquisa incluiu levantamento qualitativo apenas no Rio de Janeiro. E a visão dos jovens mostrou-se otimista: 51% deles consideram que a comunidade melhorou nos últimos dois anos, e 63% acreditam que vai continuar melhorando. Mesmo assim, o preconceito ainda persiste, na visão deste grupo, fazendo com que 49% deles prefiram não dizer onde vivem.
(Exame, http: goo.gl 4fMqxx. 20.02.2013. Adaptado)
O trecho destacado em - Segundo a pesquisa, os jovens desempenham papel preponderante na atividade econô­mica e na organização social das favelas. - pode ser corretamente substituído, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, sem alterar o restante da estrutura do texto e preservando a informação original, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1079765 | Matemática, Geometria Plana, Soldado da PM, PM SP, VUNESP

Uma área retangular de 30 km2 será reflorestada e, paraisso, os técnicos dividiram essa área em quadrados com 2 m de lado onde será plantada uma árvore no centro de cada quadrado. O número de árvores que serão plantadas nessa área será
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1079766 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado da PM, PM SP, VUNESP

Foram retiradas de um caldeirão, que continha 3 litros de sopa, 20 conchas cheias, restando ainda 1,2 litro de sopa no caldeirão. Sabendo que uma pessoa colocou 3 dessas conchas de sopa em seu prato e que, para tomá-la, utilizou uma colher com 12 mL de capacidade, pode-se concluir que o menor número de colheradas necessárias para tomar a sopa toda do prato foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.