Início

Questões de Concursos PM SP

Resolva questões de PM SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1079783 | Geografia, Geografia Econômica, Soldado da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Considere algumas características dos Brics. • 40% da população mundial, ou 2,8 bilhões de pessoas, vive no bloco. • A área geográfica do bloco corresponde a 30% da superfície terrestre. • A força de trabalho dos países do bloco é de 1,5 bilhão de pessoas. • Nos países do bloco, as políticas públicas têm obtido avanços na redução da pobreza e na ampliação do acesso aos bens de consumo. • O bloco responde por 58% da demanda mundial de petróleo e por 20% da produção mundial. (Pragmatismo Político, disponível em:<goo.gl/06hGG4>. Adaptado) Os dados apresentados permitem afirmar que os Brics
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1079786 | Atualidades, Educação Nas Questões Sociais, Soldado da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

O movimento de ocupações de escolas tomou conta do Brasil em outubro de 2016. Mais de mil escolas foram ocupadas por estudantes, com destaque para o estado do Paraná. Um dos principais motivos que mobilizaram os estudantes foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1079647 | Geografia, Meio Ambiente Na Geografia, Estágio, PM SP, VUNESP

O impacto do aquecimento global será “grave, abrangente e irreversível”, segundo um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgado em (31/03/2014).

(http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140331 _ipcc_relatorio_dg.shtml. Adaptado)

Um dos impactos mais conhecidos e temidos do aquecimento global é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1079651 | Atualidades, Atualidades do Ano de 2014, Estágio, PM SP, VUNESP

A estratégia da SABESP, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, de oferecer descontos aos moradores atendidos pela empresa que reduzirem significativamente seu consumo de água, realizada nos primeiros meses de 2014, teve como motivação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1079487 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Quanto às recompensas policial­militares, previstas no Regu­lamento Disciplinar da Polícia Militar (RDPM),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1079585 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Quanto às normas de segurança para a utilização daInternet pelas OPM previstas nas I-30-PM, é correto afirmarque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1079431 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Em face do princípio da irretroatividade da lei penal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1079774 | Atualidades, Atualidades do Ano de 2014, Soldado da PM, PM SP, VUNESP

Governo cios EUA fecha rocios os 408 pontos turísticos federais O governo dos Estados Unidos começou o seu fechamento nesta terça-feira pela primeira vez em 17 anos, colocando até 1 milhão de trabalhadores em licença não remunerada. fechando parques nacionais e atrasando projetos de pesquisa médica. Agências federais foram direcionadas a reduzir os serviços e a Casa Branca ordenou o fechamento de todos os 408 pontos turísticos federais, incluindo a Está­ tua da Liberdade. (Globo.com. 01.10.13. Adaptado) Essa decisão, tomada no inicio de outubro, deveu-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1079559 | Inglês, Tradução Translation, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
What do police officers do?
By Emma Woolley

The primary responsibility of police officers is to protect the public, or if commissioned, the person, group or organization to which they are assigned. Through detecting and preventing crime, police officers strive to maintain law and order in their respective jurisdictions.
Most new police officers work in general duty in patrol divisions, which provides a broad range of experiences and assignments. General duty policing involves patrolling assigned areas to enforce laws, protect public safety, and arrest criminal suspects – either by car, foot, bicycle, or in some cases, horse.
Police officers can also do some or all of the following: Investigate accidents and crime scenes; secure evidence and interview witnesses; testify in court; collect notes and reports; provide emergency assistance to victims of natural disasters, crime, and accidents; engage in crime prevention, safety, and public information programs; participate in media relations; and supervise and manage the work of other police officers.
Working as a police officer can be one of the most diverse career experiences, as specializations ranging in the hundreds are available. With a few years of service (usually four or more), he or she can move into areas such as criminal identification, drug investigations, sexual assault, fraud, major case and/or crime management, surveillance, aircraft security, explosives disposal, police dog services, and many more.
Police officers must be available for shift work at any time of day and any day of the week, including holidays. Shifts tend to be longer than the standard eight-hour office day. Even though many regular police duties are routine in nature, the job can also be dangerous, as well as physically and emotionally stressful.
(http://careerbear.com/police-officer/article/ what-do-police-officers-do. Adaptado)
Among the many tasks, mentioned in the third paragraph, a police officer may perform in the line of duty, is to “secure evidence". The phrase means, in Portuguese, the same as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1079587 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Nos termos da ICC no 139 (Uso de arma de incapacitaçãoneuromuscular), quanto ao seu emprego, é corretoafirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1079598 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Soldado da Policia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.

Alguém, em algum beco escuro da internet, acha que os seguintes itens têm a ver comigo: saias curtas, camisetas bem cavadas, chapéus com detalhes metálicos. Tudo supermoderno, descolado e… feminino. Por quê? Sou um senhor de meia-idade, grisalho, que se veste com roupas masculinas. Não tenho filhas, nem sobrinhas, nem ninguém próximo que use esse tipo de moda. Mas esse tipo de moda me bombardeia.

Entro em um site sério de notícias e está lá um anúncio divulgando a última coleção da marca. Navego pelo site do jornal americano “The New York Times”, idem: essa mesma publicidade preenche os espaços em branco e se oferece para mim.

Mas como me transformei em uma vítima dos anúncios de moda? Vamos voltar algumas semanas no tempo.

Minha triste saga começou no Twitter, mais especificamente na conta da seção de estilo do site BuzzFeed. Cliquei em um link que dizia algo como “conheça a marca de roupas preferida da Kristen Stewart” (a jovem e bela atriz da série “Crepúsculo”). Vacilo fatal. Acabei caindo em uma suposta reportagem sobre uma grife de roupas femininas chamada Wildfang. Na verdade, tratava-se do que, na era da internet, ganhou o nome de “conteúdo patrocinado”, ou seja, era uma publicidade disfarçada de jornalismo.

Mais do que ser apenas um anúncio, o tal link trazia escondido algum dispositivo on-line que me fichou como fã da Wildfang e instalou nos meus navegadores algo que faz disparar anúncios da marca em qualquer site que eu acesse.

Ao clicar na “reportagem” do BuzzFeed sobre as roupas da Wildfang, o que se esperava era um texto feito por um(a) repórter de moda, de opiniões próprias. Mas não era nada disso: era material pago, sem nenhuma indicação de que se tratava de um comercial, e que infestou meus computadores com anúncios indesejados.

Pode ser um bobo ranço geracional, mas tenho enorme dificuldade para aceitar que conteúdo informativo e publicidade se transformem em uma coisa só.

(Álvaro Pereira Júnior. Folha de S.Paulo, 11.10.2014. Adaptado)

O uso da primeira pessoa do plural revela um esforço do autor para estabelecer um grau de proximidade mais elevado com o leitor, o que se observa na expressão destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1079658 | Literatura, Romantismo, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o poema de Álvares de Azevedo para responder à questão.

O pastor moribundo

Cantiga de viola

A existência dolorida

Cansa em meu peito: eu bem sei

Que morrerei!

Contudo da minha vida

Podia alentar-se a flor

No teu amor!


Do coração nos refolhos

Solta um ai! num teu suspiro

Eu respiro!

Mas fita ao menos teus olhos

Sobre os meus: eu quero-os ver

Para morrer!


Guarda contigo a viola

Onde teus olhos cantei...

E suspirei!

Só a ideia me consola

Que morro como vivi...

Morro por ti!


Se um dia tu’alma pura

Tiver saudades de mim,

Meu serafim!

Talvez notas de ternura —

Inspirem o doido amor

Do trovador!

(Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos.)

Um traço comum à estética romântica, presente tanto no texto citado de José de Alencar quanto no poema de Álvarez de Azevedo, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1079667 | Literatura, Modernismo, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o parágrafo inicial do conto As margens da alegria, de Guimarães Rosa, para responder à questão.

Esta é a estória. Ia um menino, com os Tios, passar dias no lugar onde se construía a grande cidade. Era uma viagem inventada no feliz; para ele, produzia-se em caso de sonho. Saíam ainda com o escuro, o ar fino de cheiros desconhecidos. A Mãe e o Pai vinham trazê-lo ao aeroporto. A Tia e o Tio tomavam conta dele, justinhamente. Sorria-se, saudava-se, todos se ouviam e falavam. O avião era da Companhia, especial, de quatro lugares. Respondiam-lhe a todas as perguntas, até o piloto conversou com ele. O voo ia ser pouco mais de duas horas. O menino fremia no acorçoo, alegre de se rir para si, confortavelzinho, com um jeito de folha a cair. A vida podia às vezes raiar numa verdade extraordinária. Mesmo o afivelarem-lhe o cinto de segurança virava forte afago, de proteção, e logo novo senso de esperança: ao não-sabido, ao mais. Assim um crescer e desconter-se — certo como o ato de respirar — o de fugir para o espaço em branco. O Menino.

(Guimarães Rosa, Primeiras estórias.)

Condizente com o estilo de Guimarães Rosa, percebe-se no trecho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1079672 | Direito Processual Penal Militar, Medidas Assecuratórias e Preventivas, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Quanto às medidas preventivas e assecuratórias, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1079449 | Matemática, Aritmética e Problemas, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Numa aula prática de tiro, ganha­se ou perde­se pontos em função da precisão dos disparos efetuados. Terminada a penúltima bateria de uma série, verificou­se que Tiago tinha 20 pontos a mais que Marcelo. Na última bateria, Marcelo ganhou 1/10 pontos e Tiago perdeu 10 1 dos pontos que tinha, e ambos terminaram a série com o mesmo número de pontos. Terminada a penúltima bateria, a razão entre os números de pontos de Marcelo e de Tiago, nessa ordem, era de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1079459 | História, História do Brasil, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Leia fragmento da obra da historiadora Emília Viotti da Costa.

A emancipação política realizada pelas categorias dominantes interessadas em assegurar a preservação da ordem estabelecida, cujo único objetivo era romper o sistema colonial no que ele significava de restrição à liberdade de comércio e à autonomia administrativa, não ultrapassaria seus próprios limites. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e escravidão da maioria dos habitantes do país. Conquistar a emancipação definitiva da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais seria tarefa relegada às futuras gerações.

(Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil. Em: Carlos Guilherme Mota (org.).
Brasil em Perspectiva. Adaptado)

De acordo com a historiadora, está correto afirmar que o processo de independência do Brasil representou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1079468 | Atualidades, Política Internacional, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Em carta endereçada ao ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o representante de Comércio Exterior do Executivo americano, Ron Kirk, argumentou que as medidas “vão contra os esforços mútuos” de liberalizar o comércio no âmbito mundial, “erodem” as negociações comerciais multilaterais e prejudicariam “significativamente” as exportações americanas em áreas “cruciais” da sua pauta de exportações. Ron Kirk chamou de “protecionista” a decisão do governo brasileiro.

(agenciabrasil.ebc.com.br, 20.09.2012. Adaptado)

Essa decisão “protecionista” do governo brasileiro refere-­ ­se à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1079502 | Português, Interpretação de Textos, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Leia o trecho de Ailustre casa de Ramires, de Eça de Queirós, para responder àquestão.

A livraria, clara e larga, respirava para o pomar por duas janelas, uma de peitoril e poiais de pedra almofadados de veludo, outra mais rasgada, de varanda, frescamente perfumada pela madressilva que se enroscava nas grades. Diante dessa varanda, na claridade forte, pousava a mesa – mesa imensa de pés torneados, coberta com uma colcha desbotada de damasco vermelho, e atravancada nessa tarde pelos rijos volumes daHistória genealógica, todo oVocabuláriode Bluteau, tomos soltos doPanorama, e ao canto, em pilha, as obras de Walter Scott sustentando um copo cheio de cravos amarelos. E daí, da sua cadeira de couro, Gonçalo Mendes Ramires, pensativo diante das tiras de papel almaço, roçando pela testa a rama de pena de pato, avistava sempre a inspiradora da sua Novela – a Torre, a antiquíssima Torre.

(Eça de Queirós.A ilustre casa de Ramires. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000142.pdf. Adaptado)

Assim como Machado de Assis, Eça de Queirós é um escritor que procura apresentar, em sua obra, uma descrição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1079584 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

As Instruções para continências, honras, sinais de respeitoe cerimonial militar na Polícia Militar (I-21-PM)determinam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1079589 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

A autoridade competente para deliberar sobre criação edesativação de BCS (Base Comunitária de Segurança) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.