Questões de Concursos PM SP

Resolva questões de PM SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q1079554 | Português, Interpretação de Textos, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Quem se lembra ainda de Victor Hugo: “Rápidos voamos tempos, nascem muitos poetas todos os dias”. Não são poetas apenas que nascem, mas romancistas, críticos, e ninguém quer saber mais do que passou: todos querem ser atuais, atualíssimos, numa febre de futuro que tem o erro de proporção das visões de todas as febres: pois, ai de nós!,o futuro de hoje é o passado de amanhã e, quando já não estivermos vivos, para defender com unhas e dentes as nossas obras, elas terão de comparecer sozinhas diante do tribunal do mundo.

Rápidos voam os tempos, e não podemos dispor dos lazeres dos nossos avós, que não liam tanto, mas liam certamente melhor. Boa gente, que podia acompanhar folhetins,letra por letra, embora na atualidade ainda haja quem acompanhe novelas de rádios (não tão boas), suspiro por suspiro e lágrima por lágrima...

(Cecília Meireles, Escolha o seu sonho. Adaptado)

A autora discorre sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q1079563 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Considere um Grupamento de Policiamento Motorizado que utilize, em suas operações, dois tipos de veículos, V1 e V2, cujos tanques de combustível têm capacidades diferentes.Sabe-se que é possível preencher 3/4 da capacidade do tanque de V1, inicialmente vazio, com uma quantidade de combustível que corresponde a 3/5 da capacidade total do tanque de V2. A fração da capacidade do tanque de V2 que representaa quantidade de combustível necessária para enchertotalmente o tanque de V1 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q1079565 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

O número de soldados da 1a e da 2a Cia. de certo Batalhão eram iguais a x e y, respectivamente, sendo que a 1a Cia.tinha 200 soldados a mais que a 2a Cia. Após um concurso,x e y foram aumentados em 5% e 10%, respectivamente, e a diferença entre o efetivo da 1a Cia. e o da 2a Cia. continuou a ser igual a 200 soldados. Nessas condições, é correto afirmar que, após o aumento, o número de soldados da 1a Cia. passou a ser igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q1079574 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra se, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.
Em um campo enlameado 16 quilômetros ao sul deBruxelas, cerca de 200 000 soldados enfrentaram-se por oitohoras. Homens e cavalos foram decapitados e estripadospor baionetas, espadas e balas de canhão. À noite, 12 000cadáveres espalhavam-se pelo chão. A Batalha de Waterloo,a terceira entre o exército francês e rivais europeus ao longode três dias seguidos, completa 200 anos no próximo 18 dejunho. Em 1815, Waterloo pôs fim às ambições do incansávelNapoleão Bonaparte. O conflito desde então costuma serlembrado como a mais emblemática das derrotas – a provade que há limites mesmo para a ambição de um estrategistabrilhante.
(Veja, 17.06.2015)
Na oração – ...cerca de 200 000 soldados enfrentaram-sepor oito horas.–, o pronomeseestá empregadocom sentido de reciprocidade. Tal sentido também severifica em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q1079599 | Português, Sintaxe, Soldado da Policia Militar, PM SP, VUNESP

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase a seguir, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

O autor aludiu _____________ momento em que acessou a seção de estilo do site BuzzFeed

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q1079600 | Português, Sintaxe, Soldado da Policia Militar, PM SP, VUNESP

Considerando as regras de concordância, assinale a alternativa em que a forma verbal em destaque está empregada em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1079605 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado da Policia Militar, PM SP, VUNESP

A razão entre o número de camisetas brancas e o número de camisetas coloridas vendidas em um dia, em determinada loja, foi 2/7. Sabendo que, nesse dia, o número total de camisetas vendidas (brancas + coloridas) foi 54, então a diferença entre o número de camisetas coloridas e o número de camisetas brancas vendidas nesse dia foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q1079606 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado da Policia Militar, PM SP, VUNESP

Um produto cujo preço inicial era R$ 120,00 passou a ser vendido com 5% de desconto na 2ª feira e manteve o novo preço até a 5ª feira. Como as vendas não foram boas, na 6ª feira, o produto teve mais um desconto sobre o preço do dia anterior, passando a custar R$ 91,20. A porcentagem de desconto dada nesse produto na 6ª feira, em relação ao preço da 2ª feira, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1079634 | Português, Interpretação de Textos, Estágio, PM SP, VUNESP

Texto associado.

O Brasil, a rotatória e os analfabetismos

O caro leitor certamente já ouviu e/ou leu matérias a respeito do nosso analfabetismo funcional. Estudos recentes informam que apenas 24% dos brasileiros letrados entendem textos de alguma complexidade.

Nossa dificuldade com o texto é inegável e não escolhe classe social. Não pense o leitor que ela é ”privilégio” de pobres ou de gente pouco escolarizada. A leitura de trabalhos de conclusão de curso de muitos e muitos alunos de letras (sim, de letras!) prova que a situação é dramática.

O livro “Problemas de Redação”, do professor Alcir Pécora, mostra que alunos da primeira turma de estudos linguísticos de uma das mais importantes universidades do país concluíram o curso sem a mínima condição de ler e/ou escrever de acordo com a escolaridade formal que detinham.

Mas o nosso analfabetismo não é apenas verbal, ou seja, não se limita ao que é expresso por meio da língua; ele é também não verbal, isto é, abrange também a dificuldade para lidar com signos que não se valem da palavra escrita ou dita, mas, por exemplo, de imagens, de cores etc.

Boa parte da barbárie brasileira pode ser demonstrada pelo que se vê no trânsito das nossas cidades. Ora por falta de vergonha, ora por analfabetismo verbal e/ou não verbal + falta de vergonha, os brasileiros provamos, um bilhão de vezes por minuto, que este país não deu certo.

Uma das situações que acabo de citar pode ser ilustrada pelos semáforos. Decerto os brasileiros conhecemos o que significam os signos não verbais (as três cores) que há nos “faróis” ou “sinaleiras”. O desrespeito ao significado desses signos não decorre do analfabetismo (verbal ou não verbal), mas da falta de vergonha.

Agora a segunda situação. Nada melhor do que as rotatórias para ilustrá-la. Em todos os muitos cantos do mundo pelos quais já passei, a rotatória é tiro e queda: funciona. Os motoristas conhecem o significado desse signo não verbal e respeitam-no. No Brasil, o que mais se vê é gente entrando a mil na rotatória, literalmente soltando baba, bestas-feras que são. Quando me aproximo de uma rotatória e já há um carro dentro dela, paro e dou a preferência. Começa a buzinação. A ignorância é atrevida, arrogante, boçal. Mas eu aguento: enquanto o outro não passa, faço movimentos circulares com a mão para mostrar ao outro motorista que aquilo é uma rotatória e que ele, por ter entrado antes, é quem tem a preferência. Quase sempre alguém fura a fila e passa exibindo outro signo não verbal (dedo médio em riste), mais um a traduzir o nosso elevado grau de barbárie.

Não sou dos que dizem que este país é maravilhoso, que a nossa sociedade é maravilhosa. Não há solução para a barbárie brasileira que não comece pela admissão e pela exposição da nossa vergonhosa barbárie de cada dia sob todas as suas formas de manifestação. A barbárie é filha direta da ignorância e se manifesta pelo atrevimento inerente à ignorância. Falta competência de leitura, verbal e não verbal; falta educação, formal e não formal. Falta vergonha. Falta delicadeza. Falta começar tudo de novo. É isso.

(Pasquale Cipro Neto, Folha de S.Paulo, 20 de março de 2014. Adaptado)

Na frase – “... entrando a mil na rotatória, literalmente soltando baba... (7.º parágrafo) –, a expressão em destaque refere-se a pessoas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1079649 | Geografia, Geografia Física, Estágio, PM SP, VUNESP

Esta vegetação brasileira cobre cerca de 25% do território nacional. Nesse espaço territorial, encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta numa grande disponibilidade de recursos hídricos. É um dos tipos de vegetação brasileira que mais sofreu alterações com a ocupação humana, principalmente com a abertura de novas áreas, para a produção de carne e grãos para exportação. O texto refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q1079653 | Atualidades, Política, Estágio, PM SP, VUNESP

No início de junho de 2014, o rei Juan Carlos, da Espanha, foi um personagem presente nos meios de comunicação internacionais. Esse destaque deveu-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q1079675 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Acerca dos poderes e princípios da Administração Pública, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1079425 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial Administrativo, PM SP, VUNESP

Em relação ao que dispõe a Lei Complementar n.º 1.080/08, no que se refere ao Ingresso, ao Estágio Probatório e à Jornada de Trabalho, Vencimentos e Vantagens Pecuniárias, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1079684 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

O subitem 6.1.11. da Diretriz nº PM3-001/02/12 define o Mapa Força Eletrônico como a transcrição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1079430 | Direito Constitucional, Administração Pública, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

De acordo com a Constituição Federal, em relação à Administração Pública, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q1079434 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Com relação ao Sistema de Computação Embarcada e Portátil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1079698 | Português, Interpretação de Textos, Cabo da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
O direito ao cuidado
A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou a aprovação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas. Seu conteúdo estabelece novos direitos significativos frente ao desafio regional de pensar políticas públicas.
A convenção reconhece o direito ao cuidado, que envolve o desenvolvimento efetivo de um sistema integral de assistência e apoio às pessoas idosas, representando uma mudança de paradigma na concepção tradicional de abordagem de políticas públicas na matéria.
O direito ao cuidado talvez seja um dos temas mais inovadores da convenção, com potencial para transformar em políticas públicas uma tarefa que historicamente esteve reservada ao âmbito privado, com evidente sobrecarga para as mulheres.
(Pepe Vargas; Paulo Abrão. www.folha.uol.com.br. Adaptado)
De acordo com o texto, o caráter inovador da convenção está em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q1079699 | Português, Interpretação de Textos, Cabo da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
O direito ao cuidado
A Organização dos Estados Americanos (OEA) anunciou a aprovação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas. Seu conteúdo estabelece novos direitos significativos frente ao desafio regional de pensar políticas públicas.
A convenção reconhece o direito ao cuidado, que envolve o desenvolvimento efetivo de um sistema integral de assistência e apoio às pessoas idosas, representando uma mudança de paradigma na concepção tradicional de abordagem de políticas públicas na matéria.
O direito ao cuidado talvez seja um dos temas mais inovadores da convenção, com potencial para transformar em políticas públicas uma tarefa que historicamente esteve reservada ao âmbito privado, com evidente sobrecarga para as mulheres.
(Pepe Vargas; Paulo Abrão. www.folha.uol.com.br. Adaptado)
Um antônimo para o termo significativos, em destaque no primeiro parágrafo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q1079448 | Matemática, Aritmética e Problemas, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Um caminhão tanque de uma distribuidora abastece regularmente o reservatório de combustível de uma unidade moto­rizada. Com uma vazão constante, ele preenche 5/ 9 da capa­cidade do reservatório, inicialmente vazio, em x minutos. Nessas condições, o tempo necessário para preencher a capacidade restante desse reservatório pode ser corretamente expresso, em minutos, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q1079450 | Matemática, Aritmética e Problemas, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Em um Teste de Aptidão Física (TAF) para ingresso em uma Academia Militar, 20% dos candidatos participantes foram eliminados na 1° fase (avaliação de velocidade). Sabendo que a 2° fase (avaliação de equilíbrio e decisão) qualificou apenas 70% dos restantes para a 3° fase (avaliação de potência muscular e resistência), pode­se afirmar que, dos candidatos participantes desse TAF, as duas primeiras fases eliminaram, no total,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.