Questões de Concursos PM SP

Resolva questões de PM SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1079658 | Literatura, Romantismo, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o poema de Álvares de Azevedo para responder à questão.

O pastor moribundo

Cantiga de viola

A existência dolorida

Cansa em meu peito: eu bem sei

Que morrerei!

Contudo da minha vida

Podia alentar-se a flor

No teu amor!


Do coração nos refolhos

Solta um ai! num teu suspiro

Eu respiro!

Mas fita ao menos teus olhos

Sobre os meus: eu quero-os ver

Para morrer!


Guarda contigo a viola

Onde teus olhos cantei...

E suspirei!

Só a ideia me consola

Que morro como vivi...

Morro por ti!


Se um dia tu’alma pura

Tiver saudades de mim,

Meu serafim!

Talvez notas de ternura —

Inspirem o doido amor

Do trovador!

(Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos.)

Um traço comum à estética romântica, presente tanto no texto citado de José de Alencar quanto no poema de Álvarez de Azevedo, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1079672 | Direito Processual Penal Militar, Medidas Assecuratórias e Preventivas, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Quanto às medidas preventivas e assecuratórias, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1079417 | Matemática, Álgebra, Oficial Administrativo, PM SP, VUNESP

Um comerciante comprou uma caixa com 90 balas e irá vender cada uma delas por R$ 0,45. Sabendo que esse comerciante retirou 9 balas dessa caixa para consumo próprio, então, para receber o mesmo valor que teria com a venda das 90 balas, ele terá que vender cada bala restante na caixa por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1079422 | Legislação Estadual, Constituição do Estado de São Paulo, Oficial Administrativo, PM SP, VUNESP

De acordo com a Constituição do Estado de São Paulo, no que se refere à Proteção Especial da Família, da Criança, do Adolescente, do Idoso e dos Portadores de Deficiências, pode-se afirmar corretamente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1079686 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

O artigo 10 da I-15-PM incumbe ao CSM/MM, além das atribuições específicas, comuns às Subfrotas, a tarefa de emitir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1079706 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Cabo da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

É correto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos do Homem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1079738 | Conhecimentos Gerais, Política Nacional, Estágio, PM SP, VUNESP

17 de dezembro de 2011 - A data marca o primeiro aniversá­ rio do movimento que ficou conhecido como Primavera Árabe - uma onda de revoltas que se espalhou pelo Oriente Médio e norte da África. Em meados de dezembro, o saldo era de quatro ditadores a menos.

(http:/Avww.estadao.com br 'noticias' Adaptado)

Em outubro de 2011, um desses ditadores (Muamar Kadafi) foi morto por opositores que travaram, ao longo de meses, uma violenta guerra civil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1079740 | Conhecimentos Gerais, Política Nacional, Estágio, PM SP, VUNESP

Desencadeada pelas redes sociais, o Veta Difma teve como objetivo sensibilizai' a presidente para que ela vetasse
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1079759 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da PM, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Classe média já chega a 65% m s favelas, diz pesquisa
Morar em favelas, pelo menos no Rio de Janeiro, pode não ser tão ruim quanto parece para quem está de fora. Amparados por melhorias nos indicadores socioeconòmicos, 85% dos jovens das comunidades cariocas disseram ao Data Popular que gostam do lugar onde moram. E 70% disseram que continuariam a morar na comunidade mesmo se a renda dobrasse.
Os resultados fazem parte de um levantamento, realizado em 2012, pelo Data Favela, união entre o Data Popular e Celso Athayde, ex-dirigente da Central Única de Favelas (Cufa). E mostram urn retrato não só do Rio de Janeiro, mas de todas as comunidades do Brasil. É um contingente formado por 12 milhões de pessoas, cuja renda soma 56.1 bilhões de reais por ano. com uma maioria de membros da classe média.
Embora o conceito de classe média gere polêmica, segundo o Data Favela. hoje 65% dos moradores estão nessa faixa de renda, contra 37% em 2002. Há 10 anos. apenas 4 em cada 10 moradores tinham celular. Hoje são nove. Computadores estavam em apenas 3% dos lares, agora estão em 40%. A média de anos de estudo subiu no mesmo período: foi de quatro para seis anos.
Segundo a pesquisa, os jovens desempenham papel preponderante na atividade econômica e na organização social das favelas. São eles. por exemplo, que orientam os pais na aquisição de serviços, como TV por assinatura, e decidem as marcas de alimentos e o consumo de eletrônicos.
A pesquisa incluiu levantamento qualitativo apenas no Rio de Janeiro. E a visão dos jovens mostrou-se otimista: 51% deles consideram que a comunidade melhorou nos últimos dois anos, e 63% acreditam que vai continuar melhorando. Mesmo assim, o preconceito ainda persiste, na visão deste grupo, fazendo com que 49% deles prefiram não dizer onde vivem.
(Exame, http: goo.gl 4fMqxx. 20.02.2013. Adaptado)
De acordo com a pesquisa realizada no Rio de Janeiro, mais da metade dos jovens que moram em favelas demonstram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1079504 | História, História Geral, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Há um período da História que na Europa ficou conhecido como “La belle époque” (A bela época). Assinale a alterna­tiva correta a respeito deste período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1079567 | Português, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.
O Dedo
Inclinara-me para ver o estranho objeto quando notei opequeno feixe de fibras emergindo na areia banhada pelaespuma. Quando recorri aos óculos é que vi: não era algodãomas uma vértebra meio descarnada – a coluna vertebral deum grande peixe? Fiquei olhando. Espera, mas o que seriaaquilo? Um aro de ouro? Agora que a água se retraíra eupodia ver um aro de ouro brilhando em torno da vértebra,enfeixando as fibras que tentavam se libertar, dissolutas.Com a ponta do cipó, revolvi a areia. Era um dedo anularcom um anel de pedra verde preso ainda à raiz intumescida.Como lhe faltasse a última falange, faltava o que poderia mefazer recuar; a unha. Unha pintada de vermelho, o esmaltedescascando, acessório fiel ao principal até no processo dedesintegração. Unha de mulher burguesa, à altura do aneldo joalheiro que se esmerou na cravação da esmeralda.Penso que se restasse a unha certamente eu teria fugido,mas naquele estado de despelamento o fragmento do dedotrabalhado pela água acabara por adquirir a feição de umsimples fruto do mar. Mas havia o anel.
A dona do dedo? Mulher rica e de meia idade que asjovens não usam joias, só as outras. Afogada no mar? A ondacomeçou inocente lá longe e foi se cavando cada vez maisalta, mais alta, Deus meu! A fuga na água e a praia tão longe,ah! mas o que é isso?... Explosão de espuma e sal. Sal.
(Lygia Fagundes Telles, Um coração ardente)
Há termos empregados em linguagem figurada na seguintefrase reescrita do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q1079568 | Português, Sintaxe, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
O “Anuário Brasileiro de Segurança Pública” detalhou pela primeira vez os crimes que resultam em mortes nas capitais. O panorama é sombrio: 15932 vítimas em 2014, quase dois óbitos por hora nas principais cidades do país.
No levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (organização privada que congrega especialistas na área), não se observa ________________ com relação ao ano anterior. Em 2013, ______________sido 15804 mortos por violência intencional nas capitais, acréscimo de mero 0,8%. Tal evolução acompanha de perto o crescimento populacional, o que manteve _______________ a taxa de 33 por grupo de 100 mil habitantes. Quando se consideram as cifras de cada capital, por outro lado, ______________algumas evidências chocantes.
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa,as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente,com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1079573 | Português, Morfologia, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.
Em um campo enlameado 16 quilômetros ao sul deBruxelas, cerca de 200 000 soldados enfrentaram-se por oitohoras. Homens e cavalos foram decapitados e estripadospor baionetas, espadas e balas de canhão. À noite, 12 000cadáveres espalhavam-se pelo chão. A Batalha de Waterloo,a terceira entre o exército francês e rivais europeus ao longode três dias seguidos, completa 200 anos no próximo 18 dejunho. Em 1815, Waterloo pôs fim às ambições do incansávelNapoleão Bonaparte. O conflito desde então costuma serlembrado como a mais emblemática das derrotas – a provade que há limites mesmo para a ambição de um estrategistabrilhante.
(Veja, 17.06.2015)
Nas passagens – Em um campo enlameado... – e – Em 1815... –, a preposição Em está formando expressões que reportam, respectivamente, às circunstâncias de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1079587 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Sargento da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Nos termos da ICC no 139 (Uso de arma de incapacitaçãoneuromuscular), quanto ao seu emprego, é corretoafirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1079635 | Português, Sintaxe, Estágio, PM SP, VUNESP

Texto associado.

O Brasil, a rotatória e os analfabetismos

O caro leitor certamente já ouviu e/ou leu matérias a respeito do nosso analfabetismo funcional. Estudos recentes informam que apenas 24% dos brasileiros letrados entendem textos de alguma complexidade.

Nossa dificuldade com o texto é inegável e não escolhe classe social. Não pense o leitor que ela é ”privilégio” de pobres ou de gente pouco escolarizada. A leitura de trabalhos de conclusão de curso de muitos e muitos alunos de letras (sim, de letras!) prova que a situação é dramática.

O livro “Problemas de Redação”, do professor Alcir Pécora, mostra que alunos da primeira turma de estudos linguísticos de uma das mais importantes universidades do país concluíram o curso sem a mínima condição de ler e/ou escrever de acordo com a escolaridade formal que detinham.

Mas o nosso analfabetismo não é apenas verbal, ou seja, não se limita ao que é expresso por meio da língua; ele é também não verbal, isto é, abrange também a dificuldade para lidar com signos que não se valem da palavra escrita ou dita, mas, por exemplo, de imagens, de cores etc.

Boa parte da barbárie brasileira pode ser demonstrada pelo que se vê no trânsito das nossas cidades. Ora por falta de vergonha, ora por analfabetismo verbal e/ou não verbal + falta de vergonha, os brasileiros provamos, um bilhão de vezes por minuto, que este país não deu certo.

Uma das situações que acabo de citar pode ser ilustrada pelos semáforos. Decerto os brasileiros conhecemos o que significam os signos não verbais (as três cores) que há nos “faróis” ou “sinaleiras”. O desrespeito ao significado desses signos não decorre do analfabetismo (verbal ou não verbal), mas da falta de vergonha.

Agora a segunda situação. Nada melhor do que as rotatórias para ilustrá-la. Em todos os muitos cantos do mundo pelos quais já passei, a rotatória é tiro e queda: funciona. Os motoristas conhecem o significado desse signo não verbal e respeitam-no. No Brasil, o que mais se vê é gente entrando a mil na rotatória, literalmente soltando baba, bestas-feras que são. Quando me aproximo de uma rotatória e já há um carro dentro dela, paro e dou a preferência. Começa a buzinação. A ignorância é atrevida, arrogante, boçal. Mas eu aguento: enquanto o outro não passa, faço movimentos circulares com a mão para mostrar ao outro motorista que aquilo é uma rotatória e que ele, por ter entrado antes, é quem tem a preferência. Quase sempre alguém fura a fila e passa exibindo outro signo não verbal (dedo médio em riste), mais um a traduzir o nosso elevado grau de barbárie.

Não sou dos que dizem que este país é maravilhoso, que a nossa sociedade é maravilhosa. Não há solução para a barbárie brasileira que não comece pela admissão e pela exposição da nossa vergonhosa barbárie de cada dia sob todas as suas formas de manifestação. A barbárie é filha direta da ignorância e se manifesta pelo atrevimento inerente à ignorância. Falta competência de leitura, verbal e não verbal; falta educação, formal e não formal. Falta vergonha. Falta delicadeza. Falta começar tudo de novo. É isso.

(Pasquale Cipro Neto, Folha de S.Paulo, 20 de março de 2014. Adaptado)

A expressão em destaque no trecho do 2.º parágrafo – A leitura de trabalhos de conclusão de curso de muitos e muitos alunos de letras (sim, de letras!) prova que a situação é dramática. – pode ser interpretada como demonstração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1079648 | Geografia, Geografia Econômica, Estágio, PM SP, VUNESP

Em entrevista a jornais europeus, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) alertou que “problemas geopolíticos representam um elemento de incerteza no crescimento do comércio internacional no ano de 2014”.
Um dos problemas geopolíticos mais destacados na atualidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1079655 | Português, Interpretação de Textos, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.

A pirataria para o brasileiro é algo tão comum que mal pensamos que este ato, na verdade, é ilegal. Nada como comprar aquele DVD pirata no camelô ou baixar um filminho no Pirate Bay para assistir com a namorada no final de semana, não é verdade? Entretanto, você já se indagou alguma vez se poderia ser punido por isso?

Existe uma lenda urbana em nosso país que define como criminoso apenas quem lucra com a pirataria digital. Em outras palavras, a crença que circula de boca em boca é que somente vendedores ambulantes, falsificadores e sites que hospedam esse tipo de conteúdo são passíveis de punição jurídica. Entretanto, não é bem assim que funciona.

O STJ já reforçou mais de uma vez que o download de obras que possuem direitos autorais configura crime. Mas por que ninguém é preso ou recebe multas? Simples: a aceitação cultural é tão grande que não existe quase nenhum tipo de fiscalização ou punição para a reprodução e distribuição deste tipo de conteúdo.

(Vinicius Munhoz, Como a pirataria é castigada em outros países do mundo? Disponível em: www.tecmundo.com.br. 14.07.2015.)

Uma frase escrita em conformidade com a norma culta e coerente com o que se afirma no trecho do texto – O STJ já reforçou mais de uma vez que o download de obras que possuem direitos autorais configura crime. – é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1079669 | Português, Interpretação de Textos, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade.


Toada do Amor


E o amor sempre nessa toada:

briga perdoa perdoa briga.


Não se deve xingar a vida,

a gente vive, depois esquece.

Só o amor volta para brigar,

para perdoar,

amor cachorro bandido trem.


Mas, se não fosse ele, também

que graça que a vida tinha?


Mariquita, dá cá o pito,

no teu pito está o infinito.


(Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia. In: Poesia 1930-1962.

A respeito da construção de sentido do poema, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1079677 | Direito da Criança e do Adolescente, Ato Infracional, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

O ato infracional praticado por criança, que foi apreendida em flagrante, pode ter como consequência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.