Questões de Concursos PRODESP

Resolva questões de PRODESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q215909 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Se o paciente apresenta quadro clínico característico, anamnese ocupacional evidencia fatores de risco para a ocorrência de LER/DORT e o ramo de atividade/ função é conhecido como de risco para a ocorrência de LER/Dort (há evidência epidemiológica):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q214889 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

Nas questões 20 e 21, assinale a INCORRETA, considerando a seguinte situação:
Trabalhador acidentado é submetido a perícia do INSS e não é verificado Nexo Técnico Epidemiológico entre a atividade preponderante da empresa (CNA(E) e a entidade mórbida motivadora da incapacidade (CI(D) porém a Perícia Médica considera que há Nexo Técnico;
A inexistência de nexo técnico epidemiológico não elide a relação entre o trabalho e o agravo, cabendo à perícia médica a caracterização técnica do acidente do trabalho.

Ao não concordar como o disposto pelo INSS na situação anterior a empresa poderá interpor recurso com documentação comprobatória, que contenha evidências circunstanciadas e contemporâneas, demonstrando que os agravos não tem relação com o trabalho como por exemplo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q111209 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Dentre a documentação gerada pela auditoria de sistemas está o Certificado de Controle Interno, que vem a ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q183146 | Matemática, Engenheiro, PRODESP, ZAMBINI

Joãozinho está colecionando as figurinhas do álbum da COPA DO MUNDO/2010. Para completar o álbum de figurinhas, trocou 3/4 das figurinhas que possuía por uma figurinha rara. Após a troca verificou que 3/4 do total das figurinhas que restaram eram repetidas, resolveu distribuí–las aos seus amigos, ficando assim com uma figurinha. Podemos afirmar que a quantidade inicial de figurinhas que Joãozinho possuia era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q181356 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Engenheiro, PRODESP, ZAMBINI

Um trem–bala, de cem metros de comprimento, atravessa um túnel também de cem metros de comprimento, a uma velocidade de cem metros por minuto em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q215149 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Qual alternativa abaixo contempla, segundo a NR 32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde), as vacinas que devem ser fornecidas, gratuitamente aos trabalhadores de estabelecimento de saúde:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q167023 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Um dos cuidados na técnica para aferição de Pressão Arterial é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q113264 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XXVII / VIRGÍLIA?

Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação. Era isto Virgília, e era clara, muito clara, faceira, ignorante, pueril, cheia de uns ímpetos misteriosos; muita preguiça e alguma devoção, — devoção, ou talvez medo; creio que medo.
Aí tem o leitor, em poucas linhas, o retrato físico e moral da pessoa que devia influir mais tarde na minha vida; era aquilo com dezesseis anos. Tu que me lês, se ainda fores viva, quando estas páginas vierem à luz, — tu que me lês, Virgília amada, não reparas na diferença entre a linguagem de hoje e a que primeiro empreguei quando te vi? Crê que era tão sincero então como agora; a morte não me tornou rabugento, nem injusto.
— Mas, dirás tu, como é que podes assim discernir a verdade daquele tempo, e exprimi–la depois de tantos anos?
Ah! indiscreta! ah! ignorantona! Mas é isso mesmo que nos faz senhores da Terra, é esse poder de restaurar o passado, para tocar a instabilidade das nossas impressões e a vaidade dos nossos afetos. Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Segundo afirma o narrador,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q215153 | Português, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

A hora do encontro

Astrônomos acham que a grande descoberta dos próximos 100 anos será a da vida fora da Terra. O Universo está cheio de ETs, avaliam, e já não parece tão difícil encontrar um deles por aí.
O cerco para captar sinais enviados do espaço por possíveis ETs inteligentes aumentou. Durante muito tempo essa missão foi encarada apenas pela Sociedade Planetária, na Califórnia, Estados Unidos, com o seu Programa de Busca de Inteligência Extraterrestre, conhecido pela sigla em inglês, Seti. Este ano, várias outras instituições se integraram à tarefa. Entre elas estão a Universidade Harvard e da Califórnia, nos Estados Unidos, o Observatório Medicina, na Itália, e a Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Com o reforço, será possível investigar, nos próximos vinte anos, cerca de 5 000 estrelas. É dez vezes mais do que o Seti pôde fazer, sozinho, em uma década e meia de existência. [...]
Alta, cabelos claros, bonita, 55 anos, a astrônoma Jill Tarter dedicou sua carreira ao trabalho de procurar criaturas desenvolvidas em outros mundos. [...]
Mas, se existe alguém capaz disso, esse alguém é ela. A astrônoma dirige o principal projeto do Seti, batizado de Fênix, instalado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico (mas, de fato, operado pela Universidade Cornell, americana). O objetivo do Fênix é usar a grande antena de Arecibo para captar emissões de rádio vindas de 1 000 estrelas e em seguida analisá–las para achar algum traço incomum. [...]

Mil cópias da Terra girando pela Galáxia

Os avanços tecnológicos que impulsionam a pesquisa de sinais de ETs no Cosmo prometem transformar 2012 num ano de grandes emoções. Nessa data, a Nasa planeja lançar ao espaço o Terrestrial Planet Finder, conhecido pela sigla em inglês TPF, que quer dizer descobridor de planetas terrestres. Mais ou menos na mesma época, a Agência Espacial Européia pretende decolar um irmão do TPF, chamado Darwin.
Esses serão os primeiros telescópios em condições de observar planetas do tamanho da Terra que giram em volta de estrelas a mais de 500 trilhões de quilômetros daqui. Atualmente, a essa distância, só é possível detectar mundos gigantes como Júpiter, dentro do qual caberiam 1 300 planetinhas como o nosso.
Satélite–monstro de 100 metros de comprimento, o TPF ficará estacionado a mais de 1 bilhão de quilômetros do Sol para evitar que a luz da estrela ofusque as lentes do aparelho. Daí, ele deverá encontrar mais de 1 000 planetas parecidos com a Terra — acredita–se que a semelhança aumente a chance de eles serem habitados. A meta é examinar a atmosfera das centenas de cópias da Terra que deverão ser captadas. O ar pode revelar sinais de que na superfície dos planetas existam criaturas. O indício mais esperado é o oxigênio. Como esse elemento é naturalmente raro nos corpos celestes, se ele estiver presente é porque foi produzido por organismos.
Disponível em http://super.abril.com.br/tecnologia/horaencontro– 438346.shtml. Acesso em 30 abr. 2010.

Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a função de objeto indireto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q215154 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Na Lista de Doenças relacionadas ao Trabalho, adotada como referência dos agravos originados no processo de trabalho no Sistema Único de Saúde, para uso clínico e epidemiológico estão contemplados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q214643 | Medicina do Trabalho, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

A notificação de infecção de vírus HIV em portadores assintomáticos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q216179 | Matemática, Expressões algébricas operações, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Considere dois números positivos tal que um é o quádruplo do outro. Sabendo–se que o produto entre eles é igual a 1, podemos afirmar que a soma deles é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q168307 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Em uma unidade de internação, tenho um paciente que deve receber 800mg de Cefalotina sódica (Keflin®), via endovenosa. A medicação disponível é em frasco-ampola de 1g. Sabendo que vou diluir em 5ml, quanto devo aspirar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q165237 | Português, Interpretação de texto, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XIV / O PRIMEIRO BEIJO

Tinha dezessete anos; pungia–me um buçozinho que eu forcejava por trazer a bigode. Os olhos, vivos e resolutos, eram a minha feição verdadeiramente máscula. Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se um homem com ares de menino. Ao cabo, era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá–lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para os seus livros.
Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga; este livro é casto, ao menos na intenção; na intenção é castíssimo. Mas vá lá; ou se há de dizer tudo ou nada. A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a "linda Marcela", como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias; disse–mo ela mesma, num dia de sinceridade, porque a opinião aceita é que nascera de um letrado de Madri, vítima da invasão francesa, ferido, encarcerado, espingardeado, quando ela tinha apenas doze anos.
Cosas de España. Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, — uma pérola. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

O narrador refere–se à decadência do Romantismo por meio da expressão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q166517 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Enfermagem, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

CAPÍTULO XIV / O PRIMEIRO BEIJO

Tinha dezessete anos; pungia–me um buçozinho que eu forcejava por trazer a bigode. Os olhos, vivos e resolutos, eram a minha feição verdadeiramente máscula. Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança, com fumos de homem, se um homem com ares de menino. Ao cabo, era um lindo garção, lindo e audaz, que entrava na vida de botas e esporas, chicote na mão e sangue nas veias, cavalgando um corcel nervoso, rijo, veloz, como o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar ao castelo medieval, para dar com ele nas ruas do nosso século. O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá–lo à margem, onde o realismo o veio achar, comido de lazeira e vermes, e, por compaixão, o transportou para os seus livros.
Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga; este livro é casto, ao menos na intenção; na intenção é castíssimo. Mas vá lá; ou se há de dizer tudo ou nada. A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a "linda Marcela", como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias; disse–mo ela mesma, num dia de sinceridade, porque a opinião aceita é que nascera de um letrado de Madri, vítima da invasão francesa, ferido, encarcerado, espingardeado, quando ela tinha apenas doze anos.
Cosas de España. Quem quer que fosse, porém, o pai, letrado ou hortelão, a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código. Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, — uma pérola. (MACHADO DE ASSIS, J. M. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Ediouro, s. d.)

Assinale a alternativa em que se percebe a hesitação do narrador.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q215416 | Raciocínio Lógico, Raciocínio lógico matemático, Médico do Trabalho, PRODESP, ZAMBINI

Uma urna possui três bolas A, B e C, com os números 1, 2 e 3 , não necessariamente nesta ordem. Se somente uma das seguintes afirmações é verdadeira:
o número da bola A é igual a 1,
o número da bola B não é igual a 1,
o número da bola C não é igual a 3,
podemos concluir que A, B e C são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q111481 | Informática, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Texto associado.

Ainda com base na figura, assinale a alternativa que responde correta e respectivamente às perguntas a seguir.
X. Qual a altura da árvore?
Y. Qual o número de nós raízes existem na estrutura?
Z. Quantos nós "folhas" existem na estrutura?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q111993 | Informática, Lógica de Programação, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Analise o algoritmo de Euclides a seguir, que permite a determinação do Máximo Divisor Comum – MDC entre dois números inteiros (x e y)

INÍCIO
1-Pedir para o usuário fornecer valores inteiros para x e y.
2-Enquanto y e" 0 Faça
3-r resto da divisão entre x e y.
4-x y.
5-y r.
6-Fim enquanto.
7-Exiba para o usuário o MDC procurado e que está em x.
FIM

Supondo-se que a entrada do usuário seja 5 e 2, ou seja x=5 e y=2, podemos concluir de forma correta que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q112762 | Matemática, Porcentagem, Analista de Informática, PRODESP, ZAMBINI

Em uma escola infantil, foram vacinadas numa campanha 40% das meninas e 30% dos meninos.
Sabendo–se que foram vacinadas 36% de todas as crianças, podemos afirmar que a porcentagem de meninas nessa escola é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.