Questões de Concursos PUC PR

Resolva questões de PUC PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q949127 | Química, Grandezas massa, Segundo Semestre, PUC PR, PUC PR, 2017

O monóxido de carbono é um gás incolor, sem cheiro ou sabor, inflamável e perigoso devido à sua grande toxicidade e por ser um asfixiante químico. O CO é liberado no ambiente por fontes naturais, por exemplo, atividade vulcânica, descargas elétricas e emissão de gás natural. Tudo isso é produto da combustão incompleta, ou seja, queima em condições de pouco oxigênio de combustíveis fósseis (lenha, carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene, óleo diesel, gás). Em uma reação de combustão, em recipiente fechado, envolvendo o monóxido de carbono, mantido à temperatura constante, foram colocados o monóxido de carbono e gás oxigênio, cujas pressões parciais foram determinadas respectivamente com 4 atm e 1,6 atm, respectivamente. A reação ocorreu e após certo tempo, quando o equilíbrio foi atingido, verificou-se que a pressão parcial do gás oxigênio, foi de 608 mmHg. Analisando o texto, e a reação não balanceada, dada abaixo, assinale a alternativa CORRETA. http://www.ecycle.com.br/.
CO(g) + O2 (g) CO2(g)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q949128 | Inglês, Segundo Semestre, PUC PR, PUC PR, 2017

O airbag (“bolsa de ar”) é um equipamento de segurança obrigatório em muitos países que já ajudou a salvar muitas vidas em acidentes de carro. Segundo um levantamento feito pelo Instituto de Segurança do Trânsito dos Estados Unidos, desde que o airbag se tornou obrigatório, no ano de 1995, até o ano de 2007, ele ajudou a salvar mais de 15 mil pessoas. Essas bolsas são feitas de um material bastante reforçado, que costuma ser o polímero náilon, que é bem resistente. No interior dessa bolsa, há uma mistura de reagentes: azoteto de sódio (NaN3), nitrato de potássio e dióxido de silício. No momento da colisão, sensores localizados em pontos estratégicos do carro detectam a forte desaceleração do veículo e são acionados, emitindo sinais para uma unidade de controle, que checa qual sensor foi atingido e, assim, aciona o airbag mais adequado. O sensor é ligado a um filamento que fica em contato com uma pastilha de azoteto de sódio dentro do airbag. Ele emite então uma faísca ou descarga elétrica, que aquece o azoteto, fornecendo a energia de ativação necessária para dar início à reação demonstrada a seguir, que libera grande quantidade de gás nitrogênio (N2). Disponível em: <http://alunosonline.uol.com.br/>
NaN3 (s) → Na(s) + N2(g)
Analisando o texto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q949130 | Inglês, Segundo Semestre, PUC PR, PUC PR, 2017

What does this text aim to?
Zika virus makes Rio Olympics a threat in Brazil and abroad, health expert says
Amir Attaran calls for postponement or moving of Games and says biggest risk is spreading the virus to countries without adequate healthcare infrastructure. As Brazil reels from a spiraling political crisis and its deepest recession in decades, a public health specialist in Canada has added to the country’s woes with a high-profile call for the 2016 summer Olympics – slated to kick off in Rio de Janeiro in early August – to be postponed or moved due to the Zika outbreak. Speaking to the Guardian on Thursday, Attaran described the idea of going ahead with the games as both “indescribably foolish” and “monstrously unethical”. The potential risks to visitors range from brain-damaged children to death in rare instances, he added. “Is this what the Olympics stand for?” Adapted from: http://www.theguardian.com/world/2016/may/12/rio-olympics-zika-amir-attaran-public-health-threat
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q932608 | Português, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Quando estava na escola, uma professora pedia relatórios gigantescos e os avaliava mais pela quantidade de páginas escritas que pela qualidade delas. Como a turma era bastante numerosa, sabíamos que ela não conseguiria ler toda nossa produção, então escrevíamos com capricho o início e o final do trabalho e o resto preenchíamos com geradores de texto falso. Ninguém nunca foi reprovado por isso, mas, mesmo que tenha lido, a professora não deve ter entendido as reflexões criadas por computador. Essa trapaça (da qual não me orgulho) aconteceu no início dos anos 2000, nos primórdios dos geradores de texto. Hoje, com o avanço da tecnologia, não seria tanta enganação assim. Contos já foram escritos por inteligência artificial e é possível programar matérias jornalísticas com algoritmos - algumas agências de notícias fazem isso com publicações que têm estruturas previsíveis, como esporte e mercado financeiro. [...]
Disponível em: . Acesso em: 05/05/2016.
Da leitura desse trecho, é possível afirmar que o segundo parágrafo, em relação ao primeiro, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q932358 | Física, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Um sistema de cargas pontuais é formado por duas cargas positivas +q e uma negativa –q, todas de mesma intensidade, cada qual fixa em um dos vértices de um triângulo equilátero de lado r. Se substituirmos a carga negativa por uma positiva de mesma intensidade, qual será a variação da energia potencial elétrica do sistema? A constante de Coulomb é denotada por k
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q931848 | Português, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Leia o texto a seguir e observe com atenção as opções apresentadas
 Crianças Trabalham em Condições de Escravidão
Diz a Organização Internacional do Trabalho: as “piores formas de trabalho infantil” são as que podem prejudicar a saúde e a segurança dos menores de 18 anos, as que envolvem trabalho escravo, ou as que são consequência do tráfico humano. A colheita do cacau na Costa do Marfim e em Gana, os maiores produtores mundiais da matéria-prima do chocolate, tem disso tudo. Crianças escravas, enganadas por traficantes de pessoas, ou adolescentes que abandonaram a escola para ajudar a família na lavoura pesada, em contato intenso com agrotóxicos. Os fabricantes de chocolate têm sido cobrados por políticos e consumidores. E ganharam um prazo para diminuir o trabalho infantil no começo da feitura de seus doces. Mas a questão é mais complexa que apenas apelar às boas intenções das multinacionais – porque envolve um ciclo de miséria enraizado profundamente no solo africano. A série de reportagens investigativas que denunciou o trabalho escravo de adolescentes e 12 crianças em plantações de Gana e da Costa do Marfim já está fazendo15 anos, e muita coisa mudou de lá para cá – graças à mobilização de entidades de combate ao tráfico infantil e iniciativas das próprias companhias de chocolate. Mas um estudo divulgado pela Tulane University, de New Orleans, mostrou que o cenário ainda é aterrador, mesmo para os padrões africanos. Segundo esse levantamento, 2,2 milhões de crian- ças estavam trabalhando em 2014 nas plantações de cacau da Costa do Marfim e de Gana – e piorou nos últimos cinco anos: 440 mil a mais que na última edição da pesquisa, em 2009. Desse total, 90% estão envolvidas em atividades perigosas: manipulam facões para abrir os frutos (37% das crianças têm ferimentos provocados pelo facão); carregam nos ombros ou sobre a cabeça sacos de mais de 10 kg cheios de sementes de cacau, caminhando pelo solo irregular das plantações; têm contato direto e intenso com pesticidas. Isso tudo sob um sol africano.
Dossiê Superinteressante, São Paulo: Abril, mai, 2016, p.39-41. Com adaptações.
I. As multinacionais fabricantes de chocolate ganharam um prazo para diminuir o trabalho infantil utilizado na colheita do cacau. 
II. A erradicação do trabalho infantil independe da boa vontade dos fabricantes de chocolate, porque esbarra na miséria radicada nas terras africanas. 
III. A Tulane University divulgou, há 15 anos, um estudo sobre o trabalho escravo envolvendo crianças e adolescentes em plantações de Gana e da Costa do Marfim. 
IV. A expressão “última edição da pesquisa” (17ª e 18ª linhas) refere-se a um levantamento feito cinco anos antes de 2014 pela Tulane University. 
V. A expressão “desse total” (18ª linha) refere-se aos 2,2 milhões de crianças. 
De acordo com a organização das ideias e as estruturas linguísticas do texto, assinale a alternativa CORRET
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q932621 | História, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

“O nascimento dos movimentos de unificação não coincidiu com o nascimento do imperialismo; por volta de 1870, o pan-eslavismo já havia se libertado das vagas e confusas teorias dos eslavófilos, e já em meados do século XIX o sentimento pangermânico era corrente na Áustria. Contudo, somente após a triunfal expansão imperialista das nações ocidentais nos anos 80 cristalizaram-se movimentos, seduzindo a imaginação de camadas mais amplas. As nações da Europa central e oriental, que não tinham possessões coloniais e mal podiam almejar a uma presença no ultramar, decidiram então que “tinham o mesmo direito à expansão que os outros grandes povos e que, se não [lhes] fosse concedida essa possibilidade no além-mar, [seriam] forçadas a fazê-lo na Europa”. ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 314. Acerca dos movimentos do pan-eslavismo e do pangermanismo, assinale a alternativa CORRETA. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q669968 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

O reino animal é composto por indivíduos multicelulares, heterótrofos, eucariotos e com desenvolvimento embrionário pelo menos até a fase de blástula. Como a diversidade desse reino é imensa, é possível dividi-lo em filos ou ramos. Suponha que um pesquisador queira encontrar um determinado animal ou grupo de animais utilizando palavras ou termos chaves. Para facilitar a busca, ele poderia utilizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q932883 | Química, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Além de ajudar a entender fenômenos do dia a dia, a química serve para elaborar novos e modernos materiais, otimizando a fabricação de aeronaves a construção de edifícios e formas alternativas de geração de energia. Um exemplo está na química dos materiais, a qual permite a descoberta de novas formas de uso para produtos que sempre existiram, como o vidro, sensível ao toque, por exemplo. Conseguimos ter ligas metálicas sensíveis ao calor, ligas metálicas sensíveis à eletricidade, que podem ser incorporadas com biocompatibilidade. Não obstante, temos os plásticos, mais resistentes que o próprio aço e muito mais leves; ou vitrocerâmicas, sensíveis ao calor, com capacidade de conduzir eletricidade e com enorme resistência. A química também está presente na energia nuclear, a qual atua na indústria desempenhando principalmente o papel na área da radiografia de peças metálicas, feitas por meio da impressão de radiação gama emitida por uma fonte radioativa em filme fotográfico. Essa radiografia permite ao controle de qualidade encontrar e verifica se existem defeitos na peça. 
Fonte: http://g1.globo.com/ 
Analisando o texto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q932894 | Matemática, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Leia o texto a seguir
A lenda do jogo de xadrez
            
A lenda conta que um rei hindu teve o conhecimento de um jogo que é composto de 32 peças, no qual o objetivo é capturar a peça mais importante, o rei do adversário, através de um sábio brâmane, chamado Sessa, que queria lhe tirar da depressão que o abatera depois da morte de seu filho. Após algumas partidas jogadas, a satisfação do rei foi tamanha que deu o direito ao brâmane de escolher o que ele quisesse no reino como premiação. Sessa fez então um pedido inusitado: um tabuleiro com grãos de trigo que,na primeira casa tivesse um grão, na segunda, dois, na terceira, quatro, dobrando sempre até a casa de número 64 e somando todos os valores encontrados ao final. O rei mandou então os algebristas de seu reino fazerem os cálculos. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.
I. A sequência proposta por Sessa: 1 grão na primeira casa, na segunda dois, na terceira quatro etc. É uma progressão aritmética de razão 2. 
II. A sequência proposta por Sessa: 1 grão na primeira casa, na segunda dois, na terceira quatro etc. É uma progressão geométrica de razão 2. 
III. A soma dos termos da progressão vale 2??. 
IV. A soma dos termos da progressão vale 2080.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q932127 | Geografia, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
O fenômeno fundamentalmente urbano conhecido como gentrificação consiste em uma série de melhorias físicas ou materiais e mudanças imateriais econômicas, sociais e culturais que ocorrem em alguns centros urbanos antigos, os quais experimentam uma apreciável elevação de seu status. Caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano. O deslocamento vem acompanhado de investimentos e melhorias tanto nas moradias quanto em toda área afetada, tais como comércio, equipamentos e serviços. Isto implica, portanto, mudanças no mercado de solo e habitacional. Em conjunto, o fenômeno proporciona uma maior estima das áreas renovadas e, inclusive, uma recuperação do valor simbólico dos centros urbanos. De fato, tal como tem assinalado J. Van Weesep, atualmente considera se a gentrificação como expressão espacial de uma profunda mudança social. Fonte: Maria Alba Sargatal Bataller Revista Continentes (UFRRJ), ano 1, n. 1, 2012.
Ao se analisar o texto, constata-se que o processo de gentrificação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q932167 | Matemática, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Clarice e suas colegas de Engenharia resolveram organizar uma festa junina para arrecadar fundos para a formatura. Com esse intuito, montaram três quiosques, nos quais eram vendidos pipoca, cachorro quente e quentão. Ao término da festa, foi feito o levantamento das vendas nos três quiosques: No primeiro, foram vendidos 10 sacos de pipoca, 20 cachorros quentes e 10 copos de quentão. No segundo, foram vendidos 50 sacos de pipoca, 40 cachorros quentes e 20 copos de quentão. No terceiro, foram vendidos 20 sacos de pipoca, 10 cachorros quentes e 30 copos de quentão. Os três quiosques lucraram R$ 150,00, R$ 450,00 e R$ 250,00 respectivamente. Assinale a alternativa que apresenta o preço de cada saco de pipoca, cachorro quente e copo de quentão, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q932942 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Suponha a existência de dois genes, A e B, localizados no mesmo cromossomo e com frequência de permuta de 16%. Do cruzamento de um macho di-híbrido com genótipo cis com uma fêmea aabb, qual a frequência esperada, na primeira geração filial, de indivíduos com o genótipo aabb?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q931919 | Português, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Leia atentamente os poemas retirados da obra Muitas Vozes, de Ferreira Gullar, e em seguida assinale a alternativa CORRETA
 Texto 1 
REDUNDÂNCIAS
Ter medo da morte
é coisa dos vivos
o morto está livre
de tudo o que é vida
Ter apego ao mundo
é coisa dos vivos
para o morto não há
(não houve)
raios rios risos
E ninguém vive a morte
quer morto quer vivo
mera noção que existe
só enquanto existo

Texto 2

LIÇÃO DE UM GATO SIAMÊS

Só agora sei
que existe a eternidade:
é a duração
finita
da minha precariedade
O tempo fora
de mim
é relativo
mas não o tempo vivo:
esse é eterno
porque afetivo
— dura eternamente
enquanto vivo
E como não vivo
além do que vivo
não é
tempo relativo:
dura em si mesmo
eterno (e transitivo)
I. Os dois textos abordam temáticas centrais da obra “Muitas Vozes”, que são a finitude da vida e as constantes reflexões existenciais sobre o viver e o estar no mundo. 
II. O texto 1 claramente trata da temática da morte, enquanto o texto 2 se opõe ao primeiro, introduzindo a figura religiosa da eternidade, a felicidade e o sentido da experiência humana. 
III. O texto 1 reflete o interesse do eu lírico nas questões do pós-morte, evidenciando que o mistério da morte é maior que o entendimento humano e só podemos percebê-la a partir da fé religiosa.
IV. No texto 2, o eu lírico, com base na ironia, reflete sobre a ideia de eternidade, a qual nos apresenta na primeira estrofe como sendo a “duração finita da minha precariedade”.
 V. No texto 1, temos a ideia de que a morte só interessa aos vivos, só amedronta os vivos, pois os mortos já estão livres dela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q932432 | Biologia, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
 A biorremediação pode ser eficaz no rio Doce?
Segundo a EPA, a Agência de Proteção Ambiental norte-americana, a biorremediação designa tratamentos que usam organismos naturalmente existentes no ambiente para degradar substâncias tóxicas em substâncias não tóxicas ou menos tóxicas. Parece muito virtuoso e esperto; mas, se uma indústria libera toneladas de rejeitos tóxicos no ambiente, poderá não fazer absolutamente nada e argumentar que está fazendo um tratamento de biorremediação, isto é, permitindo que as bactérias naturalmente presentes no ambiente degradem o rejeito em questão. O processo poderá levar séculos e não degradar mais que uma fração do rejeito, ou, inclusive, transformar o rejeito em algo mais tóxico do que era originalmente, dependendo do tipo e da forma química dos poluentes presentes no rejeito.
Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2016/333/a-biorremediacao-pode-ser-eficaz-no-riodoce/? searchterm=A%20biorremedia%C3%A7%C3%A3o%20pode%20ser%20eficaz%20no%20rio%20Doce? Acesso: 02 de maio de 2016.
Quando a prevenção falha, pode entrar em cena a biorremidiação, que tem limitações, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q931673 | Português, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
O texto a seguir faz parte de uma correspondência enviada por Mário de Andrade a Manuel Bandeira, em 26 de janeiro de 1935.
(...) Não vá pra Cumbuquira “concertar” o fígado que você se estraga completamente! Isso acho que é demais. Apesar de suas razões que já conheço hoje, concertar com “c”, pra qualquer sentido da palavra está consagrado definitivamente. Vamos: me retruque que o “hontem”, o “geito” e o “pêcego” também estavam concertados definitivamente entre escritores e que então eu não devia concertá-los. Você está certo, mas a minha resposta é o “brinque-se”! Por enquanto. Porque se vier uma nova reforma ortográfica mandando distinguir definitivamente consertar e concertar, assim farei em nome da minha desindividualização teórica. 
Mundo Jovem, ed. 466, maio/2016, p. 21.
A variação linguística interfere na produção de sentidos dos textos. No trecho da correspondência de Mário de Andrade, ele argumenta a favor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q931929 | História, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Com a formação dos Estados nacionais europeus, surgiu em vários países um sistema de governo centralizado denominado de “monarquia absoluta”. Sobre o caráter desse sistema de governo, diz o historiador Perry Anderson: “(...) De fato a monarquia absoluta no ocidente foi, portanto, sempre duplamente limitada: pela persistência de corpos políticos tradicionais colocados abaixo dela e pela presença de uma lei moral situada acima. Por outras palavras, a dominação do Absolutismo exerceu-se, no fim das contas, necessariamente nos limites da classe cujos interesses ele preservava.” ANDERSON , Perry. “Classes e Estados – problemas de periodização.” In: HESPANHA, António Manuel. Poder e instituições na Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1984, p. 133. Considerando o texto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q932961 | Química, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Em linhas gerais, o consumo de água aumentou de forma considerável em todo o planeta ao longo do tempo. Em 1900, o mundo consumia cerca de 580 km³ de água; já em 1950, esse consumo elevou-se para 1400 km³, passando para 4000 km³ em 2000. Segundo previsões da ONU, é provável que em 2025 o nível de consumo eleve-se para 5200 km³. A despeito dessa elevação da utilização da água, registra-se também o aumento do número de pessoas sem fácil acesso à água potável, totalizando 1,1 bilhão em todo o planeta a sofrer com esse problema. Além da utilização exagerada na área doméstica e no plano individual, soma-se o intensivo consumo de água nas atividades econômicas, notadamente a agricultura e a indústria, isso sem contar o grande volume desperdiçado. Não por acaso, a maior parte do consumo mundial de água acontece nos países desenvolvidos. Os emergentes ou subdesenvolvidos consomem em menor quantidade em razão do menor acesso à água e da menor intensidade das práticas econômicas. Segundo a ONU, o consumo dos países centrais é seis vezes maior do que o consumo dos países periféricos. 
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/consumo-agua-no-mundo.htm
O texto apresentado faz referência à utilização da água pela sociedade e demonstra o quão necessário é para a humanidade esse mineral. A água é um óxido e participa de inúmeros fenômenos químicos e biológicos. A respeito dos fenômenos físico-químicos relacionados a essa substância, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q932199 | Inglês, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Zika virus makes Rio Olympics a threat in Brazil and abroad, health expert says
 Amir Attaran calls for postponement or moving of Games and says biggest risk is spreading the virus to countries without adequate healthcare infrastructure. As Brazil reels from a spiraling political crisis and its deepest recession in decades, a public health specialist in Canada has added to the country’s woes with a high-profile call for the 2016 summer Olympics – slated to kick off in Rio de Janeiro in early August – to be postponed or moved due to the Zika outbreak. Speaking to the Guardian on Thursday, Attaran described the idea of going ahead with the games as both “indescribably foolish” and “monstrously unethical”. The potential risks to visitors range from braindamaged children to death in rare instances, he added. “Is this what the Olympics stand for?” Adapted from: http://www.theguardian.com/world/2016/may/12/rio-olympics-zika-amir-attaran-public-healththreat
What does this text aim to?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q932712 | Inglês, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

Texto associado.
Improving with age? How city design is adapting to older populations
 There is no denying it: like it or not we are all getting older. According to the UN World Population Prospects report, the global population of older people is growing at an unprecedented rate. By 2050, for the first time in human history, there will be more over-65s than children under 15. The number of people over 100 will increase by 1,000%. And as by then 70% of the world’s population will likely live in cites, this will present huge challenges, and cities will need to adapt. “Small innovations can make a difference,” Recalcati adds. “Older people are less likely to drive, favouring public transport and walking. The average person over 65 manages a walking speed of 3km/hour. At 80 that goes down to 2km/hour, compared with the average for a working age person of 4.8km/hour. Reducing the distance between transport stops, shops, benches, trees for shade, public toilets and improving pavements and allowing more time to cross the road all encourage older people to go out.” In the UK, the government has just announced the building of 10 new towns designed to address ageing and health issues such as obesity. As well as encouraging more active lifestyles, the designs could include wider pavements, few trip hazards and moving LCD signs, making the streets easier to navigate for people with dementia and other age-related conditions. Londonbased charity Living Streets has also been working alongside communities carrying out street audits with older residents to see what improvements could be made, as well as campaigning at a strategic level to influence positive legislative and infrastructure changes. Their project Time to Cross campaigned to increase pedestrian crossing times which resulted in Transport for London (TfL) agreeing to a review. www.thegardian.com/cities/2016/ap/25/improving-with-age-how-city-design-is-adapting-to-older-populations.
According to the text, it is CORRECT to state that
I. Old people walk slowly, so they prefer driving. 
II. The adaptions mentioned refer not only to elderly but also to obese people. 
III. Population is helping to make improvements. 
IV. US Policy makers think elderly people should move to smaller cities. 
V. There will be more adults than children by 2050. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.