Questões de Concurso PUC RJ

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q678799 | Biologia, Anelídeos e Moluscos, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Em muitas cidades litorâneas ao redor do mundo, a culinária local é rica em “frutos do mar”, um termo genérico que abrange diversos grupos de animais utilizados na alimentação humana. Thiago estava de férias em um balneário litorâneo no Nordeste do Brasil e, para seu almoço, foram servidos mariscos, mexilhões, lagosta, camarões, lula e polvo.

Com base na classificação biológica, estavam presentes no almoço de Thiago:

22 Q678848 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Em 1929, a economia americana entrou em colapso com a chamada “quebra” da Bolsa de Novas York. Sobre essa crise, considere as afirmativas abaixo:

I. A integração das economias nacionais no núcleo do capitalismo desenvolvido fez da crise um evento internacional.

II. O fechamento de indústrias e empresas produziu uma situação persistente de desemprego em muitos países.

III. As práticas do liberalismo foram questionadas permitindo, em muitos países, a afirmação das ideias econômicas do socialismo.

IV. O aumento dos preços das matérias-primas transformou os países exportadores desses insumos em economias desenvolvidas.

ASSINALE:

23 Q948936 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2017

"Não matem os macacos! Eles são aliados da saúde no combate à febre amarela. Eles servem como anjos da guarda, como sentinelas da ocorrência da febre amarela”.

Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br .Acesso em: 14 mai.2017 (adaptado)

A campanha acima, veiculada pela Fundação Oswaldo Cruz, está baseada nos seguintes fatos:

24 Q678741 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Do século XV ao XIX, uma enorme quantidade de africanos foi levada pelo tráfico negreiro aos territórios americanos que se encontravam sob controle dos impérios europeus. Nesta imigração forçada, cerca de 400 mil cativos foram enviados para as colônias inglesas, 1,6 milhão, para as espanholas e 3,6 milhões, para a portuguesa. Levando-se em conta a intermitente ação do contrabando, estima-se um total de 10 milhões de pessoas ou mais transladadas para as Américas no período.

A escravatura sobreviveu ao mundo colonial, ajustando-se às formas de governo dos Estados que aqui se afirmaram após a independência. A República norte-americana e o Império do Brasil – a mantiveram por longo tempo. Sobre a escravidão nas Américas considere as seguintes afirmativas:

I – Embora a Constituição da República norte-americana (1787), por princípio, pregasse a ampliação da igualdade política, os arranjos políticos, realizados entre os estados escravistas e os estados livres, criaram cláusulas constitucionais específi cas para manter a escravidão que só seriam derrubadas com o advento da guerra civil.

II – No Brasil, a manutenção da escravidão foi defendida apenas pelos cafeicultores fluminenses e mineiros ao longo do século XIX, e o forte poder de ambos junto ao Imperador mostrou-se mais que sufi ciente para estendê-la até o final do Segundo Reinado.

III – Ser uma ordem monárquica ou uma ordem republicana importava para os escravos, mas não tanto para os libertos e homens livres de cor naquelas sociedades. No período pós-abolição, o negro livre continuaria a ser segregado pela cor, mas suas formas de resistência dar-se-iam do mesmo modo e com igual intensidade.

IV – As lutas pela mobilidade social e política dos negros foram enormemente dificultadas após a abolição. No Brasil, a continuidade da aceitação da existência de “diferentes condições de gente” e da manutenção de privilégios para alguns cidadãos contribuiu para naturalizar discursos racialistas e a própria discriminação racial aos olhos de muitos contemporâneos.

Estão corretas as afirmativas:

25 Q949085 | Física, Cargas Elétricas e Eletrização, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Um pequeno satélite percorre uma órbita circular em torno de um planeta distante, com velocidade escalar constante igual a 2400 km/h. O período da órbita é de 3,14 horas.
Qual é o módulo da aceleração do satélite, em km/h2 ?

26 Q945840 | Química, Equilíbrio Químico, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Uma massa de 10,40 g de cloreto de bário (BaCl2) foi pesada em balança e depois totalmente dissolvida, formando 500,00 mL de solução aquosa. Dessa solução, transferiu-se uma alíquota de 100,00 mL para um balão volumétrico de 250,00 mL, que teve volume ajustado com água pura. O valor que mais se aproxima da concentração de Ba2+ , em mol L-1 , na solução contida no balão volumétrico de 250,00 mL, é o seguinte
Dado: M (BaCl2) = 208,0 g mol-1


27 Q678843 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

A desagregação dos impérios das sociedades do Antigo Regime, em curso desde fins do século XVIII, acelerou o surgimento de estados independentes nas Américas, em especial no período que vai de 1776 ao fim do primeiro quartel do século XIX. Assumindo a forma ora de repúblicas, ora de monarquias constitucionais modernas, esses novos estados transformaram radicalmente as fronteiras políticas deste lado do Atlântico.

Sobre essa conjuntura histórica, assinale a alternativa INCORRETA.

28 Q949053 | Física, Impulso e Quantidade de Movimento, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2017

Um gás ideal confinado é submetido a um processo tal que seu volume final é maior que seu volume inicial. Considere as afirmações abaixo, referentes ao processo.
I - Se o processo é isotérmico, a pressão final do gás é menor do que a pressão inicial. II - Se a temperatura final do gás é maior do que a inicial, o processo é isobárico. III - Se a pressão final do gás é maior do que a inicial, a temperatura final do gás é necessariamente maior que a temperatura inicial.
É correto o que se afirma em:

29 Q678748 | Física, Fundamentos da Cinemática, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Dois trens A e B viajam em trilhos paralelos, em sentidos opostos, aproximando-se um do outro. A velocidade de ambos os trens, em módulo e em relação ao solo, é de 100 km/h. Quando os trens estão a uma distância de 10 km um do outro, o trem B começa a frear, diminuindo sua velocidade a uma taxa constante. Sabendo-se que os trens se cruzam no exato instante em que o trem B para, quanto tempo, em minutos, o trem B leva em seu processo de desaceleração?

30 Q678780 | Biologia, Níveis de organização da vida, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2019

A estrutura das comunidades biológicas sofrem influência de fatores abióticos e bióticos. Qual das opções abaixo apresenta fatores bióticos:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.