Início

Questões de Concursos PUC RJ

Resolva questões de PUC RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q949076 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2017

O timerosal (NaC9H9HgO2S) é uma substância conservante, adicionada em vacinas e soluções oftalmológicas para evitar o crescimento bacteriano. Por conter mercúrio, um elemento tóxico, em sua estrutura, seu uso vem sendo questionado. Dos valores abaixo, o que mais se aproxima do percentual, em massa, de mercúrio presente na estrutura do timerosal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q945827 | Biologia, Fungos, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

A capacidade de dobrar a língua é hereditária e determinada por um alelo dominante. Considerando que 50% dos indivíduos de uma determinada população possuem essa capacidade, e que a população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg, o percentual de heterozigotos para este gene será de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q945832 | Física, Refração, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Clara e Alice sobem em uma gangorra, de 2,0 m de comprimento, uma de cada lado em relação ao ponto de apoio, situado no meio da gangorra. Clara tem 30 kg, e Alice tem 25 kg. Alice está sentada a 80 cm em relação ao ponto de apoio. Clara está sentada em uma posição tal que ela fica em cima; enquanto Alice fica embaixo. Em relação ao ponto de apoio, em qual das seguintes posições, em cm, Clara pode estar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q678731 | Física, Calorimetria, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Um calorímetro de capacidade térmica igual a 80 cal/°C está a uma temperatura de 40°C. Ao misturar, dentro desse calorímetro, uma massa de gelo M a 0°C e 70 g de água a 80°C, a temperatura de equilíbrio é 50°C.

Calcule a massa de gelo M em gramas.

Dados

cágua= 1,0 cal/(g.°C)

Lfusão= 80 cal/g.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q678782 | Física, Resistores e Potência Elétrica, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Uma diferença de potencial V é aplicada a um resistor de resistência R. A potência dissipada nesse resistor é P. Ao dobrar a resistência e triplicar a diferença de potencial, a nova potência dissipada será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q949080 | Matemática, Seno, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Quantos números pares de três algarismos distintos podemos formar com os algarismos de 1 a 6?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q949086 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Seja uma carga elétrica colocada em repouso em uma determinada região. Considere as seguintes afirmações: I - Na presença unicamente de um campo elétrico, a carga se moverá na direção paralela a esse campo. II - Na presença unicamente de um campo magnético, a carga se moverá na direção perpendicular a esse campo. III - Na presença de uma diferença de potencial elétrico, a carga irá se mover necessariamente no sentido do maior para o menor potencial. Marque a única alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q678834 | Química, Grandezas massa, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

As nanopartículas de prata, usadas em diversas aplicações tecnológicas, podem ser preparadas, em solução aquosa, pela redução de íons Ag+ usando boro-hidreto de sódio (NaBH4), como indicado na equação abaixo:

AgNO3 (aq) + NaBH4 (aq) → Ag (s) + ½ H2 (g) + ½ B2H6 (g) + NaNO3 (aq)

A partir de 100,00 mL de uma solução 2,0 × 10-3 mol L-1 de AgNO3, qual seria a massa mínima de NaBH4 necessária para a reação completa de Ag+ para Ag, expressa em gramas?

Dados:

M(AgNO3) = 170 g mol-1

M(Ag) = 108 g mol-1

M(NaBH4) = 38 g mol-1

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q678759 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

‘Frear o aquecimento global é a única opção para salvar os recifes de corais’

O Globo, Reportagem, 15 mar. 2017.

Segundo as pesquisas mais atuais sobre o tema, a saúde dos ecossistemas marinhos será cada vez mais prejudicada – notadamente a dos recifes de corais – porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q678760 | Geografia, Conceitos Demográficos, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

As dinâmicas demográficas do mundo fazem com que os seus estudiosos se preocupem, constantemente, com a relação população total / tamanho dos territórios em escalas diversas, para que sejam definidas as suas populações relativas. Essas populações definirão, muitas vezes, como serão implementadas diversas políticas públicas setoriais, por exemplo.

A população relativa dos territórios dá a medida de como eles são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q678767 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Nas eleições presidenciais brasileiras de 1950, Getúlio Vargas foi eleito presidente da república pelo voto direto. Sobre seu governo (1950-1954), considere as afirmativas abaixo.

I – Após o governo propor a criação de uma empresa de petróleo que admitiria capitais privados, estatais e recursos externos, reavivou-se o acalorado debate nacionalista, ocorrido na chamada campanha do petróleo. Em meio a pressões de distintos setores da sociedade, o governo recuou e optou pela criação de uma empresa estatal monopolista, a Petrobrás.

II – Em um cenário de crescimento do eleitorado, Vargas sustentou sua campanha no apoio das camadas populares e dos trabalhadores. Contudo, isto não significou uma adesão integral. Ao longo de seu governo, as reivindicações por aumento de salário e por medidas governamentais contra a alta do custo de vida resultaram em greves.

III – Em meio ao ambiente político-ideológico da Guerra Fria e ao temor anticomunista, o governo Vargas adotou uma política externa de alinhamento incondicional aos Estados Unidos. Essa postura resultou na adoção de uma política econômica de austeridade fiscal e controle da inflação, tal como recomendava o Fundo Monetário Internacional.

IV – Desde o início de seu governo, Vargas sofreu dura oposição por parte do clandestino partido comunista e também da grande imprensa. Em 1954, a tensão política aumentou ainda mais diante do envolvimento da guarda pessoal do presidente no atentado ao jornalista Carlos Lacerda. Em meio à possibilidade de uma nova deposição, Vargas comete suicídio.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q678810 | Química, Sistemas Homogêneos Constantes e Fatores, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Os gases hidrogênio e bromo foram colocados para reagir, até o equilíbrio ser atingido, segundo a equação abaixo.

H2(g) + Br2(g) ⇌ 2 HBr(g) ; ΔH° < 0


A tabela a seguir tem duas colunas, uma que indica um tipo de perturbação do equilíbrio e outra que indica a situação final do equilíbrio restabelecido.


Perturbação do equilíbrio

I – aumento da temperatura

II – aumento da pressão pela diminuição do volume do reator

III – adição de catalisador

IV – adição de Br2(g)


Situação final do equilíbrio restabelecido

P – aumento da concentração de HBr(g)

Q – aumento da concentração de Br2(g)

R – sem alteração signifi cativa das concentrações de equilíbrio

A associação CORRETA de perturbação e situação final do equilíbrio restabelecido é indicada na alternativa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q949042 | Matemática, Equação de 2 Grau e Problemas de 2 Grau, Grupos 1 3 4 e 5, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Una de las ideas centrales del artículo es
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q949066 | Biologia, A herança dos grupos sanguíneos, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2017

Tendo como referência a notícia acima e os conhecimentos que você possui, analise as afirmativas seguintes com relação à história do antigo Reino do Congo.
I - O Reino do Congo foi um dos mais conhecidos reinos da região centro-ocidental da África. Fundado no final do século XIII, chegou a abranger parte dos atuais países de Angola, República do Congo, República Democrática do Congo e Gabão. II - A partir do século XV ocorreram os primeiros contatos dos portugueses com as autoridades políticas do Reino do Congo, transformando essa região em uma das maiores exportadoras de africanos escravizados para as Américas. III - A capital do Reino do Congo era Mbanza Congo ou São Salvador, como ficou conhecida após a conversão ao catolicismo do manicongo (rei do Congo) e a construção da Catedral de São Salvador do Congo. IV - A organização política do Reino do Congo somente ocorreu após a chegada dos portugueses na região, quando estes influenciaram a formação de uma “elite burocrática” que ajudava o manicongo (rei do Congo) a governar.
Estão corretas SOMENTE as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q678745 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Considere as afirmativas a seguir sobre metabolismo energético.

I – A fermentação é um processo de obtenção de energia que só acontece na presença de oxigênio.

II – Na respiração aeróbica, o aceptor final de elétrons é o oxigênio.

III – A energia liberada, nos processos de fermentação e respiração aeróbica, é armazenada sob a forma de ATP.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q678830 | Física, Calorimetria, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Dentro de um calorímetro perfeito, de capacidade C = 40 cal/°C e temperatura inicial 0 °C, colocam-se 100 g de um material de calor específico 0,50 cal/g°C a uma temperatura de 90 °C, e uma massa de 10 g de gelo a 0 °C. Calcule, em °C, o valor da temperatura final de equilíbrio do sistema.

Dados:

CÁGUA = 1,0 cal/g°C

LFUSAO GELO = 80 cal/g

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q945845 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Considerando as características comuns das colonizações portuguesa e espanhola nas Américas nos sécs. XVI e XVII assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q678846 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Grupo 5, PUC RJ, PUC RJ, 2019

Em fins do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seus domínios sobre vastas regiões do globo, dividindo entre si boa parte dos continentes africano e asiático e das ilhas do Pacífico. A busca por novos mercados, investimentos e fontes de matéria prima, foi acompanhada por dominações políticas e ações militares devastadoras, sempre que entendidas como necessárias. Rapidamente, a cultura, os valores e as instituições do Ocidente invadiram o cotidiano das populações coloniais de diferentes regiões do globo, quer elas quisessem ou não. Sobre o expansionismo imperialista, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q949058 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Tarde, PUC RJ, PUC RJ, 2017

Os pontos de fusão e de ebulição das substâncias são influenciados pelas forças das ligações entre os átomos que as compõem e por interações intermoleculares. O metano tem ponto de ebulição muito baixo (-161°C), sendo, por isso, um gás na temperatura ambiente. O metano está no estado gasoso na CNTP por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.