Início

Questões de Concursos PUC SP

Resolva questões de PUC SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q948955 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

• Sobre os muros contemporâneos, é importante lembrar que, depois da queda do Muro de Berlim, restavam apenas 11 deles no mundo. Atualmente, a cifra subiu para 70. O mapa mostra alguns deles. Tendo em vista o mapa e seus conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q945897 | História, República Autoritária 1964 1984, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

“[...] poderíamos dizer que o Estado getulista promoveu o capitalismo nacional, tendo dois suportes: no aparelho de Estado, as Forças Armadas; na sociedade, uma aliança entre a burguesia industrial e setores da classe trabalhadora urbana.” FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013
Em relação ao governo de Getúlio Vargas, podemos AFIRMAR que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q948944 | Arquivologia, Física Térmica, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Texto associado.

Quando necessário, adote:

• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s-2

• calor latente de vaporização da água: 540 cal.g-1

• calor específico da água: 1,0 cal.g-1. °C-1

• densidade da água: 1 g.cm-3

• constante universal dos gases ideais: R = 8,0 J.mol-1.K-1

• massa específica do ar: 1,225.10-3 g.cm-3

• massa específica da água do mar: 1,025 g.cm-3

• 1cal = 4,0 J

O Brasil é um país que se destaca pela diversidade de ecossistemas. A seguir, estão descritas características de alguns desses ecossistemas.


I – A vegetação caracteriza-se por apresentar tanto espécies de porte herbáceo quanto arbustos e árvores de troncos retorcidos e casca grossa.

II – As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, e as temperaturas são relativamente constantes. Grandes árvores são abundantes e absorvem rapidamente os nutrientes do solo, considerado pobre.

III – A vegetação é constituída por árvores de grande porte, que acompanham a cadeia de montanhas do litoral. O ambiente é úmido, graças aos ventos que carregam umidade do mar e a condensam na forma de chuva e nevoeiros ao subir as montanhas.

IV – Ecossistema que apresenta grande biodiversidade e é considerado aquele mais devastado do país. Animais ameaçados de extinção, como o mico-leão e a onça pintada, habitam esse ecossistema.


• Podem ser atribuídas à Mata Atlântica as características identificadas pelos algarismos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q948947 | Arquivologia, Energia Mecânica e sua Conservação, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Texto associado.

Quando necessário, adote:

• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s-2

• calor latente de vaporização da água: 540 cal.g-1

• calor específico da água: 1,0 cal.g-1. °C-1

• densidade da água: 1 g.cm-3

• constante universal dos gases ideais: R = 8,0 J.mol-1.K-1

• massa específica do ar: 1,225.10-3 g.cm-3

• massa específica da água do mar: 1,025 g.cm-3

• 1cal = 4,0 J

• Uma pessoa de massa M pratica mergulho nas águas tranquilas do mar, com seu corpo totalmente submerso e em repouso, porém próximo à superfície. Depois de um certo tempo ela retorna ao barco, quando seu corpo, já totalmente fora da água, fica submetido a um empuxo de aproximadamente 1,2N. Determine, em unidades do SI, a massa aproximada dessa pessoa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q687287 | Geografia, Questão Fundiária, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

“(...) a instituição social da monarquia chega a seu maior poder na fase histórica em que uma nobreza em decadência já está obrigada a competir de muitas maneiras com grupos burgueses em ascensão, sem que qualquer um dos lados possa derrotar inapelavelmente o outro. A aceleração da monetarização e da comercialização no século XVI deu aos grupos burgueses um estímulo ainda maior e empurrou fortemente para trás o grosso da classe guerreira, a velha nobreza. Ao fim das Iutas sociais nas quais essa violenta transformação da sociedade encontrou expressão, crescera consideravelmente a interdependência entre partes da nobreza e da burguesia.”

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, vol. II, p. 152.

• O texto considera que o regime monárquico na Europa moderna

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q945902 | Conhecimentos Gerais, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

“A separação dos continentes e o soerguimento dos Andes inverteram a direção dos cursos de água para leste, durante o Terciário. Nessa fase estima-se que a antiga bacia era formada por grandes lagos e uma drenagem muito diferente da atual. Esses lagos foram sendo preenchidos por sedimentos e, ao longo do tempo, a drenagem foi ganhando a organização atual. (Geografia do Brasil, Ross Jurandyr (org), Edusp- 2008)
Assinale a alternativa que apresenta o comentário CORRETO sobre o que foi dito no texto acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q948963 | Conhecimentos Gerais, Política, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Texto associado.

ATO INSTITUCIONAL Nº 5, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968.

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL,

ouvido o Conselho de Segurança Nacional,

(...) Resolve editar o seguinte:

(...)

Art. 4º- No interesse de preservar a Revolução, o Presidente da República, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.

Parágrafo único - Aos membros dos Legislativos federal, estaduais e municipais, que tiverem seus mandatos cassados, não serão dados substitutos, determinando-se o quorum parlamentar em função dos lugares efetivamente preenchidos.


Art. 5º- A suspensão dos direitos políticos, com base neste Ato, importa, simultaneamente, em:

I - cessação de privilégio de foro por prerrogativa de função;

II - suspensão do direito de votar e de ser votado nas eleições sindicais;

III - proibição de atividades ou manifestação sobre assunto de natureza política;

IV - aplicação, quando necessária, das seguintes medidas de segurança:

a) liberdade vigiada;

b) proibição de freqüentar determinados lugares;

c) domicílio determinado; (…)

Art. 10º- Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.”

Retirado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/AIT/ait-05-68.htm. Acesso em 24/05/2017

• O contexto que motivou a edição do AI – 5 foi marcado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q948943 | Biologia, Biomas brasileiros, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

A pancreatite crônica é uma doença que leva à destruição gradativa do pâncreas, o que pode fazer com que ele perca suas funções exócrina e endócrina. No caso de insuficiência exócrina, a pessoa recebe por via oral as enzimas que ela não produz, como A e B. Havendo comprometimento da função endócrina, é necessário receber injeção de C após as refeições.

• O texto acima fica correto se as letras A, B e C forem substituídas, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q948956 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Segundo as minhas pesquisas, foram assim os tempos passados, embora seja difícil dar crédito a todos os testemunhos nesta matéria. (...) A explicação mais verídica, apesar de menos frequentemente alegada, é, em minha opinião, que os atenienses estavam tornando-se muito poderosos, e isto inquietava os espartanos, compelindo-os a recorrerem à guerra. (...)”.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001 XLVII, 584 pp. 13-15


• A partir do texto, pode-se afirmar que Tucídides

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q945885 | Física, Movimento Harmônico, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Texto associado.

Quando necessário, adote os valores da tabela:

• módulo da aceleração da gravidade: 10 m.s-2

• calor específico da água: 1,0 cal.g-1. ºC-1

• densidade da água: 1 g.cm-3

• 1cal = 4,0 J

• π = 3

Um objeto de peso P, quando totalmente imerso no ar, cuja massa específica é dada por μAR, fica submetido a um empuxo cujo módulo é dado por EAR. Esse mesmo objeto, quando colocado no interior de um recipiente totalmente preenchido por um certo líquido, passa a flutuar completamente submerso. A expressão algébrica que permite calcular a massa específica do líquido (μliq), contido no recipiente, é a contida na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q945895 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

De acordo com os novos estudos historiográficos, é mais do que evidente que a prática cultural indígena contribuiu para o desenvolvimento dos modos de fazer habitações no Brasil. Nesse sentido é possível AFIRMAR que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q948940 | Biologia, Fotossíntese, Manhã, PUC SP, PUC RJ

The word “tragic” in “tragic outcomes” (lines 51-52) can be replaced, with no change in meaning, by
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q948970 | Matemática, Áreas e Perímetros, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

• Uma pessoa montou um quebra-cabeça de 1000 peças em 11 dias. No 1º dia foram montadas 40 peças, e o número diário de peças montadas do 2º ao 11º dia obedeceram a uma progressão aritmética. Se o número de peças montadas no 2º dia correspondeu a 60% do número de peças montadas no 7º dia, então, o número de peças montadas no 9º dia foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q948959 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Um estudo comparativo do Homestead Act de 1862, que regulamentou a política de terras nos Estados Unidos, e a Lei de Terras de 1850 no Brasil dá margem a que se analise a relação entre a política de mão-de-obra e a política de terras em duas áreas em que o desenvolvimento do capitalismo assumiu formas diferentes e conduziu a políticas opostas.

COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República. Momentos decisivos. São Paulo: UNESP, p. 170.

• Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as definições legais e os seus desdobramentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q948967 | Matemática, Áreas e Perímetros, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Um número é chamado “perfeito” se ele for igual à soma de seus divisores, excluindo ele mesmo.

Se S = 2n – 1 é um número primo, então o número P=2n-1 .S será um número “perfeito”.

Fonte: A Magia dos Números/ Paul Karlson. (Adaptado)

• Sabendo que o número é um número “perfeito”, os valores de n e S são, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q945900 | Conhecimentos Gerais, Política, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

“Em um mundo convulsionado, o governo português adotou a política de tentar barrar as ideias de mudança. Em Lisboa, tornou-se célebre a figura do chefe de polícia, Pina Manique, responsável pela instauração de um clima de terror na cidade. Ele proibiu livros franceses, reuniões de todo o tipo, perseguindo tudo o que lembrasse as ideias revolucionárias. O que valia para Portugal, valia em dobro para o Brasil, como a proibição de montar tipografias e importar livros.” CALDEIRA, Jorge. Viagem pela história do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998
O trecho acima trata das consequências dos ideais da Revolução Francesa para Portugal e o Brasil, como exemplo do que ocorreu internamente nas monarquias absolutistas após 1789. Assim, podemos AFIRMAR que a Revolução Francesa e seus ideais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q948966 | Matemática, Números Primos e Divisibilidade, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

• A situação descrita neste trecho do romance
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q948953 | Geografia, Vegetação, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

“Nas últimas décadas, a proliferação de enclaves fortificados, vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade da vida pública em muitas cidades ao redor do mundo (...). Esses espaços encontram no medo da violência uma de suas principais justificativas e vem atraindo cada vez mais aqueles que preferem abandonar a tradicional esfera pública das ruas para os pobres, os ‘marginais’ e os sem-teto”. Enclaves fortificados geram cidades fragmentadas em que é difícil manter os princípios básicos de livro circulação.

(CALDEIRA, Teresa Pires do R., Enclaves fortificados: a nova segregação urbana, in: Novos Estudos CEBRAP, mar.1997, n.47, p.155-156)

• A autora, ao tratar dos enclaves fortificados, refere-se, em especial

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q945896 | História, Era Vargas 19301954, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

“Durante o século XVII, foram produzidas mais de cinco milhões de pinturas nos Países Baixos. Elas foram encomendadas por uma classe média emergente e próspera, que substituiu o mecenato da Igreja e da nobreza. Esses novos mecenas tinham gostos diferentes, o que levou a uma exploração de novos temas e à criação de novos meios de produção”. FARTHING, Stephen (ed.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2010
A história do nordeste brasileiro ficou marcada pela forte presença holandesa na região, no século XVII. Assim, a partir das informações do texto acima e dos conhecimentos históricos, podemos AFIRMAR que a arte no nordeste brasileiro, do período das invasões holandesas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q684230 | Geografia, Clima, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

“Em primeiro amistoso desde 1947, Estados Unidos vence Cuba em Havana”

Fonte:<http://www.espn.com.br/noticia/637236_em-primeiro-amistoso-desde-

1947-estados-unidos-vence-cuba-em-havana> – acessado em 30/04/2018


A manchete de 07 de outubro de 2016, do site ESPN Brasil, dá destaque para a notícia da primeira partida de futebol masculino entre as seleções dos EUA e de Cuba, em 69 anos, pois permite refletir sobre as complexas relações entre Cuba e Estados Unidos no século XX.
Sobre as relações entre os dois países no século XX, podemos AFIRMAR que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.