Início

Questões de Concursos Petrobras

Resolva questões de Petrobras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4361Q264607 | Química, Técnico Químico de Petróleo Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma das características da espectroscopia de absorção atômica com chama é que a (o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4362Q121517 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a figura e o texto abaixo para responder às questões

Imagem 062.jpg

Essa figura apresenta um modelo de processos, baseado no ITIL, que uma empresa está elaborando para a sua área de TI. Nesse modelo pode-se observar o interrelacionamento entre os processos da ITIL. Os processos relacionados às áreas Suporte ao Serviço e Entrega do Serviço do ITIL estão numerados. No modelo que está sendo elaborado, o processo de
gerenciamento de comunicação é responsável por todo o movimento de informações entre TI e o negócio, e o processo de gerenciamento de relacionamentos é responsável pelo companhamento de todo o histórico de interações do cliente.

O processo que tem por objetivo otimizar a capacidade da infraestrutura de TI e ajudar esta área a entregar um nível sustentado de disponibilidade a um custo aceitável que permita satisfazer os objetivos do negócio, propiciando às empresas a plena utilização dos recursos da infraestrutura de TI, é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4363Q534977 | Engenharia Civil, Engenheiro de Equipamentos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Corrosão galvânica ocorre quando dois metais ou ligas com diferentes composições químicas são acoplados eletricamente e expostos a um eletrólito. Considere as afirmações abaixo a respeito de corrosão galvânica.

I - O metal menos nobre do acoplamento sofre corrosão, protegendo aquele mais inerte.

II - Quando tubulações de aço e cobre são unidas em um ambiente marinho, o cobre sofrerá corrosão localizada na junção com o aço.

III - Em chapas galvanizadas, o aço será protegido, mesmo que exposto ao meio ambiente por danos ocorridos na cobertura de zinco.

É CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4364Q121794 | Programação , Java, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

"O projeto será bem-sucedido se ou o processo de desenvolvimento é o Processo Unificado ou a linguagem utilizada é Java."

Uma possível tradução da sentença acima para a lógica de predicados de primeira ordem é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4365Q189634 | Direito Marítimo, Advogado Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nos termos da Lei Orgânica do Tribunal Marítimo, na composição desse Tribunal haverá dois bacharéis em Direito, de reconhecida idoneidade, com mais de cinco anos de prática forense, sendo um deles especializado em Direito Marítimo, e o outro, em Direito Internacional Público. Tal Lei estabelece que a idade desses bacharéis está compreendida entre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4366Q187847 | Direito Empresarial e Comercial, Monopólio, Advogado, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da figura jurídica do monopólio, julgue os itens
subseqüentes.

Os monopólios legais dividem-se em quatro espécies: os que visam a impelir o agente econômico ao investimento, a propriedade industrial e o monopólio privado e os que instrumentam a atuação do Estado na economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

4367Q539081 | Engenharia Civil, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

No comando Rectangle do AutoCad, ao se utilizar a opção Width, é possível definir a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4368Q794317 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A Ética é um produto das relações humanas. De forma pragmática, a ética se apresenta como o assunto cujo estudo tem tornado possível maximizar a eficácia das relações humanas nas organizações. Em seu sentido mais abrangente, ética é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4369Q203473 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma embarcação, na condição de carregamento inicial, possui deslocamento (?) igual a 2.550 t. Seu tanque de armazenamento de óleo combustível (? = 0,85 t/m2) é carregado parcialmente provocando um aumento GGV do valor da posição vertical do centro de gravidade (KG).
Se esse tanque possui superfície livre retangular com comprimento igual a 15 m e largura igual a 6 m, o valor de GGv, em centímetros, é, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4370Q171474 | Marketing, Bibliotecário Júnior, Petrobras, Petrobrás Bibliotecário Júnior

Um bibliotecário, gestor de uma unidade de informação especializada, constatou a necessidade de formular políticas que favorecessem a aproximação da unidade com seus usuários reais e potenciais.

Para isso, elegeu ações de marketing de relacionamento, porque esse, diferentemente do marketing tradicional, prioriza e objetiva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4371Q187092 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade limitada, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO

No que diz respeito às sociedades limitadas, tem-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4372Q121045 | Redes de Computadores , Arquitetura TCP IP, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Para esta tabela é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4373Q332268 | Matemática, Geometria, Técnico Ambiental, Petrobras, CESGRANRIO

Um terreno retangular de 1.000 m2 é tal que seu comprimento mede 15 m a mais do que sua largura. O perímetro desse terreno, em metros, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4374Q591853 | Química, Químico de Petróleo, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Os escoamentos de fluidos seguem as equações clássicas de conservação da massa, da quantidade de movimento e de energia. Essas equações são expressas de forma integral ou diferencial e são aplicadas em diferentes problemas de engenharia. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.

O balanço de quantidade de movimento em fluidos viscosos newtonianos é expresso pela equação de Navier-Stokes, que é válida somente para escoamentos viscosos laminares.

  1. ✂️
  2. ✂️

4375Q250863 | Engenharia Mecânica, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

No que diz respeito à pintura industrial, considere as afirmativas abaixo.

I - Mesmo quando as peças já estiverem pintadas, aguardando aplicações de demãos subsequentes, não se deve tocá-las com as mãos desprotegidas.
II - Na pintura sobre a carepa de laminação, há uma boa aderência da tinta devido à rugosidade da superfície.
III - As bolhas nas tintas se formam por causa da osmose, que é a passagem de água na forma de vapor, através da película de tinta, do lado de menor concentração para o lado de maior concentração de compostos solúveis (tipo sal) em água.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4376Q591610 | Química, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um polímero é uma macromolécula formada pela repetição de pequenas unidades químicas (monômeros), ligadas covalentemente. Se espécies diferentes de monômeros são empregadas, o polímero recebe a denominação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4377Q176635 | Contabilidade Geral, Conceituação, Contador Júnior, Petrobras, Petrobrás Contador Júnior

A legislação societária, atualizada até 2009, determina que o grupo denominado Patrimônio Líquido seja composto dos seguintes subgrupos de contas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4378Q120827 | Engenharia de Software , Métricas de Software, Analista de Sistemas Júnior Engenharia de Software, Petrobras, CESGRANRIO

Várias métricas de software são utilizadas para aferir a qualidade de um processo de software, dentre as quais podem-se destacar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4379Q545794 | Física, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO

Em um compressor alternativo de pistão, sendo Vmín e Vmáx os volumes correspondentes às posições de ponto morto superior e de ponto morto inferior do pistão, respectivamente, o parâmetro representado pela razão entre Vmín e a diferença Vmáx – Vmín é o coeficiente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4380Q247572 | Engenharia Mecânica, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As expressões abaixo são comumente utilizadas na tecnologia da soldagem. Analise as definições correspondentes.

I - Retrocesso de chama situação que ocorre quando a chama, no processo de soldagem a gás, tem sua trajetória invertida, fazendo com que caminhe na direção do reservatório de gás.
II - Solda de tampão processo de soldagem por pressão, realizado por um tubo circular ou tampão, normalmente realizado em chapas grossas.
III - Soldagem a arco plasma processo que produz união por fusão dos metais a serem unidos por meio de arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio, não consumível, a peça e um bocal constritor.
Estão corretas as definições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.