Início

Questões de Concursos Polícia Científica do Paraná PR

Resolva questões de Polícia Científica do Paraná PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q460345 | Direito Penal, Do Crime, Policial Civil Investigador, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

O artigo 29, caput, do Código Penal fixa a regra de que "quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade". Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. É autor direto quem realiza pessoalmente a conduta típica, ainda que utilize outro, que não realiza a conduta, como instrumento físico.

2. É autor mediato quem se vale de um terceiro que age sem dolo, atipicamente ou justificadamente.

3. É possível a participação culposa em crime doloso.

4. O concurso de pessoas pode dar-se por ajuste, instigação, cumplicidade, auxílio material ou moral em qualquer etapa do iter criminis.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q459064 | Direito Penal, Lesões Corporais, Odontolegista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

O artigo 129 do Código Penal Brasileiro estabelece o crime de lesões corporais. Sobre esse assunto, analise as afirmativas.

I. A lesão corporal que tem como resultado aborto é classificada como lesão corporal seguida de morte.

II. Inutilização de função é classificado como lesão gravíssima.

III. Perda de sentido é classificada como lesão grave.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q529162 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

A respeito de alvenaria estrutural, alguns conceitos estão destacados abaixo. Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O principal conceito estrutural ligado à utilização de alvenaria estrutural é a transmissão de ações através de tensões de compressão.

II. As barras de aço utilizadas nas construções em alvenaria são as mesmas utilizadas nas estruturas de concreto armado, mas, neste caso, serão sempre envolvidas por graute, para garantir o trabalho conjunto com o restante dos componentes da alvenaria, não sendo permitida, porém, a colocação de armaduras nas juntas das argamassas de assentamento.

III. Se as lajes forem pré-moldadas, o ritmo da obra estará desvinculado do tempo de cura que deve ser respeitado no caso de peças de concreto armado in loco.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q527704 | Engenharia Civil, Patologia, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

A respeito de patologias em edificações, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q539367 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Durante o dimensionamento de uma viga de concreto armado com seção retangular, têm-se os seguintes dados:

Concreto (Resistência característica à compressão) fck = 20 Mpa.

Aço CA-50.

Altura útil da seção = d = 27 cm.

Posição da linha neutra = x = 12 cm.

Diante dessas informações, assinale a alternativa que indica o domínio em que a peça está trabalhando.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q540160 | Engenharia Civil, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

São câmaras fechadas de tratamento primário de esgotos, construídas para reter os despejos por um período de tempo previamente determinado, de modo a permitir sedimentação dos sólidos e retenção do material graxo contido nos esgotos, transformando-os em substâncias mais simples e estáveis.

A definição acima se refere a qual tipo de tratamento de esgotos sanitários?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q478347 | Farmácia, Farmacotécnica, Toxicologista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

A Microextração em Fase Sólida (Solid Phase Micro Extraction, SPME) é uma das técnicas de extração utilizadas na análise toxicológica. A respeito desse assunto, analise as afirmações.

I. A microextração em fase sólida consiste em uma técnica utilizada somente para a extração de compostos orgânicos voláteis.

II. As principais desvantagens da técnica são baixa sensibilidade e impossibilidade de automação.

III. As principais vantagens da técnica são os baixos custos associados à técnica e baixo tempo de extração.

Está/estão incorreta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q527726 | Engenharia Civil, Fundações, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Em relação ao dimensionamento de pilares em concreto armado, abaixo são apresentadas algumas afirmativas referentes às armaduras.

I. A bitola mínima normatizada para as suas armaduras longitudinais é de 10mm.

II. Para um pilar com seção retangular de 15cm por 30cm, a máxima bitola comercial normatizada para armadura longitudinal é de 16mm.

III. A área mínima para armadura longitudinal nos pilares é de 0,4% da área da seção de concreto.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q592024 | Química, Química Cinética, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Avalie as afirmações que seguem com base no tema ?Gás perfeito confinado em um recipiente de volume invariável?.

I. A energia cinética de um gás equivale ao somatório das energias cinéticas de suas moléculas.

II. A energia cinética média por molécula de um gás não depende de sua natureza, e sim de sua temperatura.

III. A energia cinética média por molécula de um gás depende de sua natureza e também de sua temperatura.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q539558 | Engenharia Civil, Fundações, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Durante o dimensionamento de uma viga de concreto armado com seção retangular, têm-se os seguintes dados:

Concreto (Resistência característica à compressão) fck = 20 Mpa

Aço CA-50 Altura útil da seção = d = 27 cm

Posição da linha neutra = x = 12 cm

Largura da viga = bw = 12 cm

Coeficiente de minoração do aço = 1,15

Coeficiente de minoração do concreto = 1,4

Diante de tais informações, considerando-se o dimensionamento no estado limite último, assinale a alternativa que apresenta a área mais aproximada da necessária para a armadura longitudinal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q633151 | Informática, Gestão de TI, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Muitas empresas têm visto a utilização da computação em nuvens como uma forma de racionalização dos investimentos em TI (Tecnologia da Informação). Dentro deste cenário uma empresa fez a opção por adquirir uma máquina virtual e o compartilhamento de arquivos, backup e arquivamento como a sua solução em nuvem. Neste cenário assinale a alternativa que apresenta a arquitetura de computação nas nuvens escolhida por essa empresa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q380570 | Biologia, Bioquímica, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Os processos de biotransformação ocorrem com participação de enzimas. As reações metabólicas dos medicamentos efetuam-se com mais freqüência no:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q352295 | Artes, Linguagens, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Um desenho realizado só com linhas não costuma ser suficiente para definir a volumetria do representado. Para moldar as formas, o sombreado constitui o recurso mais utilizado nos manuais de desenho. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q480629 | Farmácia, Metodologia Científica na Investigação Clínica, Químico Legal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Durante os trabalhos periciais, em casos em que são encontradas manchas com suspeição de que se trate de sangue, as principais questões a serem respondidas pelos peritos estão relacionadas a saber se trata de sangue e, em caso positivo, se tal sangue é sangue humano. Abaixo está apresentada uma descrição de uma técnica relacionada a esse tipo de exame pericial. ?A primeira providência é saber se o material pesquisado é sangue. Podemos utilizar uma técnica muito simples. Após a técnica, e em caso positivo, observa-se a presença de cristais de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos, na forma de charutos ou rosetas, conforme as disposições em que se encontraram?.

Assinale a alternativa que contém a técnica à qual se refere a descrição acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q594639 | Química, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Sobre os testes de certeza na identificação de sangue, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q732954 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Civil Investigador, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Sobre a prisão preventiva, considere as seguintes afirmativas:

1. Em qualquer fase do inquérito policial ou da instrução criminal caberá a prisão preventiva.

2. A prisão preventiva poderá ser decretada, nos casos em que a lei a autoriza, mesmo que o agente tenha praticado o crime amparado por causa excludente de ilicitude.

3. O juiz poderá revogar a prisão preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, bem como de novo decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.

4. A apresentação espontânea do acusado à autoridade policial não impedirá a decretação da prisão preventiva nos casos em que a lei a autoriza.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q461116 | Direito Penal, Lesões Corporais, Médico Legista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

O parágrafo segundo do artigo 129 do Código Penal estabelece casos de lesões corporais gravíssimas. Assinale a alternativa que não resulta em lesão corporal gravíssima de acordo com o Código Penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q480412 | Farmácia, Farmacodinâmica, Toxicologista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Drogas depressoras são substâncias capazes de diminuir as atividades do sistema nervoso central. Assinale a alternativa em que todas as substâncias são depressoras do sistema nervoso central.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q374237 | Português, Pronome, Médico Legista, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

O português contemporâneo já registra a característica proclítica da língua. Contudo, a gramática tradicional aponta que a oração ?Quando os médicos o reanimaram? (3º§) deveria ser redigida da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q537057 | Engenharia Civil, Fundações, Perito Criminal, Polícia Científica do Paraná PR, IBFC

Uma viga bi-apoiada com 6 metros de comprimento está submetida a uma carga distribuída uniforme de 800 kgf/m (já considerado seu peso próprio).

Assinale a alternativa que apresenta o momento fletor máximo aplicado nessa viga.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.