Início

Questões de Concursos Polícia Civil ES

Resolva questões de Polícia Civil ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q203337 | , Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Assinale a alternativa que está de acordo com os preceitos da Lei n° 11.340/2006.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1922Q734302 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, no que tange às normas e procedimentos de direito processual penal.

Considere a seguinte situação hipotética.

Marcos foi vítima de crime de ação penal privada personalíssima. No decorrer das investigações, Marcos faleceu em decorrência de um trágico acidente.

Nessa situação, o direito de intentar a ação se transmite ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão da vítima.

  1. ✂️
  2. ✂️

1923Q462448 | Direito Penal, Policial Civil Agente, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes praticados contra a administração pública, cada um dos itens de 76 a 81 apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um particular, nos termos dos dispositivos do Código de Processo Penal que disciplinam a prisão em flagrante, desacompanhado de funcionário público, efetuou a prisão de determinado cidadão que acabou de cometer um homicídio. O autor do delito, mediante violência, se opôs à execução do ato, produzindo lesões graves em seu executor. Nessa situação, o referido cidadão, além das penas relativas à conduta que ensejou a prisão, responderá pelo crime de resistência sem prejuízo das correspondentes à violência.

  1. ✂️
  2. ✂️

1924Q594288 | Química, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Praticamente dois terços de nosso planeta são cobertos por água. Essa substância é também a mais abundante no organismo humano. Sendo a água tão comum, tem-se a tendência de considerar triviais suas propriedades químicas e físicas. Entretanto, ela possui muitas propriedades não usuais e essenciais à vida na Terra. Uma das propriedades mais importantes da água é a sua capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Por essa razão, a água é encontrada na natureza com um vasto número de substâncias nela dissolvidas. Como exemplo dessas substâncias, podem-se citar materiais radioativos, matérias orgânicas, coloides e metais pesados, entre outros.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito de aspectos diversos de química.

A radiação gama emitida por metais radioativos é formada de moléculas com alta energia e, portanto, de alto poder de penetração. Vários metais dissolvidos na água potável emitem essa radiação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1925Q444287 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da disciplina constitucional sobre o Poder Legislativo, julgue os itens a seguir. Os membros do Congresso Nacional não poderão, desde a expedição do diploma, ser criminalmente processados sem prévia licença de sua respectiva casa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1926Q783999 | Engenharia de Redes, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Atualmente, poucos serviços de telecomunicação utilizam transmissão analógica; um deles é o serviço de radiodifusão (rádio e TV). Acerca das técnicas de modulação analógicas utilizadas nesse serviço, julgue os itens que se subseguem.

Caso um sinal banda base, com largura espectral de 10 kHz, module a frequência de uma portadora, causando um desvio (máximo) de frequência de 100 kHz, será correto considerar, para efeitos práticos, que o sinal FM gerado ocupará uma banda com largura de 200 kHz.

  1. ✂️
  2. ✂️

1927Q677761 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em relação à dubiedade sexual do pseudo-hermafrodita, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1928Q476323 | Farmácia, Policial Civil Perito, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

A ação de um princípio ativo após a sua administração por meio do medicamento depende das características físico-químicas desse princípio ativo, da via de administração e da forma farmacêutica. Quanto às formas farmacêuticas, julgue os itens seguintes.

As formas sólidas devem ser utilizadas para as vias nasal e tópica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1929Q229796 | Psicologia, Psicólogo, Polícia Civil ES, FUNCAB

A gestão e o tratamento dos problemas organizacionais supõem a ocorrência de conflitos, crises, mudanças movidas por fatores internos e externos e está na origem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1930Q419751 | Direito Civil, Teoria Geral da Responsabilidade Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens que se seguem, relativos às pessoas e suas responsabilidades por danos causados a outrem, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. O carro de Rafael, que estava trancado e estacionado em frente a sua casa, foi furtado por Pedro. Nessa situação, se Pedro causar lesão a alguém na condução do veículo, Rafael também poderá ser responsabilizado por ter a guarda jurídica do bem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1932Q677807 | Legislação Específica, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

O amparo assistencial e previdenciário do Estado ao funcionário policial e sua família compreenderá, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1933Q736688 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da prisão, da liberdade provisória, da prova e dos recursos em geral, julgue os itens a seguir. A liberdade provisória, com ou sem fiança, não é compatível com a prisão preventiva, pois cabe à autoridade judiciária revogar a custódia cautelar assim que vislumbrar não estarem mais presentes os requisitos que a determinaram.
  1. ✂️
  2. ✂️

1935Q159485 | Serviço Social, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

As delegacias brasileiras vêm sof rendo transformações profundas desde a década de 1980, tanto no que concerne a seu aparato administrativo, quanto à própria concepção de violência e suas causas. Uma das principais características desse processo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1936Q684799 | Português, Sintaxe, Perito Oficial Criminal Área 7 Medicina Veterinária, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
Utilize o Texto I para responder a questão.

Projetos e Ações: Papo de Responsa
O Programa Papo de Responsa foi criado por policiais civis do Rio de Janeiro. Em 2013, a Polícia Civil do Espírito Santo, por meio de policiais
da Academia de Polícia (Acadepol) capixaba, conheceu o programa e, em parceria com a polícia carioca, trouxe para o Estado.
O ‘Papo de Responsa’ é um programa de educação não formal que – por meio da palavra e de atividades lúdicas – discute temas diversos
como prevenção ao uso de drogas e a crimes na internet, bullying, direitos humanos, cultura da paz e segurança pública, aproximando os
policiais da comunidade e, principalmente, dos adolescentes.
O projeto funciona em três etapas e as temáticas são repassadas pelo órgão que convida o Papo de Responsa, como escolas, igrejas e
associações, dependendo da demanda da comunidade. No primeiro ciclo, denominado de “Papo é um Papo”, a equipe introduz o tema e
inicia o processo de aproximação com os alunos. Já na segunda etapa, os alunos são os protagonistas e produzem materiais, como músicas,
poesias, vídeos e colagens de fotos, mostrando a percepção deles sobre a problemática abordada. No último processo, o “Papo no Chão”, os
alunos e os policiais civis formam uma roda de conversa no chão e trocam ideias relacionadas a frases, questões e músicas direcionadas
sempre no tema proposto pela instituição. Por fim, acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a
percepção deles e também como os adolescentes reagiram diante das novas informações.
Disponível em . Acesso em: 30/ jan./2019.
Em “[…] acontece um bate-papo com familiares dos alunos, para que os policiais entendam a percepção deles [...]”, a expressão em destaque pode ser substituída corretamente, sem que haja alteração semântica ou sintática, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1937Q559115 | Informática, Correio Eletronico E mail, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Considere que um computador já está em sua operação diária e que já tem instalados os programas e periféricos necessários a execução dessas tarefas. Julgue os itens subsequentes, a respeito do uso dos periféricos e dos programas necessários ao bom uso do computador.

Para o usuário transferir as mensagens do correio eletrônico para o cliente de email, de modo a ler e responder as mensagens já recebidas estando desconectado da Internet e realizando essa conexão apenas no momento de transmissão da resposta, basta utilizar o programa Internet Explorer.

  1. ✂️
  2. ✂️

1938Q160540 | , Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A Lei Complementar n° 46/1994 institui o Regime Jurídico Único para os servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações do Estado do Espírito Santo, de qualquer dos seus Poderes, e dá outras providências, em seu artigo 142, que diz respeito à Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família. A respeito desse assunto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1939Q402513 | Direito Administrativo, Sanções Administrativas, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca das disposições constitucionais e legais aplicáveis ao processo penal, julgue os itens a seguir. Em razão da relevância do bem jurídico penal tutelado, a Lei de Licitações estabelece tipos penais específicos, aos quais comina, via de regra, a pena de reclusão.
  1. ✂️
  2. ✂️

1940Q386403 | Biologia, Bioquímica, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Parte do metabolismo energético executado pela maioria das células eucarióticas ocorre através do ciclo de Krebs ou ciclo do ácido cítrico. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O ciclo de Krebs inicia-se quando a acetil-coenzima A transfere seu grupo acetila de dois carbonos para o oxaloacetato de quatro carbonos, formando, assim, um composto de seis carbonos denominado citrato.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.