Início

Questões de Concursos Polícia Civil ES

Resolva questões de Polícia Civil ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q807360 | Legislação Federal, Lei 12037 2009, Perito Papiloscópico, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da identificação criminal, julgue os itens a seguir à luz da Lei n.o 12.037/2009.

Considere a seguinte situação hipotética.

Antônia foi presa em flagrante quando praticava furto em uma loja de eletrodomésticos. Encaminhada ao distrito policial mais próximo, apresentou à autoridade policial duas identidades com sobrenomes distintos, esclarecendo que seu nome de solteira fora alterado quando se casou.

Nessa situação, seria legalmente permitido se fazer a identificação criminal de Antônia.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q814878 | Legislação Federal, Lei 9099 1995, Perito Papiloscópico, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos juizados especiais cíveis e criminais (Lei n.º 9.099/1995), julgue os itens que se seguem.

Nos casos em que a mencionada lei exige representação para a propositura da ação penal pública, o ofendido ou seu representante legal será intimado para oferecê-la no prazo de trinta dias, sob pena de decadência.
  1. ✂️
  2. ✂️

203Q399437 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Policial Civil Agente, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da competência administrativa e de sua avocação e delegação.

Para que haja a avocação não é necessária a presença de motivo relevante e justificativa prévia, pois esta decorre da relação de hierarquia existente na administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q462325 | Direito Penal, Disposições Finais, Policial Civil Agente, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

À luz da jurisprudência e doutrina dominantes, julgue os itens de 71 a 75 quanto aos crimes de abuso de autoridade.

Se um delegado de polícia, mediante fundadas suspeitas de que um motorista esteja transportando em seu caminhão certa quantidade de substância entorpecente para fins de comercialização, determinar a execução de busca no veículo, sem autorização judicial, resultando infrutíferas as diligências, uma vez que nada tenha sido encontrado, essa conduta da autoridade policial caracterizará o crime de abuso de autoridade, pois, conforme entendimento doutrinário dominante, o veículo automotor onde se exerce profissão ou atividade lícita é considerado domicílio.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q812291 | Legislação Federal, Lei n 10826 2003 Estatuto do Desarmamento, Policial Civil Agente, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

No que tange às condutas relativas a armas de fogo no Brasil e à legislação correlata, julgue os itens de 86 a 91.

Os crimes de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e o comércio ilegal de arma de fogo, nos termos da legislação específica, são insuscetíveis de liberdade provisória.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q692759 | Odontologia, Perito Oficial Criminal Área 6 ODONTOLOGIA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Embora o cálculo de dose de anestésicos locais seja feito tanto para crianças quanto para adultos baseando-se no peso, para recém-nascidos, em caso de necessidade, recomenda-se que a dose de lidocaína 2% com adrenalina 1:100.000 seja de, no máximo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q7105 | Direito Processual Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

Marque a resposta correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q170256 | Informática, Hardware, Cargos de Nível Superior, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que um computador já tem instalados os programas
e periféricos necessários à execução das suas tarefas, esteja sendo
ligado e colocado em operação para o início dos trabalhos diários
do setor, julgue os itens a seguir, que versam sobre o
comportamento de seus componentes funcionais nesse exato
momento.

Quando é ligado, o computador faz um autodiagnóstico. Se, por exemplo, o teclado não estiver conectado ao computador, o fato é identificado nesse processo e a inicialização do sistema é automaticamente interrompida.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q379751 | Biologia, Biologia Molecular, Perito Policial, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Diversos microrganismos apresentam a capacidade de sintetizar substâncias tóxicas aos seres humanos. O estudo das características desses organismos e de suas toxinas permite que se desenvolvam métodos de prevenção, identificação e tratamento das intoxicações, e também que se elaborem aplicações úteis desses compostos.

Um exemplo típico de tal situação envolve o Clostridium botulinum, um bacilo Gram-positivo encontrado na natureza capaz de sintetizar uma toxina que apresenta DL50 de 300 pg/kg. Estudos mostram que esse organismo e sua toxina são responsáveis por milhares de casos de intoxicação e podem ser usados como armas biológica e química e como medicamento. A identificação do microrganismo é útil tanto no reconhecimento de focos de intoxicação quanto na possível caracterização de sua modificação e uso como arma biológica. Nesse aspecto, diversas técnicas de biologia molecular se apresentam como ferramentas importantes. A toxina botulínica tipo A, um biopolímero composto de aminoácidos, sintetizado em microrganismos pela tradução de material genético, apresenta uma pequena região com a seqüência de aminoácidos Val-Ile-Ile-Gly-Pro, obtida a partir da seqüência de RNA mensageiro GUAAUAAUAGGACCA. Considerando os aspectos mencionados no texto e suas implicações, julgue os itens que se seguem.

As chances de uma enzima de restrição que reconhece uma seqüência de seis bases encontrar uma sequência apropriada ao longo da cadeia de DNA são de uma em cada 64 pares de bases.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q203472 | Direito Processual Penal, Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

São requisitos para a proposta de suspensão condicional do processo, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q736529 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação especial, julgue os itens que se seguem.

O Supremo Tribunal Federal firmou o entendimento de que é cabível a aplicação do instituto da liberdade provisória nos casos que envolvam a prática do crime de tráfico ilícito de substância entorpecente.

  1. ✂️
  2. ✂️

212Q691224 | Odontologia, Perito Oficial Criminal Área 6 ODONTOLOGIA, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em cefalometria, o comprimento efetivo da mandíbula é obtido através da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q379182 | Biologia, Genética, Médico Legista, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

A descoberta por Alec Jeffreys, em 1985, das repetições em tandem no genoma foi um marco na genética forense. Essa descoberta possibilitou estabelecer os marcadores STR (short tandem repeat). Em 1986, no condado de Leichester, um acusado de crime foi inocentado pela primeira vez na história utilizando-se da análise comparativa de DNA. Julgue os próximos itens, relacionados às técnicas de identificação utilizando DNA. O confronto de material biológico colhido na cena de um crime com o material do suposto criminoso precisa também ser comparado ao material de seu pai e de sua mãe, porque para identificação por técnica de DNA é necessária a análise do trio composto por pai, mãe e filho.
  1. ✂️
  2. ✂️

214Q160235 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação Diagramas e Operadores Lógicos, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

Considere que as seguintes afirmações são verdadeiras:

“Alguma candidata émédica.”
“Toda candidata é formada.”

Assim sendo, das opções abaixo, a única verdadeira é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q215924 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Médico Legista, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Em relação ao procedimento de exumação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q681212 | Probabilidade e Estatística, Censo e Amostragem, Perito Oficial Criminal Área 3 Engenharia Agronomica, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre o processo de amostragem casual simples, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q215578 | Medicina Legal, Asfixiologia Forense, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

Uma vítima foi encontrada morta dentro de um local de incêndio. Surgiu a dúvida se teria falecido no local, ou assassinada e depois transferida para omesmo.A pesquisa do percentual de carboxiemoglobina foi realizada nas cavidades cardíacas. Nesse caso, o resultado esperado, que confirma que a vítima morreu de asfixia no local de incêndio, é um percentual de carboxiemoglobina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q682271 | Veterinária, Perito Oficial Criminal Área 7 Medicina Veterinária, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

O Algor mortis é uma técnica muito utilizada na perícia forense, já que permite ao perito criminal identificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q685379 | Engenharia, Perito Oficial Criminal Área 2, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Os controladores lógicos programáveis (CLPs) são largamente utilizados em controle de processos industriais em que sua programação pode ser implementada em diversas linguagens disponíveis. De acordo com as definições de CLP, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q215893 | Medicina Legal, Lesão corporal, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

As seguintes situações médico-legais são consideradas lesões corporais graves, COM EXCEÇÃO DE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.