Início

Questões de Concursos Polícia Civil MG

Resolva questões de Polícia Civil MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


322Q174369 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Delegado de Polícia, Polícia Civil MG, PC MG

O Estado funciona editando atos administrativos para atender os interesses públicos.

Analise as seguintes características do ato administrativo em face da função do órgão que a exerce e assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q240933 | Informática, Técnico Assistente da Polícia Civil Administrativa, Polícia Civil MG, FUMARC

De acordo com a descrição das ameaças à segurança de um usuário de computador, correlacione as colunas a seguir, numerando os parênteses.

I. Cavalo de Troia ( ) Mensagem eletrônica que simula um remetente confiável para obter informações confidenciais como senhas ou números de cartões de crédito.

II. Worm ( ) Programas espiões que capturam padrões de comportamento de usuários na internet e enviam essa informação a entidades externas.

III. Spyware ( ) Programas completos que se propagam para infectar o ambiente onde se encontram.

IV. Phishing ( ) Fragmentos de código, embutidos em um programa, para atrair a atenção do usuário e roubar senhas ou informações confidenciais.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q106604 | Informática, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Todas as afirmativas sobre os componentes fundamentais de um computador estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q105376 | Direitos Humanos, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Sobre a nacionalidade, nos termos do art. 12 da Constituição Federal de 1988, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q220071 | Matemática, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Uma empreiteira está construindo um parque e o paisagista determinou que, ao longo de uma das ruas retilíneas, serão plantadas 60 palmeiras imperiais com distância de 1 metro entre uma e outra, cujas covas já estão preparadas. O funcionário responsável pelo plantio, colocação das palmeiras nas covas previamente preparadas, recebe as mudas de uma plataforma situada a uma distância de 15 metros da primeira palmeira plantada e, a cada viagem, consegue carregar somente 3 palmeiras. Começando e terminando na plataforma, o percurso total, em metros, que ele terá que caminhar até colocar todas as palmeiras em suas respectivas covas será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q420890 | Direito Civil, Modalidades das Obrigações, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do direito das obrigações:

I. O credor de coisa certa não pode ser obrigado a receber outra, ainda que mais valiosa.

II. Não incorre na obrigação de indenizar perdas e danos o devedor que re-cusar a prestação a ele só imposta, ou só por ele exequível.

III. Na obrigação de dar coisa incerta, antes da escolha, não poderá o devedor alegar perda ou deterioração da coisa, ainda que por força maior ou caso fortuito.

IV. Quando a obrigação é indivisível, os devedores são solidários, de sorte que a remissão de um aproveita a todos, extinguindo a dívida.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q554529 | Informática, Windows Explorer, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

São exemplos de atalhos padrão disponíveis na seção “Favoritos” do Windows Explorer do Microsoft Windows 7, versão português, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q554411 | Informática, Linux, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

Analise as afirmativas abaixo sobre os comandos do sistema operacional Linux.

I. O comando cat pode ser utilizado para exibir o conteúdo de um arquivo.

II. O comando cp pode ser utilizado para copiar um arquivo.

III. O comando more pode ser utilizado para exibir o conteúdo de um arquivo.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q444741 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Segundo precedentes do Supremo Tribunal Federal, a comprovação da relação de pertinência temática em ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade NÃO é exigida para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q241814 | Informática, Técnico Assistente da Polícia Civil Administrativa, Polícia Civil MG, FUMARC

Sobre dispositivos de armazenamento de dados, analise as seguintes afirmativas:

I – CD-RW é um disco óptico que permite ser gravado várias vezes.

II – A capacidade de armazenamento de um DVD é superior à de um CD, pois a distância entre as trilhas é menor, permitindo uma quantidade maior de trilhas.

III – DVD-ROM é um disco óptico, normalmente utilizado para gravar filmes, que permite a regravação de dados.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q104618 | Direito Penal, Tipicidade, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

Em qual fase do inter criminis ocorre o arrependimento eficaz do agente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q105697 | Português, Sintaxe, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

A frase em que a regência fere o padrão culto da língua é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q463687 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

A policial Michele Putin, na noite de 14 de março de 2018, quando retornava para sua casa, após liderar uma exitosa operação contra o tráfico de entorpecentes na comunidade de “Miracema do Norte”, foi abordada por dois homens armados e friamente assassinada. Num fenomenal trabalho investigatório, a Polícia Civil logrou êxito em identificar os assassinos como sendo os irmãos Jorge e Ernesto Petralha, apurando que tal homicídio se deu em represália pelas prisões ocorridas quando da citada operação policial.

Diante desse quadro, podemos asseverar que os assassinos responderão por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q220241 | Português, Sintaxe, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
              Redução da maioridade penal: O elo perdido

                     Robson Sávio Reis Souza

       Todas as vezes que ocorre um crime a provocar grande comoção nacional, parte da sociedade brasileira - capitaneada por um discurso minimalista e conservador, com repercussão imediata na grande mídia - clama por leis draconianas como lenitivo para diminuir a criminalidade violenta. Foi assim com a "criação" da lei de crimes hediondos, por exemplo. O resultado desse tipo de medida repressiva e pontual - objetivando o adensamento do estado penal - não apresenta resultado efetivo em termos de diminuição dos crimes.
       É admissível e compreensível que, diante de um crime bárbaro, os parentes da vítima desejem vingança. Sob o ponto de vista privado, essa é uma prerrogativa do indivíduo; dos que sofrem a violência desproporcional de qualquer forma e estão sob o impacto dela. Porém, o Estado não tem essa prerrogativa. Considerando-se que o indivíduo pode, intimamente, desejar vingança (haja vista nossa cultura judaico-cristã, que valoriza os atos sacrificiais), o Estado - mantenedor das conquistas do processo civilizatório, cuja base está na garantia dos direitos humanos - não pode ser vingativo e passional em seus atos.
       A mesma indignação que move muitas pessoas a desejarem o recrudescimento penal (desde que seja sempre direcionado para o outro) em momentos de comoção não é mobilizadora frente à violência e carnificina generalizadas que atingem, cotidianamente, milhares de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, do total de 1.103.088 mortes notificadas em 2009, 138.697 (12,5%) foram decorrentes de causas externas (que poderiam ser evitáveis), representando a terceira causa mais frequente de morte no Brasil.
        A resposta simplista, da sociedade e do Estado, para enfrentar a criminalidade violenta é o encarceramento. Nos últimos 20 anos, nosso sistema prisional teve um crescimento de 450%. Hoje, são mais de 550 mil presos (cerca de 60% cometeram crimes contra o patrimônio; 30%, crimes relacionados a drogas e menos de 10% crimes contra a vida). Superlotado, o sistema prisional tem um déficit de cerca de 250 mil vagas. Em condições degradantes e subumanas, quase 80% dos egressos prisionais voltam a praticar crimes. É neste sistema que desejamos trancafiar adolescentes autores de atos infracionais?
       Paradoxalmente, nesse período de brutal encarceramento, as taxas de crimes violentos mantiveram-se em patamares elevadíssimos. A Organização Mundial de Saúde informa que taxas de homicídio acima de 10 mortes por 100 mil habitantes são epidêmicas. A média brasileira, nesse quesito, é de 29 por 100 mil, sendo que na maioria das capitais essa cifra supera 30 homicídios por 100 mil, chegando, por exemplo, em Maceió, à estrondosa cifra de 86 por 100 mil, ou seja, oito vezes mais do que o aceitável. Segundo relatório recente da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, dentre as 34 nações mais violentas, o Brasil encontra-se em 13º lugar. No ranking das 50 cidades mais violentas do mundo, 15 são do Brasil. Por que assistimos a esse massacre com tanta passividade? [...]

 (Excerto do Artigo publicado no Jornal Estado de Minas, de 25/05/2013, Caderno "Pensar e Agir").


A alternativa que contém período composto por subordinação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q57982 | Direito Constitucional, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

A Emenda Constitucional n. 80, de 4 de junho de 2014, foi responsável por alterar dispositivos do Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça, do Título IV - Da Organização dos Poderes. Em relação à Defensoria Pública, esta emenda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q242819 | Direitos Humanos, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Nos termos do art. 5º da Constituição Federal de 1988, NÃO é correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q420901 | Direito Civil, Pessoas, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

A capacidade do indivíduo, no Direito Civil, é dividida em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q180881 | Direito Penal, Da Aplicação da Lei Penal, Delegado de Polícia, Polícia Civil MG, PC MG

Com relação à lei penal no tempo e no espaço, assinale a afirmativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q553553 | Informática, Virus, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos conhecidos de vírus.

I. Vírus de script: infectam documentos com macros instaladas. O pacote Office da Microsoft é uma das principais vítimas desse tipo de vírus.

II. Vírus de boot: infectam a área de boot dos discos rígidos dos computadores.

III. Vírus de arquivo: infectam arquivos executáveis.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.