Início

Questões de Concursos Polícia Civil MG

Resolva questões de Polícia Civil MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q105310 | Informática, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Sobre os sistemas de criptografia, analise as seguintes afirmativas:

I. Nos sistemas de criptografia baseados em chave secreta, todas as partes envolvidas devem possuir a chave para codificar e decodificar mensagens.
II. PGP ou Pretty Good Privacy é um software de criptografia multiplataforma de alta segurança utilizado para troca de mensagens eletrônicas.
III. Nos sistemas de criptografia baseados em chave pública, a chave privada deve ser conhecida por todas as partes envolvidas para codificar ou decodificar mensagens.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

343Q219824 | Direitos Humanos, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Juan Suaréz Silva nasceu na Espanha, filho de mãe espanhola e de pai brasileiro que não estava (na Espanha) a serviço da República Federativa do Brasil. Considerando que Juan foi registrado em repartição brasileira competente e o que dispõe a Constituição brasileira de 1988, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q446010 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

A Constituição da República de 1988 cuidou expressamente dos direitos humanos, enumerando-os no Título que trata dos direitos e garantias fundamentais. Existem, entretanto, outros direitos humanos não enumerados no texto, mas cuja proteção a própria Constituição assegura, PORQUE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

345Q201270 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Foram disposições acrescentadas no art. 5º da Constituição Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional n. 45, de 2004, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

346Q482134 | Geografia, Economia, Policial Civil Agente, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

"Hey anos 80,

Charrete que perdeu o condutor...

Melancolia e promessas de amor...

Pobre país carregador dessa miséria

Dividida entre Ipanema e a empregada do patrão.

Varrendo lixo pra debaixo do tapete

Que é supostamente persa

Pra alegria do ladrão

Que esperança...

Sonho de um sonhador".

(Raul Seixas)

 

O período citado pelo artista retrata de forma indireta fatos econômico–políticos que ocorreram no Brasil na década de 1980-1990. Iniciavam-se os anos de inflação a 200% ao ano, desemprego e recessão.

O fenômeno ocorrido no Brasil é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

347Q240905 | Direitos Humanos, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

No Brasil, depois de 1988, é sob a perspectiva dos direitos que se afirma o Estado e não sob a perspectiva do Estado que se afirmam os direitos. Há, assim, um Direito brasileiro pré e pós–88 no campo dos direitos humanos. Em relação às Constituições brasileiras, NÃO é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

348Q104234 | Legislação Estadual, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

Relativamente à disciplina legal das carreiras policiais civis do Estado de Minas Gerais, NÃO é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

349Q241614 | Português, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia com atenção o Texto 1 para responder às questões 01 a 06.

TEXTO 1


O mais terrível

Luis Fernando Veríssimo

O mais terrível não era a menina me chamando de "tio" e pedindo um trocado, ela de pé no chão no asfalto e eu no meu carro de bacana. O mais terrível não era eu escolhendo a cara e a voz para dizer que não tinha trocado, desculpe, como se a vergonha tivesse um protocolo que a absolvesse. O mais terrível foi nem a naturalidade com que ela cuspiu na minha cara. O mais terrível foi que ela era tão pequena que a cusparada não me atingiu.
Somos boas pessoas, bons cidadãos e bons pais, mas somos tios relapsos. Nossas sobrinhas e nossos sobrinhos enchem as ruas de nossas cidades, cercam nossos carros, invadem nossas vidas e insistem que são nossa família, e não temos nada para lhes dar ou dizer, além de esmola ou "desculpe". Na família brasileira "tios" e sobrinhos têm um diálogo de ameaça e medo, revolta e remorso, e poucas palavras. Nenhum consolo possível, nenhuma esperança, nenhuma explicação. O que dizer a uma sobrinha cuja cabeça mal chega à janela do carro e tenta cuspir na cara do tio? Feio. Falta de educação. Papai do céu castiga. Paciência, minha filha, este é apenas um ciclo econômico e a nossa geração foi escolhida para este vexame, você aí desse tamanho pedindo esmola e eu aqui sem nada para te dizer, agora afasta que abriu o sinal. Não pergunte ao titio quem fez a escolha, é tudo muito complicado e, mesmo, você não entenderia a teoria. Vá cheirar cola, para passar. Vá morrer, para esquecer. Ou vá crescer, para me matar na próxima esquina.
A história, dizem, terminou, e os mocinhos ganharam. Os realistas, os antiutópicos, os racionais. Ficou provado que a solidariedade é antinatural e que cada um deve cuidar dos apetites dos seus. Ou seja: ninguém é "tio" de ninguém. A família humana é um mito, o sofrimento alheio é um estorvo e se a miséria à tua volta te incomoda, compra uma antena parabólica. Ninguém é insensível, dizem os mocinhos, mas a compaixão não funciona. Todos esses anos de convivência com a dor dos outros, que deviam ter nos educado para a compaixão, nos educaram para a autodefesa, para cuspir primeiro. Os bons sentimentos faliram, dizem os mocinhos. Confiemos o futuro ao mercado, que não tem sentimentos, que tritura gerações entre seus dedos invisíveis, pra que se envolver? Afasta do carro que abriu o sinal.
Mas mais terrível do que tudo é eu ficar aqui, escolhendo frases para encher o papel, até cuidando o estilo, já que é domingo. Como se fizesse alguma diferença. Como se isso fosse nos salvar, o tio da sua impotência e cumplicidade e a sobrinha anônima do seu destino. Desculpe.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando; FONSECA, Joaquim da. Traçando Porto Alegre. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995, p. 87–88.

Quanto aos sentimentos despertados pelo Texto 1, NÃO é correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q220215 | Medicina Legal, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

O esboço vascular na derme, denominado de circulação póstuma de Brouardel, caracteriza o período
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

352Q105561 | Direitos Humanos, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Muitos dos princípios nos quais o Direito Internacional dos Direitos Humanos está baseado relacionam-se à necessidade de assegurar que não apenas as violações cessem, mas que a justiça seja feita em relação a ambos, vítimas e perpetradores. Estes princípios NÃO incluem o direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q106380 | Enfermagem, Imunização, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

De acordo com o Manual de Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde (2001), quanto à composição da vacina, NÃO é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q57971 | Direito Administrativo, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q550317 | Informática, Correio Eletronico E mail, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

São campos que fazem parte do cabeçalho de uma mensagem e estão disponíveis para edição pelos usuários de correio eletrônico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q104927 | Enfermagem, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (2004) tem como princípios norteadores, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

357Q218693 | Matemática, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Duas sequências são formadas pelos termos gerais: a n = [ ( - 1 ) n+1 / 2 n - 1 ] e b n = ( - 1l ) n [ n + 1 / 2n + 1 ]. Quando n tende para o infinito, pode-se observar que o comportamento dessas sequências é dado, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

358Q594316 | Química, Policial Civil Agente, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

Os íons (cátions e /ou ânions) provenientes da dissolução de um sal em água pura podem, ou não, se hidrolisar, dependendo do grau de afinidade desses pelos íons hidróxido e hidrônio. Disto resulta que as soluções aquosas de diferentes sais apresentam caráter ácido, básico ou neutro. O pH das soluções aquosas, a 25°C, dos compostos NH4 C, KCN, NaNO3, (NH4)2SO4 e CH3COONa serão, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

359Q219034 | Matemática, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Um laboratório está testando um tipo de isca para formigas. A isca tem o formato de uma circunferência e foi fixada numa bancada experimental, quadriculada por um plano cartesiano, com centro em (0, -2). Uma formiga tangenciou a isca no ponto (1, 2).
A equação da reta tangente à circunferência nesse ponto é dada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q421663 | Direito Civil, Posse, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

De acordo com o disposto no Código Civil a respeito dos bens, é CORRETO afir-mar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.