Início

Questões de Concursos Polícia Civil MG

Resolva questões de Polícia Civil MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q7050 | Medicina, Medicina Legal, Delegado de Polícia, Polícia Civil MG

Representa uma docimásia extrapulmonar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q220322 | Informática, Malwarevírus, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Fragmento de programa que é unido a um programa legítimo com a intenção de infectar outros programas é denominado como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q107260 | Informática, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
Considere o gráfico a seguir do Microsoft Excel, versão português do Office 2003.

imagem-002.jpg
Sobre o gráfico, analise as seguintes afirmativas.

I. População é uma “Série” do gráfico.
II. O gráfico é do tipo “Barras”.
III. Os nomes das unidades federativas são rótulos do eixo X.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q176003 | Medicina Legal, Traumatologia, Delegado de Polícia, Polícia Civil MG, PC MG

Uma lesão caracterizada por infiltração hemorrágica nas tramas dos tecidos é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q176612 | Direito Constitucional, Hermenêutica constitucional, Delegado de Polícia, Polícia Civil MG, PC MG

A hermenêutica, como condição indispensável a que o ato de interpretação constitucional se revele em toda a sua extensão e complexidade, tem por base, respectivamente, os seguintes princípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q220509 | Auditoria, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Na determinação da amostra, o auditor deve levar em consideração os seguintes fatores, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q106932 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

O edema pulmonar é o acúmulo anormal de líquido nos espaços intersticiais e alvéolos pulmonares (BRUNNER & SUDDARTH, 2009). Sobre o edema pulmonar, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q5296 | Direitos Humanos, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 10 de dezembro de 1948, objetiva delinear uma ordem pública mundial fundada no respeito à dignidade da pessoa humana. Leia e analise as assertivas abaixo:

I. A Declaração compreende um conjunto de direitos e faculdades sem as quais um ser humano não pode desenvolver sua personalidade física, moral e intelectual.
II. Sendo universal, é aplicável a todas as pessoas de todos os países, raças, religiões e sexos, condicionada à aplicação ao regime político dos territórios nos quais incide.
III. Consolida a afirmação de uma ética universal, ao consagrar um consenso sobre valores de cunho universal a serem seguidos pelos Estados.

Marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q57985 | Direito Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Amanda tem 15 anos de idade. Mateus, por deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática pessoal dos atos da vida civil. Tício é excepcional, sem desenvolvimento mental completo. De acordo com o Código Civil e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera(m)-se absolutamente incapaz(es) de exercer, pessoalmente, os atos da vida civil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q7124 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

Quanto às lesões produzidas por ação perfurocortante, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q241980 | Português, Pontuação, Técnico Assistente da Polícia Civil Administrativa, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
O mais terrível não era a menina me chamando de "tio" e pedindo um trocado, ela de pé no chão no asfalto e eu no meu carro de bacana. O mais terrível não era eu escolhendo a cara e a voz para dizer que não tinha trocado, desculpe, como se a vergonha tivesse um protocolo que a absolvesse. O mais terrível foi nem a naturalidade com que ela cuspiu na minha cara. O mais terrível foi que ela era tão pequena que a cusparada não me atingiu.

Somos boas pessoas, bons cidadãos e bons pais, mas somos tios relapsos. Nossas sobrinhas e nossos sobrinhos enchem as ruas de nossas cidades, cercam nossos carros, invadem nossas vidas e insistem que são nossa família, e não temos nada para lhes dar ou dizer, além de esmola ou "desculpe". Na família brasileira "tios" e sobrinhos têm um diálogo de ameaça e medo, revolta e remorso, e poucas palavras. Nenhum consolo possível, nenhuma esperança, nenhuma explicação. O que dizer a uma sobrinha cuja cabeça mal chega à janela do carro e tenta cuspir na cara do tio? Feio. Falta de educação. Papai do céu castiga. Paciência, minha filha, este é apenas um ciclo econômico e a nossa geração foi escolhida para este vexame, você aí desse tamanho pedindo esmola e eu aqui sem nada para te dizer, agora afasta que abriu o sinal. Não pergunte ao titio quem fez a escolha, é tudo muito complicado e, mesmo, você não entenderia a teoria. Vá cheirar cola, para passar. Vá morrer, para esquecer. Ou vá crescer, para me matar na próxima esquina.

A história, dizem, terminou, e os mocinhos ganharam. Os realistas, os antiutópicos, os racionais. Ficou provado que a solidariedade é antinatural e que cada um deve cuidar dos apetites dos seus. Ou seja: ninguém é "tio" de ninguém. A família humana é um mito, o sofrimento alheio é um estorvo e se a miséria à tua volta te incomoda, compra uma antena parabólica. Ninguém é insensível, dizem os mocinhos, mas a compaixão não funciona. Todos esses anos de convivência com a dor dos outros, que deviam ter nos educado para a compaixão, nos educaram para a autodefesa, para cuspir primeiro. Os bons sentimentos faliram, dizem os mocinhos. Confiemos o futuro ao mercado, que não tem sentimentos, que tritura gerações entre seus dedos invisíveis, pra que se envolver? Afasta do carro que abriu o sinal.

Mas mais terrível do que tudo é eu ficar aqui, escolhendo frases para encher o papel, até cuidando o estilo, já que é domingo. Como se fizesse alguma diferença. Como se isso fosse nos salvar, o tio da sua impotência e cumplicidade e a sobrinha anônima do seu destino. Desculpe.
“Paciência, minha filha, este é apenas um ciclo econômico e a nossa geração foi escolhida para este vexame, você aí desse tamanho pedindo esmola e eu aqui sem nada para te dizer, agora afasta que abriu o sinal.”

No período acima, as vírgulas foram empregadas em “Paciência, minha filha, este é [...]”, para separar .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q389332 | História, Santa Catarina, Policial Civil Agente, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

"Os Lords espirituais e temporais e os Comuns, hoje (22 de janeiro de 1689) reunidos ... constituindo em conjunto a representação plena e livre da nação...declaram...para assegurar seus antigos direitos e liberdades:

1- Que o pretenso direito da autoridade real de suspender as leis ou a sua execução ... é ilegal;

4- Que qualquer levantamento de dinheiro para a Coroa ou o seu uso, sem o consentimento do Parlamento é ilegal;

8- Que as eleições dos membros do Parlamento devem ser livres;

9- Que a liberdade de palavra ou das discussões ou processos no Parlamento não podem ser impedidas ou discutidas em qualquer tribunal ou lugar que não seja o próprio Parlamento;" (...)

Trechos da declaração de Direitos,assinada pelo Rei Guilherme de Orange, em 1689, na Inglaterra.

A Revolução Gloriosa, do século XVII, na Inglaterra, representou um marco na vida européia ao instituir a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q106056 | Informática, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.

Em relação às opções do item de menu “Dados” ? “Importar dados externos” do Microsoft Excel, versão português do Office 2003, correlacione as colunas a seguir, numerando os parênteses:

imagem-001.jpg
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q58020 | Medicina, Medicina Legal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Um indivíduo foi vítima da explosão de uma bomba ao implantá-la num caixa eletrônico, tendo evoluído para óbito imediatamente. Qual das feridas tem mais probabilidade de tê-lo acometido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q5294 | Direitos Humanos, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Na Constituição de 1988, os direitos sociais foram enumerados no art. 6° e são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q219575 | Português, Sintaxe, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.

Redução da maioridade penal: O elo perdido

Robson Sávio Reis Souza

[...]
Enquanto apontamos os dedos para adolescentes infratores, milícias e esquadrões da morte formados, inclusive, por agentes públicos, continuam impunes.
A redução da maioridade penal pode ser defensável sob o ponto de vista da racionalidade instrumental pós-moderna, do minimalismo midiático, das emoções pessoais e mesmo do sentimento coletivo de vingança e punição. Porém, não se sustenta sob o ponto de vista de uma ética da alteridade, da generosidade e da responsabilidade de todos nós, adultos, que devemos reconhecer que o segmento mais vulnerável da nossa população, os adolescentes tratados como "futuro do país" , não tem seus direitos garantidos no presente.
A querela acerca da redução da maioridade penal em boa medida é fruto do sensacionalismo e do desconhecimento em relação à ampliação descomunal do Estado penal. Lastreado na exploração da emoção e na de5 sinformação da maioria dos brasileiros sobre a baixa eficiência das políticas públicas protetivas que deveriam preceder qualquer medida punitiva , esse debate sustenta, lamentavelmente, o discurso oportunista e eleitoreiro de políticos que descumprem impunemente aquilo que tanto atacam o ECA.
A relação entre a violência e a imputabilidade penal é um sofisma. O debate sobre o tempo da pena ou da idade do infrator é secundário. Serve para lançar uma nuvem de fumaça a encobrir a questão fulcral: quais são condições objetivas que favorecem a criminalidade em nosso país?
Nossas crianças e adolescentes demandam por mais Estado constitucional e menos Estado penal.

(Excerto do Artigo publicado no Jornal Estado de Minas, de 25/05/2013, Caderno "Pensar e Agir").

A Concordância Verbal justifica-se pelo sujeito composto em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q201700 | Informática, Editor de Apresentações PowerPoint e Impress, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

A opção de menu do LibreOffice Impress 5.4.7, versão português, que permite acessar o slide mestre, onde é possível adicionar elementos que deverão aparecer em todos os slides da apresentação que utilizam o mesmo slide mestre é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q104917 | Enfermagem, Fisiologia, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Guyton & Hall (2006) definem que a anemia designa a deficiência de hemoglobina, que pode ser causada por número deficiente de eritrócitos ou por quantidade insuficiente de hemoglobina nas células. Sobre a anemia, avalie as seguintes afirmativas:

I – Anemia Por Perda Sanguínea: na perda crônica de sangue, o indivíduo frequentemente não consegue reabsorver ferro suficiente do intestino para formar hemoglobina na mesma velocidade em que ela é perdida.

II – Anemia Aplásica: refere-se à falta de medula óssea funcionante.

III – Anemia Megalobástica: os eritroblastos não conseguem proliferar rápido o suficiente para formar número normal de eritrócitos; as células produzidas são, em sua maioria, de grande tamanho, com formas bizarras e membranas frágeis.

IV – Anemia Hemolítica: diversas anormalidades dos eritrócitos, muitas das quais são hereditárias, tornam as células frágeis, resultando em sua fácil ruptura à medida que passam pelos capilares, particularmente no baço.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q58007 | Direito Processual Penal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Sobre o ato de indiciamento realizado no âmbito de investigação criminal conduzida por delegado de polícia, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q58015 | Medicina, Medicina Legal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Em relação à exumação, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.