Questões de Concurso Polícia Civil PR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q478646 | Farmácia, Toxicologia, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A extração líquido-líquido é uma das técnicas utilizadas na análise toxicológica. A respeito desse assunto, analise as afirmações.

I. A extração líquido-líquido é uma técnica em que uma substância presente na amostra previamente dispersa em meio aquoso é transferida, por agitação, para outro solvente no qual apresenta maior solubilidade, devendo o solvente extrator apresentar miscibilidade alta o suficiente com a fase aquosa para haver formação de fases distintas.

II. Um inconveniente da extração líquido-líquido é o uso de grandes volumes de solventes voláteis, que contamina o ar do laboratório, mesmo na presença de sistemas de exaustão, e expõe os funcionários ao risco de uma intoxicação crônica.

III. Um inconveniente da extração líquido-líquido é que os solventes remanescentes dessa extração exigem descarte por meio de empresas especializadas, gerando custos monetários e ambientais.

Assinale a alternativa correta.

12 Q593631 | Química, Práticas Laboratoriais em química, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A análise gravimétrica (também conhecida como gravimetria) é o método utilizado para determinar a quantidade de um analito em uma amostra. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo.

I. Análise gravimétrica é um método analítico em que são utilizadas medições de massa e informações sobre estequiometria de reação para determinar a quantidade de um analito em uma amostra.

II. Análise gravimétrica tradicional é exemplo de medição de massa de um sólido que se forma com a precipitação de um analito de uma solução.

III. Análise de combustão é exemplo de medição do ganho de massa devido à coleta de uma substância química de uma amostra.

IV. A medição da variação na massa de uma amostra de acordo com a variação de temperatura está relacionada à análise termogravimétrica.

Está correto o que se afirma em:

13 Q385612 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A respeito da reação em cadeia pela polimerase (PCR), analise as afirmativas abaixo.

I. PCR é um método usado para amplificar um DNA (ácido desoxirribonucleico) específico. Fazendo milhares de cópias do fragmento e podendo ser visualizado em um gel de agarose.

II. Na PCR, uma amostra de DNA é separada em fitas simples e incubada com DNA-polimerase, dNTP (desoxinucleotídio trifosfato) e quatro oligonucleotídeos iniciadores.

III. Os iniciadores conduzem a síntese de fitas complementares ao DNA-alvo pela DNA-polimerase.

Assinale a alternativa correta.

14 Q4083 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil PR, MOVENS Instituto

Texto associado.
Todos os programas citados estão em português e configuração-padrão. Considere também que o mouse está configurado para pessoas destras e que informações como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Não há restrições de proteção, funcionamento e uso em relação a programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados, a menos que sejam explicitamente citadas na questão.
Antônio precisa compartilhar um relatório criado no Microsoft Word 2003 com outras pessoas que utilizam versões diferentes desse aplicativo, especificamente as versões Microsoft Word XP, Microsoft Word 2000 e Microsoft Word 97. A respeito da compatibilidade das versões citadas do Microsoft Word, assinale a opção correta.

15 Q387388 | Biologia, Genética, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Em relação à estrutura dos ácidos nucleicos, considerando-se DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico), analise as afirmativas abaixo.

I. Ligações fosfodiéster ligam os resíduos de nucleotídios no DNA e no RNA.

II. Na dupla-hélice de DNA, duas fitas antiparalelas giram uma sobre a outra, interagindo por meio de ligações de hidrogênio entre as bases das fitas opostas.

III. Moléculas de RNA são, em geral, fita simples e podem formar pares de bases intramolecularmente.

Assinale a alternativa correta.

16 Q480473 | Farmácia, Toxicologia, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A toxicologia é uma ciência que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações de substâncias químicas com o organismo, sob condições específicas de exposição. Sobre o efeito ser considerado nocivo, analise as afirmativas abaixo.

I. É nocivo se, ao ser produzido numa exposição prolongada, resultar em transtornos da capacidade funcional e/ou da capacidade do organismo em compensar nova sobrecarga.

II. É nocivo se diminui perceptivelmente a capacidade do organismo de manter sua homeostasia, de forma reversível ou não.

III. É nocivo se diminui a suscetibilidade aos efeitos indesejáveis de outros fatores ambientais, tais como os químicos, os físicos, os biológicos ou os sociais.

Assinale a alternativa correta.

17 Q476273 | Farmácia, Agentes Tóxicos, Policial Civil Perito, Polícia Civil PR, UFPR

O entendimento do mecanismo molecular e bioquímico de agentes tóxicos e do local específico de sua ação é de capital importância para a aplicação de medidas preventivas e terapêuticas contra intoxicação. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

18 Q380382 | Biologia, Fisiologia Animal, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

O sistema urinário, também chamado de excretor, é responsável por produzir a urina. Assinale a alternativa que explica a origem da urina.

19 Q385842 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A IgA (imunoglobulina A) é sintetizada por plasmócitos frente a um estímulo específico. Analise os itens abaixo.

I. Neutralização de toxinas.

II. Efetiva principalmente contra bactérias gram-negativas.

III. Responsável pela defesa das mucosas.

IV. Responsável pela principal defesa no colostro.

Assinale a alternativa incorreta sobre a função e ação da IgA:

20 Q475901 | Farmácia, Agentes Tóxicos, Policial Civil Perito, Polícia Civil PR, UFPR

A avaliação do paciente para detecção da exposição recente ao veneno, se possível antes do início da doença, através da observação de sinais clínicos de estimulação parassimpática difusa e confirmação da exposição por exames laboratoriais que medem a concentração da acetilcolinesterase eritrocitária e da atividade da pseudocolinesterase plasmática são procedimentos de diagnósticos a serem seguidos se houver suspeita de envenenamento por:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.