Questões de Concursos Polícia Civil PR

Resolva questões de Polícia Civil PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q381812 | Biologia, Anatomia, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Numere os tipos celulares, apresentados na coluna da direita, de acordo com os tecidos em que a célula normalmente é encontrada, relacionados na coluna da esquerda.

1. Tecido sangüíneo             ( ) Neurônio

 2. Tecido ósseo                  ( ) Condrócito

3. Tecido nervoso                ( ) Osteócito

4. Tecido muscular               ( ) Glóbulo vermelho

5. Tecido cartilaginoso         ( ) Fibra muscular

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q385341 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Os xenobióticos são transportados pelo sangue e pela linfa para os diversos tecidos. Vários fatores influenciam na distribuição. Considere as afirmativas a seguir:

I. Ligação às proteínas plasmáticas.

II. Diferenças regionais de pH.

III. Coeficiente de partição água/óleo de cada substância.

A distribuição dos xenobióticos depende de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q389690 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Um, dois, três, Brizola no xadrez! E se tiver lugar, põe também o João Goulart". (Palavra de ordem das Marchas da Família com Deus pela Liberdade, em 1964.)

Com base nos conhecimentos sobre o período que antecede o governo militar de 1964, considere as afirmativas a seguir:

 1. Os grupos conservadores, que incluíam a organização Tradição, Família e Propriedade, mostram sua força contra o que chamavam de "esquerdismo" e "comunismo" do governo de João Goulart, realizando manifestações contrárias ao governo e apoiando o golpe militar de 1964.

2. Sob o argumento da ameaça de uma guerra civil ou de um golpe militar, o Congresso votou a instauração do parlamentarismo, medida que na prática visava limitar os poderes de Jânio Quadros e de Goulart.

3. A proposta de reforma agrária do governo Goulart, dada a sua urgência para solucionar esse recorrente problema nacional, recebeu amplo apoio dos mais variados setores representados no Congresso Nacional.

4. O discurso de João Goulart no comício da Estação Central do Brasil, que anunciou as medidas das Reformas de Base e pretendia mobilizar os trabalhadores e estudantes a seu favor, foi utilizado para justificar o golpe militar de 1964.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q383267 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Na intoxicação crônica por etanol, basicamente todos os sistemas do organismo são afetados, apresentando uma série de alterações. A respeito desse assunto, analise as afirmações.

I. No sistema digestório, ocorrem sintomas de anorexia e intolerância gástrica.

II. No sistema circulatório, ocorrem lesão do músculo cardíaco e favorecimento de arteroscleose.

III. No sistema reprodutor, ocorre aumento da libido.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q385601 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

No que diz respeito à estrutura tridimensional das proteínas, analise as afirmativas abaixo.

I. O caráter planar do grupo peptídico não limita a flexibilidade conformacional da cadeia polipeptídica.

II. As proteínas fibrosas contêm longos trechos de estruturas secundárias regulares.

III. Nem todos os segmentos polipeptídicos formam estruturas secundárias regulares.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q386317 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Um dos gases tóxicos de grande importância para o estudo da toxicologia é o monóxido de carbono. Referente ao monóxido de carbono, analise as afirmações.

I. O monóxido de carbono é considerado um antimetabólico do oxigênio.

II. A inalação de grandes quantidades de monóxido de carbono é classificada como intoxicação sobreaguda e produz morte imediata por síncope respiratória ou circulatória.

III. Quando o monóxido de carbono é aspirado ao nível dos alvéolos pulmonares, combina-se com o oxigênio, impedindo o transporte de oxigênio em nível celular.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q384086 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A respeito das proteínas, analise as afirmativas.

I. Pode ser descrita como uma cadeia de aminoácidos unidos por ligações peptídicas em uma sequência específica.

II. A conformação de uma molécula como a de proteína pode mudar sem a quebra de ligações covalentes.

III. Uma proteína pode ser constituída por várias cadeias polipeptídicas, ligadas entre si por interações fortes.

IV. As chamadas proteínas globulares possuem como característica o interior hidrofílico e uma superfície hidrofóbica.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q383489 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo que contém diversas funções metabólicas de determinadas organelas de eucariotos.

I. Ciclo do ácido cítrico, cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa, oxidação dos ácidos graxos, degradação dos aminoácidos.

II. Biossíntese de lipídeos e de esteróides.

III. Síntese de proteínas ligadas à membrana e síntese de proteínas de secreção.

IV. Replicação e transcrição do DNA, processamento do RNA.

V. Reações de oxidação catalisadas por aminoácidooxidases e catalase.

Assinale a alternativa que indica a associação correta entre as funções metabólicas apresentadas e as organelas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q592863 | Química, Termoquímica, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Avalie as afirmações que seguem tendo como base o tema ?Fundamentos e mecanismos de transmissão de calor?.

I. Existem três mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.

II. O mecanismo de transferência de calor por condução se caracteriza pela transferência de energia térmica em um meio material sólido ou fluido, causada pela transferência de um gradiente de temperatura.

III. A densidade de fluxo de calor é diretamente proporcional ao gradiente de temperatura e inversamente proporcional ao gradiente de pressão.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q385548 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Em relação aos conceitos referentes à organização celular, estruturas e funções, analise as afirmativas abaixo.

I. O citosol caracteriza-se por ser o citoplasma excluindose organelas.

II. Os ribossomos, organelas em que as proteínas são fabricadas, podem estar ligados a um sistema de membranas no citoplasma denominado Complexo de Golgi.

III. Dentro do processo de síntese de proteínas, a cadeia polipeptídica vai sendo montada no ribossomo e se desprende da organela quando está completa.

IV. A mitocôndria está envolvida por uma membrana externa lisa e contém uma membrana interna com diversas invaginações chamadas de cristas.

Assinale a alternativa que indica a quantidade de afirmativas incorretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q479076 | Farmácia, Medicamentos e Tratamentos Clínicos, Perito Criminal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Os benzodiazepínicos atuam seletivamente nos receptores GABA, que medeiam a transmissão sináptica inibitória em todo o sistema nervoso central. Em referência aos benzodiazepínicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Benzodiazepínicos utilizados para tratar ansiedade apresentam uma meia-vida biológica curta.

II. Benzodiazepínicos de ação curta são utilizados para o tratamento de insônia, já que apresentam pouco efeito de ?ressaca?.

III. Os benzodiazepínicos intensificam a resposta ao GABA, facilitando a abertura de canais de cloreto ativados pelo GABA.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q204417 | Direito Penal, Culpabilidade, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PR, COPS UEL, 2018

A respeito da culpabilidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q379140 | Biologia, Fisiologia Animal, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

O sistema nervoso central (SNC) coordena as funções de muitos órgãos no corpo. Assinale a alternativa que cita o principal elemento usado pelo sistema nervoso para controlar as atividades de células musculares e endócrinas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q388194 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Com base nos conhecimentos sobre a política de alianças denominada de "café-com-leite" na República Velha, considere as afirmativas a seguir:

1. O êxito das alianças baseadas no esquema político conhecido por café-com-leite foi assegurado pela autonomia existente à época dos parlamentares do Congresso em relação aos governos Federal e estaduais.

 2. A política protecionista vigente na República Velha deixou profundas marcas políticas e econômicas no país, na medida em que beneficiou especialmente os estados do Rio de Janeiro, grande pólo industrial, e da Bahia, grande produtor de cana-de-açúcar na época.

3. O acordo entre fazendeiros exportadores paulistas e mineiros, sempre visando a manutenção do poder político, marcou o federalismo no Brasil daquele período, pois fixou privilégios oficiais a esses dois estados na República Velha.

 4. A chamada política do café-com-leite consistia num acordo entre o estado de São Paulo, pólo cafeeiro, e o de Minas Gerais, detentor do maior eleitorado, estabelecendo uma alternância dos candidatos desses estados na disputa para a Presidência da República.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q477231 | Farmácia, Agentes Tóxicos, Policial Civil Perito, Polícia Civil PR, UFPR

Dentre os agentes intoxicantes apresentados, assinale qual deles é o responsável pela inibição da enzima acetilcolinesterase, responsável pela hidrólise da acetilcolina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q384609 | Biologia, Biomedicina, Químico Legal, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

A respeito dos microssatélites do tipo STR (do inglês short tandem repeats, repetições pequenas em tandem), analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:

I. Os sítios mais populares de STR para uso forense contêm repetições tetranucleotídicas.

II. A região de DNA contendo o STR é amplificada pela PCR (reação em cadeia pela polimerase), usando iniciadores que são complementares para uma única (não repetitiva) sequência flanqueando as repetições.

III. As sequências mais longas de DNA apresentam um grande grau de polimorfismo de comprimento na população humana.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q385483 | Biologia, Biomedicina, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Na biotransformação, há reações da fase pré-sintética e da fase sintética. Não é uma reação da fase sintética da biotransformação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q480053 | Farmácia, Toxicologia, Toxicologista, Polícia Civil PR, IBFC, 2017

Uma das substâncias de grande importância para o estudo da toxicologia é anfetamina. Referente à anfetamina, julgue as afirmações.

I. As anfetaminas podem causar distúrbios respiratórios, como granuloma pulmonar e edema agudo do pulmão.

II. Os anfetamínicos são biotransformados principalmente no fígado.

III. A excreção urinária das anfetaminas é menos intensa em urina ácida.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q389280 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Na segunda metade da década de 50 do século XX, durante o governo de Juscelino Kubitschek, o Brasil vivia uma onda de otimismo na economia, que se revela, por exemplo, na construção da nova capital, Brasília. Sobre esse período, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q388261 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Sobre o regime militar instituído com o golpe de 1964, considere as afirmativas a seguir:

 1. Com a obtenção do chamado "milagre econômico", baseado nos elevados índices de crescimento da economia brasileira, o governo militar promoveu a abertura política.

 2. O contexto político do golpe possibilitou a existência de duas diretrizes claras para o governo dos militares: a defesa da abertura da economia ao capital externo e a necessidade da repressão sistemática aos movimentos sociais.

3. O regime militar caracterizou-se por uma forte centralização política, tendo sido o seu caráter autoritário intensificado após a decretação do AI-5.

4. A participação dos trabalhadores foi decisiva para o processo de transição democrática, sobretudo com as greves no ABC paulista entre 1978 e 1979.

 Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.