Início

Questões de Concursos Polícia Civil RJ

Resolva questões de Polícia Civil RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q178871 | Medicina Legal, Toxicologia, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

As chamadas natural, herbal ou legal highs pertencem a uma nova geração de drogas fabricadas em laboratório a partir de substâncias sintéticas que reproduzem os efeitos de maconha, cocaína, ecstasy e LSD, mas que não contêm nenhum componente proibido pela legislação. Os seus usuários já compram e utilizam estas substâncias psicoativas sem infringir a lei, uma vez que seus princípios ativos são substituídos por compostos sintéticos lícitos e, posteriormente, misturados a ervas naturais. Sobre as toxicomanias e legislação atual sobre drogas, marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q220146 | Contabilidade Geral, Perito Criminal Contabilidade, Polícia Civil RJ, IBFC

A empresa Delta adquiriu em 02/01/2012 um equipamento no valor de $ 100.000,00. Considerando que o bem apresenta valor residual correspondente a 10% do custo de aquisição, e a vida útil estimada do bem é de 10 anos, a despesa de depreciação lançada em março de 2012 foi no valor de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q460562 | Direito Penal, Extinção da Punibilidade, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Acerca da prescrição, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q175468 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Recurso hierárquico impróprio é aquele que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q219758 | Biologia, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Em relação ao envolvimento de fármacos e outros compostos químicos como causa de intoxicação, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q217001 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Suponha que um indivíduo primário, de bons antecedentes e não dedicado a atividades criminosas tenha praticado um tráfico ilícito de entorpecentes no mês de julho de 2006, quando estava em vigor a Lei nº 6.368/76, que previa a pena de reclusão de 3 (três) a 15 (quinze) anos para o referido delito. Na data de seu julgamento já vigora a Lei nº 11.343/06, que prevê, para o referido crime, pena de reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e uma causa de diminuição de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços) para o agente primário, de bons antecedentes, que não se dedique a atividades criminosas e que não integre organização criminosa. Levando em consideração a situação hipotética narrada e o entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça, assinale a alternativa correta em relação à aplicação da lei penal neste caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q435639 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Inspetor, Polícia Civil RJ, FGV

Estão em desacordo com o sistema de repartição de competências adotado pela Constituição Federal/88:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q218355 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Segundo dispõe o Código de Processo Penal, a autoridade policial, logo que tiver conhecimento da prática de infração penal, deverá adotar algumas providências. A respeito do tema, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q219909 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

A escolha da metodologia adequada para a extração de metabólitos secundários ou especiais, biologicamente ativos, é dependente da natureza química da substância de interesse. Assinale a opção que relaciona os métodos mais adequados para extração de substâncias voláteis de um vegetal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q220185 | Medicina Legal, Prova pericial, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Sempre que um objeto é apresentado em um tribunal como evidência, é importante considerar não somente o seu valor informativo no contexto do caso em julgamento, como também a cadeia de custódia associada à evidência.

Idealmente a cadeia de custódia deve obedecer aos seguintes critérios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q460617 | Direito Penal, Do Crime, Inspetor, Polícia Civil RJ, FGV

Considera-se em legítima defesa quem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q219254 | Biologia, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

A respeito da coleta de material para exame, analise as afirmativas a seguir.

I. Água sanitária, soda cáustica e vinagre podem ser usados no auxílio de preservação de tecidos biológicos.

II. No caso de coleta de ossos, dá-se preferência a ossos chatos e curtos.

III. No caso de dentes, devem ser coletados no mínimo dois pré-molares.

IV. Na coleta de cabelos, devem ser evitados aqueles desprovidos de bulbo (raiz).

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q219787 | Odontologia, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Uma lesão apresenta, de dentro para fora, as características a seguir: equimose, escoriações/lesões corto-contusas e equimoses de sucção.

Sobre essa lesão, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q220361 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

Os compostos organofosforados e os carbamatos são amplamente utilizados na agricultura, residências e prática veterinária para o controle e combate de pragas. Sobre a toxicocinética e toxicodinâmica desses praguicidas é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q179801 | Medicina Legal, TANATOLOGIA, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Em relação às exumações administrativas e suas indicações, é correto afirmar que são realizadas para

1- verificar particularidades que possam elucidar circunstâncias da morte.

2- o translado de ossos para o ossário ou columbário.

3- mudança de local de inumação.

4- verificação da causa de morte.

5- verificação de identidade de cadáver.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q178380 | Direito Processual Penal, Sumulas, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Leia as assertivas a seguir e marque a alternativa correta.

I. A fórmula-objeto de Günther Dürig é uma das construções teóricas mais convincentes para a compreensão do princípio constitucional da dignidade humana. Segundo ela, tal princípio é violado, sempre que o ser humano é reificado. Essa concepção teminfluenciado a jurisprudência do STF, como se extrai concretamente da Súmula Vinculante número 11.

II. ASúmula Vinculante número 11do STF traz como requisitos para o uso da algema: (I) a resistência; (II) o fundado receio de fuga ou (III) o perigo à integridade física própria ou alheia. Seu emprego pode ser no preso ou em terceiros.

III. O uso de algema, apesar de não ser tido como excepcional, deve ser justificado por escrito, isto é, trata-se de decisão administrativa ou judicial, discricionária emotivada.

IV. Um dos efeitos da violação da Súmula Vinculante n°11 do STF é a nulidade da prisão. No entanto, esta consequência deve ser vista com cautela. Não gera ilegalidade da prisão em flagrante o fato de o condutor aplicar abusivamente a algema, restando ao caso as responsabilidades civil, penal e administrativa. Não obstante, a nulidade da prisão pode advir, por exemplo, do emprego abusivo de algema pelo Delegado de Polícia, durante o reconhecimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q217847 | Português, Pontuação, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Texto associado.
                                        Notícia de Jornal                                                                   (Fernando Sabino)        Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.        Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.       Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.       O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele,senão que morreu de fome.        Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária,um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem. E os outros homens cumprem seu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum. Passam, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.        Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, por que haveria de ser da minha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.       E o homem morre de fome. De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal. Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome,pedindo providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens.Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.        E ontem, depois de setenta e duas horas de inanição, tombado em plena rua, no centro mais movimentado da cidade do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, um homem morreu de fome.                     (Disponível em http://www.fotolog.com.br/spokesman_/70276847/: Acesso em 10/09/14)
Sobre o fragmento a seguir, considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:

“O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome” (3º §)

I. Os comentários entre parênteses simbolizam o pensamento do comissário, que também ficou consternado com a morte do homem.
II. Nas duas ocorrências, o “que” não serve, exatamente, aos mesmos propósitos sintáticos.
III. A vírgula poderia ser suprimida, não havendo infração a nenhuma regra nem qualquer alteração de sentido.
IV. Essa passagem ilustra um caso de discurso direto, caracterizado pela presença de verbo dicendi ou de elocução e da conjunção integrante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q218985 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

O diagnóstico de gravidez pregressa no corpo de mulher que tenha morrido após a prática de aborto criminoso pode ser feito pelo achado das alterações apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q218819 | Contabilidade Geral, Perito Criminal Contabilidade, Polícia Civil RJ, IBFC

A Demonstração do Resultado Abrangente do Exercício apresenta as receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido, mas que não são reconhecidas (ou foram reconhecidas ainda na Demonstração do Resultado do Exercício). São exemplos de tais receitas e despesas:

I. Variações na reserva de reavaliação quando permitidas legalmente.

II. Ajustes de avaliação patrimonial relativo à efetiva parcela de ganhos e perdas de instrumentos de hedge em hedge de fluxo de caixa.

III. Ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior.

Estão corretas as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q219021 | Direito do Trabalho, Remuneração e salário, Perito Criminal Contabilidade, Polícia Civil RJ, IBFC

De acordo com o art. 193 da CLT, o Adicional de Periculosidade é devido na base de 30% sobre o salário básico sem os seguintes acréscimos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.