Início

Questões de Concursos Polícia Civil RJ

Resolva questões de Polícia Civil RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q219952 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

As alternativas a seguir apresentam situações que podem sugerir suicídio nas mortes por arma branca, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q219711 | Odontologia, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

A respeito das características anatômicas dos elementos dentários, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q217461 | Direito Penal, Crimes contra a dignidade sexual, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Segundo o entendimento sumulado pelo Superior Tribunal de Justiça, o delito de corrupção de menores, previsto no artigo 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q217283 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Os disco rígidos, que são um dos principais dispositivos para armazenamento de dados, são organizados basicamente em:

(1) setores.
(2) cilindros.
(3) veredas.
(4) trilhas.

Da relação apresentada estão tecnicamente corretos os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q177944 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Considerando as assertivas abaixo, marque a alternativa correta

I- Em caso de violência doméstica e familiar contra a mulher a Autoridade Policial deverá remeter, em apartado, no prazo de 48 horas, expediente, com o pedido da ofendida para concessão de medidas protetivas de urgência. Após esta medida, o Inquérito Policial prosseguirá normalmente.

II- A decisão de arquivamento do Inquérito Policial pela autoridade Judiciária competente tem eficácia preclusiva, não impedindo, no entanto, a rediscussão dos fatos diante do mesmo conjunto probatório.

III- No Crime de difamação praticado contra funcionário público, no exercício de suas funções, a ação penal é de iniciativa pública incondicionada, em decorrência do interesse da administração pública em comprovar a veracidade ou não dos fatos imputados.

IV- Embora não seja exigível a participação obrigatória do acusado na formação da prova a ele contrária, sua condução coercitiva será possível, tendo em vista ser o interrogatório um meio de defesa.

V- Com relação aos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher não é possível a elaboração de um simples termo circunstanciado, previsto na Lei 9.099/95,
com exceção do crime de ameaça em que a pena máxima cominada não ultrapassa 2 (dois) anos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

626Q173124 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, CEPERJ

Com relação ao atual texto expresso da Constituição da República, analise as seguintes proposições:

I- É permitida na disciplina excepcional do estado de sítio a decretação de restrições relativas à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei.

II- É exclusivamente do Presidente da República o poder de decretar os estados de defesa e de sítio, sendo que somente nesta última hipótese (decretação do estado de sítio) é que precisará de autorização prévia do Congresso Nacional.

III- Em nenhuma hipótese o estado de sítio poderá ser decretado por mais de trinta dias, nem prorrogado, de cada vez, por prazo superior.

IV- Durante a vigência do estado de defesa não se admite prisão determinada por outra autoridade que não seja a judicial.

V- Somente no estado de sítio ocorre a vedação à incomunicabilidade do preso.

Assinale a alternativa que corresponde à relação completa de proposições corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q220496 | Odontologia, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Assinale a alternativa que apresenta as possíveis formas de morte, quando classificadas quanto à causa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q217716 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

No crime de promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, previsto no artigo 2º da Lei nº 12.850/2013, são circunstâncias que aumentam a pena de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços), exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q219771 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

Sobre o uso de padrões primários e secundários em análise volumétrica (ou titrimétrica), selecione a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

630Q220386 | Medicina Legal, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Equimose é o extravasamento de sangue que infiltra as malhas dos tecidos. Com relação à equimose, analise as afirmativas a seguir:

I. As equimoses mais profundas tendem à cor violeta por causa do comprimento de onda menor dessa cor.

II. As equimoses ficam esverdeadas e amareladas com o passar do tempo porque o sangue extravasado é digerido pelos macrófagos e a hemoglobina, cindida e transformada em hemossiderina.

III. As equimoses tardias são as que ocorrem em tecidos pouco vascularizados, nos quais o sangramento é mais lento.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q219930 | Direito Tributário, Administração Tributária, Perito Criminal Contabilidade, Polícia Civil RJ, IBFC

De acordo com o Regulamento do ICMS do Estado do Rio de Janeiro, quando do extravio ou inutilização de livro e documento fiscal, os seguintes procedimentos devem ser executados junto à repartição fiscal de sua circunscrição, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q219752 | Farmácia, Perito Criminal Farmácia, Polícia Civil RJ, IBFC

De acordo com o Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas), em 2010, foram registrados 10.349 casos de intoxicação humana por agrotóxicos de uso agrícola e doméstico, incluindo também os raticidas. Este número, entretanto, pode ser bem maior se forem considerados os possíveis casos não notificados. Analise as afirmativas e marque a alternativa verdadeira.

I. Muitos dos raticidas tiveram seu uso proscrito devido à sua alta toxicidade, dentre eles o aldicarb, um inibidor da colinesterase e o fluoroacetato de sódio que, através do seu metabólito fluorocitrato, inibe a enzima aconitase mitocondrial.

II. O paraquat, uma das substâncias mais tóxicas dentre os herbicidas, é bem absorvido por vias digestiva, dérmica e inalatória, atingindo rapidamente altos níveis séricos.

III. O brodifacum e o difenacum pertencem à classe das 4- hidroxicumarinas, raticidas anticoagulantes de ação prolongada e alta potência.

IV. O DDT, um pesticida organoclorado, e seus metabólitos o DDE e ppDDE, distribuim-se por todos os tecidos e depositam-se em maiores proporções no tecido adiposo.

Das afirmações acima são corretas, somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q218751 | Medicina, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

São locais em que podemos achar aneurismas cerebrais:

1. a união das artérias cerebrais anteriores com os ramos comunicantes anteriores;

2. a bifurcação do tronco basilar;

3. a bifurcação da artéria cerebral média;

4. a união da carótida interna com a comunicante posterior.

Os locais de maior frequência de encontro dos aneurismas cerebrais em necrópsias, pela ordem do mais para o menos afetado, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

634Q219052 | Odontologia, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

A mineralização do processo estilóide, que pode levar a sintomas como dor facial, disfagia, otofagia, vertigem e dor de cabeça, é conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q817349 | Legislação Federal, Lei n 9455 1997 Lei da Tortura, Inspetor, Polícia Civil RJ, FGV

Em relação aos atos que podem constituir crimes de tortura, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

636Q179164 | Direito Civil, Domicílio e Bens, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

De acordo com o Código Civil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q217338 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Assinale a alternativa que corresponde às exatas características do exercício do poder de polícia administrativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q217635 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Papiloscopista Policial, Polícia Civil RJ, IBFC

Analise as assertivas abaixo, que dizem respeito a atos de improbidade administrativa previstos na Lei Federal nº 8.429/92:

I. Deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê- lo.
II. Exercer atividade de consultoria para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.
III. Ordenar a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.

Assinale a alternativa que corresponde respectivamente à espécie de improbidade administrativa descrita na referida Lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q220196 | Contabilidade Geral, Perito Criminal Contabilidade, Polícia Civil RJ, IBFC

Determinado profissional, ao sofrer fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade, foi questionado sobre o motivo da não elaboração das demonstrações contábeis de determinada empresa desde o ano anterior. O profissional justificou seu ato afirmando que a empresa já não tem movimentação. Por esse motivo, seria dispensável a elaboração dessas demonstrações. Em relação à atitude do profissional, pode- se afirmar com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q175193 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Delegado de Polícia, Polícia Civil RJ, FUNCAB

Oart. 5º, LVI da Constituição Federal de 1988 trata da vedação da prova ilícita. Tomando por base as decisões do Supremo Tribunal Federal, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.