Início

Questões de Concursos Polícia Civil SP

Resolva questões de Polícia Civil SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q214838 | Criminologia, Médico Legista, Polícia Civil SP, VUNESP

São propostas da Escola de Chicago ("ecologia criminal") para o controle da criminalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q57945 | Informática, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Uma das vantagens da telefonia IP (VoIP), se comparada com a telefonia tradicional (fixa e analógica), é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

443Q4716 | Conhecimentos Específicos, Investigador Policial, Polícia Civil SP

Para propor ação popular é parte legítima
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q57917 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Internacional, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Em sua assembleia anual, iniciada nesta segunda-feira [4 de junho], a OEA (Organização dos Estados Americanos) pode votar pela suspensão da Venezuela da entidade.

(Folha de S. Paulo, 04.06.18. Disponível em: https://goo.gl/Au3nQT. Adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta os argumentos utilizados pelos países que apoiam a suspensão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q4711 | Conhecimentos Específicos, Investigador Policial, Polícia Civil SP

Constitui direito individual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q216234 | Direito Penal, Médico Legista, Polícia Civil SP, VUNESP

Criança de 10 anos, vítima frequente de maus tratos pelos

pais, durante um dos episódios, levou um tapa sobre uma de

suas orelhas, o que levou à ruptura do tímpano, com déficit

auditivo homolateral. Trata–se de lesão corporal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q4674 | Informática, Investigador Policial, Polícia Civil SP

O que é Rootkit?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q57923 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

A Liga Jurídica Estadual do Rio de Janeiro puniu a Atlética de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) depois de denúncias envolvendo alunos da faculdade de direito durante os Jogos Jurídicos Estaduais de 2018, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A polícia investiga o caso.

(G1, 04.06.18. Disponível em: https://goo.gl/rVdCjV. Adaptado)

Os estudantes da Puc-Rio foram denunciados por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q177818 | Direito Administrativo, Poder de polícia, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP

Ao exercício do poder de polícia são inerentes certas atividades que podem ser sumariamente divididas em quatro grupos: I – legislação; II – consentimento; III – fiscalização; e IV – sanção. Nessa ordem de ideias, é correto afirmar que o particular

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q179712 | Direito Constitucional, Partidos Políticos, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Suponha que o Partido X lhe consulte sobre quais são os requisitos constitucionais para que um partido político tenha acesso aos recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão. Nesse sentido, segundo o disposto na Constituição Federal de 1988, após a reforma dada pela Emenda Constitucional no 97/2017, é correto afirmar que o acesso a tais benefícios ocorrerá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q4708 | Raciocínio Lógico, Investigador Policial, Polícia Civil SP

Em um treinamento de rapel, preparativo para o curso da SWAT, o SAT disponibilizou um helicóptero Esquilo modelo 350 B, cujo rotor principal opera com 360 rotações por minuto. Entre a decolagem, lançamento e pouso decorrem em média 4 minutos. Foram efetuados 40 lançamentos. Para efeito de inspeções, quantos giros deram as pás da hélice e quantas horas trabalharam?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q205209 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 18 a 30.

Sob ordens da chefia


Ah, os chefes! Chefões, chefinhos, mestres, gerentes, diretores, quantos ao longo da vida, não? Muitos passam em brancas nuvens, perdem-se em suas próprias e pequenas histórias. Mas há outros cujas marcas acabam ficando bem nítidas na memória: são aqueles donos de qualidades incomuns. Por exemplo, o meu primeiro chefe, lá no finalzinho dos anos 50: cinco para as oito da noite, e eu começava a ficar aflito, pois o locutor do horário ainda não havia aparecido. A rádio da pequena cidade do interior, que funcionava em três horários, precisava abrir às oito e como fazer? Bem, o fato é que eu era o técnico de som do horário, precisava "passar" a transmissão lá para a câmara, e o locutor não chegava para os textos de abertura, publicidade, chamadas. Meu chefe, de lá, tomou a iniciativa: – Ei rapaz, deixe ligado o microfone, largue isso aí, vá pro estúdio e ponha a rádio no ar. Vamos lá, firme, coragem! – foi a minha primeira experiência: fiz tudo como mandava e ele pôde, assim, transmitir tudo sem problemas. No dia seguinte, muita apreensão logo de manhã, aguardando o homem. Será que tinha alguma crítica? Mas eis que ele chega, simpático e sorridente como sempre, e me abraça. – Muito bem! Você está aprovado. Quer começar amanhã na locução? Alguns meses antes do seu falecimento, reencontrei-o num lançamento de livro: era o mesmo de cinquenta e tantos anos atrás: magrinho, calva luzidia, falante, sempre cheio de planos para o futuro. E o chefe das pestanas brancas, anos depois: estremecíamos quando ele nos chamava para qualquer coisa, fazendo-nos entrar na sua sala imensa, já suando frio e atentos às suas finas e cortantes palavras. Olhar frio, imperturbável, postura ereta, ágil, sempre trajando ternos impecáveis. Suas atitudes? Dinâmicas, surpreendentes. Uma vez, precisando de algumas instruções, perguntei a sua secretária se poderia "entrar". – Não vai dar. – Respondeu-me ela. – Está ocupadíssimo, em reunião. Mas volte aqui um pouco mais tarde. Vamos ver! Voltei uns cinquenta minutos depois, cauteloso, e quase não acreditei no que ouvi: – Sinto muito, o chefe está viajando para a Alemanha. Era bem diferente daquele outro da mesma empresa, descontraído, amigão de todos: não era somente um chefe, era um líder, bem conhecido entre os revendedores. Todos sentíamos prazer em trabalhar com ele, e para ele. Até quando o serviço resultava numa sonora bronca – sempre justificada, é claro. Jeitão simples, de fino humor, tratava tudo com o tempero da sua criatividade nata. "Punha para frente" até quem precisava demitir: intercedia lá fora em seu favor, o que víamos com nossos próprios olhos. Não chamava ninguém do seu pessoal a toda hora, a não ser que o assunto fosse sério mesmo: se tinha algo a tratar no dia a dia, chegava pessoalmente, numa boa, às vezes até sentava numa de nossas mesas para expor o assunto. Aliás, era o único chefe que se lembrava de me dar um abraço e dizer "parabéns" no dia do meu aniversário.

(Gustavo Mazzola, Correio Popular, 04.09.2013, http://zip.net/brl0k3. Adaptado)

Uma característica que apenas o primeiro e o terceiro chefes têm em comum é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q4072 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

Texto associado.
As questões de 1 a 3 referem-se ao texto abaixo.
“Tinham visto a árvore crescer desde um diminuto broto até
seu atual esplendor de 18 metros de altura. Tinha crescido
depressa e, embora os dois não o dissessem, aquele
crescimento rápido os havia perturbado, pois sugeria
daquele modo a velocidade com que os anos passavam.”
(Revista Piauí 36)

As questões de 5 a 8 referem-se ao texto abaixo.
“A Organização Mundial da Saúde declarou em junho do
ano passado que o vírus estava causando a primeira
pandemia de gripe em mais de 40 anos, depois de ter se
espalhado do México e dos Estados Unidos para o mundo
em seis semanas. De acordo com a entidade, o vírus da nova
gripe matou 16 mil pessoas, mas esses números são
subestimados, já que poucos pacientes são testados e
diagnosticados.” (Folha de S. Paulo, fevereiro de 2010)
As formas verbais grifadas indicam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q217944 | Português, Sintaxe, Papiloscopista da Polícia Federal, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder a questão.

Mal-estar


    Causa inquietude a situação do mercado de trabalho desde o final do ano passado, conforme observada nas pesquisas mais recentes do IBGE. Os números decepcionantes acentuam as dúvidas em torno da força e da persistência da retomada do crescimento econômico.
    A atividade no início deste ano se mostra, em geral, fraca. Em abril, os índices de confiança de consumidores e empresas ou ficaram estagnados ou regrediram. Compreende-se a reticência, dados os indicadores do mundo do emprego.
    O poder de compra dos salários começou a se recuperar no ano passado, mas a melhora perde ritmo. No primeiro trimestre, o rendimento médio do país não passou de R$ 2.169 mensais – o mesmo valor do mesmo período de 2017, considerada a inflação.
    Descontados efeitos sazonais, a taxa de desocupação não cai desde setembro do ano passado.
    A oferta de empregos permanece precária, baseada em vagas sem carteira assinada e trabalho por conta própria, na maior parte dos casos, informal e mal remunerado.
    As taxas de juros bancárias estão em níveis semelhantes ou superiores aos verificados no final de 2017. A tímida evolução dos rendimentos pode ter influência da estagnação do salário-mínimo. O desempenho da agricultura, ainda bom, não iguala os resultados extraordinários do início do ano passado.
    A construção civil não conseguiu se recuperar e ainda desemprega. Os investimentos no setor deixaram de cair apenas no final do ano passado. Não há dados mais recentes, mas sabe-se que faltam novos canteiros de obras devido, em grande parte, à penúria orçamentária em todos os níveis de governo.
    Os indicadores de confiança econômica detectaram ligeiro aumento do pessimismo em relação aos próximos meses.
    Ressalte-se que ainda existe crescimento, com taxa esperada entre 2,5% e 3% neste ano. De todo modo, neste momento é inegável o mal-estar na recuperação econômica.

(Folha de S.Paulo, 30.04.2018. Adaptado)
Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de concordância nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q201520 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Nos termos da Lei Estadual n° 10.261/1968 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo) é correto afirmar que o funcionário poderá afastar-se do Estado para atuar em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere, mediante autorização expressa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q6164 | Informática, Auxiliar de Necropsia, Polícia Civil SP, VUNESP

Um vírus também pode estar contido em um documento do MS-Word 2010 e contaminar o computador quando aberto pelo usuário após ter sido enviado como anexo de um e-mail. Essa situação ocorre quando o documento possui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q4010 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

O protocolo mais comum utilizado para dar suporte ao correio eletrônico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q6163 | Informática, Auxiliar de Necropsia, Polícia Civil SP, VUNESP

Para ajudar a proteger o computador, o MS-Outlook 2010 não permite receber alguns tipos de arquivos como anexo de e-mail. Assinale a alternativa que contém um dos tipos de arquivo bloqueado automaticamente pelo MS-Outlook 2010.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q177958 | Direito Administrativo, Dispensa de licitação, Delegado de Polícia, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

É hipótese de licitação dispensável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q201452 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 07.

Os produtos ecológicos estão dominando as prateleiras do comércio. Mesmo com tantas opções, ainda há resistência na hora da compra. Isso acontece porque o custo de tais itens é sempre mais elevado, em comparação com o das mercadorias tradicionais. Com os temas ambientais cada vez mais em pauta, é normal que a consciência ecológica tenha aumentado entre os brasileiros. Se por um lado o consumidor deseja investir em produtos menos agressivos ao meio ambiente, por outro ele não está disposto a pagar mais de cinco por cento acima do valor normal. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Proteste – Associa- ção de Consumidores. A análise foi feita a partir de um levantamento realizado em 2012. De acordo com a Proteste, quase metade dos entrevistados afirmaram que deixaram de comprar produtos devido às más condutas ambientais da companhia. Dos entrevistados, 72% disseram que, na última compra, levaram em consideração o comportamento da empresa, em especial, sua atitude em relação ao meio ambiente. Ainda assim, 60% afirmam que raramente ou nunca têm informações sobre o impacto ambiental do produto ou do comportamento da empresa. Já 81% das pessoas acreditam que o rótulo de sustentabilidade e responsabilidade social é apenas uma estratégia de marketing das empresas.

(Ciclo vivo, 16.05.2013, http://zip.net/brl0k1. Adaptado)

O termo Isso, em destaque no primeiro parágrafo, refere-se ao fato de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.