Início

Questões de Concursos Polícia Federal

Resolva questões de Polícia Federal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1131Q808024 | Legislação Federal, Lei 12288 2010, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Estatuto da Igualdade, às fontes do direito internacional e à extradição, julgue os itens subsequentes. Consoante as normas referentes à igualdade entre brasileiros e portugueses, o gozo de direitos políticos no Estado de residência importa na suspensão do exercício dos mesmos direitos no Estado de nacionalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1132Q205709 | Direito Penal, Dos Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão da Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Cecília colocou a mão no bolso esquerdo e, posteriormente, no bolso direito da roupa de uma transeunte, com a intenção de subtrair-lhe dinheiro. Não encontrou, contudo, qualquer objeto de valor. Nessa situação, houve crime impossível e, assim, Cecília não responderá por crime algum.

  1. ✂️
  2. ✂️

1133Q612797 | Informática, Evolução dos Sistemas de Computação, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Os ambientes de computação e de comunicação da informação vêm-se caracterizando por aportar a flexibilidade e as funcionalidades necessárias a um bom desempenho e à obtenção da qualidade nas empresas no ambiente de negócios e nas organizações em geral, exigindo assim abordagens próprias de planejamento, projeto, implementação e suporte, abordagens essas ligadas às características negociais e organizacionais. Acerca dessas abordagens e da correlação entre sistemas de tratamento e comunicação da informação com os processos negociais e organizacionais, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de uma estratégia de informações deve apresentar uma abordagem hierárquica que permita a análise tanto das necessidades globais de informação do negócio, quanto das necessidades de cada domínio particular que componha o negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️

1134Q385728 | Biologia, Biologia Molecular, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação às regiões repetitivas do genoma e aos polimorfismos, julgue os itens a seguir.

As sequências repetitivas encontradas no genoma, como, por exemplo, CGG, se ocorrerem em regiões intrônicas, não causarão prejuízo ao indivíduo e não poderão ser usadas para identificação pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1135Q359876 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 43 anos de idade, casado, encontra-se internado em clínica médica para tratamento de pancreatite aguda. Deu entrada há 15 dias no pronto-socorro, referindo dor epigástrica intensa, associada a vômitos, distensão abdominal, parada de eliminação de flatos, constipação e dificuldades para urinar. É etilista declarado e refere preferência por gorduras, mantendo dieta hipergraxa. Na admissão, foi instalada sonda nasogástrica, cateter de oxigênio nasal e sonda vesical. Evoluiu com melhora do quadro, persistindo ainda dor epigástrica e alguns episódios de vômitos. Sinais vitais: 36,4 ºC, 76 batimentos por minuto, 26 movimentos respiratórios por minuto, 130 mmHg × 70 mmHg, peso atual de 63,8 kg e altura de 1,70 m. Ecografia de abdome superior revelou pâncreas hipoecogênico, aumentado de volume, com limites e contornos irregulares, apresentando coleção de líquido peripancreático.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

As metas principais para o paciente na fase inicial de sua admissão devem incluir melhoria da função respiratória, melhoria no padrão gastrointestinal/nutricional e alívio da dor/desconforto.

  1. ✂️
  2. ✂️

1136Q555476 | Informática, Spyware, Papiloscopista Policial Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca de segurança da informação. A fim de se proteger do ataque de um spyware — um tipo de vírus (malware) que se multiplica de forma independente nos programas instalados em um computador infectado e recolhe informações pessoais dos usuários —, o usuário deve instalar softwares antivírus e antispywares, mais eficientes que os firewalls no combate a esse tipo de ataque.
  1. ✂️
  2. ✂️

1137Q610517 | Informática, Engenharia de Software, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento de sistemas de informação concebidos para emprego e utilização de arquitetura Web acarreta um conjunto de requisitos para as fases de projeto (design) e de implementação do ciclo de vida do software. Esses requisitos precisam ser considerados desde as fases de análise e concepção dos sistemas, além de influenciarem na definição da metodologia e da abordagem de desenvolvimento a serem seguidas. Julgue os itens seguintes, acerca de metodologias de desenvolvimento de sistemas e de requisitos de projeto e implementação para sistemas com arquitetura Web.

Métodos de projeto de sistemas híbridos, incorporando conceitos da concepção estruturada e da concepção por objetos, simultaneamente, não são raros, ainda que existam características conflitantes entre os dois tipos de metodologias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1138Q3556 | Conhecimentos Específicos, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca do inquérito policial, julgue os itens que se seguem.

O inquérito policial tem natureza judicial, visto que é um
procedimento inquisitório conduzido pela polícia judiciária,
com a finalidade de reunir elementos e informações
necessárias à elucidação do crime.
  1. ✂️
  2. ✂️

1139Q179456 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O médico Caio, por negligência que consistiu em não perguntar ou pesquisar sobre eventual gravidez de paciente nessa condição, receita-lhe um medicamento que provocou o aborto. Nessa situação, Caio agiu em erro de tipo vencível, em que se exclui o dolo, ficando isento de pena, por não existir aborto culposo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1140Q34313 | Contabilidade Geral, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, de acordo com os princípios de contabilidade e as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

No processo contábil de uma secretaria de estado, não é possível aplicar integralmente o princípio da competência, pois a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas correlatas é restrita na esfera pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

1141Q34336 | Conhecimentos Bancários, Perito Criminal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a instituições e operações do sistema bancário, julgue o item subsequente.

Factoring é uma operação financeira de cessão de créditos que está associada à prestação de serviços. Em caso de inadimplência do devedor, a empresa de factoring pode exercer o direito de regresso contra a cedente dos títulos. Essa transferência é feita mediante o endosso em branco.
  1. ✂️
  2. ✂️

1142Q12871 | Administração Financeira e Orçamentária, Administrador, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que tange à Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens seguintes.

Se o presidente da República pretender modificar os limites globais para o montante da dívida pública consolidada, deverá enviar proposta ao Poder Legislativo que contenha a metodologia de apuração dos resultados primário e nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1143Q612709 | Informática, Engenharia de Software, Policial Federal Perito, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento de sistemas de informação concebidos para emprego e utilização de arquitetura Web acarreta um conjunto de requisitos para as fases de projeto (design) e de implementação do ciclo de vida do software. Esses requisitos precisam ser considerados desde as fases de análise e concepção dos sistemas, além de influenciarem na definição da metodologia e da abordagem de desenvolvimento a serem seguidas. Julgue os itens seguintes, acerca de metodologias de desenvolvimento de sistemas e de requisitos de projeto e implementação para sistemas com arquitetura Web.

A utilização de técnicas de orientação a objetos é imperativa para o projeto de interfaces, ainda que esse não seja necessariamente o caso para o projeto de banco de dados.

  1. ✂️
  2. ✂️

1144Q357743 | Direito Penal, Do Crime, Policial Federal Agente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Zeca e Juca, previamente ajustados, adentraram em uma agência da Caixa Econômica Federal e, mediante ameaça, com o emprego de armas de fogo (revólveres), subtraíram a importância de R$ 20.000,00, que se encontrava no interior do cofre da instituição financeira. Logo depois da ocorrência, os autores da subtração foram encontrados por policiais militares, alguns quarteirões distantes da agência, em atitude suspeita (carregando sacolas e com armas na cintura), momento em que foram abordados e posteriormente presos. As armas do crime foram apreendidas e parte da res furtiva recuperada. Juca alegou ter menos de dezoito anos de idade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A qualificadora de concurso de pessoas subsistirá mesmo que, comprovadamente, Juca seja menor inimputável.

  1. ✂️
  2. ✂️

1145Q648606 | Informática, Protocolos de Segurança, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Marta utiliza uma estação de trabalho que executa o sistema operacional Windows 10 e está conectada à rede local da empresa em que ela trabalha. Ela acessa usualmente os sítios da intranet da empresa e também sítios da Internet pública. Após navegar por vários sítios, Marta verificou o histórico de navegação e identificou que um dos sítios acessados com sucesso por meio do protocolo HTTP tinha o endereço 172.20.1.1.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

WHOIS é o serviço que permite a consulta direta dos endereços IPv4 dos sítios visitados por Marta, a partir das URLs contidas no seu histórico de navegação.
  1. ✂️
  2. ✂️

1146Q736928 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Policial Federal Agente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

       Três agentes de polícia federal verificaram que dois rapazes estavam disparando o conteúdo de um extintor de incêndio em um índio idoso e gritando "saia da nossa cidade, seu índio bêbado... aqui não é lugar de vagabundo". Imediatamente, os agentes intervieram, fazendo cessar a agressão e pretendendo efetuar a prisão em flagrante dos agressores. Assustados, os dois rapazes tentaram evadir-se, mas a fuga foi impedida pelos agentes, que usaram de força física para segurá-los. Nesse momento, os rapazes se identificaram como primos e apresentaram carteiras de identidade que indicavam que ambos tinham apenas 17 anos de idade. Os policiais, então, apreenderam em flagrante os dois rapazes, que, após serem informados de seus direitos, solicitaram que a apreensão fosse imediatamente comunicada ao comerciante Júlio, tio dos dois.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Após a referida apreensão, era dever dos policiais informar os rapazes sobre seus direitos, bem como imediatamente comunicar a realização da apreensão tanto a Júlio quanto à autoridade judiciária competente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1147Q463566 | Direito Penal, Lesões Corporais, Perito Criminal Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o médico-legista deve descrever, em seu laudo, as lesões que eventualmente encontrar, e cuja natureza jurídica pode ser leve, grave e gravíssima, ou, ainda, lesão corporal seguida de morte, em conformidade com o art. 129 do Código Penal, julgue os itens que se seguem.

O médico-legista, durante o exame de corpo de delito e diante de histórico de desmaio e descontrole emocional, deve responder positivamente ao quesito sobre a existência de lesão corporal. A crise de descontrole emocional é caracterizada como lesão corporal da esfera psíquica, bem como o desmaio mediante ameaça, pois ambos são tipificados no referido artigo do Código Penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1148Q859854 | Português, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Texto associado.

Texto 2A1-II

    Cresce rapidamente, em quase todos os países, o número de pessoas na prisão ou que esperam prováveis sentenças de prisão. Em quase toda parte, a rede de prisões está se ampliando intensamente. Os gastos orçamentários do Estado com as forças da lei e da ordem, principalmente os efetivos policiais e os serviços penitenciários, crescem em todo o planeta. Mais importante, a proporção da população em conflito direto com a lei e sujeita à prisão cresce em ritmo que indica uma mudança mais que meramente quantitativa e sugere uma “significação muito ampliada da solução institucional como componente da política criminal” — e assinala, além disso, que muitos governos alimentam a pressuposição, que goza de amplo apoio na opinião pública, de que “há uma crescente necessidade de disciplinar importantes grupos e segmentos populacionais”.

     A proporção da população que cumpre sentenças de prisão é distinta em cada país, refletindo idiossincrasias de tradições culturais e histórias de pensamento e de práticas penais, mas o rápido crescimento parece ser um fenômeno universal em toda a ponta “mais desenvolvida” do mundo.

Zygmunt Bauman. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro, Zahar, 1999, p. 122-123 (com adaptações).

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 2A1-II, julgue o item que segue.

Seriam preservados a correção gramatical e os sentidos do texto caso a vírgula empregada imediatamente após o vocábulo “rapidamente” (primeiro período do texto) fosse suprimida.

  1. ✂️
  2. ✂️

1149Q191191 | Redação Oficial, Características da Redação Oficial, Agente Administrativo, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, a respeito do padrão ofício em comunicações oficiais, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.

O fecho Respeitosamente não é empregado no aviso; o fecho Atenciosamente é empregado tanto no aviso quanto no ofício.

  1. ✂️
  2. ✂️

1150Q859887 | Raciocínio Lógico, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2021

Para realizar uma operação de busca e apreensão, em duas localidades diferentes, devem ser deslocadas duas equipes, cada uma delas composta por 1 delegado, 1 escrivão e 2 agentes.
Tendo como base essas informações, julgue o item seguinte.
Se estiverem disponíveis, no momento de formação das equipes, 3 delegados, 4 escrivães e 6 agentes, o número de maneiras distintas de se montar as duas equipes é superior a 6.500.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.